Menu
Deficiência Auditiva / Aparelhos Auditivos / Crônicas da Surdez

Não gosto de usar APARELHO AUDITIVO

‘Não gosto de usar aparelho auditivo‘ e ‘Não me adaptei aos aparelhos auditivos’ são duas frases que eu ouço e leio diariamente. As duas possuem a mesma origem: ninguém quer ter que usar aparelho auditivo, pois este ato não significa apenas colocar dois aparelhinhos nos ouvidos, mas uma série de outras coisas. Por exemplo: admitir e aceitar a própria deficiência auditiva. Antes de dizer “não me adaptei ao aparelho auditivo”, você precisa entender algumas coisas importantes. A primeira e mais séria delas é conhecer os prejuízos que a perda auditiva não tratada traz para o seu cérebro e todos os aspectos da sua vida.

A surdez é um tabu, mas não precisa ser!

O maior tabu sobre a surdez tem a ver com a vergonha. É por isso que tanta gente passa tanto tempo tentando desesperadamente esconder sua deficiência, e mais tempo ainda querendo esconder os seus aparelhos auditivos.

A verdade? Esconder, qualquer um esconde – embora a surdez apareça mais do que qualquer aparelho de audição – mas é o enfrentamento da situação que não apenas te torna mais forte, como também melhora a sua qualidade de vida e a sua audição. O livro Saia do Armário da Surdez pode te ajudar com isso. E o Clube dos Surdos Que Ouvem é o lugar perfeito para conversar com pessoas de todos os cantos do Brasil que têm perda auditiva e já usam aparelhos auditivos há anos. Esse compartilhamento de experiências vai transformar a sua vida.

DICAS para se adaptar aos aparelhos auditivos:

Aqui estão dicas da escritora Paula Pfeifer – uma surda que ouve com dois ouvidos biônicos e que criou o movimento #surdosqueouvem:

    1. Entre para o Clube dos Surdos Que Ouvem
    2. Entenda o que não usar aparelho auditivo faz no seu cérebro quando você tem que usar e não usa
    3. Busque um fonoaudiólogo especialista em seleção e adaptação de próteses auditivas
    4. Faça um mapeamento de fala e garanta que os aparelhos sejam regulados de acordo com esse exame
    5. Trace uma meta de horas de uso por dia, e aumente gradativamente até usar o dia inteiro (olhos abertos, AASI nos ouvidos)
    6. Comece usando em ambientes silenciosos
    7. Teste os sons e músicas que você gostava de ouvir  dia após dia
    8. Comece conversando com uma pessoa por vez, e vá aumentando devagar o número de pessoas na conversa
    9. Quando se sentir confiante, teste para ver se consegue escutar ao telefone, no celular, etc.
    10. Não desista ao primeiro sinal de incômodo pois o cérebro precisa de TEMPO para se adaptar aos novos sons ( e acredite, o cérebro humano se adapta a TUDO, é só questão de tempo e adaptação)
    11. Faça um diário das suas descobertas auditivas (escreva sobre os sons que gosta e aqueles que te incomodam, para mostrar à sua fonoaudióloga)
    12. Treine o ouvido e o cérebro todos os dias com NOVOS desafios (filmes e séries com legendas, música, outros ambientes)
    13. Se o molde estiver doendo, refaça-o (não pode doer)
    14. Proponha-se a amar seus aparelhos e a transformá-los nos seus melhores amigos!

Dicas para não desistir de usar aparelho auditivo

Após ler o relato de um amigo muito querido falando com muita naturalidade que havia desistido de usar seus aparelhos, pedi dicas aos membros do CLUBE dos Surdos Que Ouvem de como NÃO desistir de usá-los.

Bárbara

Procure outro fonoaudiólogo e eduque sua família para participar do seu processo primeiro. Geralmente, é onde tenho visto os maiores problemas. Um fono que culpa a pessoa surda e uma família que espera o “milagre da audição”. Nenhum dos dois quer realmente por a mão na massa e acompanhar com afinco e dedicação o desenvolvimento, adaptação e necessidade de apoio para o melhor uso do aparelho.

Michelle

Desistir não é a melhor coisa a se fazer! O incômodo é grande mas com o tempo a gente acostuma! E acredite: vale a pena!

Isabella

Tenho uma amiga da minha idade que também é surda e oralizada. Ela me disse que não gosta de usar os aparelhos porque dá dor de cabeça. Sugeri a ela procurar por implante coclear, porque não podemos ficar sem ouvir nem sentir dor de cabeça ao escutar.

Paula, você acredita que ela me perguntou “mas não é só a partir dos 18 anos que faz essa cirurgia?” Fiquei muito triste, principalmente porque os pais dela nunca correram atrás de recuperar a audição dela. E todos os dias eu lembro a ela “fale com sua mãe, pede para avaliar a opção de implante, ouvir é uma coisa maravilhosa, você não poder se privar disso!”

Jacqueline

Olha, eu já desisti um dia na minha vida de usar os aparelhos auditivos, posso confessar que foi bom. Foi! Mas a minha qualidade auditiva caiu muito, não treinei meu cérebro o suficiente para que quando chegasse a colocar o Implante Coclear ele estivesse mais preparado – assim eu teria uma reabilitação auditiva mais rápida.

Meu conselho é: NÃO TIRE OS APARELHOS AUDITIVOS!! Por mais que incomode, procurar sempre pelo melhor, mais cômodo, não tem dinheiro pra comprar, procure o Ambulatório de Especialidades (AME) para se cadastrar no programa e conseguir de graça. Mesmo que não ouça NADA, só uns barulhos estranhos, no futuro vai ser vantajoso

Aninha

Comigo foi quase assim: tive que tomar ciência que estava parecendo um rádio ligado no último volume 1f602? E o os outros falando pra eu falar baixo! Maisacho que é questão da pessoa mesmo não fazer um esforço pra se adaptar. Esforce-se!

Samira

Procure outras alternativas, como eu fiz . Mas, nunca desista . Achará uma forma de suprir essa dificuldade . Agora irei para o sistema BAHA . Tecnologia cada dia melhor . Avante !!!

Iara

Outra ajuda seria estimular a curiosidade de ouvir num lugar silencioso e testar vários tipos de sons, para não ficar confuso e memorizar melhor.

Ana Lúcia

As vezes eu aconselho contando minha história de vida. Como eu tenho síndrome de Usher (deficiência auditiva e visual), que é uma condição difícil, aceitei em usar aparelhos mesmo com aparelho com som de “rádio”. E conto que eu me adaptei porque melhorou muito minhas dificuldades de escutar, mesmo perdendo a visão, os aparelhos abriram o mundo para mim e não desisti!

Tere

Desistir é para os fracos…A perda de um sentido é sempre uma catástrofe, mas existem perdas piores que a audição.

Marcelo

Falaria : faça parte do Grupo Crônicas da Surdez. Você vai sentir mais motivado e perceber que usar é fundamental.

Linda

Não é a melhor opção não usar. Tive grande prejuízo quando usei o primeiro aparelho pois não usava corretamente. Podia ter causado menos danos  à minha audição se os tivesse usado, e do jeito certo.

Sandra

No começo é difícil, dói até, você tem que passar fases, se aceitar, no final tudo vale a pena, ficar parado quando se tem opção não é a solução.

Maria

Dar um tempo para para o organismo se adaptar. Persistir.

Lucilene

Desistir não é opção e só piora a longo prazo. No início e difícil mas com o tempo é melhor a qualidade de vida e convivência.

Juliano

É chato usar? SIM. Incomoda? DEMAIS. Estressa? SIM. Mas isso é só na FASE DE ADAPTAÇÃO.  Depois que passa a fase da coceira insuportável, depois que seu cérebro já organiza melhor o som, depois que você percebe que quando está sem os aparelhos, se uma pessoa vem conversar com você, ao invés de falar “Hãm” ou “Oi, pode repetir” trocar pela segunda frase: “Um momento”. Tranquilamente você coloca seus aparelhos auditivos e continua a conversa com o seguinte pensamento: “Não irei pagar um investimento a minha saúde para ficar no “Hãm? Oi? Então?”?

E não irei me isolar do meu convívio social por causa de uma zona de conforto que não existe. Conforto é você NÃO chegar em casa a noite com excesso de leitura labial e não ter ânimo, ficar no escuro para que seus olhos/cérebro descansar e ainda ter que aguentar os zumbidos.

 E eu não nasci para ficar confortavelmente em uma bolha que algumas pessoas criam (não me refiro aos deficientes auditivos, em a sociedade em geral).

Hoje, tenho sede de som, quero ir atrás de um som novo que eu escuto e não sei onde está, quero ouvir as pessoas, quero melhorar minha fala, quero ter desejo e o direito de usar as tecnologia sempre puder, quero inovar. Quero levar ao final da minha vida, uma bagagem de som que antes não pude escutei, já por motivos elencados acima.

Ester

Não pode desistir de jeito nenhum. Lembrando das dificuldades vencidas no período de adaptação e compra dos aparelhos auditivos. Desistir pra que se foi tão difícil chegar até aqui? São muito os benefícios a longo prazo.

Maria Rosa

Não desista! Apesar das dificuldades na adaptação vale muito a pena buscar uma melhor qualidade de vida. Uma boa fonoaudióloga faz MUITA diferença na adaptação e ajustes do AASI.

Isabella

Que não desista ! Um processo de adaptação envolve muitas nuances como a indicação apropriada, o ajuste necessário, a empatia com o profissional, o conhecimento do mesmo, além das necessidades individuais. Como podemos ver são muitos fatores que podem interferir de uma forma positiva ou negativa em uma adaptação de aparelhos auditivos , por esta razão NÃO desista , alguma fase deste processo pode ter apresentado problema e isto irá comprometer todo o resultado final ! Por favor NÃO DESISTA!

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

      1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
      2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
      3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
      4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
      5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
      6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
      7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
      8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 



About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

11 Comments

  • […] um que já tenha usado aparelho auditivo na vida sabe que não é assim que funciona. E quem precisa usar e lê algo assim é iludido a […]

    Reply
  • […] você acaba de descobrir que precisa usar aparelho auditivo, fique tranquilo. O Crônicas da Surdez é o melhor lugar para buscar informações direto na fonte […]

    Reply
  • […] Quem convive com ela sabe muito bem disso, e não importa o grau da perda auditiva ou se você usa aparelho auditivo, implante coclear ou não usa nada. É quase impossível não chegar ao final do dia […]

    Reply
  • Wilma
    19/12/2019 at 03:33

    Sou surda profunda eu já tenho 6 anos q n uso o aparelho é perdi mais audição
    Não usei pq desistir fácil só mim dava dor de cabeça e n escutava nada só ruídos
    Levei várias pra médica e nada acabei desistindo
    Então hoje eu vejo q fui franca de nem te tentado mais um pouco usa
    E mim prejudique
    E agora eu sonho com implante
    Mais bate desânimo pq nem fui forte pra usa o aparelho
    Será q vou sabe ser prepara pro implante….

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      05/08/2020 at 18:18

      Olá Wilma,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Zilá Maria Santos
    04/12/2017 at 22:42

    Vou começar a pesquisar aparelhos auditivos, gostei das dicas aqui.
    Meu marido fala pra eu pesquisar bem, mas ele não sabe que não é como comprar um carro.
    O Oftalmo me indicou 2 lugares perto da minha casa, aqui na Vila Clementino
    Se eu achar um que goste com bom atendimento vou fechar.
    Não é uma compra fácil

    Reply
  • Mila
    05/11/2017 at 20:55

    Eu tava futucando por acaso e me admirei pois passei por todas essas experiências…uso desde 2013….em 2016 perdi os aparelhos…fiquei 09 meses sem usar e quase tava enlouquecendo…vida social e laborativa aos trancos…Hoje, praticamente levanto da cama ja com os meus aparelhos…a melhor coisa que fiz, apesar de ter vergonha de usar, de saber que volta e meia perguntarei ” como “?….” o quê ?”…afinal, a tecnologia ajuda e muita mas as adaptações são diárias e cheias de descobertas…Ouvi um bem- te- vi é surpreendente…E nos esquecemos que usar óculos também passa a ser deficiência, então porque a auditiva é tãoooo preconceituada? Enfim…são muitas experiências!! Adorei esse espaço…somos importantes a cada um com nossas trocas de vivências…Vamos ” ouvir” uns aos outros e darmos boas risadas!! Ah…a minha perda foi aos 40 anos….bilateral …de leve a moderada…acredito que com um traço hereditário!! Não fico sem meus AASI….felicidades a todos nós!

    Reply
  • Ana Lucia Santiago
    02/11/2017 at 10:24

    Bem legal esses depoimentos e experiências, vale todas essas dicas com certeza.
    Noto mesmo vários pontos citatdos acima.

    Reply
  • Geraldine Oliveira
    31/10/2017 at 07:52

    concordo plenamente com o que a Bárbara disse e acrescento busque informação e conhecimento para aprimorar sua audição compreensao e fala. Aceite-se! Nao se esconda! Quando buscamos conhecimento e aplicamos no nosso dia a dia, a vida muda drasticamente para melhor.

    Reply
  • Valdir Aguiar
    30/10/2017 at 11:26

    Não tenho qualquer objeção ao uso de aparelhos auditivos, na verdade a minha preocupação é com deixar de usá-los. São mais de 15 anos ininterruptos de uso, necessário, não somente devido a melhoria na qualidade de vida, como na atuação profissional, pois sou advogado.
    Compreendo que muitos não queiram utiliza-los, pois a deficiência ficaria evidente e muitos não aceitam a perda.
    Entretanto, quero deixar aqui o meu testemunho de que ouvir é a coisa mais importante para mim e, portanto, vou usar todos os recursos necessários para manter a minha audição. Sou deficiente auditivo com perda moderada em ambos os ouvidos, em decorrência de uma inflamação auditiva,

    Reply
  • manoel
    29/10/2017 at 18:18

    estou usando faz dez dias estou muito bem nao to tento poblemas com adaptaçao muito bom muito legal tenho deficiencia bi lateral.

    Reply

Leave a Reply