Menu
Crônicas da Surdez / Deficiência Auditiva / Surdos Que Ouvem

A SURDEZ tem CURA ou tem TRATAMENTO?

A surdez neurosensorial ainda não tem cura, mas tem tratamento. De tempos e tempos, a mídia anuncia como se fosse uma grande notícia os novos progressos da ciência envolvendo as pesquisas de células tronco. Vemos manchetes destacando a esperança destas pesquisas para a área de saúde, que são muito promissoras e que virão novidades no futuro. Esta mesma história é recontada há décadas, e envolve muita desinformação e  muito sensacionalismo!

Afina, a surdez tem CURA?

O Dr. Luciano Moreira, médico otorrino especialista em surdez, já explicou em detalhes as diferenças entre a surdez curável ou tratável. A cura da surdez é uma realidade para muitos pacientes que sofrem de condições como otosclerose e otite crônica, por meio de cirurgia ou tratamento clínico, mesmo que a causa subjacente de suas doenças ainda persista. Entretanto, a surdez NEUROSENSORIAL não tem cura, apenas tratamento.

Quando recebi o meu diagnóstico correto de surdez neurosensorial progressiva aos 16 anos, comecei a entrar na internet e fazer pesquisas sobre a cura da surdez. Hoje, tenho 42 anos. De lá para cá, o grande acontecimento a respeito da surdez foi o implante coclear. As tais pesquisas com células tronco nunca deram em nada, e recentemente uma empresa gringa chegou a abrir seu capital na bolsa jurando que encontraria essa cura milagrosa da surdez e, pouco tempo depois, isso não aconteceu e ela foi à falência.

Infelizmente, muitas pessoas não TRATAM a sua surdez por dois motivos: primeiro, porque desconhecem os prejuízos que ela causa ao cérebro; segundo, porque ficam sentadas à espera de um milagre. O “milagre” já existe, e se chama tecnologia. E o SUS fornece aparelhos auditivos e também a cirurgia de implante coclear, ou seja, não há motivo para sentar e aguardar uma cura divina. Mãos à obra!

O implante coclear CURA a surdez?

O implante coclear não cura a surdez, e essa é uma dúvida muito comum das pessoas. Quando você está usando o seu IC, você consegue ouvir, entretanto, ao desligá-lo ou removê-lo, a sua surdez continua ali do mesmo jeito.

Usar aparelho auditivo cura a surdez ou restaura parte da audição?

Usar aparelho auditivo não cura a surdez, e o aparelho auditivo não é um ouvido novo. Ele é uma ajuda para que as pessoas com perda auditiva consigam ouvir melhor em todas as situações da vida.

Existe remédio que cura a surdez?

Não existe nenhum remédio que cure a surdez ou restaure a audição. A internet está abarrotada de golpistas que vendem falsos remédios e suplementos vitamínicos e abusam do desconhecimento geral da nação a respeito da surdez. Observe o copywriting utilizado nas propagandas, nos sites e nos textos de vendas e você verá que cada linha foi pensada para pegar os trouxas. Não seja um deles. INFORME-SE.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:

Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

7 Comments

  • Sonia
    22/05/2019 at 21:32

    Minha mãe morreu com 100 anos , após ter uma vida muito boa . Adorava passear , conhecer pessoas e estar sempre acompanhada , mas a medida que envelhecia foi perdendo a audição . Tentou usar aparelhos , mas a tecnologia não era boa como a de hoje .
    Aos 90 anos perdeu a audição , e com ela a vida alegre que construiu .
    Ela nunca se isolou , mas as pessoas “normais “ não mais queriam ficar perto dela . Falavam muito baixo e muitas vezes de costas ,
    Quando ficávamos frente a frente e sem nemhum barulho no ambiente , ela ainda entendia ,mas, poucas pessoas , até mesmo familiares tinham esta paciência .
    Ela murchou como uma flor sem água ,
    No grupo que ela frequentava , havia uma cadeirante e minha mae a invejava .
    Todos eram gentis e solícitos .
    A surdez é uma doença silenciosa ., invisível ., cabe aos seres humanos que se deparam com um deficiente visual ,extrair todo o amor que tem no coração e tentar , fazer um surdo se sentir amado .
    Obrigada por este grupo existir .
    Eu também estou perdendo a audição .

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      17/08/2020 at 18:15

      Olá Sonia,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
      • Andréa
        13/11/2020 at 12:42

        Tenho uma filha com perda auditiva profunda e severa bilateral …diagnosticada com 4 anos …hj ela tem 7 anos…..ainda no condicionamento do aparelho

        Reply
        • Paula Pfeifer Moreira
          13/11/2020 at 14:53

          Entre no nosso grupo para saber como descobrir se ela pode ser candidata ao implante coclear!

          Reply
  • […] qualquer. Por acaso eles esperam que eu fique chorando em casa e reclamando dos meus problemas da surdez? Eu não sou surda porque quis, apenas sou assim e a vida […]

    Reply
  • Débora Lira
    11/04/2019 at 21:43

    Boa noite Paula,

    Primeiramente meus parabéns pelo seu trabalho maravilhoso, que leva informação, questionamentos, partilhamento de experiências, que só quem tem a perda auditiva ou convive com alguém que tenha, vai entender.
    Muitas pessoas precisam ouvir e descobrir que este mundo novo dos sons por meio do implante coclear, é riquíssimo e muito valioso para o desenvolvimento e bem estar de quem o usufrui.
    Sua matéria está ótima, e de fácil entendimento.
    Meu filho, hoje com 4 anos e 6 meses, nasceu com perda bilateral severa/ profunda. Descobri a suspeita pelo teste da orelhinha. E depois de algum tempo e vários exames, tivemos a confirmação. Tivemos que ficar firmes e sermos fortes, nós pais víamos que o Pedro não ouvia, mas ter a certeza é muito doloroso. Desde que vi/ tive a suspeita, fui pesquisar sobre a solução ou possível tratamento. Foi então que descobri o IC e agradeci a Deus por existir esta tecnologia e por capacitar a medicina e os médicos para fazerem o milagre acontecer.
    O Pedro foi implantado com 1 ano e 4 meses. E nós sempre incentivamos e conversávamos com ele sempre, tudo que as fonos nos passavam, fazíamos. Ele aprendeu a falar bem, lia e ainda lê os lábios muito bem. Cresceu e desenvolveu maravilhosamente bem, como se fosse ouvinte desde o nascimento. O trabalho em casa, na escola, e com as fono terapias foi o grande chave do sucesso que o IC proporcionou na vida dele. Não tem sotaque, fala demais e muito bem. Desde que fez o IC no lado esquerdo, ficamos aguardando na fila para fazer o outro lado. Pois foi pelo SUS. Este mês o médico o liberou para fazer os exames pré operatórios, que já ficaram prontos. Amanhã levarei ao médico, que marcará logo a data para o 2° IC.
    Eu e toda família estamos felizes por isso.
    Vi sua matéria e tinha que escrever, vivemos hoje o milagre da audição na vida do Pedro por meio do IC. Uma Obra, tecnologia magnífica que deveria ser levada à mais pessoas, à mais hospitais. Também mais aceita no meio familiar, pois acredito que devemos pensar sempre no bem estar e desenvolvimento daquele que precisa. Se há uma ferramenta, pela qual, a pessoa terá uma vida melhor, e ganhos incríveis, por que privá-la? Abraços!

    Débora Lira.

    Reply

Leave a Reply

× Como posso te ajudar?