Menu
Surdos Que Ouvem

INFLUENCIADORES SURDOS: surdos que ouvem e mostram a DIVERSIDADE da surdez

influenciadores surdos que ouvem

Embora eu deteste a palavra influenciadores – acho tão arrogante uma pessoa que se denomina dessa forma – é assim que a internet chama os criadores de conteúdo nas redes sociais e diversas plataformas. Se você buscou influenciadores surdos no Google, só encontrou listas que negam descaradamente a DIVERSIDADE da surdez, como se surdez fosse sinônimo exclusivo de língua de sinais e cultura surda. Por isso é que decidi fazer esse post! Assim, vocês vão conhecer gente nova.

Vamos começar do básico: há 1,5 bilhão de pessoas no mundo com algum grau de perda auditiva, e a maioria esmagadora delas é composta por surdos que ouvem (surdos oralizados). Por algum motivo que nem Freud explica, essa população não só é ignorada, como também invisibilizada pela mídia, marcas e agências. Tá confuso porque acreditava nas mentiras populares que dizem que “todo surdo usa Libras”, “todo surdo precisa de intérprete”, “surdos são analfabetos”, “todo surdo é mudo”? Bah! Então dá uma olhada no gráfico abaixo, divulgado no ano passado pelo IBGE a respeito da população com surdez no Brasil, bebê!

maioria dos surdos NÃO usa libras

Sigo muitos influenciadores surdos oralizados brasileiros e gringos, mas a lista de hoje é dedicada aos influencers surdos que ouvem que eu mais acompanho nas redes sociais e cujo conteúdo me interessa, me inspira, me faz pensar e me diverte! É bom demais poder acompanhar o dia-a-dia de quem usa aparelho auditivo ou implante coclear nas redes sociais porque isso traz uma grande representatividade e sensação de pertencimento!

PAULA PFEIFER

Esta que vos fala é uma influencer dinossaura, criando conteúdo sobre surdez na web desde 2010! Doze anos, três livros, um TEDx Talks e centenas de palestras e eventos depois, continuo me dedicando a trazer toda informação possível sobre aparelhos auditivos e implante coclear e a tirar as pessoas do armário da surdez. Sou membro do Fórum Mundial da Audição da Organização Mundial de Saúde.

MALU PARIS

A Malu Paris está no Instagram e no TikTok com milhões de seguidores. Quase morri quando ela me chamou de “tia Paula” na Live que fizemos e me contou que me acompanha desde os seis anos de idade! Malu não tem papas na língua e vem inspirando a nova geração de #surdosqueouvem a sair do armário da surdez e buscar reabilitação auditiva.

 

BENEDITA ZERBINI

Benedita Casé Zerbini é uma surda que ouve, diretora e cineasta. Seu Instagram traz textos lindos sobre a maternidade e seu filhote Brás. Apaixonada por música, ela posta muitos conteúdos legais em shows, rodas de pagode e de samba (eu vivo dizendo pra ela que ela é a surda mais musical que eu conheço!) Junto com a mãe, a atriz Regina Casé, Bê é engajada na luta anticapacitista.

BRENDA COSTA

Brenda é uma top model surda oralizada brasileira que mora na Europa há muitos anos. Seus conteúdos no Instagram nos levam pelos quatro cantos do mundo durante suas viagens maravilhosas. Ela posta sobre o mundo da moda, vida fitness e volta e meia também compartilha mensagens inspiracionais.

SHEILA VIEIRA

A Shine Bionica é nada menos do que uma fonoaudióloga usuária de implante coclear nos dois ouvidos que está fazendo Doutorado na UNIFESP. Seus conteúdos no Instagram são muito alto-astral e cheios de oncinhas, brilho e sorrisos. Impossível não se cativar pela energia da Shine!

JHONNY SURDINHO

Primeiro personagem da série Surdos Que Ouvem em 2019, Jhonny é dançarino e professor de dança. Seus conteúdos no Instagram são leves e divertidos! Jhonny está numa fase de conteúdos engraçados e que mostram como é a realidade nua e crua dos surdos que usam implante coclear no dia-a-dia.

CRIS BICUDO

Cris Bicudo é uma surda que ouve que também é jornalista. Mulher biônica, ela já escreveu um livro e fala sobre acessibilidade, viagens e o uso do implante coclear.

ISABELA COELHO

A reação da Isabela ao voltar a ouvir viralizou na internet, e ela acabou falando sobre como é ser uma surda que ouve com implante coclear em literalmente todas as revistas, jornais e programas de TV desse Brasil. Ela é mais ativa no Twitter, e como quase não entro lá, acompanho a Isa pelo Instagram!

Quem mais você colocaria nessa lista de influenciadores surdos?

Grupo SURDOS QUE OUVEM

Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?

Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.




NOSSAS REDES SOCIAIS

LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ

Neste link você encontra os seguintes livros:

  1. Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
  2. Crônicas da Surdez: Implante Coclear
  3. Saia do Armário da Surdez

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
    Iniciar conversa
    Clube dos Surdos Que Ouvem
    Grupo SURDOS QUE OUVEM