Menu
Aparelhos Auditivos

Como PROLONGAR a vida útil do APARELHO AUDITIVO

A vida útil do aparelho auditivo tem muita ligação com os cuidados que ele recebe do dono. Os aparelhos auditivos custam muito dinheiro, por isso, você deve saber quais são as melhores formas de prolongar o seu tempo juntos. Até alguns anos atrás, a gente encontrava com facilidade pessoas que ficaram entre 7 e 10 anos com um aparelho auditivo. Eles eram feitos para durar, e duravam muito tempo! Porém, isso não é lucrativo para a indústria da audição, que criou estratégias ‘fantásticas’ para acelerar a troca das próteses auditivas por novas próteses – entre elas, o aparelho auditivo com bloco amplificador integrado e os aparelhos auditivos recarregáveis. As narrativas dos departamentos de marketing são muito bem construídas, então você nem percebe a real intenção por trás de certas imposições, que são vendidas com narrativas que nos fazem achar que estamos fazendo um ótimo negócio. Como diz uma amiga minha: que saudade dos aparelhos auditivos analógicos nessas horas…

Com os cuidados adequados, boa parte dos usuários de aparelhos auditivos consegue usar seus aparelhos de audição por pelo menos três anos (caso a sua surdez não evolua e você não precise de aparelhos mais potentes).

Os aparelhos auditivos são como pequenos computadores que você usa dentro da orelha ou atrás dela. Eles estão expostos a um ambiente bem hostil, porque seus componentes de precisão estão ficam em contato direito com óleo da sua pele e do seu cabelo, umidade, suor, células mortas e cera do seu ouvido. A recomendação é de que você use seu aparelho enquanto estiver acordado, o que significa entre 8 a 16 horas por dia, todas as semanas do ano. Não é à toa que tanto aparelho auditivo pifa todos os dias, hein?

Como prolongar a vida útil do seu APARELHO AUDITIVO?

Prolongar a vida útil de seus aparelhos auditivos requer cuidado constante. Mas fique tranquilo, porque não é nada complicado ou que você não seja capaz de fazer sozinho. Aqui estão algumas coisas que você deve fazer para prolongar a vida útil do aparelho auditivo que você usa:

Conheça e USE a garantia do fabricante:

Antes do final do período de garantia do seu aparelho auditivo (marque essa data na sua agenda!) envie-os para uma revisão final. Meu implante coclear, por exemplo, foi substituído um mês antes do final da garantia – se eu tivesse esquecido a data, teria tido que arcar com o conserto. Leia o contrato que você assinar na hora da compra pois as letrinhas pequenas contém informações preciosas. Você precisa fazer a sua parte, e alguns fabricantes exigem que o paciente faça revisões periódicas (funciona tal e qual a garantia de um carro, por exemplo, se você não fizer a sua parte, perde o direito). Anote na sua agenda e faça seu celular te lembrar toda vez que você precisar mandar o aparelho para revisão. Eu uso IC há 10 anos, e cada peça tem um tempo diferente de garantia. Descubra como é como seu aparelho auditivo conversando com quem te vendeu.

Muitos fabricantes de aparelhos auditivos fazem verificações avançadas nas próteses, reparam peças danificadas e, se for o caso, substituem os aparelhos auditivos. Infelizmente, aqui no Brasil, como não temos FISCALIZAÇÃO e há muita gente mal intencionada nesse mercado, já recebemos inúmeros relatos no Clube dos Surdos Que Ouvem de pessoas que enviaram seua AASI que estavam funcionando perfeitamente para uma revisão e eles retornaram com defeito, e além disso as pessoas passaram a sofrer enorme pressão para comprar novos aparelhos. É por essas e outras que digo e repito: peça indicação de profissionais da Fonoaudiologia DE CONFIANÇA para outras pessoas que já usam aparelho auditivo. Isso pode te poupar de muito aborrecimento!

Faça manutenção diária do seu aparelho auditivo:

Limpe adequada e regularmente os seus aparelhos auditivos. Existem três partes principais de um aparelho auditivo que precisam manutenção regular: os microfones, as proteções contra cera e o molde. A localização dos microfones do seu aparelho auditivo dependerá da marca e modelo, mas eles devem ser limpos semanalmente, usando pequenas escovas para aparelhos auditivos ou uma escova de dentes de cerdas macias. A limpeza leve dos microfones ajuda a remover acúmulos de produtos capilares, maquiagem, óleo da pele, poeira e suor.

A maioria dos aparelhos auditivos também possui proteções contra cera ou filtros de cera localizados na extremidade do fio do receptor ou no molde. Se a cera ficar acumulada no filtro, o som vai ficar fraco e, em alguns casos, vai parecer que os aparelhos eles não estão funcionando porque os filtros estão entupidos de cera. Troque os filtros de cera seguindo a recomendação do fabricante, e, se o seu ouvido produz muita cera, troque os filtros uma vez por mês.

Visite o seu fonoaudiólogo a cada 3 ou 6 meses, pois ele realiza uma limpeza mais profunda e precisa do que a que você faz em casa.

Proteja o aparelho auditivo da umidade:

Mesmo com uma classificação IP68, que é a classificação mais alta de resistência à umidade que um aparelho auditivo pode ter, a umidade pode causar sérios problemas a ele. Atividades que causam transpiração (exercícios, etc) também podem afetar seus aparelhos auditivos. Portanto, compre um desumidificador elétrico e faça dele a cama do seu aparelho de audição. Se você possui aparelhos auditivos recarregáveis, o carregador pode ter espaço para colocar um pequeno sachê dissecante com bolinhas de sílica que retiram a umidade dos aparelhos auditivos enquanto eles estão carregando. Converse com seu fonoaudiólogo, pois alguns fabricantes alegam que os recarregadores já fazem as vezes de desumidificador.

Compre capinhas para proteger o aparelho auditivo do suor – no Clube dos Surdos Que Ouvem as pessoas têm ótimas sugestões de vendedores dessas capinhas.

Cuide direito das baterias e pilhas do aparelho auditivo:

Se você usa aparelho auditivo recarregável,tanto o carregador quanto o aparelho auditivo devem estar limpos e livres de sujeira, pó ou cera.  A maioria dos aparelhos auditivos que usam pilhas possui compartimentos de bateria que podem acumular sujeira e cera, e que podem sofrer corrosão devido ao suor e à umidade. Limpe regularmente o compartimento da bateria para garantir maior vida útil ao seu aparelho auditivo. Caso você planeje armazenar seus aparelhos auditivos por um período maior de tempo, remova as baterias ou as pilhas antes de fazer isso! Lembre-se de que pilhas podem estufar e vazar, destruindo os aparelhos de audição.

E sobre pilhas auditivas, saiba que as melhores são SEMPRE as mais frescas, ou seja, com data de fabricação o mais próxima possível do dia de hoje. É por isso que não recomendo a ninguém fazer estoque grande de pilhas de aparelho auditivo e implante coclear. Quanto mais novas elas forem, mais seguros o seu AASI e IC ficam.

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:

Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 




About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.