Menu
Surdez / Surdos Que Ouvem

Os 10 MAIORES desafios da SURDEZ e como enfrentá-los

A surdez traz muitas dores, dificuldades e tristezas para a vida de quem convive com algum grau de perda auditiva – seja ele considerado deficiência auditiva pela lei brasileira ou não. Fiz uma pergunta sobre isso no CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM e constatei que os desafios da surdez são os mesmos para todos nós.

Os maiores DESAFIOS DA SURDEZ

  1. Solidão
  2. Isolamento
  3. A sensação de ser excluído das conversas
  4. Não compreender em ambientes com barulho
  5. Depender da paciência e da boa vontade dos outros
  6. Não compreender a letra das músicas
  7. Insegurança (não ouvir alarmes, alertas, pedidos de socorro)
  8. Alto custo das próteses auditivas
  9. Pedidos constantes de repetição
  10. Falta de acesso ao mercado de trabalho
  11. Falta de acessibilidade (legendas)
  12. Desconhecimento geral da nação sobre surdez e acessibilidade para TODOS os surdos

Relatos de pessoas com surdez

Aqui estão inúmeros relatos de pessoas que têm surdez e são membros do CLUBE Surdos Que Ouvem (já fica o convite para você se juntr a nós):

‘Ter que ficar calada,pra evitar puxar conversa,porque sei que não vou entender muito,e não acho que as pessoas gostam muito de ficar repetindo.”
“Ir num baile,show,e não entender as músicas.”
“A sensação de ser excluída de conversas.”
“O pior é lidar diariamente com a falta de empatia.”
“Não conseguir compreender quando estão falando comigo num ambiente com muito barulho ou falas ao mesmo tempo e não conseguir escutar televisão se não for num ambiente sem agitação. Eu peço por favor, silêncio pra eu compreender melhor e parece que sou chata por causa disso.”
“A pessoa falar mal de mim do meu lado, e eu precisar fingir que não escutei (li os lábios)”
“Isolamento total ate da familia ,não equilibro bem mais fica dificil sair ninguem liga.”
“Acho que o pior é a vida social, as conversas em grupos que não dá pra acompanhar é triste.”
“Mas o q mais me deixa frustrada é a falta de mim mesmo de ser quem eu era antes uma pessoa alegre que gostava de conversar brincar e dar risada. Hj sou uma pessoa isolada evito puxar conversa c medo de não conseguir participar, não participo das conversar em grupo pois não consigo compreender assim como os demais, muitas vezes ser excluída e ignorada, é o que mais dói, dói muito não conseguir ser quem eu realmente sou.”
“Ter que ficar explicando p famílias e parentes que precisa falar de frente comigo. Parece que não entende isso! Não tenho vontade nenhuma festas familiares. O sofrimento do surdo começa na sua própria parentela.”
“Para mim a parte mais difícil e usar o aparelho auditivo e mesmo assim não ouvir bem!”
“Ficar tentando entender o que o outro falou é mentalmente desgastante. É como tentar montar um quebra cabeça em segundos. Por isso acabo desistindo de participar de conversas em grupo.”
“No meu caso também é o isolamento. Como tenho surdez profunda em um ouvido e leve em outro, não posso sentar em qualquer lugar numa mesa com várias pessoas. E mesmo assim é difícil acompanhar a conversa.”
“Ser excluída das conversas; o preconceito que a maioria das pessoas tem com a surdez; não entender as palavras e pedir para repetirem e dizerem-te que não é nada importante. Estar sempre a lembrar as pessoas mais próximas de que sou surda e as pessoas não mudarem sua atitude e ainda por cima ficarem ofendidas quando as lembro que sou surda. Enfim, ao meu ver e pela minha experiência, sinto que a surdez é uma das condições que mais gera preconceitos.”
“Quando peço pra repetir e mesmo assim não consigo entender,qdo riem e debocham de algum fora q dou,qdo não posso participar d conversas em grupo,etc…..”
“Pra mim, a parte mais difícil é não poder participar normalmente de uma conversa em grupo. Sentar com as pessoas que eu amo, e não conseguir acompanhar a conversa. Ser ouvinte é uma das 7maravilhas desse mundo!!”
“Estar na igreja e ñ entender o q se fala no ? e tbm em festas e entender pouquíssimo as pessoas . Fico chateada mesmo ?,pois a 4 anos atrás era ouvinte .Mas ñ me deixo abater e mesmo assim agradecer ??pelo pouco e poder ter meu ??.”
1. Estar em uma mesa com família e/ou amigos, todos conversando e você entendendo 30% ou nada ( vontade de ir dormir )
2. Não poder mais ouvir um bom heavy metal (me tornei surdo há pouco mais de 2 anos)
3. Evitar puxar conversas e perceber que também evitam conversar contigo
4. Ficar o tempo todo em um esforço absurdo para tentar compreender as falas e o contexto
5. Acabar a pilha do aparelho no meio de uma reunião (essa dá uma raiva)
“Pra mim é quando não consigo entender às falas , quando faço acompanhamento com alguém doente na família. Fico muito nervosa , triste e preocupada.”
“A exclusão, de tudo e aliado à pobreza piora demais. Pq sendo deficiente auditivo mas tendo recursos pra comprar aparelho com conectividade, com suporte fonoaudiólogo bom, “ameniza” as dificuldades de entender . O Sus é bom mas dependendo do estado é péssimo, o acompanhamento então, piorou.”
“Ouvir brincadeiras de mau gosto, ficarem rindo e debochando da minha deficiência.”
“A insegurança que ela me traz. Depender dos outros para ir para o médico pq não escuto direito com máscara.”
“O isolamento a cada dia e a falta de empatia das pessoas principalmente das mais próximas, ouvir e não entender nada, as pessoas falar de costa e sair andando “digo seu familiar” que sabe da sua deficiência, pedir pra pessoa repetir e baixar a máscara então elas se irritam e gritam é muito constrangedor”
“Dói não absorver a informação em tempo real por causa da surdez. Queria rir de algo engraçado no mesmo momento em que todos ouvem e riem, entender o som sem auxílio algum.”
“Não escutar todas as notas musicais. E a maior alegria é escutar as outras e a voz do meu filho.”
“O medo…já fui assaltada dentro de casa, tirei o aparelho e não ouvi o meliante arrombar a porta”
“Ver a cara de frustração das pessoas por pedir que elas repitam!”

 

DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e desumidificador para implante coclear e aparelho auditivo.

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

 

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de  WhatsApp e Telegram com centenas de famílias que se ajudam mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Criei uma série de aulas rápidas que reúnem tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS e os SEGREDOS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando aparelho de audição com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM
      1. Curso A Surdez e os Relacionamentos Amorosos
      2. Curso para Mães e Pais de Crianças e Bebês com Perda Auditiva
      3. Curso NÃO ERRE na compra do seu aparelho auditivo
      4. Curso SAIA DO ARMÁRIO da surdez
      5. Curso para FONOAUDIÓLOGOS de Surdos Que Ouvem com Aparelho Auditivo

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply