Menu
Crônicas da Surdez / Aparelhos Auditivos

Sobre a surdez de músicos famosos

Sem querer desmerecer a surdez de ninguém mas confesso que me chateio um pouco quando a mídia fica frenética em cima da surdez de algum músico famoso!

Basta que mais um perca a audição de um modo que impossibilita a sua carreira para que saia um link sobre a notícia e 300 pessoas me marquem nele. Quando isso acontece, fico pensando nos seguintes pontos…

Cadê a contribuição?

Não conheço nenhum que tenha saído do armário da surdez e feito algo em prol de quem também não ouve. Junte a isso o fato de os garotos-propaganda, porta-vozes e ‘embaixadores’ da indústria da audição serem sempre ouvintes. É uma piada de mau gosto. Sério. Leia dois parágrafos sobre capacitismo para entender isso.

Somados, os fatos passam a seguinte mensagem: ser surdo é tão ruim que nenhuma pessoa em posição de destaque quer expor sua surdez, e, quando um famoso fala sobre o assunto, é apenas por $$$ já que ele OUVE.

Se alguém conhece algum músico popstar que tenha usado sua fama, imagem e alcance com o grande público em prol da causa da reabilitação auditiva de bom grado por favor me avise que entro em contato e faço uma matéria com ele aqui no site para me redimir.

Em defesa dos músicos posso dizer que já fiz um post sobre famosos que têm deficiência auditiva e todos eles fogem do assunto e da exposição de seus AASI como o diabo da cruz!

Há uma campanha publicitária que conta com dezenas de pessoas famosíssimas falando sobre cuidar da audição. Todos ouvintes.

Vocês conseguem imaginar uma campanha sobre obesidade apenas com famosos magérrimos e malhados apontando para suas barrigas de tanquinho?

Só na surdez temos que achar essas excentricidades ‘normais’.

De quem é a culpa? Não sei, mas me parece há anos que o dia em que colocarem surdos nos departamentos de marketing e relações públicas de marcas ligadas à indústria da surdez, a coisa muda.

Ah, não, pera: as marcas agem como se surdos só fossem úteis para trabalhar grátis para eles – na base do “me divulgue e ganhe um repost e um tapinha nas costas enquanto eu fico aqui lucrando, amigo!“.

Conheço apenas DOIS surdos que trabalham na indústria da audição e estão fora de cargos de baixa escolaridade. É ruim, hein!

Os perigos do som alto para a audição

Músicos deveriam saber, acima de tudo, que seu trabalho é absurdamente perigoso para a saúde auditiva!

Os caras não se protegem e acham que a surdez só não vai acontecer com eles? Nã dá para entender essa mentalidade.

Vamos fazer um rápido paralelo. Se um trabalhador braçal que opera uma britadeira, ganha um salário irrisório e possui escolaridade básica fica surdo porque usa um equipamento ruim de proteção, o que você vai pensar? Agora quando um músico famoso que ganha milhões e é assessorado por uma equipe gigantesca de pessoas fica surdo porque não se protegeu, o que as pessoas pensam? Ah, coitadinho! Ah, porque isso aconteceu com ele? Ai, minha banda favorita vai acabar!

Seria bom se a mídia e as pessoas parassem para raciocinar por dois segundos e então percebessem que a surdez vai afetar a vida do músico e do trabalhador braçal da mesmíssima maneira: mesmas dores, mesmo sofrimento, mesmo desespero, mesmas limitações.

Músicos famosos ‘não merecem’ ficar surdos? NINGUÉM merece ficar surdo. É para este fato que se deve atentar!

O capacitismo horrendo da mídia

A mídia fica tratando-os como azarados, infortunados, pobrezinhos.

A surdez pode acontecer para qualquer pessoa – não precisa ser rockstar ou nada do tipo! E ela ACONTECE. Para milhões de pessoas no mundo todo. O tempo todo!

E o pior é que as matérias são feitas em 99% dos casos sem pesquisa, sem fonte segura (não vale a fonte ser o patrocinador, né?), usando termos errados sobre surdez e deficiência auditiva e com um sensacionalismo que beira o ridículo.

Vejam esta barbaridade que fala em um ‘aparelho que vai restaurar a audição do Brian Johnson‘. Oi?

Oh, pobrezinho…

Os desavisados (leia-se ouvintes que estão tendo seu primeiro contato com a surdez através da noticia sobre músico-famoso-que-ficou-surdo) acabam com aquela primeira impressão horrorosa de “coitado, ficou surdo, sua carreira acabou, sua vida já era“.

De desserviço para nós já basta o Beethoven que até escreveu que a surdez era a pior coisa e que queria se matar por causa disso. Ele merece um desconto de 95% porque naquela época realmente não havia nada que a tecnologia pudesse fazer para ajudar.

Mas em 2021 notícias com títulos que apelam para o coitadismo e falam em ‘cura milagrosa‘ e ‘reversão da surdez‘ me dão nos nervos, e deveriam dar nos seus também.

Não falar sobre a surdez ajuda quem?

Brian Johnson, Eric Clapton, Pete Townshend, Phil Collins, Jeff Beck, Neil Young, Noel Gallagher, Ozzy Osbourne…essa galera toda tem perdas auditivas acentuadas.

Alguém já viu algum deles falando sobre isso abertamente, espalhando informação, conhecimento e ajudando as pessoas a não ficarem surdas – especialmente os seus ouvintes mais jovens que usam fones de ouvido explodindo os tímpanos de tão altos?

E as pessoas que frequentam seus shows, sem proteção auditiva nenhuma, com amplificadores com milhões de megawatts de potência?

Preocupação zero consigo mesmo e com os ‘clientes’, que também podem voltar para casa surdos ou com zumbido por trauma acústico. Ah, pois é.

Enquanto isso, ativistas do movimento das pessoas com deficiência do mundo todo estão por aí desnudando a alma, a vida, os sentimentos e a tecnologia em prol da saúde auditiva.

E isso muda vidas. Isso devolve a felicidade para as pessoas. Não tem preço!!

Se os músicos famosos fizessem o mesmo, imaginem o poder do alcance que isso teria, gente. Seriam milhões de pessoas aprendendo a verdade sobre a surdez, a tecnologia e o impacto da deficiência auditiva na vida social, financeira, emocional e profissional das pessoas.

Além disso evitariam a surdez de muitos músicos iniciantes que não têm a preocupação de se proteger.

Ir para shows sem proteger a audição…bah!

Para terminar o pensamento, me veio à cabeça que shows barulhentos – de rock ou não – são um perigo para a nossa saúde auditiva!!

Preocupação zero com este detalhe por parte dos produtores e realizadores. Cadê as empresas de aparelhos auditivos fazendo ações de marketing oferecendo protetores auriculares nesses eventos? Ou será que só rola em show de mágica para mostrar ‘aparelho auditivo invisível’? Rsrsrs!

Em tempos de preocupação obssessiva com acessibilidade, os potenciais futuros surdos do mundo estão sendo esquecidos.

Ou poderíamos dizer que estão sendo incentivados a ficarem surdos? Pra pensar.

Lembram da avó do Homem Aranha falando que com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades? Pessoas públicas não podem fugir disso. Músicos dependem da audição para trabalhar e para fazer milhões de pessoas felizes. Porque não abraçar a causa saúde auditiva antes da chegada da surdez?

E, ainda mais importante, porque não abraçar essa causa depois e revolucionar o mundo? 🙂

GRUPO SURDOS QUE OUVEM: seja membro!

Grupo SURDOS QUE OUVEM

Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?

Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.




NOSSAS REDES SOCIAIS

LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ

Neste link você encontra os seguintes livros:

  1. Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
  2. Crônicas da Surdez: Implante Coclear
  3. Saia do Armário da Surdez

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

LEIA MAIS SOBRE APARELHO AUDITIVO

 

LEIA MAIS SOBRE SURDEZ

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

8 Comments

  • […] Chopin dizia: “Põe toda a tua alma nisso, toca da maneira como sentes a música!”.Fontes: BBC, Crônicas da Surdez, Evelyn Glennie Teach the word to listen, Galileu, UOL […]

    Reply
  • Ana Lucia Santiago
    19/03/2017 at 19:06

    Realmente, pode ser mais orgulho para ñ demostrar essa fragilidade e falta humildade do tipo ” o que vão pensar de mim?” # Mto orgulho e pouca humildade e o que dá pra notar

    Reply
  • Claudio
    18/05/2016 at 12:17

    Olá Paula,

    Realmente os artistas em geral tem vergonha de expor a perda auditiva, percebi no post anterior “sobre famosos que têm deficiência auditiva”, a maioria relata que tem perda auditiva mono lateral, não creio que isso seja verdade.

    Abraços.

    Reply
  • Ana Carolina
    18/05/2016 at 10:46

    Oi, Paula!
    O Paul Stanley do Kiss nasceu surdo do ouvido direito e escreveu sobre isso na sua biografia, você sabia?
    Bjs,
    Ana.

    Reply
  • dival
    18/05/2016 at 08:42

    Nao entendi , esses protetores diminui a intensidade apenas?

    Reply
  • Ana Clara
    17/05/2016 at 15:43

    Oi Paula!
    Super fã do seu blog, suas dicas me ajudaram muito a escolher meus AASIs (sou uma usuária bastante recente deles…)
    Muito importante seu post, me lembrei do que o Pearl Jam está fazendo: eles estão distribuindo protetores auriculares antes dos shows da turnê americana em 2016…
    Dá uma olhada:
    http://ehstoday.com/hearing-protection/pearl-jam-cares-about-your-hearing

    Reply

Leave a Reply