Menu
Não categorizado

O ruído na aula de spinning pode causar perda auditiva

Um estudo acaba de mostrar que o ruído na aula de spinning chega a 9 vezes superior ao recomendado. Acha bobagem? Então aqui vai uma dica: baixe um app que mostra quantos decibéis o local onde você está tem de barulho (como o Decibel 10 ou o Sound Meter Pro).

Quando eu usava aparelhos auditivos tentei frequentar aula de spinning mas, mesmo tendo surdez severa, não aguentei. Primeiro tentei usando meus aparelhos, mas achei que meu tímpano fosse ser perfurado e meu cérebro, explodir. Depois, tentei sem aparelhos, e mesmo com toda a minha perda auditiva não fui capaz de ficar naquele ambiente com o som tão, mas tão alto, que fiquei com medo de sair de lá ainda 00mais surda! Um bate estaca violento, incessante e que estava na casa dos 100 dB, para dizer o mínimo.

O nível de ruído de uma aula dessas pode levar à perda auditiva induzida por ruído

Perda auditiva induzida por ruído (também conhecida como PAIR) é causada por exposição prolongada a níveis altos de ruídos. A audição é lesada gradualmente, em função da exposição aos ruídos incessantes.

A academia que eu frequento, dia desses, fez uma ação de marketing de aniversário bizarra. Colocaram um DJ e música a 118 dB (medi com o Decibel 10) durante o dia inteiro e, para completar, havia uma fonoaudióloga fazendo ‘testes auditivos grátis’ na porta. Fiquei chocada com tamanho despropósito. Reclamei, inclusive nas redes sociais, e não adiantou nada. Mesmo com o  Scan dos meus implantes cocleares, não deu pra aguentar aquele barulho horroroso, absurdo, perigoso e invasivo. O mais insano: minhas reclamações soaram, para eles, como coisa de gente chata,

As aulas de spinning são auditivamente perigosas, mas as de Zumba e Body Pump não ficam atrás. A verdade é que qualquer academia deveria ter preocupação com a perda auditiva induzida pelo ruído que pode causar aos seus funcionários e alunos. Quem é aluno ainda consegue se proteger com fones de ouvido com cancelamento de ruído e protetores, mas e os instrutores, que não podem usar durante o trabalho? O dia em que alguém ficar surdo e processar, aí eu quero ver.

O que me deixa de cabelo em pé é que academias são templos para cuidar da saúde! Mas não dão a mínima para a saúde auditiva. Música alta de fundo desnecessária, TV a todo volume (ou sem volume e sem legendas, hahaha)

Decibéis perigosos

dB Som
140 avião decolando
110 show de rock
110 MP3 player no máximo
93 música na academia
88 restaurante movimentado
60 conversa normal

 

Proteja a sua audição

Leve protetores de ouvido na bolsa (vende em boas farmácias). Descanse os ouvidos num ambiente silencioso após uma exposição prolongada a sons altos. Faça audiometria periodicamente. E fale sobre o assunto! Educar as pessoas que não dão a mínima para saúde auditiva pois ainda têm a sua intacta é uma ação muito poderosa, além de altruísta.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

2 Comments

  • Francisco Araújo Júnior
    11/12/2021 at 12:23

    Extremamente verdadeiro!
    Eu tenho problema com som alto na academia. Vou consultar advogados para ver como proceder. Não somos obrigados! Quem quiser envelhecer surdo que compre fones de ouvido e ponha no último! Revoltado!

    Reply
  • Alexandre
    10/11/2017 at 17:18

    Parabéns por todo o conteúdo disponibilizado em seu site.
    De extrema importância.

    Reply

Leave a Reply