Menu
Aparelhos Auditivos

Como PROLONGAR a vida útil do APARELHO AUDITIVO

A vida útil do aparelho auditivo tem muita ligação com os cuidados que ele recebe do dono. Os aparelhos auditivos custam muito dinheiro, por isso, você deve saber quais são as melhores formas de prolongar o seu tempo juntos. Até alguns anos atrás, a gente encontrava com facilidade pessoas que ficaram entre 7 e 10 anos com um aparelho auditivo. Eles eram feitos para durar, e duravam muito tempo! Porém, isso não é lucrativo para a indústria da audição, que criou estratégias ‘fantásticas’ para acelerar a troca das próteses auditivas por novas próteses – entre elas, o aparelho auditivo com bloco amplificador integrado e os aparelhos auditivos recarregáveis. As narrativas dos departamentos de marketing são muito bem construídas, então você nem percebe a real intenção por trás de certas imposições, que são vendidas com narrativas que nos fazem achar que estamos fazendo um ótimo negócio. Como diz uma amiga minha: que saudade dos aparelhos auditivos analógicos nessas horas…

Com os cuidados adequados, boa parte dos usuários de aparelhos auditivos consegue usar seus aparelhos de audição por pelo menos três anos (caso a sua surdez não evolua e você não precise de aparelhos mais potentes).

Os aparelhos auditivos são como pequenos computadores que você usa dentro da orelha ou atrás dela. Eles estão expostos a um ambiente bem hostil, porque seus componentes de precisão estão ficam em contato direito com óleo da sua pele e do seu cabelo, umidade, suor, células mortas e cera do seu ouvido. A recomendação é de que você use seu aparelho enquanto estiver acordado, o que significa entre 8 a 16 horas por dia, todas as semanas do ano. Não é à toa que tanto aparelho auditivo pifa todos os dias, hein?

Como prolongar a vida útil do seu APARELHO AUDITIVO?

Prolongar a vida útil de seus aparelhos auditivos requer cuidado constante. Mas fique tranquilo, porque não é nada complicado ou que você não seja capaz de fazer sozinho. Aqui estão algumas coisas que você deve fazer para prolongar a vida útil do aparelho auditivo que você usa:

Conheça e USE a garantia do fabricante:

Antes do final do período de garantia do seu aparelho auditivo (marque essa data na sua agenda!) envie-os para uma revisão final. Meu implante coclear, por exemplo, foi substituído um mês antes do final da garantia – se eu tivesse esquecido a data, teria tido que arcar com o conserto. Leia o contrato que você assinar na hora da compra pois as letrinhas pequenas contém informações preciosas. Você precisa fazer a sua parte, e alguns fabricantes exigem que o paciente faça revisões periódicas (funciona tal e qual a garantia de um carro, por exemplo, se você não fizer a sua parte, perde o direito). Anote na sua agenda e faça seu celular te lembrar toda vez que você precisar mandar o aparelho para revisão. Eu uso IC há 10 anos, e cada peça tem um tempo diferente de garantia. Descubra como é como seu aparelho auditivo conversando com quem te vendeu.

Muitos fabricantes de aparelhos auditivos fazem verificações avançadas nas próteses, reparam peças danificadas e, se for o caso, substituem os aparelhos auditivos. Infelizmente, aqui no Brasil, como não temos FISCALIZAÇÃO e há muita gente mal intencionada nesse mercado, já recebemos inúmeros relatos no Clube dos Surdos Que Ouvem de pessoas que enviaram seua AASI que estavam funcionando perfeitamente para uma revisão e eles retornaram com defeito, e além disso as pessoas passaram a sofrer enorme pressão para comprar novos aparelhos. É por essas e outras que digo e repito: peça indicação de profissionais da Fonoaudiologia DE CONFIANÇA para outras pessoas que já usam aparelho auditivo. Isso pode te poupar de muito aborrecimento!

Faça manutenção diária do seu aparelho auditivo:

Limpe adequada e regularmente os seus aparelhos auditivos. Existem três partes principais de um aparelho auditivo que precisam manutenção regular: os microfones, as proteções contra cera e o molde. A localização dos microfones do seu aparelho auditivo dependerá da marca e modelo, mas eles devem ser limpos semanalmente, usando pequenas escovas para aparelhos auditivos ou uma escova de dentes de cerdas macias. A limpeza leve dos microfones ajuda a remover acúmulos de produtos capilares, maquiagem, óleo da pele, poeira e suor.

A maioria dos aparelhos auditivos também possui proteções contra cera ou filtros de cera localizados na extremidade do fio do receptor ou no molde. Se a cera ficar acumulada no filtro, o som vai ficar fraco e, em alguns casos, vai parecer que os aparelhos eles não estão funcionando porque os filtros estão entupidos de cera. Troque os filtros de cera seguindo a recomendação do fabricante, e, se o seu ouvido produz muita cera, troque os filtros uma vez por mês.

Visite o seu fonoaudiólogo a cada 3 ou 6 meses, pois ele realiza uma limpeza mais profunda e precisa do que a que você faz em casa.

Proteja o aparelho auditivo da umidade:

Mesmo com uma classificação IP68, que é a classificação mais alta de resistência à umidade que um aparelho auditivo pode ter, a umidade pode causar sérios problemas a ele. Atividades que causam transpiração (exercícios, etc) também podem afetar seus aparelhos auditivos. Portanto, compre um desumidificador elétrico e faça dele a cama do seu aparelho de audição. Se você possui aparelhos auditivos recarregáveis, o carregador pode ter espaço para colocar um pequeno sachê dissecante com bolinhas de sílica que retiram a umidade dos aparelhos auditivos enquanto eles estão carregando. Converse com seu fonoaudiólogo, pois alguns fabricantes alegam que os recarregadores já fazem as vezes de desumidificador.

Compre capinhas para proteger o aparelho auditivo do suor – no Clube dos Surdos Que Ouvem as pessoas têm ótimas sugestões de vendedores dessas capinhas.

Cuide direito das baterias e pilhas do aparelho auditivo:

Se você usa aparelho auditivo recarregável,tanto o carregador quanto o aparelho auditivo devem estar limpos e livres de sujeira, pó ou cera.  A maioria dos aparelhos auditivos que usam pilhas possui compartimentos de bateria que podem acumular sujeira e cera, e que podem sofrer corrosão devido ao suor e à umidade. Limpe regularmente o compartimento da bateria para garantir maior vida útil ao seu aparelho auditivo. Caso você planeje armazenar seus aparelhos auditivos por um período maior de tempo, remova as baterias ou as pilhas antes de fazer isso! Lembre-se de que pilhas podem estufar e vazar, destruindo os aparelhos de audição.

E sobre pilhas auditivas, saiba que as melhores são SEMPRE as mais frescas, ou seja, com data de fabricação o mais próxima possível do dia de hoje. É por isso que não recomendo a ninguém fazer estoque grande de pilhas de aparelho auditivo e implante coclear. Quanto mais novas elas forem, mais seguros o seu AASI e IC ficam.

DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e desumidificador para implante coclear e aparelho auditivo.

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: A Comunidade que vai transformar a sua jornada da surdez

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A surdez não precisa ser um caminho solitário nem assustador! Faça parte do Clube dos Surdos Que Ouvem e transforme sua experiência com apoio, informação e uma rede de amigos dos quatro cantos do Brasil. Junte-se a milhares de pessoas que compartilham sua jornada e descubra como viver com mais qualidade, autonomia e segurança.

Ao se tornar SÓCIO DO CLUBE, você terá acesso a Grupos exclusivos (grupos no Facebook eWhatsApp), descontos e conteúdos práticos sobre tudo o que você precisa saber

Com mais de 21.700 membros que são usuários de aparelhos auditivos e implantes cocleares participando, você poderá trocar experiências, tirar dúvidas e aprender com quem entende os desafios da perda auditiva. Encontre informações essenciais sobre direitos, aparelhos, médicos, fonoaudiólogos, implantes, concursos públicos e muito mais.

Por que se tornar SÓCIO DO CLUBE?
  1. Economize milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos com as dicas e recomendações de quem já passou por isso.
  2. Descubra como conseguir aparelhos de audição gratuitos pelo SUS e evite cair em golpes de produtos falsos
  3.  Tenha acesso direto a especialistas e indicações de médicos e fonoaudiólogos de confiança
  4. Faça amigos, converse com pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes auditivas e que utilizam aparelhos para ouvir melhor
  5. Se você é pai ou mãe de uma criança com perda auditiva, conecte-se com centenas de famílias que se apoiam todos os dias em nossos grupos de WhatsApp e Facebook.
Como comprar APARELHO AUDITIVO com SEGURANÇA no Brasil

onde comprar aparelho auditivo com segurança

Aprenda como evitar os maiores erros na hora de comprar seu aparelho auditivo! Com mais de 43 anos convivendo com a surdez, eu criei uma série de aulas rápidas que vão te ajudar a economizar dinheiro e escolher o melhor aparelho auditivo. Descubra os segredos e piores práticas da indústria e esteja preparado para fazer as perguntas certas ao seu profissional de saúde.

Torne-se aluno agora e aprenda tudo o que você precisa para NÃO ERRAR na compra do seu aparelho de audição.

Cursos Exclusivos do Clube dos Surdos Que Ouvem
        1. Curso A Surdez e os Relacionamentos Amorosos
        2. Curso para Mães e Pais de Crianças e Bebês com Perda Auditiva
        3. Curso NÃO ERRE na compra do seu aparelho auditivo
        4. Curso SAIA DO ARMÁRIO da surdez
        5. Curso para FONOAUDIÓLOGOS de Surdos Que Ouvem com Aparelho Auditivo

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply