Menu
Aparelhos Auditivos / Deficiência Auditiva

Aparelho auditivo À PROVA D’ÁGUA: IP98 ou nada feito

aparelho auditivo à prova d'água

Aparelho auditivo à prova d’água é o sonho de consumo de toda pessoa com perda auditiva que usa tecnologia para voltar a ouvir, e as pessoas buscam muito pelo preço desse aparelho auditivo. Se você é novato no mundo da surdez, leia este post com atenção até o final!

Um aparelho para surdez é um aparelho eletrônico extremamente delicado e seus componentes precisam ser mantidos sempre secos e limpos. A umidade, o suor, a oxidação e a água são inimigos dos aparelhos auditivos, especialmente porque, hoje em dia, eles são fabricados para durar pouco tempo. Cabe a você manter um cuidado diário que garanta uma vida mais longa aos seus melhores amigos!

Como usuário de próteses auditivas, a responsabilidade por cuidar bem delas e mantê-las protegidas é única e exclusivamente sua (a não ser que estejamos falando de crianças, mas mesmo elas devem ser educadas desde cedo sobre isso). Para ser capaz de fazer isso, você precisa de INFORMAÇÃO de qualidade.

Existe aparelho auditivo à prova d´água?

Para um aparelho auditivo ser considerado à prova d´água ele deve ter recebido o IP68. Após uma extensa busca na internet, nos sites dos fabricantes em inglês, encontramos apenas UM modelo de aparelho auditivo à prova d´água, que recebeu o IP68. Entretanto, ele não está disponível no Brasil. Mais abaixo nós explicamos como funciona a classificação do IP de um aparelho auditivo.

Anos atrás, um aparelho auditivo à prova d´água foi lançado no Brasil, mas sofreu recall e depois foi tirado de linha em função das suas falhas.

ÁGUA e aparelhos auditivos

Se você transpira muito, mora em local com muita umidade e costuma esquecer de colocar seus aparelhos auditivos no desumidificador todas as noites, escolha um modelo com o maior IP possível.

Todo usuário de aparelho auditivo na face da Terra precisa mantê-los longe de tudo o que possa danificá-los: poeira, areia, suor, cremes, calor extremo, água, etc. Quem é que tem coragem de arriscar ficar sem ouvir sabendo quanto custa voltar a ouvir outra vez? Sem chance! Ser cuidadoso e até neurótico com isso é básico.

Seus aparelhos auditivos são RESISTENTES à água?

Todos os aparelhos auditivos recebem um IP (índice de proteção). Esse número determina o quão resistentes são as suas próteses auditivas são ao suor e à água, de acordo com a International Electrotechnical Commission.

O primeiro dígito classifica o grau de proteção contra detritos, como poeira ou areia, e é classificado em uma escala de 1 a 7. O segundo dígito, classificado em uma escala de 1 a 9, indica a resistência do dispositivo elétrico à umidade. É o segundo dígito que indica o nível de resistência à água de um dispositivo.

Se o seu aparelho auditivo tem um IP67, por exemplo, isso significa que ele tem muita proteção contra objetos sólidos como areia ou pó e foi testado para funcionar debaixo d´água por pelo menos meia hora quando submerso a até 1 metro de profundidade.

Qualquer IP menor do que 67 significa que seu aparelho auditivo não pode ser submetido a nenhum tipo de submersão na água, ok? Nem ouse fazer o teste!

Desumidificador para aparelho auditivo

Já ensinamos como você deve escolher um desumidificador para o seu aparelho para surdez. Ele é a cama do seu aparelho auditivo e deve ser usado todos os dias.

Como proteger seu aparelho auditivo que NÃO é à prova d’água?

Perguntamos a vários membros do Clube dos Surdos Que Ouvem o que eles fazem para poder ir à praia, à piscina e à academia ouvindo.

Mergulhador surdo

“Eu sou mergulhador e surdo. Vou no barco com aparelhos metidos mas carrego sempre e sempre, uma caixinha protetora no bolso. Quando vou para água. Tiro cuidadosamente os aparelhos, meto na caixinha que anda sempre comigo. Meto noutra caixa e esta numa bolsa estanque. Caso o barco vá ao fundo a bolsa estanque boia. Ou seja consigo manter o aparelho em segurança. Quando subo, uso uma toalha e seco loucamente a lateral da cabeça ao ponto de secar ao máximo e só ponho os aparelhos novamente quando sinto que o cabelo já está minimamente seco. Se vou a praia faço o mesmo. Água com aparelho não funciona. Bolsa estanque e método sempre. Ou na orelha ou na caixinha. (isso salva também para quem tem animais. Gatos podem achar que o aparelho é brinquedo e sumir com os mesmos ou danifica-los. Cães podem morder ou mesmo engolir.. O que além de estragar os aparelhos poderá afetar a saúde do cão. Método sempre. Aparelho na orelha ou na caixinha que deverá sempre e sempre andar connosco. (é como eu faço e 20 anos sem nenhum acidente. Além do mergulho, tenho 2 gatos) fica a dica pessoal!” (Flávio, Clube dos Surdos Que Ouvem)

Janete

Eu tomo o máximo de cuidado para não molhar. Quando vou à piscina, ou no mar, tiro os dois e guarda na embalagem que eles vieram. Quando tomo banho, deixo num cantinho do armário. Só coloco depois que o cabelo estiver seco. E, quando vou dormir, eles dormem no desumidificador!

Susana

Praia e piscina quase todo dia. Moro na praia e faço hidroginástica. Uso os aparelhos na praia mas não tomo banho com eles. Só pra caminhar. Uso na piscina não mergulho. Uso coberto com touca. Chego em casa e coloco imediatamente no desumidificador.

Ana Lúcia

No meu caso quando tenho contato com água como piscina ou praia, eu tiro os aparelhos ? Agora quando está chovendo, sempre uso guarda chuva ou uso capuz para não molhar.

Danielle

Já enrolei em plástico filme para ficar sentada na areia! ? ? Não pode fazer todo dia pra não ficar acumulando umidade dentro, mas uma vez ou outra, não tem problema. Só chegar em casa e colocar no desumidificador. Uma camada só de plástico filme não abafou praticamente nada os microfones, foi só aumentar um nível do volume e tudo certo.
Renata
Uso dedeiras. Corto as bordas e prendo com elástico bem fininho de cabelo. Utilizo o recurso na praia, cabeleireiro, pós lavar os cabelos, ou seja qd estou com o cabelo molhado. Uso pontualmente.

Valéria

Eu uso os meus antigos de “estepe” quando vou à praia ou piscina. São analógicos ainda por cima kkkk!!! Mas pelo menos servem para não ficar no silêncio total. Não é só tão eficiente quanto ao meu atual, mas dá para escutar o barulho do mar.

E o implante coclear?

O implante coclear possui capas à prova d´água para que os seus usuários possam entrar na piscina e no mar ouvindo sem problemas. Basta conversar com seu fonoaudiólogo ou com o fabricante do seu implante coclear para descobrir qual é o IP do modelo que você usa e qual capa é recomendada para ele! Ah: e as capas devem ser usadas com baterias recarregáveis, pois pilhas comuns precisam de contato com oxigênio para funcionar.

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM

clube dos surdos que ouvem

Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.

São 20 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva.

Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.











About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

9 Comments

  • Josélia Maria Santana de Castro
    07/02/2021 at 12:19 am

    Estou lendo esse artigo é fiquei muito interessada. Sou portadora de otosclerose bilateral de grau severo. Já uso aparelhos auditivos há mais de 25 anos. Procuro sempre pelo de menor tamanho pois sou bastante vaidosa e prefiro que seja bem discreto, que não apareça. Atualmente estou satisfeita com o modelo do meu. Mas vendo esse à prova d’água me interessei muito. Será que existe para a minha perda e de menor tamanho à prova d’água?

    Reply
  • Luiz Carlos Duarte
    16/12/2019 at 12:55 am

    Boa noite!

    Como faço pra adquirir um par desse aparelho?

    Reply
  • Elisangela Pereira Duarte
    11/04/2019 at 12:34 pm

    Amei o post pois uso aparelho faz muito tempo e só agora pude ouvir falar a respeito

    Reply
    • Wilson Matias Machado
      01/07/2020 at 5:31 pm

      Tenho que tirar aparelho pra lavar a cabeça, e tenho pavor esquecer

      Reply
      • Pryscilla Cricio
        30/07/2020 at 5:52 pm

        Olá Wilson,

        Tudo bem?

        Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

        https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

        E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

        https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

        Estamos te esperando!

        Abraços,

        Equipe Surdos Que Ouvem

        Reply
    • Pryscilla Cricio
      18/08/2020 at 6:12 pm

      Olá Elisangela,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Meu sonho escutar dentro d’água er não ser preocupar com chuva quanto agente teria quer de senbousar pelo um aparelho dese

    Reply
  • Leandro
    27/01/2017 at 11:39 pm

    Excelente post.
    Saberia me informar aproximadamente o preço deste produto.

    Reply
  • […] auditivos ‘resistentes’ e ‘à prova d’água’? Após o post sobre o Aquaris, convidei a fonoaudióloga Mirella Horiuti, do Não Escuto, minha amiga e que cuidou dos meus […]

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Iniciar conversa
Clube dos Surdos Que Ouvem
Grupo SURDOS QUE OUVEM