Menu
Surdez / Surdos Que Ouvem / Tecnologia

COMUNIDADE SURDA: Os Surdos que Ouvem são MAIORIA

comunidade surda

A expressão comunidade surda parece dizer respeito apenas às pessoas surdas que usam Libras. Entretanto, a maioria absoluta da população que possui algum grau de surdez, no Brasil e no mundo, é composta por pessoas que não usam Língua de Sinais, mas sim aparelhos auditivos e implante coclear. Duvida?

maioria dos surdos não usa libras

quantos surdos existem no mundo

Comunidade surda: OS SURDOS QUE OUVEM

Depois que você conhece os dados oficiais e os fatos reais sobre a surdez no nosso país e no resto do mundo, é preciso conhecer a diversidade surda. Ao contrário do que o senso comum acredita, surdo não é só quem não ouve nada ou só quem se comunica por libras. A surdez tem graus: leve, moderado, severo e profundo. Toda perda auditiva é considera surdez, entretanto, nem todo tipo e grau de surdez é considerado DEFICIÊNCIA AUDITIVA pela lei brasileira.

Os Surdos Que Ouvem são os surdos oralizados, ou seja, pessoas com algum grau de surdez que se comunicam oralmente como qualquer ouvinte e usam próteses auditivas para ouvir melhor, ou voltar a ouvir. Estamos organizados em uma grande comunidade digital que é uma verdadeira família, e nos ajudamos mutuamente através do compartilhamento de informações de qualidade, confiáveis, e promovemos conscientização sobre tudo o que a reabilitação auditiva é capaz de fazer por nós, pessoas com perda auditiva.

A importância de fazer parte de uma comunidade de pessoas com perda auditiva

Ter perda auditiva pode ser uma experiência muito solitária e que nos leva a um isolamento cruel. Às vezes, pode ser difícil se relacionar com outras pessoas e se sentir compreendido e aceito. No entanto, fazer parte de uma comunidade de pessoas com perda auditiva pode ser extremamente produtivo e oferecer muitos benefícios emocionais e práticos.

Uma das principais vantagens de fazer parte de uma comunidade de pessoas com perda auditiva é a sensação de pertencimento e de não estar sozinho. Quando estamos rodeados por outras pessoas que compreendem nossas dificuldades e desafios, nos sentimos mais apoiados e menos isolados. Além disso, nos dá a oportunidade de conhecer outras pessoas que passam pelas mesmas coisas que nós e trocar experiências e dicas práticas.

Outra vantagem de fazer parte de uma comunidade de pessoas com perda auditiva é o acesso a recursos e informações úteis. Muitas vezes, as pessoas com surdez enfrentam desafios únicos e podem se beneficiar de informações específicas sobre aparelhos auditivos, tecnologias assistivas e outras opções de tratamento. Além disso, nos dá a oportunidade de participar de atividades e eventos, como grupos de discussão, palestras, workshops, cursos, etc.

Além de oferecer apoio emocional e acesso a recursos úteis, fazer parte de uma comunidade de pessoas com perda auditiva também pode ser uma oportunidade para se envolver e fazer a diferença. Muitas vezes, as pessoas surdas enfrentam barreiras e desigualdades que podem ser combatidas através da participação ativa em grupos de ativismo. Além disso, fazer parte de uma comunidade de pessoas com perda auditiva pode nos dar a oportunidade de compartilhar nossas próprias experiências e insights para ajudar a promover a acessibilidade e a inclusão das pessoas surdas na sociedade e no mercado de trabalho.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM

clube dos surdos que ouvem

Torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, a maior comunidade digital de pessoas com perda auditiva do Brasil. São 20 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva.

Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, temos um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.










About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Iniciar conversa
    Clube dos Surdos Que Ouvem
    Grupo SURDOS QUE OUVEM