Menu
Implante Coclear / Fonoaudiologia

Crianças com DEFICIÊNCIA AUDITIVA: dicas para as mães

Lizandra Soares é fonoaudióloga e mãe de uma criança com implante coclear. Eu a convidei para escrever um post com suas dez melhores dicas para outras mães de crianças com deficiência auditiva.

Grupo de MÃES de crianças com DEFICIÊNCIA AUDITIVA

grupo de mães de crianças com deficiência auditiva

No final deste post, você está convidada a se juntar a nós no CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM. Membros ativos do Clube têm acesso a um grupo exclusivo no Telegram com centenas de mães de crianças com deficiência auditiva.

Falando sobre a surdez com crianças

Falar abertamente sobre a surdez me traz a certeza de que abandonei preconceitos que  andavam de mãos dadas comigo. Sinto um enorme prazer em falar abertamente sobre a minha  história e a da minha filha.  

Mas o que muda quando sou uma mãe empoderada em um mundo de tantos desafios voltados à deficiência auditiva dos nossos filhos(as)? Foi com muito carinho que elaborei 10 dicas para Pais e Mães de crianças com  deficiência auditiva. 

Dica 1: Abandone o capacitismo

Não devemos tratar nossos filhos com deficiência auditiva como se eles fossem coitados ou precisassem de conserto. Ou, pior ainda, achar que eles são merecedores de  pena.

Dica 2: Estude sobre capacitismo

Não devemos tratar nossos filhos como heróis, como se o mundo não fosse feito para eles ou como se fossem muitos corajosos apenas por sobreviver.

Dica 3: Não responda pelo seu filho

Não infantilize seu filho, principalmente em público, dando a entender que ele não é capaz de compreender uma situação.

Dica 4: Ensine seu filho a perseguir os seus sonhos

Faça seu filho acreditar nele mesmo. Toda criança que acredita em si teve uma família que acreditou nela primeiro.

Dica 5: Afeto sempre

As crianças que estão em um lar afetuoso se tornam crianças mais corajosas, mais confiantes em si mesmas e na sua capacidade de lidar com os problemas futuros. Carinho nunca é  demais!

Dica 6: Estimule a independência

Deixe que corram atrás dos seus sonhos. Podemos incentivá-los a fazer as coisas sozinhos desde cedo, seja comer com talheres, ou calçar os sapatos ou até mesmo escolher uma peça de roupa para usar numa ocasião especial.

Dica 7: Esqueça superproteção

Proteger demais faz mal! As frustrações são aprendizados  pelos quais nossas crianças  PRECISAM passar.

Dica 8: Estimule as tentativas

Ressalte sempre as virtudes e aponte os erros, mostrando que é sempre possível  recomeçar.

Dica 9: Fale normalmente com o seu filho

Fale sempre em linguagem natural. Não é necessário fazer caretas e falar muito alto com seu filho.

Dica 10: Regule as suas expectativas

Entender que o processo da reabilitação auditiva é longo – e que a caminhada é repleta de desafios – é fundamental para que possamos trilhar com mais leveza o universo da surdez.

  • Lizandra Soares Souza 
  • Fonoaudióloga – CRFa 4-13682
  • Instagram: @fonolizandra

LEIA MAIS

  • CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

    clube dos surdos que ouvem faça amigos surdos grupo de surdos oralizados

    A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

    São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

    MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

            1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
            2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
            3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
            4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
            5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
            6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
            7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
            8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

    Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

    Não cometa ERROS ao comprar aparelho auditivo

    não cometa esses erros antes de comprar aparelho auditivo

    Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

    Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

    Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

    O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:

    Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:

    CURSOS SURDOS QUE OUVEM

     

     





About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.