Menu
Surdez

10 mitos sobre SURDEZ: você sabe quais são?

Não são poucos os mitos sobre a surdez e surdos espalhados por aí até hoje – especialmente sobre os SURDOS QUE OUVEM, maioria absoluta da população com algum grau de surdez no Brasil e no mundo! O senso comum acredita nas maiores besteiras sobre esse assunto, mesmo com fatos e dados oficiais provando o contrário.

10 mitos sobre surdez e surdos

          1. A surdez é coisa de velho
          2. Um pouco de dificuldade para ouvir é normal
          3. Grite para falar com um surdo
          4. Qualquer médico trata a surdez
          5. Todo surdo usa ou precisa usar Libras
          6. Todo surdo sabe ler lábios
          7. Aparelhos auditivos não adiantam
          8. Surdo é só quem não ouve nada
          9. A surdez não tem tratamento e é só uma ‘diferença cultural’

IMPORTANTÍSSIMO: se você tem algum grau de surdez, busque um otorrino especialista em surdez e conheça o Clube dos Surdos Que Ouvem.

 

Os 10 mitos sobre surdez explicados em detalhes…

Fonte: AARP.org por Katherine Bouton

1. A surdez é consequência da idade e não há nada que se possa fazer sobre isso.

Falso! Isso pode ter sido verdade há muitos anos e para alguns casos, mas com os atuais avanços da tecnologia, perto de 95% das pessoas com perda auditiva causada por problemas do ouvido interno podem ser ajudadas com aparelhos auditivos, de acordo com o Better Hearing Institute.

2. Um pouco de dificuldade para ouvir é normal, espere até piorar bem para procurar um especialista.

Falso! Quanto mais você esperar mais difícil será tratar a sua perda auditiva. Isso acontece porque o sistema auditivo central no cérebro pára de reconhecer os sons à medida em que sua surdez piora. Se você usar aparelhos auditivos regularmente, seu cérebro pode aprender a se reprogramar uma vez que o sistema auditivo começa a ganhar estimulação neural.

3. Pessoas com perda auditiva vão lhe entender melhor se você falar gritando.

Falso! Coloquei o título de “Gritar não vai adiantar” no meu livro sobre perda auditiva porque realmente não adianta. Gritar distorce o movimento dos lábios e torna a leitura labial difícil. Fale num tom de voz normal, olhe para o seu interlocutor e articule claramente os lábios.

4. Meu clínico geral vai me falar se eu precisar de aparelho auditivo e me mandar para um especialista.

Falso, na maioria das vezes. Estudos mostram que apenas 17 a 30% dos médicos generalistas pedem uma audiometria, mesmo em pacientes idosos.

5. Um intérprete de LIBRAS é útil para pessoas com perda auditiva.

Verdadeiro, mas apenas para um pequeno número de pessoas. Dos 48 milhões de americanos com perda auditiva apenas 500.000 usam língua de sinais. Mas como ela é uma expressão visual da surdez, e porque a surdez é invisível, a percepção geral é que a maioria das pessoas que não ouve é usuária de língua de sinais. Só que não!

6. Aulas em língua de sinais podem ser muito úteis para aqueles com perda auditiva severa.

Verdadeiro, mas apenas no sentido de que aprender o básico de qualquer língua é muito útil. A verdade é que se tornar fluente em língua de sinais quando se é adulto é um trabalho muito árduo. A língua americana de sinais é uma estrutura complexa de imagens e letras. Não há tradução direta do inglês falado para o inglês sinalizado. Isso torna especialmente difícil aprender tarde na vida.

7. Pessoas com perda auditiva podem ler lábios.

Verdadeiro, em parte. Alguns de nós lêem lábios muito melhor do que outros. Tenha certeza se a pessoa surda ou com alguma dificuldade auditiva com a qual você está conversando é capaz de ler lábios.

8. Aparelhos auditivos não funcionam. Melhor esperar até poder fazer um implante coclear.

Falso! Aparelhos auditivos funcionam muito bem para a maioria das pessoas com perda auditiva moderada e severa, e são considerados mais efetivos que IC’s para estas pessoas. Os especialistas só irão recomendar um implante coclear quando os aparelhos auditivos não são mais capazes de ajudar o paciente.

Se você está hesitando para usar um AASI por achar que vai poder pular direto pro implante quando for necessário, um conselho: não faça isso! Quanto mais você demorar para tratar a sua falta de audição, mais difícil será tratá-la depois.

 9. Perda auditiva é coisa de velho!

Falso! A perda auditiva é mais visível nos idosos pois eles geralmente têm surdez severa e usam aparelhos. Mas 65% das pessoas com perda auditiva fazem parte da faixa etária abaixo dos 65 anos, e 60% ainda está na escola ou no mercado de trabalho.

10. O único jeito de tratar a perda auditiva é com aparelho auditivo ou implante coclear.

Falso! Aparelhos auditivos funcionam muito bem, mas são caros e custam em média 2.400 dólares cada um. Para algumas pessoas, um aparelho eletrônico chamado PSAP (personal sound amplification program) que é vendido por cerca de 300 dólares é suficiente.

Se a surdez piorar, aí você pode migrar para um aparelho auditivo.

PS: os PSAP’s não são vendidos no Brasil, mas nos EUA os conselheiros do presidente Barack Obama o orientaram a divulgar e ampliar o uso desta tecnologia, assim pessoas que não podem pagar por um AASI conseguem ajuda para ouvir melhor (o programa de saúde auditiva dos EUA não fornece AASI gratuitos).

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 


About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

10 Comments

  • […] Clique aqui e torne-se membro. Aceitamos apenas pessoas com deficiência auditiva. […]

    Reply
  • […] Aceitamos apenas pessoas com deficiência auditiva. […]

    Reply
  • […] professores precisam de dicas para lidar melhor com os alunos que têm deficiência auditiva em sala de aula. Especialmente aqueles que nunca conviveram com […]

    Reply
  • […] de qualidade gratuito que disponibilizamos aqui, também temos um grupo com 21.000 pessoas com deficiência auditiva que são usuárias de aparelho auditivo ou de implante coclear no Facebook. Nosso objetivo é o de […]

    Reply
  • […] que vocês indiquem apenas dentro do nosso grupo fechado no Facebook. Nele, apenas pessoas com deficiência auditiva (e seus pais ou cônjuges) podem ser membros e as indicações são de […]

    Reply
  • […] a série sobre como conseguir o Passe Livre quando você tem deficiência auditiva, este post foi possível graças à colaboração da maravilhosa Danielle Kraus Machado, que […]

    Reply
  • Rosangela
    27/09/2020 at 15:56

    Olá Paula, tudo que aqui é a mais pura realidade. Meu pai há uns 2 anos teve radicalmente a perda de audição. Li muito, busquei as informações que considerei necessárias para tomada de decisão e respectiva compra de aparelho. Foi um período difícil e longo, que resultou na não adaptação só aparelho, apesar da contratação de fono para exercícios. Todas as queixas se referem às relatadas acima por vc, por fim tirou o aparelho, por não ouvir, por som destorcido, irritabilidade etc, etc e etc…
    Sofremos muito por ver papai assim, mas não consegui outras alternativas. A falta de amparo nessas situações é muito grande, não existe a quem recorrer, afinal os aparelhos já foram comprados e a adaptação é difícil mesmo, e ponto.
    Não entendi exatamente a finalidade de sua matéria, meu irmão me enviou, mas não sei a que conclusão chegar, ou em que irá nos ajudar, somos cientes de tudo que aqui foi mencionado.
    Sei puder me dar um parecer a respeito, ficarei grata. Mas de verdade, não entendi a intenção resolutiva da matéria.

    Abs

    Rosangela Stefani

    Reply
  • Juliana Torres
    01/07/2016 at 01:23

    Olá , boa noite!
    Sou Juliana, surda bilateral de nascença devido a rubéola da gravidez de minha mãe !
    Então, acredito que sou profunda, ou seja com 90 a 110 decibéis e alguns graus que chega 70 decibéis! Tenho muito desejo de colocar IC, 3 médicos em lugares diferentes impediam de eu colocar o IC e me orientava usar os AASI! E uso desde então, apesar de escutar algumas coisas, como pequenas palavras e ou alguns barulhos que dá pra identificar, mas sinto que preciso mais do que aquilo, sabe! Até hoje tenho dúvidas, se posso ou não posso… Agora tem novos ICs que podem ser usado para as pessoas que escutam bem pouco? Tipo severa a profunda? Tenho 3 amigas que estão usando IC com menos de 1 ano! Fiquei pasma, uma delas escutava mais que eu! Ou não me engano, pode ter colocado no ouvido q não escutava bem!
    Então, a dúvida fica comigo! Esses 3 médicos dizem a mesma coisa que não devo colocar por escutar um pouco! Mas, esse pouco que tenho não escuto direito o telefone, não consigo identificar tais musicas, nem de pessoas falavas diretamente em frases ou comunicação sem ter olhar a leitura labial!

    Abraços e aguardo o retorno da resposta!

    Obrigada,

    Reply
    • Paula Pfeifer Moreira
      02/07/2016 at 12:21

      Juliana, em que cidade estás?
      Acho que deves consultar especialistas em surdez!

      Reply
      • Juliana Torres
        13/07/2016 at 00:52

        Oi, Paula! Tudo bem?
        Desculpa pela demora , minha vida está muito corrida … Rs!
        Sou de Rio de Janeiro, Campo Grande – Zona Oeste do Rio.
        Quais especialistas você me indicaria?

        Abraços,

        Beijos!

        Reply

Leave a Reply