Afinal, como é voltar a ouvir com um implante coclear? Esse post é dedicado a todas as pessoas com surdez profunda. No meu segundo livro – Novas Crônicas da Surdez – falei da surdez profunda como o fundo do poço e falei do Implante Coclear como nossa chance de sair do fundo do poço. Voltar a ouvir através de um implante coclear pode ser mágico, mas requer reflexão anterior.
Trago as 5 PERGUNTAS que você deve fazer a si mesmo ANTES do IMPLANTE COCLEAR.
A verdade é que a pergunta de 1 milhão de dólares é muito simples (e se destina àqueles que têm indicação para a cirurgia):
Você quer fazer um implante coclear e voltar a ouvir?
Sim, pois quem tem que querer é você. Não adianta sua mãe, pai, irmão, marido, periquito ou papagaio quererem que você faça, pois é a sua vida que irá mudar e é você quem terá que lidar com essas mudanças. E nesta pergunta estão embutidas outras perguntas importantíssimas para as quais as pessoas não costumam dar muita bola.
A minha jornada completa com o implante coclear – da cirurgia à ativação – está neste post.
Você está preparado para voltar a ouvir?
A gente só pensa que quer voltar a ouvir como num passe de mágica, mas a verdade é que cada mísero som que entra no nosso cérebro após o implante coclear vai nos causar muitos sentimentos diferentes. Costumo dizer que para mim, voltar a ouvir primeiro foi uma facada no coração, e depois se transformou num cafuné na alma.
No início não é muito fácil voltar a ouvir após tantos anos de deficiência auditiva. É um recomeço, e qualquer recomeço requer muiiiiiita capacidade de adaptação. Nosso cérebro, nosso corpo, nosso coração e nossa alma terão que se readaptar após o IC. Minha opinião? Vale a pena encarar esse desafio!
Você consegue manter suas expectativas baixas?
É claro que a decisão pelo IC pressupõe que queremos melhorar, mas não podemos ter expectativas irreais.
Quando decidi, jamais me passou pela cabeça que eu iria voltar a falar no telefone, que iria entender a fala humana sem leitura labial, que iria ouvir passarinhos e todos os sons que não faziam mais parte do meu dia-a-dia há anos.
Minhas expectativas eram baixíssimas: eu achava que iria ouvir um pouquinho mais alto do que com meus aparelhos auditivos, e isso já estaria ótimo para mim.
Relembrando aquela época, chego à conclusão de que ter mantido as expectativas baixas foi uma das coisas que mais me ajudou no processo.
Você entende que precisará se dedicar muito depois?
Seu cérebro fará uma ginástica forçada 24horas para se adaptar aos novos estímulos sonoros e você terá que ajudá-lo. Sentar e esperar resultados milagrosos não vai te levar a lugar algum.
Treinamento auditivo e fonoterapia quando indicados são absolutamente necessários e úteis. Use e abuse deles!! Voltar a ouvir é como ser sedentário há anos e de repente começar a treinar para ser halterofilista. Pode cansar, pode irritar – e os resultados não aparecem com a rapidez que almejamos.
Você compreende que cada caso de surdez é um caso?
Infelizmente, a medicina ainda não é capaz de prever o comportamento de cada cérebro humano. Nós costumamos e precisamos nos inspirar nos resultados de alguém, mas não podemos achar que conosco será igual ou parecido.
Nosso cérebro é único. A estimulação que ele recebeu ao longo da nossa vida é única. Nosso ambiente é único. Nossa força de vontade é única. Nossa anatomia é única. Por isso, não caia no erro de ficar comparando seus resultados com os de outra pessoa. A surdez é como uma impressão digital.
Você já se informou sobre as marcas de implante coclear?
Essa decisão é importantíssima. Fale com usuários de diferentes marcas, informe-se sobre a assistência técnica de cada uma. Saiba os preços das peças e acessórios de cada marca. Vá conversar com centenas de pessoas que usam implante coclear no CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas – até as que você nem sabia que tinha.
Saiba quanto cada marca custará para o seu plano de saúde. Saiba tudo!! Você vai se casar com a marca escolhida, portanto, a decisão é pessoal e intransferível. Não tenha preguiça se buscar informação para não se arrepender depois. Leia o Guia de Marcas e Modelos de Implante Coclear.
A vida muda quando você volta a ouvir. Esteja preparado para isso! Leia também este post do Portal Otorrino sobre a decisão de fazer implante coclear.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI
9 Comments
Valdirene Silva
08/05/2016 at 20:10Tenho perda auditiva bilateral, e desde janeiro estou sem ouvir…. O medico indicou o IC e estou fazendo exames para fazer a cirurgia. Minha duvida… posso escolher marca/modelo a cirurgia sendo coberta pelo plano de saúde? Ou pelo menos fazer a sugestão de marca, já que o implante sera meu e me acompanhara pelo resto da vida?
socorro costa
03/04/2016 at 22:35Foi muito valido o seu comentario, pois sinto que fiz a escolha certa para meu neto Alysson, pois ele e criança e eu tinha que resolver sobre o IC
socorro costa
03/04/2016 at 22:32gostei muito do seu comentario, cada vez sinto que fiz a coisa certa com meu Neto Alysson, pois ele e criança e eu tinha que decidir sobre o IC. bjs.
Silvana
28/03/2016 at 12:32Olá Paula ,minha surdez segundo os otorrinos é progressiva,só que eles me disseram meio que no chute que era morte do nervo auditivo.O aparelho auditivo não estibula o meu lado direito,não ouço nada.O seu lado implantado você ouvia mesmo que pouquinho com aparelho aiditivo?
marcelo
26/03/2016 at 14:19Olá Paula, você consegue ouvir músicas em boa qualidade com seu implante? abraços!!
Paula Pfeifer Moreira
26/03/2016 at 15:31Consigo sim!
ANA CLÁUDIA RUFINO
25/03/2016 at 20:16Oi Paula! Quem tem deficiência de leve a profunda pode obter benefícios ?
Liliana
23/03/2016 at 19:00Olá Paula, antes de mais obrigada por publicar este texto. Você deve ter um sexto sentido, porque há alguns dias que tenho pensado sobre se devo ou não fazer o IC. Até publiquei num grupo do facebook pedindo que partilhassem histórias e experiencias, mas sem querer ser ingrata, as respostas pouco me ajudaram.
No futuro, posso vir a precisar de IC se ter mais perda auditiva. Sinceramente não estou muito satisfeita com a qualidade da minha audição e noto mais cansaço e dificuldade em comunicar. Fazer o IC é algo que me entusiasma e assusta muito ao mesmo tempo, pois desde os 5 anos que consigo fazer uma vida normal usando os aparelhos auditivos. IC para mim significa recomeçar de novo, mas segundo o seu texto é um recomeço para todos e serviu como ponto de partida para descobrir mais informações para ter respostas e diminuir o meu medo.
beijos
Liliana:)
Paula Pfeifer Moreira
26/03/2016 at 15:32Liliana, se a sua perda é profunda, a melhor coisa que vc pode fazer por vc mesma é um IC!
beijo