Menu
Acessibilidade / Implante Coclear

Como usar o Aqua+ da Cochlear (e entrar na água ouvindo)

Com muito orgulho posso dizer que fui a primeira usuária do Aqua+ da Cochlear no Brasil. O meu chegou na semana passada e, no sábado, finalmente fui testar. Escolhi a praia porque achei que piscina seria muito café-com-leite, rsrsrs. Na minha afobação pela novidade, levei pilhas descartáveis e aí cometi o erro fatal: ele só pode ser usado com bateria recarregável. Então, eis o que aconteceu comigo: eu montava o Aqua+, ia pro mar, demorava pra mergulhar (ficava enrolando na beirada) e ouvia o aviso PIPIPI uns 5 minutos depois e ploft, a pilha acabava. Comecei a ficar de cabelo em pé achando que tinha entrado água no meu implante coclear e ele tinha pifado, até que o santo Google me explicou o que eu estava fazendo de errado. Por isso, fica a dica: usar somente com bateria recarregável, pois a pilha comum precisa de ar para funcionar e o Aqua+ veda completamente o IC.

 

IMG_6841 IMG_6842

 

Desde que voltei a ouvir tinha o sonho de entrar na água e continuar ouvindo. Ir para a praia e para a piscina não tinha a graça que poderia ter, afinal, quando me dava vontade de mergulhar a primeira providência era voltar para o silêncio. Ficava observando as pessoas conversando na piscina, no mar e chateada por não ter aquilo.

O Aqua+ permite aos usuários dos implantes cocleares Nucleus 5 e Nucleus 6 da marca Cochlear mergulhar e nadar em água doce ou salgada. É possível mergulhar até 3 metros de profundidade com ele por um período ininterrupto de 2 horas. Fiz um vídeo mostrando como montar o Aqua+, assistam:

Vamos às informações técnicas. O kit é este da foto abaixo. Ele vem com um estojo protetor, safety line (acessório de segurança para prender na roupa), Mic Lock (para prender melhor na orelha, pode ser usado por crianças e adultos), antena especial para água e ímã especial para água, além de duas capinhas à prova d’água. Cada capinha pode ser usada 50 vezes, portanto o kit nos permite 100 usos. Na hora de comprar você precisa saber qual é a força do ímã que você usa – eu uso o ímã 3, é o número que está escrito nele.

Ele está à venda na loja virtual da Politec Saúde (clique aqui para ver) que é a representante da Cochlear no Brasil. Custa R$1.250 e pode ser parcelado em até 10x no cartão de crédito. Em comparação ao Aqua, o Aqua+ é infinitamente melhor em termos de custo-benefício, segurança e design. Se formos falar em termos de $$, cada uso sai por R$12,50. O email de contato da Politec Saúde é  pssa@politecsaude.com.br e o telefone, (011)-4195-6001.

 

FullSizeRender

 

Ouvir enquanto está no mar, na piscina, fazendo snorckel, surfando, tomando banho de cachoeira, fazendo rafting, andando de caiaque e qualquer outra coisa que envolva água é muito legal. Meu próximo teste vai ser tomar banho ouvindo, já que não lembro quando foi a última vez que pude fazer isso.

Como o processador fica dentro da capinha, o som fica diferente enquanto estamos com ele fora d´água, pois os microfones são super sensíveis e até o movimento da capinha em contato com o processador faz bastante barulho. O som ambiente fica esquisito, sim, mas ainda assim é muito melhor entrar na água ouvindo do que não ouvindo. Eu não usei o Mic Lock para prender melhor o Aqua+ na orelha na primeira usada porque na minha ele ficou bem posicionado e não caiu. Mas em nome da paz de espírito e da segurança propriamente dita, é o correto a fazer.

Para finalizar, devo dizer que fiquei feliz feito criança ao entrar no mar OUVINDO. O barulho da água tem um grande poder sobre mim e era um dos sons que eu mais ansiava voltar a ouvir após o IC.

 

aquaAqua++boys+pool

 

 

Dicas:

  • anote em algum lugar número do uso, data e local para ter controle das vezes já usadas;
  • seque a capinha ao voltar para casa antes de guardar;
  • coloque seu IC no desumidificador após o uso com o Aqua+;
  • use o dispositivo de segurança prendendo-o no biquíni;
  • homens podem prendê-lo usando uma camiseta ou então com um boné ou óculos de natação;
  • se vai usar o Aqua+ na praia, muito cuidado ao montá-lo para que ele não caia na areia!

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem 2023

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

  como comprar aparelho auditivo

OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Crieir um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 




About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

13 Comments

  • Leonardo Magalhães
    24/05/2021 at 11:25

    Sou usuário de implante coclear a 6 anos e só agora fui conhecer o Crônicas da Surdez, os surdos que ouvem e no depoimento sobre dar um mergulho, voltar e não poder bater um papo com as pessoas ao redor é realmente uma experiência frustrante. Acompanharei mais ainda o blog, me senti representado. Parabéns pelo trabalho.

    Reply
    • Paula Pfeifer Moreira
      24/05/2021 at 15:41

      Seja bem-vindo!! Não deixe de adquirir os livros autografados e recebê-los em casa e entrar no nosso grupo no Facebook! Abraços

      Reply
  • Natália
    07/04/2016 at 17:32

    nossa que legal. Não uso implante. Uso aparelho auditivo. Quando tiro escuto, mas baixinho. Mas meu problema é que não posso molhar o ouvido mesmo. nadinha. nunca achei um protetor de ouvido eficiente. acabo numa novela de antibioticos e antiinflamatórios quando me arrisco a mergulhar porque entra água. Todos os medicos disseram que nunca mais poderei mergulhar sem infeccionar o ouvido. Então, prefiro não ir a praias, passeios de barcos que todos mergulham e eu passo a tarde no barco a toa. Queria tanto poder mergulhar. Aproveitem. bjs

    Reply
  • […] Post sobre o Aqua+ […]

    Reply
  • […] Post sobre o Aqua+ […]

    Reply
  • Ouvindo debaixo d'água
    05/01/2016 at 17:40

    […] Post sobre o Aqua+ […]

    Reply
  • DENES MOURA
    11/12/2015 at 23:27

    OLA, GOSTARIA DE SABER SE: A CAPINHA É DESCARTAVEL APOS APROX. 5O USOS ?
    A ANTENA TAMBEM TEM Q SER DESCARTADA OU PODE APROVEITA-LA E COMPRAR APENAS A CAPINHA ??

    Reply
    • Crônicas da Surdez
      13/12/2015 at 13:44

      Denes, a antena nao é descartavel nao. O kit vem com antena ima e duas capinhas.

      Reply
      • Denes moura
        23/12/2015 at 13:41

        Olá , o meu imã é força 2 , sabe informar se tem algum problema em usar o 4 ??

        Reply
  • […] tenho o privilégio de entrar numa piscina com meu implante coclear (e a capa a prova d’água Aqua+) e poder falar enquanto estou submersa e…ouvir minha voz muito melhor do que naquela […]

    Reply
  • […] final de semana estive em Recife e voltei a usar o Aqua+ para entrar no mar, coisa que há tempos não fazia por pura falta de oportunidade. Aí gravei um […]

    Reply
  • […] 6! Chegando em Dubai, uma das primeiras coisas que tratei de fazer foi entrar na piscina com o Aqua+ (tudo sobre ele neste link). Depois, dar uma voltinha pelos stands do congresso, já que as […]

    Reply
  • Dival
    17/03/2015 at 12:03

    Oi Silvia, por essa razao estou até hoje, completamente surdo, esperando uma mão dos céus que me ajude a conseguir um implante Coclear do NEPTUNE, que não precisa de capinha, e não tem restrição a pilhas e a Ressonancia Magnetica.
    Preciso de um aparelho q não tenha restrição a esportes naúticos, pois se for para ficar restrito ,vou ouvir ,mas certamente sofreria de depressão, por não praticar ginastica, caminhadas, voley e vela. Os primeiros que me fariam suar enormemente, e o último, é o esporte que pratico há anos, e vivo muito em contato com o mar, nos finais de semana, portanto não teria lógica tirar o IC para praticar esporte,o que não cumpriria a função do mesmo, pois ficaria surdo do mesmo jeito.
    Abração em todos do Blog.

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.