Inglês para surdos que ouvem (pessoas com algum grau de perda auditiva que usam ou não aparelho auditivo e implante coclear) não é um bicho de sete cabeças. Se você quer saber como aprender inglês com DEFICIÊNCIA AUDITIVA, veio ao lugar certo. Não é tão difícil quanto pode parecer, mas requer algumas adaptações, estratégias, uso inteligente da tecnologia e o curso certo, focado em leitura labial. Tudo vai depender do seu empenho na missão, portanto, tenha absoluta certeza de que, se você quer aprender inglês, você consegue! A surdez não vai te impedir. E eu sei disso porque ela não me impediu.
APRENDER INGLÊS com deficiência auditiva: aulas focadas em leitura labial
Há alguns meses o Instagram me mostrou um vídeo de um professor de inglês que focava 100% no movimento dos lábios enquanto também colocava legendas nos vídeos exatamente do jeito como as palavras deveriam ser pronunciadas. Eu estava na academia naquele aparelho que simula que você está subindo escadas e, quando vi, tinha assistido a TODOS os reels dele praticando inglês e subindo escadas ao mesmo tempo, ouvindo tudo via bluetooth nos meus aparelhos. Foi uma das coisas mais incríveis que já me aconteceu desde que me interessei por aprender inglês e desde que voltei a ouvir.
Mandei uma mensagem para o professor, que se chama Rafa de la Rocha e descobri que ele é gaúcho como eu!! Conversa vai, conversa vem, o Rafa me contou que tinha acabado de lançar um curso online com mais de 80 aulas e eu fiquei enlouquecida. Me tornei aluna e, desde então, todos os dias assisto pelo menos 15 minutos de aulas para criar memória auditiva da pronúncia CORRETA das palavras em inglês. O curso também tem um ebook com 118 páginas com tudo o que a gente precisa saber sobre a pronúncia do inglês. É incrível, fantástico. Nunca fiquei tão entusiasmada com o estudo do inglês antes na vida!
A cada vídeo que assisto fico mais impressionada com esse curso porque ele é exatamente tudo o que uma pessoa com deficiência auditiva precisa para aprender a falar inglês corretamente. Se isso existisse quando eu tinha 15 anos, hoje eu seria exper-power-master-blaster em pronúncia fluente. Como não sou, sigo estudando todo dia.
Eis a BOA NOTÍCIA: expliquei para o Rafa como é difícil para as pessoas com deficiência auditiva (e todas as outras deficiências) conseguirem se inserir no mercado de trabalho. Para ajudar, ele decidiu oferecer 40% de DESCONTO no curso Pronúncia Perfeita para pessoas com deficiência auditiva e quaisquer outras deficiências.
Para receber o CUPOM de DESCONTO, você me manda uma mensagem no Instagram informando que é uma pessoa com deficiência + foto do seu RG de PCD ou seu laudo médico, e eu te passo o CUPOM de 40%% OFF, ok? Fiquei super emocionada quando ele topou ajudar porque sei como falar inglês quando você tem deficiência auditiva abre infinitas portas na vida profissional e pessoal.
Não percam a chance! O curso é absolutamente sensacional, e com 40%OFF ele cabe no bolso de todos os Surdos Que Ouvem, parcelado em até 12x sem juros.
Você vai aprender a pronúncia das consoantes, das combinações de consoantes, aquelas coisas ‘impronunciáveis’ em inglês, trava línguas, fonemas, vogais guiadas pelo R… Falar inglês não é fazer imitação com aquilo que dá pra ouvir. Envolve estudo e técnica. Vai por mim: vale a pena demais dedicar energia e assistir às aulas todos os dias, no seu tempo, e progredir na pronúncia do inglês. Isso pode mudar a sua vida!
Ver essa foto no Instagram
Senta que lá vem história: a surda que queria aprender inglês
Quando eu era adolescente, meu maior sonho era aprender inglês, mas eu precisava contornar dois desafios: a falta de grana para fazer um curso presencial (que era o que existia na época) e a minha deficiência auditiva.
Como desistir de aprender inglês não era uma opção, eu usava a minha mesada para comprar a revista Seventeen na banca de jornal e depois passava tardes inteiras fazendo, sozinha, a tradução de todas as matérias que estavam nela. Foi assim, consultando dicionário e os livros da escola, que eu aprendi o inglês escrito. Treinando todos os dias, sem querer largar tudo na primeira dificuldade. Depois, passei a tentar traduzir livros em inglês para mim mesma. Recomendo a todos que façam isso, porque o cérebro grava muito melhor as atividades nas quais colocamos MUITO empenho e dedicação.
Hoje em dia tudo é infinitamente mais fácil. Existe Google Translator, infinitos streamings com milhões de filmes e séries em inglês e até serviços de conversação com pessoas nativas na língua em tempo real. Só não aprende quem não quer. Quando eu era jovem, não existia NADA disso. A gente tinha apenas uma ou duas aulinhas de inglês na escola por semana, e era muito.
Como eu já tinha surdez severa na adolescência, decidi manter meu foco em aprender a leitura labial em inglês enquanto construía vocabulário e aprendia os tempos verbais e a estrutura da língua inglesa. Inglês é muito mais fácil do que o português, que tem inúmeros tempos verbais diferentes. Não adiantaria nada sentar e chorar porque não conseguia ouvir e entender as coisas, pelo contrário. Se tivesse ido por esse caminho, hoje não teria fluência na língua. Ainda bem que decidi sentar e me esforçar até conseguir.
Em 1997, quando a NET chegou à minha cidade e minha avó se tornou assinante, dei um upgrade no meu aprendizado, porque passei a assistir séries como Dawsons Creek, Felicity, Friends, Seinfeld, Friday Night Lights e muitas outras. Meu vocabulário cresceu e minha leitura labial floresceu. Aprendi muitas expressões idiomáticas e escutei tudo o que pude com os meus aparelhos auditivos.
Até fazer um implante coclear, em 2013, eu treinei o ouvido em inglês ouvindo músicas direto no aparelho auditivo todos os dias. Ouvia o que dava, entendia o que dava. Isso me ajudou demais depois, quando me tornei uma surda que ouve com dois ouvidos biônicos. A partir de novembro de 2013, tudo mudou para mim porque me tornei capaz de ouvir e entender tudo o que eu ouvia em inglês depois de fazer um implante coclear. Isso foi um divisor de águas na minha vida porque finalmente aquelas palavras todas entravam na minha cabeça e faziam sentido.
Continuei vendo séries e filmes e ouvindo músicas todos os dias, para que meu cérebro construísse sua memória auditiva na língua inglesa após tantos anos de privação auditiva. Em 2019, quando venci o Facebook Community Leadership Program e tive que enfrentar o desafio de ir para os Estados Unidos diversas vezes e passar semanas falando apenas em inglês com pessoas do mundo inteiro, meu aprendizado deu um salto quântico.
Fui obrigada a OUSAR FALAR e a pôr tudo o que eu sabia para fora. Eu morria de vergonha no início, mas já na primeira semana tive que dar uma entrevista em inglês ao vivo, num evento das Nações Unidas em Nova Iorque. Eu tremia de nervoso, mas fui lá e enfrentei o medo, suando frio. Desde então, vivo um processo de tentar melhorar minha pronúncia todos os dias. Hoje, estou infinitamente melhor do que em 2019. O segredo é praticar muito, sempre, e nunca desistir de melhorar. Agora só falta realizar o sonho de um dia morar fora para viver imersa 24hs na língua.
UPDATE: como estou sem falar inglês diariamente desde o início de 2020 (apesar de continuar ouvindo em inglês todos os dias), resolvi me desafiar a fazer uns vídeos em inglês lá no Youtube. Tenho zero vergonha do meu sotaque e dos meus erros de pronúncia. O importante é PRATICAR e querer melhorar sempre!
COMO aprender inglês com DEFICIÊNCIA AUDITIVA: 11 dicas essenciais
- Foque no que é possível: a parte escrita
- Faça o curso PRONÚNCIA PERFEITA com 40% de desconto (siga a instrução que pus lá no início do post)
- Ganhe vocabulário
- Aprenda leitura labial
- Ouse falar nas oportunidades que tiver
- Use a tecnologia a seu favor para aprender inglês
- Estude inglês com amigos
- Contrate um professor de inglês particular se puder
- Use os apps de conversação com nativos
- Leia alguma coisa em inglês todos os dias
- Escute alguma coisa em inglês todos os dias e FALE alguma coisa em inglês todos os dias
Foque no que é possível para aprender inglês
Se a deficiência auditiva te impede de ouvir e entender a maioria das coisas que você ouve em inglês, mantenha foco total na parte escrita. Escrever bem em inglês é requisito básico na vida profissional de qualquer pessoa e abre muitas portas em inúmeras situações. Dominando a parte escrita, aprender leitura labial e pronúncia em inglês fica muito mais fácil.
Ganhe vocabulário em inglês
A melhor maneira de ganhar vocabulário é traduzindo livros, textos, letras de música e tudo o que for possível dentro da sua realidade. Prepare o dicionário e mãos à obra. Com papel e caneta na mão, você vai gravar o vocabulário adquirido com muito mais facilidade na memória. Não seja preguiçoso!
Aprenda leitura labial em inglês
Aprender a ler lábios em inglês requer vocabulário, boa memória e dedicação. Assista a séries e filmes com áudio e legendas em inglês e fique atento ao movimento das bocas dos personagens. Com treino, todo mundo é plenamente capaz de aprender a ler lábios em inglês. E fazendo as aulas do curso Pronúncia Perfeita é impossível não se tornar EXPERT.
Ouse falar em inglês
A pronúncia só melhora com a prática. Não fique travado por vergonha ou por achar que vai pronunciar alguma coisa errado. Fale bastante em todas as oportunidades que tiver. Treine sua pronúncia em inglês conversando com o Google Transcribe também – quando nossa pronúncia está boa, ele consegue fazer legendas em tempo real de tudo o que falamos, sem erros.
Use a tecnologia a favor da sua deficiência auditiva
Se os seus aparelhos auditivos tiverem conectividade bluetooth, ouça podcasts famosos em inglês. Nos EUA, a acessibilidade é levada a sério e os podcasts costumam ter a transcrição de todo o conteúdo. Dessa forma, você pode ler enquanto ouve o que é dito e, assim, treinar o cérebro e construir memória auditiva nesta língua.
Converse com o Google Transcribe
O Google Transcribe faz reconhecimento de voz. Quando minha pronúncia em inglês está afiada, ele faz a transcrição instantânea perfeita do que eu digo. Quando não está, muita coisa sai errada porque falei errado e ele não conseguiu reconhecer o que eu disse. Usar o Google Transcribe para melhorar a sua pronúncia em inglês é uma ótima pedida!
Legende seus vídeos no CapCut
O app Capcut (gratuito) faz legendas automáticas em várias línguas. Se você subir um vídeo lá e o app conseguir fazer legendas sem erros do que você falou em inglês, isso significa que você está pronunciando bem as palavras e as frases!
Não sabe como é a pronúncia correta de uma palavra em inglês?
Quando eu não sei, meu truque é abrir o Google Translate no computador, escrever a palavra e clicar no ícone de megafone. O Google Translate fala para você como é a pronúncia correta, e você começa a praticar. Assistir aos Reels do Rafa de La Rocha no Instagram todos os dias também é uma baita dica!
Estude com amigos
Monte um grupo de estudos com pessoas que também estão focadas em aprender inglês para evoluir na vida profissional e pessoal. Um anima o outro e todos se empenham juntos na missão!
Surdez e intercâmbio em inglês
Conheça a história da Natasha, que venceu o medo e foi fazer um intercâmbio num país de língua inglesa.
Como foi para mim estudar na Columbia University
Neste post eu conto como foi ter estudado na Columbia University em 2019. Tive acessibilidade em todas as aulas: a universidade me proporcionou um estenotipista que fazia legendas perfeitas em tempo real do que tudo o que era falado. Resultado: todos os colegas queriam sentar ao meu lado para aproveitar as legendas…
DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e desumidificador para implante coclear e aparelho auditivo.
Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Criei uma série de aulas rápidas que reúnem tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS e os SEGREDOS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando aparelho de audição com você. Torne-se aluno AQUI.
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
#surdez #surdos #surdosqueouvem #otosclerose #aparelhoauditivo #implantecoclear #deficienciaauditiva
No Comments