Menu
Aparelhos Auditivos / Deficiência Auditiva / Fonoaudiologia / Surdos Que Ouvem

ENTENDER a fala em ambiente BARULHENTO: perda Auditiva

Entender a fala em ambiente barulhento é o sonho de consumo de todas as pessoas que têm algum grau de surdez e usam aparelhos auditivos. Ouvir melhor em situações com ruído de fundo é o nosso sonho de consumo. Esse é um grande desafio para quem ouve mal, e é por isso que muita gente desiste de ir a restaurantes, bares, shows, etc.

Muitas pessoas reclamam, no Clube dos Surdos Que Ouvem, que compraram os melhores aparelhos auditivos que o dinheiro podia pagar e, ainda assim, “escutam mas não entendem”. Essa reclamação é clássica no universo da surdez, e você precisa saber duas coisas importantes sobre ela. Primeiro, um aparelho auditivo não é um ouvido novo e há muitos fatores envolvidos porque a surdez de cada um é única como uma impressão digital. Além disso, quem ouve é o cérebro, e se você deixou seu cérebro privado de estímulos auditivos por muitos anos, ele sofre as consequências disso (pense numa pessoa com 50kg a mais que começa uma dieta e acha que vai perder 10kg no primeiro mês!). Segundo, suas expectativas têm que ser realistas. Dependendo do grau da sua surdez, do seu tempo de privação auditiva e de vários outros fatores, você não pode achar que só porque comprou um aparelho de audição vai sair ouvindo e entendendo tudo, falando no telefone, entendendo letras de música, etc. Por isso que falo tanto para os membros do Clube dos Surdos Que Ouvem: sua surdez é sua responsabilidade, ou seja, conheça a sua surdez em detalhes, busque um médico otorrino especialista em surdez e aprenda tudo tanto sobre o seu caso, quanto sobre o que você pode esperar da reabilitação auditiva com aparelhos auditivos. O Dr. Luciano Moreira – médico otorrino especialista em surdez e cirurgias da audição – já explicou de uma forma muito simples a famosa reclamação “Eu escuto mas não entendo“.

Por que eu escuto mas não entendo?

Vários fatores estão envolvidos nessa questão:

  1. Grau e tipo da perda auditiva
  2. Percentual de compreensão no IPRF da sua audiometria
  3. Uso ou não de aparelhos auditivos
  4. Ajuste adequado dos aparelhos auditivos
  5. Processamento auditivo central

Por que não consigo entender a fala em ambiente barulhento?

Afinal, o que significa “ouvir melhor no ruído”? Há duas coisas que são necessárias para que a gente possa ouvir melhor em situações com muito barulho: maior inteligibilidade da fala e redução do esforço auditivo.

A inteligibilidade da fala é a capacidade de compreender o que alguém está falando para você. Quando se trata de inteligibilidade da fala em situações com ruído de fundo, o que nos interessa é a relação sinal-ruído, que nada mais é do que a diferença entre a fala que você quer ouvir e o ruído de fundo que você não quer ouvir. Por exemplo: uma relação sinal-ruído de + 5dB seria ótima, mas uma relação sinal-ruído de + 10dB seria muito melhor. Isso significa que a fala que você quer ouvir estaria entre cinco e dez decibéis mais alta do que o ruído de fundo que você não quer ouvir, e quanto melhor a relação sinal-ruído, melhor a inteligibilidade da fala que você pode esperar.

No entanto, quando você está num ambiente super barulhento e a relação sinal-ruído não é boa, a sua inteligibilidade da fala despenca e você precisa fazer o triplo de esforço auditivo (e ele já é bem desgastante para quem tem deficiência auditiva até mesmo numa situação sem ruído). A chave para saber como você pode esperar ouvir em situações com ruído de fundo é o seu resultado em um teste de reconhecimento de fala em ruído. Ele vai te dizer quanto você precisa que a fala seja, em decibéis, mais alta do que o ruído de fundo para que você consiga entender 50% das informações.

Uma pessoa com audição normal em uma situação de ruído de fundo teria uma pontuação de perda de SNR* de 0dB ( * O SNR (Signal to Noise), ou Razão Sinal-Ruído em português, é um indicador que analisa a qualidade de um sinal, expresso em Decibel, sendo definido pela razão entre a força do mesmo em comparação à potência do ruído sobreposto a ele). Isso significa que ela pode entender 50% das informações de fala quando não há diferença entre o ruído de fundo e a fala que está tentando ouvir. No entanto, se você tiver uma pontuação de perda de SNR de 10 dB, isso significa que você precisa que a fala seja 10dB mais alta do que o ruído de fundo para que você possa entender 50% das informações. A título de esclarecimento, embora possa não parecer, 10 dB fazem uma grande diferença, porque tecnicamente, isso é uma duplicação no volume percebido. Uma pontuação de perda de SNR de 10 dB significa que você precisa que a fala seja duas vezes mais alta do que o ruído de fundo. Para ouvir melhor em uma situação de ruído de fundo, você precisa ter sua pontuação de perda de SNR o mais baixa possível. 

O único jeito de descobrir a sua pontuação de perda de SNR é com um teste de reconhecimento de fala em ruído feito pelo seu fonoaudiólogo.

Como o MAPEAMENTO DE FALA pode te ajudar?

Uma excelente maneira de diminuir sua pontuação de perda de SNR é fazer um mapeamento de fala nos seus aparelhos auditivos. Ela é a única maneira de verificar se seus aparelhos auditivos foram programados corretamente para a sua perda auditiva. Isso otimiza sua capacidade de ouvir fala em situações silenciosas e melhora significativamente sua pontuação de perda de ruído-sinal em situações de ruído de fundo.

Infelizmente, o mapeamento de fala não é feito na maioria dos locais que vendem aparelho auditivo, pois o equipamento para fazê-lo é caríssimo e poucos Fonoaudiólogos possuem recursos próprios para adquiri-los. E é importante entender que, além do mapeamento de fala, você deverá ajustar seu aparelho de audição de acordo com os resultados dessa verificação.

ONDE fazer mapeamento de fala no Rio de Janeiro?

No Rio de Janeiro, a equipe de fonoaudiólogas da Clínica SONORA realiza o mapeamento de fala. Para marcar o seu horário, use o WhatsApp 21 99556-2727.

Concluindo, para ter um bom desempenho em situações de ruído de fundo, você deve:

  • Consultar um médico otorrino especialista em surdez
  • Compreender o seu tipo e grau de surdez
  • Ter expectativas REALISTAS sobre o que um aparelho auditivo é capaz de fazer no seu caso
  • Procurar um fonoaudiólogo especialista em seleção e adaptação de próteses auditivas
  • Realizar o mapeamento de fala
  • Garantir que seu aparelho auditivo seja programado de acordo com o que o seu mapeamento de fala indicar.

#fonoaudiologia #otorrinolaringologia #surdez #surdosqueouvem #audição #aparelhoauditivo #mapeamento de fala

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:

Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 




About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    × Como posso te ajudar?