A surdez moderada é a que mais se beneficia dos recursos tecnológicos dos aparelhos auditivos. O melhor aparelho auditivo para surdez moderada é diferente para cada pessoa, porque cada surdez é única. Há milhares de pessoas com surdez moderada no Clube dos Surdos Que Ouvem – se você for uma delas, junte-se a nós e não deixe de assistir essas aulas ANTES de comprar o seu aparelho auditivo.
Aparelho auditivo para surdez moderada é uma das tecnologias mais incríveis que existem quando falamos de perda auditiva. Já falamos aqui sobre a surdez moderada bilateral. Nesse grau de surdez, é muito comum ter dificuldade de entender um nome próprio, um número ou uma sigla, e tudo o que não é algo comum do dia a dia. É ouvir pelo contexto e adivinhar aquelas palavras não compreendidas, com ajuda dos sons e leitura labial. Um “Bom dia, tudo bem?” até é fácil, mas, para as palavras diferentes, compreender exige ouvir cada som. É aí que está a nossa maior dificuldade: a compreensão da fala humana.
Antes de começarmos, entenda uma coisa: a surdez tem graus. Leve, moderado, severo e profundo. Qualquer um desses graus de perda auditiva é considerado surdez. Entretanto, para ser considerada DEFICIÊNCIA AUDITIVA, a sua surdez deve atender aos critérios estabelecidos pela lei brasileira. Surdo não é só quem não ouve nada, isso é apenas baboseira do imaginário popular e de pessoas que insistem em permanecer no armário da surdez. Fica a dica: nada pode ser mais capacitista do que abrir a boca para dizer “eu não sou surdo, sou só deficiente auditivo“. Na real, você está tentando dizer o contrário quando diz isso, rsrsrs.
A SURDEZ MODERADA segundo a Organização Mundial de Saúde
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a surdez moderada é quando na audiometria a média de decibéis nas frequências entre 500Hz e 4000Hz estão entre 41dB e 60dB. Se for a partir de 60dB, já é o início da surdez severa. Na prática, é quando a pessoa ouve o choro de um bebê e de uma buzina, mas tem muita dificuldade de ouvir uma conversa em volume normal e não escuta cochichos.
A perda auditiva moderada é como você ouvir a televisão e parecer que é uma palavra em português, outra em chinês, outra em russo, de novo uma em português…Uma salada daquelas! E aos poucos, vamos imaginando o que devem ser aqueles sons: mas nem sempre acertamos!
Essa perda auditiva nos dá a falsa impressão de oscilar entre dois mundos, como se fôssemos surdos e ouvintes, dependendo da situação auditiva! Quando ouvimos algo sem os aparelhos auditivos (AASI), ou achamos que ouvimos bem demais com eles, começamos a duvidar se somos surdos ou não…
Começam os pensamentos: “Será que não escuto mesmo? Será que não sou só desatento como dizem? Será que minha audição está piorando ou melhorando?”…Mande embora já essas dúvidas! Por causa delas muitos ignoram a reabilitação auditiva e deixam para usar aparelhos auditivos só depois de muitos anos, o que torna a adaptação mais difícil. E, claro, faça audiometrias frequentemente, para que os seua aparelhos auditivos sejam ajustados corretamente.
A adaptação com os aparelhos auditivos pode até ser demorada e um pouco estressantel, mas vale totalmente o esforço. , mesmo que no começo tudo pareça muito alto e diferente! Temos diversos modelos de próteses auditivas que atendem a surdez de grau moderado. A dificuldade no começo é comum: como estamos acostumados a ouvir certos sons de forma “natural”, sem aparelhos auditivos, então qualquer som “artificial” no começo é estranho porque quem ouve é o cérebro, e ele precisa de tempo para se acostumar aos novos sons.
É fundamental ter um fonoaudiólogo de confiança que seja especialista em seleção e adaptação de próteses auditivas, e você pode pedir indicação no Clube dos Surdos Que Ouvem. Com o tempo, paciência e uso constante, o som dos aparelhos de audição se fundem com os sons que ouvimos sem eles e a audição parece bem natural.
Enfrentando a Surdez Moderada
E quando mostramos ao mundo nossas orelhas “movidas a pilhas”, os julgamentos vêm de todos os lados: nos julgam ouvintes e até desdenham, achando que a surdez moderada “não é nada, é só uma surdezinha”, e também passamos alguns perrengues pelo oposto, quando nos tratam como incapazes porque não ouvimos, como se fôssemos crianças ou sem poder de interpretação…É, fácil nunca foi. Mas como lidar com isso?
Não se prejudique! Você em primeiro lugar. Não vale a pena trocar o seu bem estar e participação social por manter as aparências para quem não está nem aí para sua surdez. Fale que precisa de legendas, de leitura labial, comunicação por escrito ou outros recursos, senão, ninguém saberá, e assim o prejuízo será seu!
É horrível quando todos estão interagindo ao nosso redor, não avisamos nada sobre a nossa surdez e ficamos sem entender nada nas conversas. Só temos a ganhar quando falamos das nossas dificuldades e sobre como contorná-las.
Surdo, eu?
E sim, você tem surdez! Em vários momentos surgem dúvidas quanto a isso, mas lembre-se de que ouvir qualquer coisa não significa ouvir bem: podemos até ouvir um caminhão passando pela rua, ou o aspirador de pó ligado, mas do que adianta essa audição sem conseguir fazer uma simples ligação telefônica ou conversar sem leitura labial? Você que tem surdez moderada precisa sim de reabilitação auditiva e próteses para ouvir melhor! Não prive o seu cérebro do estímulo auditivo que ele precisa receber.
Não permita que façam pouco caso de sua surdez. Tem gente que faz piada com “ser meio-surdo”, acha que é besteira e ignora nossos pedidos de falar devagar. Nessas situações, temos que ser disseminadores da informação, explicando que mesmo em grau moderado existem limitações, e que não somos menos merecedores de acessibilidade ou legendas só porque não somos totalmente surdos!
Aproveite o que há de bom: o “modo silêncio” ao desligar e retirar os aparelhos auditivos para dormir ou em locais muito barulhentos. E a conectividade que é maravilhosa, que pode ser por acessórios bluetooth para ouvir músicas, ou para palestras, onde o som é enviado diretamente aos seus AASI. E agradeça também pelo resíduo auditivo, aquilo que você ainda ouve naturalmente, pois em caso de aparelhos no conserto ou revisão, você não fica no absoluto silêncio.
Surdez moderada
A surdez moderada me enganou durante muitos anos, pois como eu pensava que ouvia “razoavelmente bem”, sequer passou por minha mente que era a perda auditiva que me dificultava entender os professores, o telefone e os filmes na TV. Eu pensava que era algum déficit de atenção, ou que não tinha “aprendido” a assistir televisão e que um dia aprenderia…Mas era só a surdez moderada, tão sorrateira, me fazendo crer que ainda ouvia bem!
Não deixe sua vida passar em silêncio, se você não usa aparelhos auditivos ainda, não precisa esperar usar para começar o processo de aceitação: fale sobre a surdez e pesquise muito, que assim a jornada ficará mais leve. Se você já usa próteses auditivas e não se sente satisfeito, ou tem mas não usa, procure profissionais especializados para ontem. se dê uma nova chance! Pois você está prejudicando seus relacionamentos e perdendo qualidade de vida.
Não tenha medo de a surdez progredir para os outros graus: hoje temos aparelhos auditivos que suprem até a surdez profunda, e também implantes cocleares ou próteses ancoradas no osso, para os casos onde os AASI já não têm bons resultados. Ou seja, estamos na melhor época de todas, na história da humanidade, para ter surdez. Faça amigos que te compreendam e cuide da audição que ainda tem, porque a surdez é moderada, mas a felicidade não!
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
9 Comments
Thaís
05/12/2020 at 20:21Olá, tenho surdez condutiva bilateral moderada, ouço melhor do ouvido direito. Descobri minha surdez aos 12 anos de idade, tenho 23 hoje, e nunca me considerei surda porque não conhecia outras pessoas como eu e às vezes chegava a duvidar de minha deficiência. Para mim surdez só era real quando a pessoa não ouvisse mais nada. Dizer que sou surda, usar essa palavra me trazia certa culpa por medo de estar invisibilizando pessoas surdas, por ainda ser capaz de ouvir e não utilizar libras. E conhecer o “Crônicas da Surdez” está me fazendo mudar esse meu pensamento e a me entender enquanto surda.
Pryscilla Cricio
09/12/2020 at 15:50Olá Thaís,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 16.700 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Verônica
06/09/2021 at 01:24Olá, me chamo Verônica tenho 38 anos, sou cega de nascença por glaucoma e há 6 meses fui diaguinosticada com surdez moderada e agora estou aprendendo a viver com a nova realidade de ser surdo cega. ler o que tem sido publicado por aqui está me ajudando muito! no dia 25/08/2021 comecei a usar os aparelhos nos dois ouvidos e já me adaptei! fiquei muito desesperada nos primeiros dias, pois como sou cega minha audição sempre me ajudou a fazer muita muito que não dá pra fazer com a visão…
Verônica
06/09/2021 at 01:27Retificando no dia 25/08/2021 fez seis meses que comecei a usar meus aparelhos!
Edson
22/09/2020 at 01:24Recebi diagnostico de surdez moderada em um exame de audiometria, e esse artigo me trouxe um alerta para que tome prosseguimento as cuidados necessários para correção dos problemas que posso sofrer e mesmo assim, negar minha condição.
Pryscilla Cricio
30/09/2020 at 15:22Olá Edson,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
MARIA LAURA AGUIAR VIANA GONÇALVES
22/10/2019 at 17:04Que bacana encontrar esse blog. Me encontrei, obrigada!
Pryscilla Cricio
13/08/2020 at 17:39Olá Maria,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Sonia
15/10/2019 at 16:08Excelente seu artigo .Posso compartilhar para o público ?
Tenho surdez moderada , herança de minha mãe , minha irmã também tem . Tenho 75 anos e uso aparelho há 6 meses , minha vida mudou , atendo telefone , converso em grupo me inclui outra vez na sociedade . Sempre aviso que sou “deficiente auditiva “ , se falar sou surda , as pessoas paralisam e não sabem como agir .
Obrigada por todos seus artigos !