A surdez é um tema complexo que costuma ser reduzido, por pura desinformação, à língua de sinais. O objetivo deste post é trazer curiosidades a respeito da perda auditiva para que você dê um passo além no seu conhecimento a respeito da deficiência auditiva! Se você tem algum grau de surdez, venha para o CLUBE Surdos Que Ouvem fazer amigos com todos os tipos e graus de perda auditiva dos quatro cantos do Brasil.
Top 10 CURIOSIDADES sobre a SURDEZ
Aqui estão 10 curiosidades sobre a surdez que vão quebrar todos os mitos nos quais você acreditava:
- A surdez é uma urgência neurológica
- Há 10 milhões de pessoas COM ALGUM GRAU DE SURDEZ no Brasil (a maioria esmagadora, surdez leve)
- Apenas 2,63% das pessoas com surdez no Brasil usam LIBRAS
- Há 3 tipos de surdez
- Nem todo caso de surdez é considerado Deficiência Auditiva pela LEI Brasileira
- Somente a surdez unilateral TOTAL (profunda) é considerada deficiência auditiva
- O SUS fornece aparelho auditivo e implante coclear
- Há mais de 1 milhão de usuários de implante coclear no mundo
- O Brasil possui um fabricante nacional de aparelhos auditivos de baixo custo
- A LIBRAS não é a segunda língua oficial do Brasil
A surdez é uma urgência neurológica
Quando a surdez não é tratada, não é apenas a audição que sofre – o cérebro também é significativamente afetado. A audição é um processo complexo que envolve a captura de ondas sonoras pelo ouvido, a conversão dessas ondas em sinais elétricos e a interpretação desses sinais pelo cérebro. Quando a audição diminui, o cérebro recebe menos estímulos auditivos, o que leva à reestruturação neural, um fenômeno em que as áreas do cérebro responsáveis pela audição começam a atrofiar ou a ser redirecionadas para outras funções. Isso pode resultar em dificuldades crescentes de compreensão da fala, especialmente em ambientes ruidosos, e contribui para o declínio cognitivo. Estudos mostram que a perda auditiva não tratada está associada a um risco aumentado de demência e outras formas de comprometimento cognitivo. Além disso, a falta de tratamento da surdez pode levar ao isolamento social, depressão e ansiedade, já que a comunicação se torna cada vez mais desafiadora. Em função de tudo isso, é crucial que a perda auditiva seja identificada e tratada o mais cedo possível para manter não apenas a capacidade auditiva, mas também a saúde cerebral e a qualidade de vida.
Há 10.787.458 de pessoas com ALGUM GRAU DE SURDEZ no Brasil
É aqui que a desinformação corre solta, graças aos vendedores de tecnologias de acessibilidade para surdos que usam Libras e aos jornalistas preguiçosos que não pesquisam nem checam nada antes de publicar suas matérias cheias de erros sobre surdez.
De acordo com a tabela 8223 do IBGE, se formos considerar a surdez de grau LEVE na população global com algum grau de surdez, há, no total, 10.787.458 pessoas com algum grau de surdez no Brasil. A Tabela Sidra 8223 apresenta o total e a distribuição percentual das pessoas que sabem ou não Libras, para cada grau de dificuldade de ouvir das pessoas com 5 anos ou mais de idade.
Apenas 2,63% das pessoas com surdez no Brasil usam LIBRAS
A tabela 8223 contempla as pessoas a partir de 5 anos de idade, uma vez que a pergunta G58a do questionário da PNS de 2019 já possui esse filtro etário. A interpretação desse indicador é a seguinte: dentre as pessoas com 5 anos ou mais de idade que responderam ter ao menos alguma dificuldade para ouvir, 2,6% declararam saber usar Libras. Do montante de 10,7 milhões, apenas 284.138 afirmam usar Língua de Sinais. Agora você já sabe o tamanho da mentira dos militantes anti-reabilitação auditiva e vendedores de acessibilidade para surdos sinalizados que afirmam que “há 10 milhões de surdos que usam Libras no Brasil”. Vergonha alheia define esses mentirosos… Resumindo: dos 10,7 milhões de pessoas com surdez no Brasil, pouco mais de 284 mil se declaram usuários de língua de sinais.
Há 3 tipos de surdez
Existem três tipos principais de surdez: surdez condutiva, que afeta o ouvido externo ou médio; surdez neurossensorial, que afeta o ouvido interno ou o nervo auditivo; e surdez mista, que é uma combinação das duas.
Nem todo caso de surdez é considerado Deficiência Auditiva pela LEI Brasileira
Temos um post que explica em detalhes porque nem todo tipo e grau de surdez é considerado deficiência auditiva aos olhos da lei brasileira. Leia com atenção e tenha sua audiometria e uma calculadora em mãos.
Somente a surdez unilateral TOTAL (profunda) é considerada deficiência auditiva
Aqui eu te explico o que é a surdez unilateral total.
O SUS fornece aparelho auditivo e implante coclear
O SUS tem uma das melhores políticas públicais mundiais de saúde auditiva, mas isso é pouquíssimo divulgado porque o Brasil destina a maioria absoluta das verbas públicas destinadas a pessoas com surdez para os 2,63% de surdos usuários de Língua de Sinais. Tenho certeza de que um dia essa caixa-preta será aberta e teremos um escândalo nacional. As verbas são usadas de modo totalmente desproporcional e que vão contra os dados do próprio IBGE.
Há mais de 1 milhão de usuários de implante coclear no mundo
E esse número vai crescer cada vez mais, porque a detecção precoce da perda auditiva (Teste da Orelhinha) é obrigatória no nosso país, por motivos óbvios.
O Brasil possui um fabricante nacional de aparelhos auditivos de baixo custo
Os preços começam em R$1.500 e a empresa, chamada WaveTech, presta um grande serviço àqueles que não querem aguardar o SUS mas também não têm recursos financeiros para pagar o preço pedido nas lojas tradicionais,
A LIBRAS não é a segunda língua oficial do Brasil
A intérprete de Libras Paloma Monteiro explicou com perfeição neste post que a Libras NÃO é a segunda língua oficial do Brasil. E ela também NÃO substitui o português escrito, diga-se.
Espero que essas curiosidades tenham ajudado a entender mais sobre a surdez e as opções de reabilitação auditiva disponíveis! Saúde auditiva é saúde cerebral.
DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e desumidificador para implante coclear e aparelho auditivo.
Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de WhatsApp e Telegram com centenas de famílias que se ajudam mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Criei uma série de aulas rápidas que reúnem tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS e os SEGREDOS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando aparelho de audição com você. Torne-se aluno AQUI.
No Comments