Menu
Aparelhos Auditivos

As 9 maiores MENTIRAS sobre APARELHO AUDITIVO

Há muitas mentiras sobre aparelho auditivo circulando por aí, e só quem tem acesso à informação de qualidade não acredita quando escuta uma delas. Comece a sua jornada procurando um médico otorrino especialista em surdez – você pode pedir indicações de confiança para outros usuários de aparelhos auditivos no Clube dos Surdos Que Ouvem. Você usa aparelho auditivo quando tem algum grau de surdez porque o seu cérebro precisa dos estímulos sonoros adequados (por infinitas razões!). Mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo têm algum grau de surdez de acordo com a OMS (a maioria, surdez leve e moderada). Tratar a perda auditiva é fundamental para a saúde do seu cérebro e para a sua vida profissional, social, familiar e para a sua saúde mental.

As principais MENTIRAS sobre APARELHO AUDITIVO

Aqui estão as principais mentiras sobre aparelho auditivo contadas, na maioria das vezes, por vendedores de aparelhos de audição, e também por pessoas desinformadas que desconhecem o assunto:

  1. O aparelho auditivo do SUS é uma porcaria
  2. Aparelho auditivo é caro por causa dos impostos
  3. Não usar aparelho auditivo causa Alzheimer
  4. Aparelho auditivo cura ou reverte a surdez
  5. Aparelho auditivo cura ou reverte o zumbido no ouvido
  6. Usar aparelho auditivo faz perder mais audição
  7. Usar aparelho auditivo previne que você fique mais surdo
  8. Usar aparelho auditivo é coisa de “velho”
  9. É impossível se adaptar a um aparelho auditivo

O aparelho auditivo do SUS é uma porcaria

O SUS fornece aparelho auditivo gratuito (bancado pelos pagadores de impostos) das mesmas marcas e fabricantes que você encontra nas lojas. É mentira que o aparelho auditivo do SUS é ruim, e essa mentira é contada para que a pessoa desista de solicitar um aparelho auditivo ao SUS e compre imediatamente um AASI na loja onde está. Também é mentira que as pessoas ficam 5 anos na fila esperando – faça uma denúncia na Ouvidoria do Ministério da Saúde e procure a Defensoria Pública caso você ou o seu filho estejam esperando por um AASI na fila do SUS há mais de 6 meses. No Clube dos Surdos Que Ouvem você conversa diretamente com inúmeras pessoas que já receberam aparelho auditivo do SUS e mata essa charada.

Aparelho auditivo é caro por causa dos impostos

É mentira que um aparelho auditivo custa caro por causa dos impostos. A explicação técnica é bem simples e envolve legislação tributária básica. As alíquotas do II e IPI são zero. As alíquotas de PIS e COFINS na importação são 2,1% e 10,65%. Como exemplo isso significa que um aparelho importado por 100 reais e vendido por 200 reais estará sujeito a tributação de R$12,75 (lucro real) ou R$20,05 (lucro presumido).Há quem tenha a pachorra de dizer que mais de 60% do preço de um aparelho auditivo são impostos, para justificar os valores cobrados dos clientes.

Não usar aparelho auditivo causa Alzheimer

A nova moda de vendedores inescrupulosos é assustar as pessoas dizendo que se você não usar aparelho auditivo, é certo que terá Alzheimer. Isso é mentira! A perda auditiva NÃO TRATADA traz uma série de prejuízos, inclusive a nível cerebral. A surdez agora é conhecida como uma causa potencialmente evitável de demência, e pesquisas estão mostrando que  o uso de aparelhos auditivos é uma das ferramentas mais eficazes para proteger contra ela. Alzheimer é um tipo de demência.

Aparelho auditivo cura ou reverte a surdez

É mentira que um aparelho auditivo possa curar a surdez ou restaurar a audição. Mas, por incrível que pareça, alguns vendedores inescrupulosos diziam para os clientes que aquele aparelho auditivo caríssimo custava aquele valor porque, com o tempo, ele revertia a perda de audição. Com informação você não é feito de trouxa. A surdez neurosensorial não tem cura (ainda).

Aparelho auditivo cura ou reverte o zumbido no ouvido

É mentira dizer que um aparelho auditivo tem o poder de curar, amenizar ou reverter o zumbido. Esse copywriting é usado em muitos anúncios do Google, infelizmente, e como não há fiscalização, nada muda. O que acontece é que, enquanto você está USANDO o seu aparelho auditivo, o seu cérebro tem acesso aos sons que, naturalmente, ele não consegue ter. Isso faz com o que o FOCO da atenção do seu cérebro mude, e ele para de focar no barulho irritante do zumbido no ouvido. Entretanto, quando você tirar o aparelho, vai ver que o zumbido continua lá. Zumbido no ouvido, quando causado por uma perda auditiva, não tem cura.

Usar aparelho auditivo faz perder mais audição

É mentira que usar aparelho auditivo faz perder mais audição. O AASI é regulado de acordo com a sua perda auditiva, por um profissional da Fonoaudiologia, usando o software do fabricante, que segue uma série de padrões de segurança no quesito amplificação sonora. Entretanto, se você comprar falsos aparelhos auditivos na internet (a busca do Google está abarrotada deles aqui no Brasil) que são, na verdade, amplificadores chineses da pior qualidade e NÃO SÃO aparelho auditivo, aí sim você vai arriscar sua audição à toa. Alguns vendedores chegam a descrever a amplificação do produto em 100 decibéis. É perda auditiva induzida por ruído que chama? Rsrsrs.

Usar aparelho auditivo previne que você fique mais surdo

É mentira que usar aparelho auditivo tenha o poder de prevenir a progressão da sua surdez. Se a sua surdez é progressiva, saiba que a ciência ainda não descobriu como barrar essa progressão e nem os motivos que levam uma perda auditiva neurosensorial a ser progressiva. Entretanto, o uso do aparelho audição, além de manter o seu cérebro recebendo os sons que ele precisa, evita uma série de outras perdas em todos os aspectos da sua vida. Você perde infinitamente mais não usando aparelho auditivo quando precisa dele. Sua vida profissional, pessoal, emocional e social é afetada em níveis profundos. E o seu cérebro deixa de ser estimulado do modo adequado.

Usar aparelho auditivo é coisa de “velho”

É mentira que usar aparelho auditivo seja algo exclusivo de pessoas com idade avançada. A surdez é muito democrática e acontece em todas as fases da vida. Bebês, crianças, jovens, adultos e idosos usam aparelhos de audição.

É impossível se adaptar a um aparelho auditivo

É mentira que é impossível se adaptar a um aparelho auditivo – quem diz isso ou não tentou correta e suficientemente, ou não pode ser ajudado pelos aparelhos de audição e se ressente por isso. Usar aparelho auditivo não é como usar óculos e requer um bom tempo de uso constante, paciência e resiliência até que o seu cérebro aprenda a GOSTAR de ser estimulado novamente.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 



About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply