Menu
Surdez

O que é SURDEZ UNILATERAL TOTAL de PCD auditivo

A surdez unilateral TOTAL foi reconhecida como deficiência auditiva pela lei brasileira no final de 2023, mas a redação da lei não ficou legal e dá margem a muitas confusões para os surdos unilaterais. É isso que vou explicar nesse post.

Embora já estejam pipocando vídeos de advogados falando sobre os direitos dos surdos unilaterais na internet, a verdade é que NINGUÉM sabe ainda como os órgãos do governo vão lidar com essa lei na vida rea da forma como ela foi redigida. A maioria absoluta das pessoas com algum grau de surdez possui resíduo auditivo e respostas no exame de audiometria, o que descaracteriza, tecnicamente falando, uma surdez total. Isso significa que alguém com surdez severa não tem surdez total, e muitas pessoas têm surdez profunda em apenas algumas frequências. Na minha opinião, essa redação feita às pressas vai causar muita dor de cabeça para o próprio governo e um desgaste imenso para os surdos unilaterais.

Quando a lei fala da média das frequências da audiometria, ela NÃO está se referindo à surdez unilateral total, por motivos ÓBVIOS: surdez total é total, não tem média. Além disso,  “a limitação de longo prazo da audição” também dá margem a interpretações, porque há 3 tipos de surdez: neurosensorial (que não tem cura), mista e condutiva. Uma surdez condutiva pode ser tranquilamente corrigida com cirurgia de estapedectomia, por exemplo.

Por último, é importante dizer que um laudo médico de surdez deve conter informações precisas sobre o que o paciente DE FATO tem, com respectivo CID. O médico otorrino não pode fornecer um laudo que diga o que você quer porque a lei foi mal redigida, uma vez que ele estaria arriscando o próprio CRM ao fazer isso (que caracteriza fraude, aliás).

Meu conselho é: só resta aguardar. À medida que os surdos unilaterais forem solicitando RG de PCD e tentando acessar outros direitos é que veremos como será a aceitação dos laudos médicos de surdez unilateral total e qual será o nível de confusão e pegadinhas que serão enfrentados por todos.

surdez unilateral lei 2024 pcd auditivo

 

Segundo o Ministério da Saúde, surdez unilateral total é chamada de cofose, que é a surdez completa, ou seja ausência total do som (averiguada pela falta total de respostas no exame de audiometria). No caso da lei da visão monocular (que foi reconhecida como deficiência pela lei em 2021), por exemplo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal. Entretanto, sabemos que não é possível falar em PORCENTAGEM quando se trata de surdez.

O assunto ainda vai dar muito pano pra manga! Aguardando cenas dos próximos capítulos. Quem tiver mais informações, compartilhe conosco.

 

 

DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e deusimidificado para próteses auditivas.

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei uma série de aulas rápidas que reúnem tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS e os SEGREDOS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

2 Comments

  • Mario Diovani Prestes de oliveira
    03/01/2024 at 23:27

    boa noite..
    me chamo mario sou motorista de ônibus rodoviária e estou perdendo a audição do meu ouvido direito e escuto muito pouco que esta no estado de medio a severo com esta condições eu estou praticamente surdo do ouvido direito
    e eu tenho direito em algum benefício por causa disso..
    estou asim desque eu sofri um acidente na estrada a 7 anos a tras…

    Reply
    • Paula Pfeifer Moreira
      04/01/2024 at 11:08

      Mario, entre pro nosso Clube dos Surdos Que Ouvem para aprender sobre os seus direitos!

      Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.