Você já deve ter lido por aí aquela baboseira de exemplo de superação quando fala-se de deficiências, certo? Deficiências tem a ver com recomeços, e não com ‘superar’ uma limitação sensorial, como é o caso da surdez. Aparelho auditivo e implante coclear não curam a surdez, nós continuamos surdos e vamos nos adaptando da melhor forma possível, usando nossas próteses auditivas em busca de cada vez mais qualidade de vida. Mas definitivamente, não é por isso que os desafios desaparecem. Pelo contrário, eles continuarão nos acompanhando pelo resto dos nossos dias.
Ser uma surda que ouve me obriga a recomeçar a cada nova manhã, porque os desafios auditivos são constantes, meu implante coclear dá defeito, as pessoas têm comportamentos que eu não controlo e minhas vontades vão mudando à medida que me sinto mais confiante na minha audição biônica. Logo que voltei a ouvir, meu primeiro recomeço foi emocional, porque nunca imaginei que um dia estaria livre da prisão do silêncio. Poucos meses depois, entendi que estava no trabalho errado (escolhido em função da minha deficiência) e vivendo na cidade errada. Para minha sorte, acabei encontrando um grande amor, me mudei para o Rio de Janeiro, pedi demissão e me afundei no propósito de desmitificar a surdez. Não me arrependo!
Leia RELATOS e DEPOIMENTOS de pessoas com DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Deficiências e recomeços estão intimamente ligados porque precisamos reaprender um número infinito de coisas, inclusive a maneira como nos enxergamos e nos posicionamos no mundo. É barra pesada emocional. Aqui estão alguns relatos e depoimentos de pessoas com deficiência auditiva que são membros do CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM sobre os seus recomeços após a deficiência auditiva:
Gabriel
Meu recomeço após a surdez foi um divórcio.
Fabio
Eu tive que recomeçar do zero. Em 2019 tive uma sepse grave que me levou à perda dos rins. Estou em tratamento de hemodiálise, e, devido os antibióticos ototóxicos administrados, fiquei com perda profunda de audição. Fiz implante coclear há 9 meses no ouvido direito. Aguardo para fazer o esquerdo. Foi assim que tive que encontrar forças que eu não sabia que tinha.
Cirlene
Eu fazia as audiometrias e achava “tem algo errado, não é possível que estou surda quase que total”. Medo, tristeza, rejeição e frustação eram alguns dos meus sentimentos. Então o Recomeço mais significativo foi como diz a Paula Pfeifer: saí do armário da surdez e me aceitei. Passei a me amar com minhas limitações. O processo às vezes é lento, mas passos foram dados, o que é já e muito importante e logo mais trago noticias da minha cirurgia de IC .
Rose
Pra mim o recomeço foi qúando decidi aceitar minha deficiência, vi que não era um bicho de sete cabeças, e graças a Deus encontrei pessoas que me compreendem e me aceitam como sou.
Fatima
Patricia
Lu
Heliana
Brenna
Aline
O meu recomeço, foi quando recebi o diagnóstico da surdez, desde que me conheço por gente tenho dificuldades para ouvir e enteder as pessoas, porém ninguém nunca notou isso , meus pais achavam que era birra quando me chamavam e eu não atendia, era taxada de “ouve quando quer” “só ouve o que lhe convém”. Quando fiz 18 anos eu mesma fui atrás de um médico (SUS) e graças a DEUS recebi o diagnóstico, e algum tempo depois recebi os aparelhos, que alegria, hoje tenho 25 anos e nunca tive vergonha da surdez, muito pelo contrário, tenho orgulho.
Marcia
Meu recomeço se deu na pandemia, por causa das máscaras eu quase não entendia o que as pessoas falavam e o pior qdo falavam baixinho,daí fui procurar ajuda e descobri que estava com os dois ouvidos perfurados e o esquerdo o enxerto havia caído. Agora estou usando somente um devido estar com um inflamado,mas logo voltarei usa-lo.
Ivana
Meu recomeço foi quando me falaram da Paula Pfeifer. Qdo li seu primeiro livro eu me vi nele. Nunca ninguém havia conversado comigo sobre minha surdez. Eu não sabia nada sobre ela. Parecia que só eu era surda, ainda moça, e em parte, isso me ajudou a seguir . Quando entrei no Grupo Surdos Que Ouvem foi a explosão. Percebi que sofri a vida toda por não ter conhecimento nenhum sobre surdez, minhas dificuldades, meus medos….enfim, foi difícil descobrir coisas que nem fazia idéia. Obrigada a todos q trabalham para uma vida melhor para os surdos e sem mimimi.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
-
-
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança
-
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:
Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
No Comments