Os melhores livros sobre surdez são escritos por surdos, sejam eles surdos que ouvem (com aparelho auditivo ou implante coclear), surdos que usam Libras ou surdos que usam as duas coisas. Se você está fazendo pesquisas sobre surdez, precisa considerar os DADOS, os fatos e a DIVERSIDADE DA SURDEZ, pois, segundo a Organização Mundial de Saúde, há 1,5 bilhão de pessoas hoje no mundo com algum grau de surdez (perda auditiva).
Os MELHORES livros sobre surdez escritos por surdos
Quando comecei a ler sobre surdez, eu só encontrava livros sobre Libras escritos por pessoas que não eram surdas e queriam ditar o “jeito certo” de ser surdo. Hoje em dia, temos inúmeros autores surdos publicando seus livros no mundo inteiro! Sejam eles oralizados, sinalizados ou bilíngues.
Quando lemos histórias que espelham as nossas próprias histórias, a representatividade acontece, e ela é muito poderosa. Atualizei a lista de livros sobre surdez para 2024.
Crônicas Biônicas: histórias de uma surda que ouve
Entre saudades, memórias, viagens e fatos do dia a dia, a criadora do Clube dos Surdos Que Ouvem, Paula Pfeifer, nos presenteia com uma coletânia de 64 crônicas envolventes e divertidas. Crônicas Biônicas é uma viagem no tempo que faz conexões perspicazes entre passado e futuro, e encontra poesia e beleza nas situações cotidianas de uma pessoa que navega entre o som e o silêncio. Lançado em dezembro de 2023.
Mãe, me conta a história da minha surdez?
Quinto livro da escritora Paula Pfeifer, “Mãe, me conta a história da minha surdez?” traz 200 perguntas que as mães de bebês, crianças e adultos com perda auditiva devem responder à mão e depois entregar para os seus filhos, para que conheçam em detalhes a própria história.
Edição limitada, compre direto com a autora clicando no ícone do WhatsApp que está nessa página.
Livro SAIA DO ARMÁRIO DA SURDEZ
Após lançar “Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos” e “Novas Crônicas da Surdez: Implante Coclear”, Paula Pfeifer está de volta com um novo livro. Sua terceira obra é uma ferramenta preciosa para quem precisa de ajuda e incentivo para sair do armário da surdez.
Os desafios trazidos pela deficiência invisível são desgastantes. Especialmente após a pandemia, já que, do dia para a noite, todas as bocas do planeta foram cobertas por uma máscara. E um dos desafios mais difíceis – senão o mais difícil de todos – é sair do armário da surdez. Primeiro, para você mesmo; depois, para o resto do mundo.
Talvez você esteja escondido no armário desde que recebeu seu diagnóstico, comprou um par de aparelhos auditivos ou ouviu um comentário capacitista pela primeira vez. A porta não está trancada! A saída depende da sua mudança de atitude mental, que só acontece depois da compreensão do que está por trás dos seus sentimentos de medo e vergonha.
Este livro é um guia para a liberdade, com 20 passos para você desconstruir o seu próprio capacitismo. Não há nenhum motivo para tentar esconder a sua deficiência auditiva. A surdez é invisível. Nós, não!
Livro CRÔNICAS DA SURDEZ
Neste livro sobre surdez, Paula Pfeifer conta a história da sua surdez progressiva desde a infância. Para adquirir os seus e ler no smartphone, tablet ou computador, clique aqui. Você não precisa ter um Kindle para ler, a Amazon oferece um app gratuito para a leitura.
Livro NOVAS CRÔNICAS DA SURDEZ
Neste livro sobre surdez, Paula Pfeifer conta a história do seu primeiro implante coclear. Para adquirir os seus e ler no smartphone, tablet ou computador, clique aqui. Você não precisa ter um Kindle para ler, a Amazon oferece um app gratuito para a leitura.
A SURDA ABSURDA
Começar em uma nova escola é assustador, ainda mais com um aparelho auditivo gigante preso ao peito! Na antiga escola, todos na classe de Cece eram surdos. Aqui é diferente. Ela tem certeza de que as crianças estão olhando para o Phonic Ear, o poderoso aparelho que a ajudará a ouvir sua professora, e de que ele é tão estranho que ninguém vai querer ser amigo dela. Então, Cece faz uma descoberta surpreendente. Com o Phonic Ear, ela pode ouvir sua professora em qualquer lugar! Isso é um poder. Talvez até um superpoder! Para comprar o seu, clique aqui.
QUEM É ESSA TAGARELA?
Nessa obra, Cris Bicudo apresenta sua história de forma divertida e inusitada. Com o foco na questão da deficiência auditiva, Cris consegue compor cada sentença de forma leve sobre os diversos acontecimentos que permearam sua vida. Traçando um panorama de sua infância até as viagens realizadas recentemente, a autora consegue demonstrar as dificuldades por quais caminha e ao mesmo tempo desmitificar a ideia de limitação que cerca os deficientes auditivos. Para comprar o seu, clique aqui.
FIQUEI SURDO, E AGORA?
Neste e-book, Jhonny Surdinho conta como foi ficar surdo aos 10 anos de idade, graças a uma caxumba, e, quase 30 anos depois, se tornar referência em uma comunidade de dança. Para comprar o seu, clique aqui.
PÉROLAS DA MINHA SURDEZ
Música, buzina, despertador e então… silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente? As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas as suas verdades. Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade. Esta é a segunda edição de um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito, aceitação e voz.
Para comprar o seu, clique aqui.
DANIEL NO MUNDO DO SILÊNCIO
Quando Daniel perde a audição, aos 7 anos, ele precisa aprender a se comunicar de outra maneira: com as mãos. Seus pais e o irmão mais novo dão o maior apoio durante essa adaptação, e seus pais o matriculam em uma escola especializada em educação par a surdos, onde ele aprende a LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais. É assim que ele e a família se comunicam. Depois de um tempo, Daniel passa a frequentar simultaneamente uma escola comum.
Para comprar o seu, clique aqui.
O SILÊNCIO DE JÚLIA
Júlia é uma garota feliz, mas vive solitária. Pássaros cantam no jardim, mas ela não pode ouvi-los. Ela também não escuta o ronronar do gato, o latido do cachorro, a buzina dos carros, o ruído dos aviões. Júlia é deficiente auditiva. A chegada de seu novo vizinho, André, a deixa animada. Finalmente, terá um companheiro de brincadeiras. Mas… será fácil essa aproximação? Para comprar o seu, clique aqui.
JONAS E OS OUVIDOS MÁGICOS
Veio lá de Portugal. Foi presente da Alice Inácio. É um livro leve e fofo para crianças com deficiência auditiva que usam ou são candidatas a um implante coclear. O meu agora fica na recepção da SONORA para que todos os pacientes que são crianças possam ver!
LIP READING: PRINCIPLES AND PRACTICE
Do autor Edward B. Nitchie, comprei na Amazon. Para quem quer aprender segredos e técnicas para aprimorar a leitura labial em inglês.
Em 20012, neste post, dei a dica de um curso de leitura labial em inglês chamado “I See What You Say” – ele é realmente fantástico e vale o investimento. Você compra e recebe em casa um DVD e um livro para acompanhar as lições. Este combo ajuda muito a gente não só a ler lábios em inglês mas também a aprimorar a nossa pronúncia no idioma (para surdo, não é tarefa das mais fáceis!)
NOT FADE AWAY: A MEMOIR OF SENSES LOST AND FOUND
Comprei em Nova Iorque enquanto passeva pela seção de lançamentos da Barnes&Noble. Acredito que os livros é que nos encontram, e esse encontrei totalmente sem querer. Voltei para casa e li numa tacada só.
A autora tem um implante coclear e é portadora da Síndrome de Usher, que faz com que ela esteja progressivamente perdendo a visão e a audição. Pesquisando na internet descobri que a autora, Rebecca Alexander, é muito conhecida nos Estados Unidos. Para comprar, clique aqui.
A MENINA QUE OUVIA TUDO PELA METADE
Livrinho muito fofo, escrito pela Cristiane Gentile, cuja filha tem surdez unilateral. Ganhei de presente dela em São Paulo e o livro também fica na recepção da Sonora. Ele permite aos pais de crianças com surdez unilateral explicar isso a elas de um jeito leve e divertido. À venda neste site.
Deixe sua dica de livro sobre surdez nos comentários! 🙂
DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e deusimidificado para próteses auditivas.
Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei uma série de aulas rápidas que reúnem tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS e os SEGREDOS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
5 Comments
Bianca Volpato
09/09/2020 at 21:59A surda absurda de Cece Bell;
E um livrinho bem antigo (1991) que se chama Nem Sempre Posso Ouvir Vocês de Joy Zelonky.
Lucy Teixeira
17/03/2016 at 16:30Ué. Cadê o livro Desculpe, não ouvi, da Lak Lobato?
Paula Pfeifer Moreira
22/03/2016 at 19:29Lucy, ja falei do livro da Lak aqui. O post foi sobre os livros recentes de surdez que li e ganhei. Bjo
Maria Luiza Campos
15/03/2016 at 21:12A voz do silêncio, de Giselda Laporta Nicolelis. Conta a história de uma garota chamada Nádia de 6 anos, filha de uma faxineira. Samara, dona da casa, fica comovida com a garotinha e decide ajudar-la e dar-lhe um tratamento adequado. É um livro baseado de fatos reais. Espero que gostem!! Beijos.
GIOVANA CRISTINA TOTINO
14/03/2016 at 23:12EXCELENTE
PARABENS