Menu
Crônicas da Surdez

As 5 coisas ruins que vão te dizer porque você é SURDO

Quando você tem algum grau de deficiência auditiva é muito comum ouvir coisas ruins relacionadas à sua surdez. É por causa disso que tanta gente passa anos no armário da surdez, sentindo medo e vergonha até da própria sombra.

Por isso, reuni algumas das frases clássicas que costumamos ouvir por aí, além de dicas de como lidar com cada uma delas. Não esqueça: em vez de se sentir mal quando isso acontece, encare como uma oportunidade de ouro de educar uma pessoa que não sabe nada sobre surdez.

Nada de voltar para casa de cabeça baixa. Volte de cabeça erguia após saber que ensinou alguém sobre um tema tão importante na sua vida.

Você é o juiz em cada situação! Algumas merecem longas e pacientes explicações, outras merecem uma pitada de sarcasmo e até uma boa dose de assertividade. O importante é não engolir sapo. Quando alguém pisa no seu pé, você precisa dizer que doeu! 😉

AS 5 COISAS RUINS que vão te dizer porque você é SURDO

  1. “Você não vai conseguir, você não ouve!”
  2. “Que voz estranha a sua!”
  3. “Seu aparelho está funcionando?”
  4. “Legendas? Mas você usa aparelho…”
  5. “Você é surdo? Coitadinho…”

 

“Você não vai conseguir, você não ouve!”

Algumas pessoas vão duvidar da sua capacidade só porque você não ouve tão bem quanto elas. Faz parte do jogo e tem a ver com o capacitismo enraizado em cada um de nós. Uns fazem por maldade, outros fazem por ignorância sobre a nossa deficiência mesmo.
Quando leio essa frase imediatamente volto no tempo, no dia em que uma colega de trabalho dos meus tempos de funcionária pública me disse isso quando soube que eu iria trabalhar no litoral. “Lá tem que atender o telefone!“, disse ela com um tom de voz sarcástico e um semblante demoníaco.
É claro que me senti insegura na hora. Mas depois descobri que, quando não conseguimos fazer alguma coisa, podemos…pedir ajuda! Nesse caso, meus colegas de lá atenderam os telefonemas quando precisei. Pronto. E hoje em dia ainda contamos com a ajuda extra da tecnologia em TODAS as situações possíveis e imagináveis.
Como lidar? Olhe bem nos olhos da pessoa e pergunte: “Como você sabe que eu não vou conseguir?“.

“Que voz estranha a sua!”

Tem gente que nunca conversou com um surdo na vida, e por isso não faz ideia de que uma pessoa que ouve mal não possui o mesmo controle que uma pessoa que ouve sobre a sua própria voz. Também faz parte do jogo e também tem a ver com o desconhecimento sobre o assunto.
Como lidar?  Olhe bem nos olhos da pessoa e pergunte: “Você já ouviu falar em sotaque? Esse é o sotaque de surdo. Não tem nada de estranho. Experimente tentar controlar a sua voz sem ouvir!

“Seu aparelho está funcionando?”

Quem fala isso em geral está impaciente porque você não ouviu ou não entendeu alguma coisa que foi dita.  São pessoas que acham que aparelhos auditivos resolvem todos os problemas de entendimento de quem os usa – quem dera fosse assim que a coisa funcionasse.
A triste constatação é que isso geralmente acontece dentro de casa, já que pessoas estranhas em geral não têm coragem de ser tão indelicadas.
Como lidar? Diga para a pessoa que aparelho auditivo não é um ouvido novo. Ele ajuda a ouvir melhor, mas não devolve a audição natural.

“Legendas? Mas você usa aparelho…”

Por algum motivo de difícil entendimento, muitos ouvintes se sentem incomodados com legendas na TV. Ao que parece, elas estragam o visual do programa que eles estão assistindo.
De novo: para alguns, é maldade; para outros, é desconhecimento. Não perca a oportunidade de educar.
Como lidar? Apenas olhe para a pessoa e diga: “Me passe o controle da TV, por favor!“. E ative as legendas, sem explicações. Se for muito necessário explicar, você pode dizer: “Você diria a um cadeirante que é chato usar elevador só porque você mora no primeiro andar? Não, certo? Elevador e legendas são a mesma coisa: acessibilidade para quem precisa!“.

“Você é surdo? Coitadinho…”

Essa é desconhecimento em 99% dos casos. O cérebro da maioria das pessoas está programado para pensar que a vida de uma pessoa com deficiência, seja ela qual for, é a coisa mais triste da face da Terra. E também para pensar que uma PCD se resume totalmente à sua deficiência.
Sim, eu sei que é super chato ter que ser professor 24hs de pessoas sem noção, mas esse karma vem junto com a deficiência auditiva e não dá para fugir dele. Quando você não aproveita todas as oportunidades que surgem para educar os ouvintes, você ajuda a perpetuar esses comportamentos.
Como lidar? Sugiro que você diga, em tom de brincadeira: “Que nada. Isso me poupa de ouvir esse tipo de coisa como essa que você disse às vezes. Pena que não tive essa sorte agora!”.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

  como comprar aparelho auditivo

OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Crieir um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 


About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply