Menu
Crônicas da Surdez / Implante Coclear / Relatos de Pessoas com Deficiência Auditiva

VOLTAR A OUVIR: 5 perguntas para fazer a si mesmo antes do IC

voltar a ouvir implante coclear

Esse post é dedicado a todas as pessoas com surdez profunda. No meu segundo livro, falei da surdez profunda como o fundo do poço e falei do Implante Coclear como nossa chance de sair do fundo do poço. Voltar a ouvir através de um implante coclear pode ser mágico, mas requer reflexão anterior.

Trago as 5 PERGUNTAS que você deve fazer a si mesmo ANTES do IMPLANTE COCLEAR.

A verdade é que a pergunta de 1 milhão de dólares é muito simples (e se destina àqueles que têm indicação para a cirurgia):

Você quer fazer um implante coclear?

Sim, pois quem tem que querer é você. Não adianta sua mãe, pai, irmão, marido, periquito ou papagaio quererem que você faça, pois é a sua vida que irá mudar e é você quem terá que lidar com essas mudanças. E nesta pergunta estão embutidas outras perguntas importantíssimas para as quais as pessoas não costumam dar muita bola.

A minha jornada completa com o implante coclear – da cirurgia à ativação – está neste post.

Você está preparado para voltar a ouvir?

A gente só pensa que quer voltar a ouvir como num passe de mágica, mas a verdade é que cada mísero som que entra no nosso cérebro após o implante coclear vai nos causar muitos sentimentos diferentes. Costumo dizer que para mim, voltar a ouvir primeiro foi uma facada no coração, e depois se transformou num cafuné na alma.

No início não é muito fácil voltar a ouvir após tantos anos de deficiência auditiva. É um recomeço, e qualquer recomeço requer muiiiiiita capacidade de adaptação. Nosso cérebro, nosso corpo, nosso coração e nossa alma terão que se readaptar após o IC. Minha opinião? Vale a pena encarar esse desafio!

Você consegue manter suas expectativas baixas?

É claro que a decisão pelo IC pressupõe que queremos melhorar, mas não podemos ter expectativas irreais.

Quando decidi, jamais me passou pela cabeça que eu iria voltar a falar no telefone, que iria entender a fala humana sem leitura labial, que iria ouvir passarinhos e todos os sons que não faziam mais parte do meu dia-a-dia há anos.

Minhas expectativas eram baixíssimas: eu achava que iria ouvir um pouquinho mais alto do que com meus aparelhos auditivos, e isso já estaria ótimo para mim.

Relembrando aquela época, chego à conclusão de que ter mantido as expectativas baixas foi uma das coisas que mais me ajudou no processo.

Você entende que precisará se dedicar muito depois?

Seu cérebro fará uma ginástica forçada 24horas para se adaptar aos novos estímulos sonoros e você terá que ajudá-lo. Sentar e esperar resultados milagrosos não vai te levar a lugar algum.

Treinamento auditivo e fonoterapia quando indicados são absolutamente necessários e úteis. Use e abuse deles!! Voltar a ouvir é como ser sedentário há anos e de repente começar a treinar para ser halterofilista. Pode cansar, pode irritar – e os resultados não aparecem com a rapidez que almejamos.

Você compreende que cada caso de surdez é um caso?

Infelizmente, a medicina ainda não é capaz de prever o comportamento de cada cérebro humano. Nós costumamos e precisamos nos inspirar nos resultados de alguém, mas não podemos achar que conosco será igual ou parecido.

Nosso cérebro é único. A estimulação que ele recebeu ao longo da nossa vida é única. Nosso ambiente é único. Nossa força de vontade é única. Nossa anatomia é única. Por isso, não caia no erro de ficar comparando seus resultados com os de outra pessoa. A surdez é como uma impressão digital.

Você já se informou sobre as marcas de implante coclear?

Essa decisão é importantíssima. Fale com usuários de diferentes marcas, informe-se sobre a assistência técnica de cada uma. Saiba os preços das peças e acessórios de cada marca.

Saiba quanto cada marca custará para o seu plano de saúde. Saiba tudo!! Você vai se casar com a marca escolhida, portanto, a decisão é pessoal e intransferível. Não tenha preguiça se buscar informação para não se arrepender depois. Leia o Guia de Marcas e Modelos de Implante Coclear.

A vida muda quando você volta a ouvir. Esteja preparado para isso! Leia também este post do Portal Otorrino sobre a decisão de fazer implante coclear.

Grupo SURDOS QUE OUVEM

Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?

Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.



 

NOSSAS REDES SOCIAIS

LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ

Neste link você encontra os seguintes livros:

  1. Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
  2. Crônicas da Surdez: Implante Coclear
  3. Saia do Armário da Surdez

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

LEIA MAIS SOBRE SURDEZ

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

9 Comments

  • Valdirene Silva
    08/05/2016 at 8:10 pm

    Tenho perda auditiva bilateral, e desde janeiro estou sem ouvir…. O medico indicou o IC e estou fazendo exames para fazer a cirurgia. Minha duvida… posso escolher marca/modelo a cirurgia sendo coberta pelo plano de saúde? Ou pelo menos fazer a sugestão de marca, já que o implante sera meu e me acompanhara pelo resto da vida?

    Reply
  • socorro costa
    03/04/2016 at 10:35 pm

    Foi muito valido o seu comentario, pois sinto que fiz a escolha certa para meu neto Alysson, pois ele e criança e eu tinha que resolver sobre o IC

    Reply
  • socorro costa
    03/04/2016 at 10:32 pm

    gostei muito do seu comentario, cada vez sinto que fiz a coisa certa com meu Neto Alysson, pois ele e criança e eu tinha que decidir sobre o IC. bjs.

    Reply
  • Silvana
    28/03/2016 at 12:32 pm

    Olá Paula ,minha surdez segundo os otorrinos é progressiva,só que eles me disseram meio que no chute que era morte do nervo auditivo.O aparelho auditivo não estibula o meu lado direito,não ouço nada.O seu lado implantado você ouvia mesmo que pouquinho com aparelho aiditivo?

    Reply
  • marcelo
    26/03/2016 at 2:19 pm

    Olá Paula, você consegue ouvir músicas em boa qualidade com seu implante? abraços!!

    Reply
  • ANA CLÁUDIA RUFINO
    25/03/2016 at 8:16 pm

    Oi Paula! Quem tem deficiência de leve a profunda pode obter benefícios ?

    Reply
  • Liliana
    23/03/2016 at 7:00 pm

    Olá Paula, antes de mais obrigada por publicar este texto. Você deve ter um sexto sentido, porque há alguns dias que tenho pensado sobre se devo ou não fazer o IC. Até publiquei num grupo do facebook pedindo que partilhassem histórias e experiencias, mas sem querer ser ingrata, as respostas pouco me ajudaram.

    No futuro, posso vir a precisar de IC se ter mais perda auditiva. Sinceramente não estou muito satisfeita com a qualidade da minha audição e noto mais cansaço e dificuldade em comunicar. Fazer o IC é algo que me entusiasma e assusta muito ao mesmo tempo, pois desde os 5 anos que consigo fazer uma vida normal usando os aparelhos auditivos. IC para mim significa recomeçar de novo, mas segundo o seu texto é um recomeço para todos e serviu como ponto de partida para descobrir mais informações para ter respostas e diminuir o meu medo.

    beijos

    Liliana:)

    Reply
    • Paula Pfeifer Moreira
      26/03/2016 at 3:32 pm

      Liliana, se a sua perda é profunda, a melhor coisa que vc pode fazer por vc mesma é um IC!
      beijo

      Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Iniciar conversa
Clube dos Surdos Que Ouvem
Clube dos SURDOS QUE OUVEM