Lizandra Soares é fonoaudióloga e mãe de uma criança com implante coclear. Eu a convidei para escrever um post com suas dez melhores dicas para outras mães de crianças com deficiência auditiva.
Ver essa foto no Instagram
Falando sobre a surdez
Falar abertamente sobre a surdez me traz a certeza de que abandonei preconceitos que andavam de mãos dadas comigo. Sinto um enorme prazer em falar abertamente sobre a minha história e a da minha filha.
Mas o que muda quando sou uma mãe empoderada em um mundo de tantos desafios voltados à deficiência auditiva dos nossos filhos(as)? Foi com muito carinho que elaborei 10 dicas para Pais e Mães de crianças com deficiência auditiva.
Dica 1: Abandone o capacitismo
Não devemos tratar nossos filhos com deficiência auditiva como se eles fossem coitados ou precisassem de conserto. Ou, pior ainda, achar que eles são merecedores de pena.
Dica 2: Estude sobre capacitismo
Não devemos tratar nossos filhos como heróis, como se o mundo não fosse feito para eles ou como se fossem muitos corajosos apenas por sobreviver.
Dica 3: Não responda pelo seu filho
Não infantilize seu filho, principalmente em público, dando a entender que ele não é capaz de compreender uma situação.
Dica 4: Ensine seu filho a perseguir os seus sonhos
Faça seu filho acreditar nele mesmo. Toda criança que acredita em si teve uma família que acreditou nela primeiro.
Dica 5: Afeto sempre
As crianças que estão em um lar afetuoso se tornam crianças mais corajosas, mais confiantes em si mesmas e na sua capacidade de lidar com os problemas futuros. Carinho nunca é demais!
Dica 6: Estimule a independência
Deixe que corram atrás dos seus sonhos. Podemos incentivá-los a fazer as coisas sozinhos desde cedo, seja comer com talheres, ou calçar os sapatos ou até mesmo escolher uma peça de roupa para usar numa ocasião especial.
Dica 7: Esqueça superproteção
Proteger demais faz mal! As frustrações são aprendizados pelos quais nossas crianças PRECISAM passar.
Dica 8: Estimule as tentativas
Ressalte sempre as virtudes e aponte os erros, mostrando que é sempre possível recomeçar.
Dica 9: Fale normalmente com o seu filho
Fale sempre em linguagem natural. Não é necessário fazer caretas e falar muito alto com seu filho.
Dica 10: Regule as suas expectativas
Entender que o processo da reabilitação auditiva é longo – e que a caminhada é repleta de desafios – é fundamental para que possamos trilhar com mais leveza o universo da surdez.
- Lizandra Soares Souza
- Fonoaudióloga – CRFa 4-13682
- Instagram: @fonolizandra
LEIA MAIS
- Curso Online para Pais e Mães de Crianças com Perda Auditiva
- Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho
- Guia do Implante Coclear – Dr. Luciano Moreira, Otorrino
- Como decidi fazer um implante coclear no meu bebê
- Qual é a melhor marca de implante coclear?
- Implante coclear em bebês e crianças: o que os pais precisam saber
- Jornada do implante coclear de Paula Pfeifer: da cirurgia à ativação
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM
Torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, a maior comunidade digital de pessoas com perda auditiva do Brasil. São 20 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva.
Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, temos um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.
No Comments