Menu
Aparelhos Auditivos

Quanto tempo dura uma pilha de aparelho auditivo?

Na hora de comprar aparelhos auditivos, é preciso levar em conta as pilhas. afinal, você precisará delas para que seus aparelhos funcionem. Mas você sabe quanto tempo dura uma pilha de aparelho auditivo? Para novos usuários, é um mistério. Nossa querida fonoaudióloga-consultora-amiga Mirella Horiuti tira as dúvidas!

Bateria ou pilha? Fique tranquilo, tanto faz!

Por que isso é importante? Simples assim: porque vai mexer no seu bolso e no seu tempo. Como assim? Acho que você tem o direito de escolher o quanto vai gastar por mês e quantas vezes terá que parar o que está fazendo para troca a pilha, certo?

De maneira geral, a regra é a seguinte: quanto menor o aparelho, menor a pilha e quanto menor a pilha, menos ela dura. Se você está de olho num aparelho auditivo pequeno e potente, então esse é mais um item para avaliar. Porém, fique atento, porque isso pode variar conforme as marcas de aparelhos auditivos. Temos por aí marcas boas e ruins nesse aspecto.baterias

Pesquise!

#ficadica: quando estiver escolhendo seu aparelho auditivo pergunte ao fonoaudiólogo quanto tempo em média dura a pilha do modelo que ele está indicando para você, na potência adequada para seu caso. Afinal, ele tem essa informação.

Agora vamos falar um pouco das pilhas ou baterias de aparelhos auditivos. Existem vários tamanhos. De forma geral, quanto maior a bateria, maior sua autonomia. O tamanho da bateria está diretamente relacionado com o tamanho do aparelho auditivo. Ou seja, quanto menor seu aparelho auditivo, menor a pilha… como foi dito acima.

São 4 os tamanhos mais comuns:

Tamanhos-de-baterias

 

  • 675 (selo azul) – para retroauriculares bem potentes
  • 13 (selo laranja) – para retroauriculares convencionais e RIC e intra-auriculares
  • 312 (selo marrom)- para retroauriculares convencionais e RIC e intracanais
  • 10 ou 230 (selo amarelo) – para retroauriculares RIC e microcanais
  • 5 (selo vermelho) –para microcanais. Há uns bons 10 anos que não vejo essa pilha no mercado (pelo menos no Brasil). Quando lançaram os microcanais (em 1900 e bolinha) e o canal auditivo do paciente era muito pequeno, esse tamanho era utilizado.

Essa tabelinha é baseada no meu conhecimento, mas pode haver algum tipo de uso diferente por aí, pois não conheço todos os modelos do mundo…

Existem diversas marcas de pilha no mercado

Também não existe milagre quanto à durabilidade: marca boa dura mais. Marca ruim dura menos. Pior de tudo, a pilha pode vazar ou estufar danificando seu aparelho auditivo. Uma outra coisa que está surgindo no mercado são as pilhas falsificadas – portanto, compre as suas num local confiável, e nunca em locais de aparência suspeita. O barato pode sair caro. Mas vale dizer que o custo médio de uma bateria é de 3 reais.

A durabilidade da pilha ou bateria depende de uma série de fatores além do tamanho. Depende também da regulagem do aparelho (quanto mais potente maior o consumo), dos recursos ativados, e das horas de uso. As baterias recarregáveis, por exemplo, têm uma autonomia de 8 a 14 horas, dependendo do tamanho.

As baterias convencionais (de zinco) têm autonomia diferente. Os dados abaixo se referem à duração média (11 horas por dia) em aparelhos digitais – que avisam quando a pilha está nas últimas. Aparelhos analógicos, por sua vez, têm um consumo diferente – funcionam até o último suspiro da bateria. Isso quer dizer que se você tirar a bateria ruinzinha de um digital e colocar num analógico vai funcionar? Sim… com certeza!

Veja abaixo a duração dos vários tamanhos:

  • 675 (selo azul)– 15 a 20 dias.
  • 13 (selo laranja)– 10 a 15 dias
  • 312 (selo marrom)– 10 a 12 dias
  • 10 ou 230 (selo amarelo) – 5 a 7 dias
  • 5 (selo vermelho) – 2 a 3 dias

Dicas importantes

#ficadica: retire o selo da bateria e aguarde 1 minuto antes de utilizar. Isso porque essas pilhas são ativadas pelo ar, e portanto necessitam de um tempo para chegar à carga total. Se você retirar o selo e rapidamente colocar a pilha em uso, ela pode durar menos. Outra coisa meeeeega importante: DATA DE VALIDADE. Toda cartelinha de bateria tem a data. Assim, verifique antes da compra, ainda mais se você quiser fazer um pequeno estoque, ok?

Fonte: NÃO ESCUTO por Mirella Horiuti

Sobre

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

52 Comentários

  • Eldomir Conde
    22/07/2020 at 3:04 pm

    Boa tarde, gostei muito do comentário e sobre as explicações das pilhas…

    Responder
    • Pryscilla Cricio
      30/07/2020 at 5:00 pm

      Olá Eldomir,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Responder
  • Helio Pereira
    10/11/2019 at 11:50 am

    Bom dia! O que não entendo é o significado de P, PR e até sem nenhuma letra, assim como: 312, P312 e PR312. Quando vou comprar, isso me confunde.

    Responder
  • Missias Santiago
    13/07/2018 at 2:23 pm

    Gostei das informações recebidas.
    Onde encontrar baterias 312 da oticon recarregáveis.

    Responder
    • Pryscilla Cricio
      26/08/2020 at 5:39 pm

      Olá Missias,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Responder
  • Dariana Alves
    15/03/2018 at 12:35 am

    Olá! Uso o aparelho somente qdo saio de casa, pois em casa fico sozinha e não vejo a necessidade de usar. Assim pego um par de pilhas novas na cartela e logo insiro na gaveta do aparelho e uso até o horário que esteja em algum outro ambiente q necessite. Chegando em casa eu retiro as pilhas da gaveta e coloco-as dentro do estojo que vem para acondicionar o aparelho. Já o par de aparelho guardo-os com a gaveta aberta dentro do potinho com saquinhos de sílica para ficarem sempre arquinhos. Acontece que, dias depois, qdo volto a precisar usar os aparelhos, eu insiro as pilhas que usei somente por algumas horas dias atrás, q foram armazenadas no estojinho q veio os aparelhos e passa alguns minutos com eles inseridos no canal auditivo e eles já começam a apitar, emitindo sinal q a pilha está fraca e logo o aparelho não funcionam sem colocar outras pilhas novinhas retiradas da cartela. Bom, como melhor armazenar essas pilhas qdo não estiver usando os aparelhos para q elas possam durar pelo menos uns 5 a 10 dias de uso uma vez q foram usadas por 1 dia e no máximo no tempo de cinco horas ?

    Responder
  • Humberto
    06/02/2018 at 8:36 am

    Usei por uns 3 anos e meio o aparelho digital Argozi ( uma segunda linha da Phonak) com a bateria 312 e esta, no inicio durava 7 dias o direito e 6 o esquerdo , agora no final durava 5 dias ambos. A uma semana adquiri os aparelho Oticon opn 3, (pilhas 312) não deu ainda pra ter uma base, mas parece durar bem menos que os 5 dias. Creio que as conexões bluethoth e com wifi devem ficar ligadas direto, mesmo sem uso, e utilizando mais carga da bateria.

    Responder
  • Guilherme Henrique Viana Mascarenhas
    17/12/2017 at 12:43 pm

    Utilizo aparelhos auditivos desde os meus 3 anos de idade. Em todos os aparelhos auditivos, os grandes e os pequenos, analógicos, as baterias sempre duraram 15 dias. Inventei de comprar um aparelho digital e as baterias não passam de 5 dias.
    Avaliando o custo benefício: a diferença entre um aparelho digital e o analógico é imperceptível e o custo do aparelho digital é muito alto, embora ainda as pilhas estarem cada dia mais caras, além do aparelho digital custar muito mais caro. É triste ver uma bateria te custando 150% a mais.

    Responder
  • Nozor Boletti
    04/12/2017 at 3:40 pm

    Boa tarde Paula,

    Você saberia me informar qual é a bateria para o Starkey Destiny 200 BTE?
    Estou tentando ajudar a minha vizinha a usar o aparelho abandonado dela.
    Obrigado

    Responder
    • Carolina Ferreira
      21/04/2018 at 11:21 am

      Ola Nozor,

      A pilha para este aparelho auditivo é a pilha 13.

      Abraço

      Responder
  • Ana Claudia Cardozo
    16/10/2017 at 9:21 am

    Bo dia tenho uma filha q fez o implante coclear e gostari a de saber se tem problema se eu usar a pilha comum de aparelho 675 au invez de usar a propria para implante 675?????

    Responder
  • Priscilla
    06/08/2017 at 8:45 pm

    Onde posso encontrar carregador e bateria recarregável 312? Pois encontrei apenas a bateria, mas não consigo encontrar o carregador. Grata.

    Responder
  • Grécila Madeira
    01/06/2017 at 8:19 pm

    Oiii. .. minha ida o aparelho oticon … mais a pilha empurro … tem alguma dica de como tirar sem quebrar ???
    Muito obgd se puder ajudar

    Responder
  • Luiz H. S. Valente
    16/02/2017 at 10:33 am

    Existem pilhas tamanho 13 recarregáveis? Se sim, onde posso encontrar?

    Responder
  • TANIA
    07/11/2016 at 8:26 pm

    OLA BOA TARDE GOSTARIA DE SABER SE PODEM AJUDAR, MINHA MÃE USA O APARELHO NOVO MODELO INTRACANAL, PILHAAS 312, USA SUPER POUCO E SEMPRE DEIXAMOS ABERTO QUENDO NÃO ESTA EM USO DENTRO DO POTINHO DESUMIDIFICADOR, MESMO ASSIM ACABA RAPIDO, SERA QUE AO TIRAR O SELO COM CONTATO COM AR, MESMO NÃO ESTANDO EM USO ACABA DEPRESSA?

    Responder
    • Ana Paula Costa
      19/01/2017 at 2:51 pm

      O que é esse acaba rápido? A média desse tamanho de pilhas é de uma semana. Se estiver durando apenas 3 dias, por exemplo, é bom informar onde adquiriu o aparelho, pois pode estar com problema. Normalmente eu realizo teste no aparelho para confirmar antes de enviar para a assistência técnica. Sou fonoaudióloga e trabalho com aparelho desde 2012, após graduação e antes disso no serviço de atendimento SUS na faculdade que estudei.

      Responder
      • Reinaldo Santos
        18/01/2018 at 3:51 pm

        Ana Paula, comigo, que uso a 312, sempre foi em torno de uma semana, usando os aparelhos entre 7:30 e 23:00 h em média. Pode ser que a Tania não desligue o aparelho nunca. O mesmo tempo médio independente do aparelho, inicialmente Oticon/Telex e agora Rexton. Atualmente uso pilha recarregável Power One, e não tenho nada a reclamar. O período de utilização é o mesmo, e a recarga entre 23:30 e 7;30 h em média, suficiente para uso durante o dia.

        Responder
  • Luana
    21/09/2016 at 4:39 am

    Ola Paula, obrigada pelas dicas!
    Vc sabe me dizer se existe alguma marca(empresa) de bateria nacional?

    Responder
    • Paula Pfeifer Moreira
      25/09/2016 at 12:25 pm

      Luana, que eu saiba, não!

      Responder
      • Ana Claudia Cardozo
        16/10/2017 at 9:12 am

        Bom dia
        Me chamo Ana e tenho uma filha q usa fez o implante coclear e gostaria de saber se tem algum problema se eu usar a pilha de aparelho comum 675 ou invez de usar a pilha 675 propria pra implante????

        Responder
  • bruna lamberti
    20/05/2016 at 2:10 pm

    comprei para minha vó esses dias, a marca da bateria é FLEX ( FLEXGOLD ), por incrível que pareça, essa bateria durou 30% mais do que a PANASONIC.

    Responder
  • JONAS
    13/03/2016 at 11:57 pm

    minha a vo tem um aparelho d usa pilhas 312 e duram so 3 dias dai ja apita pra trocar issoo e normal ela nao vence comprar pilha s///////??????

    Responder
    • Ana Paula Costa
      19/01/2017 at 2:56 pm

      Caso ela esteja abrindo a gaveta de pilhas enquanto não estiver usando o aparelho, realmente não é normal esse tempo. Vale a pena observar isso. Já tive paciente que deixava o aparelho ligado 24h e reclamava que acabava as pilhas dessa forma. Verifique e leve para o local onde adquiriu o aparelho para informar, pois provavelmente precise levar para assistência técnica. Sou fonoaudióloga e trabalho com aparelho desde 2012.

      Responder
    • Mauricio Floriano
      18/08/2017 at 9:20 am

      Jonas tenta comprar a pilha em outro lugar ou as vezes com o volume da televisão ou lugares que o som é bem mais alto a bateria dura menos mesmo eu uso essa pilha leva cerca de uma semana cada uma

      Responder
  • André
    12/12/2015 at 10:07 am

    Pessoal estou com um problema, meu aparelho fica falhando, ele para e depois de um tempo volta. também tenho notado que ele esta consumindo a bateria muito mais rápido que antes. o que de estar acontecendo?

    Responder
    • Ana Paula Costa
      19/01/2017 at 2:58 pm

      Provavelmente está queimando o receptor . Melhor levar onde adquiriu para verificar na assistência técnica. Sou fonoaudióloga e trabalho com aparelho desde 2012.

      Responder
    • Gabriela Medeiros
      19/01/2017 at 4:22 pm

      o meu estava assim, fui ate a loja e me disseram q e uma pecinha branca q entope…leve onde vc comprou ou recebeu, pode ser o mesmo problema, ai e so trocar. de tempos em tempos precisa trocar, a cera do ouvido entope.

      Responder
  • Rafael Branco
    30/10/2015 at 4:35 pm

    Gostei de saber sobre baterias, pois eu uso aparelho auditivos desde 3 anos de idade e ainda tenho muito a aprender pois é dificil lidar com isso pois a sociedade é muito preconceitos e sofri bullyng e outros. é dificil falar abertamente se vc usa aparelho teve uma epoca da minha vida que tive vergonha e depressão por ser surdo…. Dificil

    Responder
  • João
    18/09/2015 at 12:41 pm

    Gostei em ler diversos comentários sobre audição e também parabenizo o site pelas boas e corretas informações e orientações sobre o uso adequado das baterias auditivas. Eu uso aparelho auditivo desde 2005, então temos que tomar cuidado com a marca de bateria e com a validade delas, todo esse cuidado são muito importante para um bom funcionamento do aparelho e muito obrigado pelas dicas e orientações.

    Responder
  • antonio alberto ferretti filho
    12/09/2015 at 4:32 pm

    É muito bom ouvir os passaros, pergunto qual o custo medio das,,cartelas com 6 baterias de 1,4 v , eu uso a da SONY que é n13. Ficarei grato com as respostas.

    Responder
  • JOSEPH SOLECNOCSAV
    03/09/2015 at 2:56 pm

    Uma pilha dura pouquissimo se comparada com a de relógio. Dura entre 10 a 15 dias no máximo.

    Responder
  • Therezinha Silva
    26/07/2015 at 10:25 am

    Atualmente estou usando aparelho , pois eu escuto a voz mais não entendo a palavra. Não sei o tempo de validade das pilhas, nem as melhores, creio que as carregaveis é melhor. comprei ENERGISE audio pró ZEROMERCURE (10). Peço ajuda. Obrigado

    Responder
  • Marcia Lira
    10/07/2015 at 4:09 pm

    Meu nome é Marcia,eu na procura de lugares onde comprar pilhas,encontrei essas dicas MARAVILHOSAS,AMEI esse Cronicas da Surdez,muito bom,belas informações,eu uso dois tipo de aparelhos da Phonak,já usei da Siemes tbm muito bom,eu tive um sarampo que acabou com minha audição,do lado direito,não ouso nada praticamente,mais do lado esquerdo ouso e entendo algumas palavras falando devagar,mais eu tive uma Professora Especial,que foi minha MÃE,que me ensinou leitura labial e que até hoje ela não entende o que falo com ela,mais com isso aprendi a falar coisa que não fazia,por isso agradeço a ela,e a Deus por tudo o que sou Hoje.Agora com esse site vou poder frequentar mais,Muito Obrigada por Vc EXISTIR!!!DEUS ABENÇÕE!!

    Responder
  • Jose Consentino
    05/04/2015 at 4:34 pm

    Muito boas dicas. Mas não sei se você poderia responder por mail minha dúvida: comprei meu aparelho microcanal há 2 anos e meio, usei um pouco e deixei de lado. Como vou voltar a atender em consultório, estou treinando o uso novamente, mas estou usando baterias que comprei na época e parecem estar funcionando parcialmente. Não há data de validade nas cartelas e não sei se seria perigoso usar estas baterias…obrigado

    Responder
  • Tânia Leone
    11/03/2015 at 5:02 pm

    Estou usando aparelho desde novembro de 2014. Ao usá-lo, minha sensação é de que liguei o mundo. Adaptei-me muito bem. Recebi meu aparelho do SUS e, junto com ele, vieram algumas cartelas de baterias. Hoje, fui comprar as baterias pela primeira vez. Tive muita dificuldade para encontrar. Foi necessário pedir ajuda ao serviço de audiologia onde fui atendida. Paguei 20 reais por uma cartela com 6 pilhas da marca Panasonic, tamanho 10, na Widex, + 7,50 de estacionamento. Muito caro! Não sei porque não busquei informações na internet antes. Obrigada pelas dicas. Moro na Praia da Costa, Vila Velha, ES.

    Responder
    • Grasiela A
      19/08/2015 at 3:50 pm

      Tânia, também tive dificuldade de encontrar. Mas procurei a clínica onde faço o acompanhamento. E comprei por R$ 12,00.
      Acho que vale mais a pena comprar em grande quantidade no site confiável.

      Sou de Florianópolis, SC

      Responder
    • eduardo garcia
      28/06/2016 at 10:34 pm

      o tania boa noite tem uma loja ai na praia ela nos fundos do carone novo que da na henrique moscoso, e la na UVV tbm vende em uma lojinha de asssistencia tecnica, mais estou procurando para comprar as pilhs no ML.

      Responder
  • JOSÉ CARLOS GARCIA
    09/03/2015 at 3:32 pm

    EU USO A 312 SELO MARRON NO MEU CASO ELAS DURAM NO MÁXIMO CINCO DIAS, COMPRO SOMENTE PILHAS DE MARCA CONFIÁVEL.

    Responder
  • Jonathan
    02/03/2015 at 3:09 pm

    Olá!
    Vc escreveu “No Brasil, somente 2 marcas se utilizam de pilhas recarregáveis nos seus aparelhos auditivos nos tamanhos 13 e 312.”

    Pode me dizer quais são as duas marcas, por favor? Vc acha que vale a pena comprar um carregador?

    Muito obrigado.
    Jonathan

    Responder
  • Jonathan
    02/03/2015 at 2:55 pm

    Olá!
    Vc escreveu “No Brasil, somente 2 marcas se utilizam de pilhas recarregáveis nos seus aparelhos auditivos nos tamanhos 13 e 312.”

    Pode mem dizer quais são as duas marcas, por favor? Vc acha que vale a pena comprar um carregador?

    Muito obrigado.
    Jonathan

    Responder
  • Caroline
    22/10/2014 at 1:11 am

    Paula, obrigada por esse post tão útil. Meu pai tem síndrome de Ménière e frequentemente me pede para comprar pilhas em sites estrangeiros, mas tenho notado que elas duram muito pouco. Vou mandar esse post para ele. Beijos

    Responder
  • EdMarrie
    09/10/2014 at 4:36 pm

    Olá,

    Conheci o blog ao pesquisar na internet sobre aparelhos auditivos. Meu pai sofreu um acidente de transito e afetou sua audição a ponto de precisar usar o aparelho. Desde então o blog me tem sido muito útil com várias dicas e me ajudando a entender melhor as situações que uma pessoa surda vivencia. Parabéns pelo site. Já está nos meus favoritos 😉

    Responder
    • Crônicas da Surdez
      10/10/2014 at 2:23 pm

      Seja bem-vindo!

      Responder
    • Marineide M Sobral
      27/12/2016 at 11:35 am

      Olá Caroline, também tenho Sindrome de Miniere, gostaria de trocar informações a respeito da perda auditiva.
      No aguardo
      Um abraço

      Responder
  • Leandro Korb
    07/10/2014 at 5:38 pm

    Meu aparelho é um Siemens Lotus 23P, dura 20/25 dias uma pilha, meu aparelho é analógico, a pilha é A13, Rayovac.

    Responder
  • Gui Chazan
    03/10/2014 at 5:14 pm

    Tem baterias recarregáveis para todos os tipos de pilha citados. 10, 13, 312 e 675 (para AASI somente). Lógico que são mais caras que as descartáveis.

    O carregador pode ser plugado na tomada (todas as pilhas) ou em forma de caneta, precisando de pilhas AAA nesse caso (exceto 675).

    Fontes:
    1 – http://www.microbattery.com/products/rechargeable-hearing-aid-battery-charger
    2 – http://www.powerone-batteries.com/pt/produtos/carregadores/pencharger/

    Responder
  • Alda Lacerda Alvares
    02/10/2014 at 4:36 pm

    Valeu a dica…eu não sabia…obrigada de coração!
    Beijos.

    “#ficadica: retire o selo da bateria e aguarde 1 minuto antes de utilizar. Essas pilhas são ativadas à ar e necessitam de um tempo para chegar na carga total. Se você retirar o selo e rapidamente colocar a pilha em uso ela pode durar menos. Outra coisa meeeeega importante: DATA DE VALIDADE. Toda cartelinha de bateria tem a data. Verifique antes da compra ainda mais se você quiser fazer um pequeno estoque, ok?’”

    Responder
  • Tatiana
    02/10/2014 at 10:36 am

    Oi!

    Eu uso o Naida S, e minhas pilhas duram uns 21 dias. Mas, se abuso do bluetooth, aí elas duram menos, não tem como. E meu uso é intensivo, umas 15 horas por dia.

    Sempre usei pilhas ou Siemens ou Phonak, e nunca tive problemas com inchaço dentro do ASSI etc.

    Bjs

    Responder
  • Alessandra Herrera
    02/10/2014 at 12:29 am

    Importante ressaltar que assim como o celular, o consumo vai depender do uso. Quando usamos muitos recursos do celular, a bateria dura menos. Portanto para quem usa tecnologia Wireless, usa o dia todo ou usa mais recursos ou potência dos aparelhos auditivos a durabilidade das pilhas será bem melhor.
    Mas existem marcas, como a Siemens que tem pilha recarregável. Para quem não quer ter esse custo e trabalho, vale a pena considerar.

    Responder
  • José Petrola
    01/10/2014 at 10:34 pm

    Muito bom! Importante comprar bateria de marca confiável, como Phonak ou Siemens. Já tive problemas com um aparelho por causa de bateria ching ling que inchou dentro do aparelho. Agora, essa conta… Nunca vi uma bateria tamanho 13 durar 15 dias, mas eu uso por mais de 11 horas. Com o meu Naida as baterias estão durando em média 7 a 10 dias. Abraço do Zé

    Responder
  • Greize
    01/10/2014 at 8:06 pm

    Só uma Observação, quando acabarem as pilhas Não recarregáveis devolvam no lugar que comprou, pois elas poluem o meio ambiente.Na Siemens eles tem um pote que vc deposita lá.Fica a dica.Abraços

    Responder

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.