Menu
Aparelhos Auditivos / Surdos Que Ouvem

Como escolher APARELHO AUDITIVO: aprenda com quem JÁ USA

como escolher aparelho auditivo

Para aprender como escolher um aparelho auditivo, a coisa mais importante de todas é estar em contato com quem já comprou aparelhos auditivos antes de você. Quando você pesquisa “como escolher aparelho auditivo” no Google, vai se deparar com uma infinidade de posts de LOJAS de aparelhos auditivos. E imagino que você não esteja buscando conselhos de vendedores, não é mesmo?

Para aprender como escolher um aparelho auditivo você deve ler MUITO sobre esse assunto. E somos experts nisso aqui no Crônicas da Surdez – afinal, são quase 12 anos escrevendo sobre deficiência auditiva e acompanhando relatos de milhares de usuários de aparelhos auditivos do Brasil inteiro. Antes de comprar o seu aparelho auditivo, estude e converse com pessoas que usam aparelhos auditivos e já passaram por isso várias vezes. Vamos começar?

O que você deve saber ANTES de comprar aparelho auditivo?

A primeira coisa a ser feita, após consultar com um médico otorrino especialista em surdez, é procurar um FONOAUDIÓLOGO bem recomendado na sua cidade. Peça indicação a outras pessoas que já usam aparelhos auditivos – o Grupo Surdos Que Ouvem conta com quase 23.000 pessoas com deficiência auditiva prontas para te ajudar.

Antes de comprar um aparelho auditivo, saiba que o SUS fornece aparelhos auditivos gratuitos. Por isso, se você não tem condições financeiras de adquirir do seu próprio bolso, nada de se endividar antes de conseguir um par de aparelhos auditivos do SUS. Lá no Grupo as pessoas vão te ensinar o caminho detalhadamente.

E cuidado: a internet está cheia de golpistas vendendo falsos aparelhos auditivos baratos. Há uma loja que domina os anúncios do Google dando golpes nos desavisados.

5 dicas para aprender como escolher um aparelho auditivo

  1. Converse com pessoas que já usam aparelhos auditivos
  2. Leia todos os posts da categoria Aparelhos Auditivos do Crônicas da Surdez
  3. Peça indicação de um fonoaudiólogo de confiança no Grupo Surdos Que Ouvem porque ele é peça fundamental do processo (muito mais do que marca e aparelho top de linha,ok?)
  4. Escolha um aparelho que tenha reserva de potência caso sua surdez aumente
  5. Não ceda a nenhum tipo de pressão de vendedores

O que você deve perguntar antes de comprar um aparelho auditivo?

Antes de fechar negócio comprando um aparelho auditivo, recomendamos que você leia com muita calma e atenção todos os nossos posts da categoria APARELHOS AUDITIVOS. Você vai descobrir que não pode deduzir aparelho auditivo do imposto de renda. Vai descobrir que aparelhos auditivos são isentos de quase todos os impostos – sim, em 2022 ainda tem vendedor que mente que eles são caros por causa disso. Vai descobrir como se adaptar aos aparelhos auditivos. E vai descobrir também o que ninguém conta sobre aparelhos auditivos.

O que você deve EVITAR quando for comprar aparelho auditivo?

Evite ceder a qualquer tipo de pressão para comprar rapidamente. Evite comprar aparelho auditivo no primeiro lugar a que for, sem testar outros aparelhos em outros lugares. Anote todas as suas dúvidas e, depois que for à loja, converse com outros usuários de aparelhos auditivos para ter certeza de que foram éticos e idôneos com você.

Como não perder tempo e energia ao comprar um aparelho auditivo?

A maioria das lojas de aparelhos auditivos vende apenas uma marca de aparelho auditivo. Isso significa que, para testar outros aparelhos de outras marcas, você precisará se dirigir a várias lojas diferentes. Quem tem tempo, paciência e vontade de fazer isso? Ninguém!

A grande dica é: procure por fonoaudiólogos que trabalham de forma independente com várias marcas diferentes. Assim, você testa vários no mesmo lugar e não precisa ficar perambulando por aí e nem tendo que aturar técnicas de vendas chatas e ultrapassadas do tempo em que os consumidores eram desinformados sobre esse assunto.

Qual é o melhor aparelho auditivo para surdez leve, moderada e severa?

Quem tem competência e conhecimento para descobrir qual é o melhor aparelho auditivo para o seu caso é o fonoaudiólogo. Somente ele! Médicos não têm conhecimento técnico para afirmar qual é o melhor aparelho auditivo para você. Se algum médico insistir para que você vá a uma loja específica ou se fizer afirmações categórias sobre o melhor aparelho auditivo, desconfie. Pelo código de ética médica do Conselho Federal de Medicina, eles são proibidos de fazer isso.

Qual o melhor aparelho auditivo para um idoso?

Pobres idosos! Sempre sobra para eles as piores tentativas de venda dos aparelhos auditivos super top de linha. Afinal, muitos idosos têm poupanças e podem até pagar à vista, e a chance de que desistam de usar e nunca mais voltem à loja é grande. É por isso que os idosos são o maior alvo de vendedores inescrupulosos de aparelhos auditivos.

Se você é idoso ou ajuda um idoso que precisa comprar aparelho auditivo, siga três passos fundamentais:

  1. Consulte um otorrino especialista em surdez
  2. Entre para o Grupo Surdos Que Ouvem
  3. Peça indicação de fonoaudiólogo de confiança no nosso grupo

O que você deve saber sobre a GARANTIA do seu aparelho auditivo?

Faça um milhão de perguntas sobre isso em todos os lugares onde for testar aparelhos auditivos! Não saber essas coisas pode trazer surpresas desagradáveis no futuro. Pergunte também sobre os preços dos consertos e revisões após o fim da garantia.

O aparelho tem reserva de potência?

A maioria dos casos de surdez progride com o tempo. Por isso, é muito importante levar a reserva de potência em consideração na hora de escolher um aparelho auditivo. Caso contrário, você corre o risco de ainda estar pagando o aparelho, sua surdez aumentar e você precisar de outro. Por isso que um fonoaudiólogo de confiança é peça FUNDAMENTAL no processo de escolha de um aparelho auditivo.

É possível comprar aparelho auditivo pela internet?

Os grandes players vendem online pilhas auditivas e acessórios para aparelhos auditivos. Ainda não temos notícia de nenhum que tenha tido coragem de vender apenas o aparelho separado dos serviços de ajuste (isso é o sonho de consumo dos usuários de aparelhos auditivos) pela internet. Fala-se muito sobre uma tal proibição de que isso seja feito, mas até hoje não encontramos em lugar algum essa “lei” ou “decreto”. Se alguém souber e quiser compartilhar, deixe nos comentários.

A impossibilidade do consumidor poder comprar o aparelho auditivo separado dos serviços e escolher ele mesmo onde irá fazer os ajustes é um dos maiores fatores de descontentamento geral das pessoas com deficiência auditiva com a indústria da audição. Você vai encontrar muitos posts de lojas e marcas falando sobre como é “perigoso”, “errado” e “arriscado” sequer pensar nessa possibilidade. Converse com outros usuários de aparelhos auditivos para saber mais sobre esse assunto.

Qual o preço de um aparelho auditivo?

Se você é novato no assunto, vai descobrir que é quase missão impossível conseguir descobrir o preço de um aparelho auditivo. Quase todas as lojas te obrigam a ir presencialmente até elas, fazer uma ‘avaliação’ e só ao vivo e a cores liberam qualquer informação sobre preço. Algumas sequer querem fornecer orçamentos por escrito por medo que você mostre-o ao concorrente.

Leia os nossos posts Quanto Custa Um Aparelho Auditivo e Porque Aparelhos Auditivos Custam Caro. Você pode descobrir o preço de um aparelho auditivo perguntando aos membros do Grupo Surdos Que Ouvem.

Qual é a melhor marca de aparelho auditivo?

Não existe melhor marca de aparelho auditivo. Todas as marcas têm prós e contras. Temos um longo post Qual é a Melhor Marca de Aparelho Auditivo e recomendamos que você leia com calma e atenção.

Qual é o aparelho auditivo mais vendido?

Isso você nunca vai descobrir, porque os fabricantes de aparelhos auditivos não divulgam esse tipo de informação. O marketing fará parecer que o aparelho auditivo mais vendido é o mais caro e mais ‘top’ de todos. Abra o olho e, mais uma vez: converse com outros usuários de aparelhos auditivos antes de qualquer coisa.

Qual é o melhor aparelho auditivo recarregável?

Antes de pensar em comprar aparelho auditivo recarregável, leia o post As Desvantagens do Aparelho Auditivo Recarregável.

Fizemos esse post com base em relatos de experiências de uso de membros do Grupo Surdos Que Ouvem. É o único post que você vai encontrar na internet falando sobre os contras desse tipo de aparelho auditivo. Todos os outros posts são de lojas de aparelhos auditivos falando apenas das vantagens de comprar aparelho auditivo recarregável. Leia todos e tire as suas conclusões.

O que existe de mais moderno em aparelho auditivo?

Hoje em dia os aparelhos auditivos têm conexão bluetooth, avisam quando a pilha vai acabar, podem ser comandados através de apps de celular, podem ser recarregáveis e uma série de outras coisas.

Entenda como é o seu dia-a-dia para saber se tanta modernidade fará alguma diferença para você e atenderá a sua perda auditiva – a maioria das modernidades existentes hoje NÃO ajudam pessoas com surdez severa e profunda, por exemplo.

Aparelho auditivo melhora o zumbido?

O que acontece é simples: ao usar aparelhos auditivos, você volta a ouvir sons e barulhos que não consegue mais ouvir sem a ajuda deles. Com isso, seu cérebro presta atenção a outras coisas além do zumbido, o que lhe dá uma sensação de alívio e conforto.

Alguns aparelhos auditivos possuem geradores de ruído branco que ‘mascaram’ o zumbido. Leia com ATENÇÃO os posts das lojas e fabricantes a esse respeito e tire suas próprias conclusões: a maioria fala, fala, fala, mas não DIZ nada. Muito copywriting para pouca comprovação – e pesquisas com meia dúzia de pessoas patrocinadas pelo fabricante do produto são meio duvidosas, concordam?

Agora, se você for conversar com usuários REAIS de aparelhos auditivos que também convivem com o zumbido 24 horas por dia, ficará por dentro da realidade dos fatos. Sim, algumas pessoas relatam sentir que o zumbido melhorou após o uso de aparelhos auditivos. Outras relatam que o zumbido só melhora enquanto estão usando os seus aparelhos, piorando muito à noite quando precisam tirá-los para dormir.

A surdez é como uma impressão digital e o zumbido, idem. Entender isso racionalmente é o primeiro passo para navegar de forma segura no universo da surdez e dos aparelhos auditivos, sem expectativas irreais e sem ceder à intensidade das propagandas e do marketing.

No Grupo Surdos Que Ouvem você conversa diretamente com pessoas que têm zumbido e usam aparelho auditivo e tira as duas dúvidas.

Quanto tempo dura um aparelho auditivo?

Antigamente, um bom aparelho auditivo chegava a durar dez anos. Hoje em dia, é extremamente raro um aparelho auditivo durar mais do que uns três anos – se você duvida, basta perguntar aos membros do Grupo Surdos Que Ouvem. Como todo aparelho eletrônico da atualidade, são feitos para durar pouco tempo e, assim, logo você terá que comprar outro. Por isso é fundamental se informar profundamente ANTES de comprar um aparelho auditivo.

Tem mais dúvidas?

Torne-se membro do Grupo no Facebook ou Apoiador do Crônicas da Surdez para ter acesso aos grupos exclusivos de WhatsApp.

Entre para o Grupo Surdos Que Ouvem

Exclusivo para Apoiadores do Crônicas da Surdez, 23.000 membros com deficiência auditiva que usam próteses auditivas

NOSSAS REDES SOCIAIS

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

LEIA MAIS SOBRE SURDEZ

About Author

Moro no Rio de Janeiro e tenho 39 anos. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Sou autora dos Crônicas da Surdez e Novas Crônicas da Surdez.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Marque a sua consulta na Clínica Sonora