O teste de aparelho auditivo é FUNDAMENTAL antes da compra. Se você é novato no assunto, a primeira coisa que deve fazer é assistir essas aulas e ficar por dentro de todos os segredos da indústria da audição. Só assim você não vai cair em golpes manjados, achar que a “promoção imperdível” acaba amanhã e nunca mais conseguirá esse preço e uma série de outras técnicas de vendas dos anos 70 que as lojas e marcas de aparelhos auditivos insistem em usar em pleno ano de 2024. Informação é TUDO no teste de aparelho auditivo. Recomendo fortemente que você se torne membro do Clube dos Surdos Que Ouvem e converse direto com milhares de pessoas que já usam aparelho de audição há anos para fazer todas as perguntas que sente vontade.
Antes do teste de aparelho auditivo você deve ter consultado um médico otorrino ESPECIALISTA EM SURDEZ. Com essa história de “testes auditivos grátis” que muitas lojas oferecem as pessoas acham que dá para pular o passo mais importante. E não dá, por motivos óbvios. Você pode ter um turmor dentro do seu ouvido, uma síndrome, uma rolha de cera, uma otite silenciosa – as possibilidades são muitas. Se for direto a um local cujo objetivo é apenas te vender um produto sem ter consultado um médico especialista em surdez antes e sem nunca ter conversado com pessoas que usam próteses auditivas antes, vai se dar mal. Não são poucas as pessoas que se endividaram para comprar aparelho auditivo para surdez profunda quando deveriam ter feito uma cirurgia de implante coclear, crianças que estão usando aparelhos auditivos feitos para adultos mal adaptados e uma série de outras coisas que é melhor nem comentar aqui.
Você está testando aparelhos auditivos e quer saber o que é normal esperar nesse período? Fique calmo pois é uma experiência inédita para aqueles que estão fazendo isso pela primeira vez, e até mesmo quem já fez isso outras vezes na vida fica cheio de dúvidas.
Teste de Aparelho Auditivo
Aqui estão as melhores dicas sobre para quem está em período de teste de aparelho auditivo, da fonoaudióloga especialista Dra. Mirella Horiuti, do site Não Escuto. Ela me ajudou demais nos anos em que fui usuária de aparelho auditivo.
‘Em primeiro lugar, se você perdeu sua audição aos poucos ou de uma vez, vale a pena lembrar que ouvir com aparelho auditivo não será a mesma coisa. Costumo dizer que melhora mas não é um ouvido novo e nem biônico. Mas o que é normal então? Algumas coisas estão relacionadas com o grau de perda de audição e o percentual de discriminação vocal (ou seja, o quanto o paciente entende da fala humana em situação ideal). Mas, de maneira geral, podemos elencar algumas coisas importantes.
A sua voz vai ficar diferente
Muitas vezes a própria voz fica diferente ou então o paciente tem a sensação de estar falando muito alto mesmo falando numa intensidade normal. Isso é muito comum e geralmente depois de 2 dias de uso a sensação desaparece. Caso continue, anote e comunique seu fonoaudiólogo.
Tirar o aparelho é um alívio
É normal no início do teste sentir um alívio ao tirar o aparelho auditivo. O motivo é que não estamos acostumados a ter nada dentro dos ouvidos. Fique tranquilo! Mas se você sentir DOR… pare de usar imediatamente e avise seu fonoaudiólogo.
Você vai ouvir bem mas não PERFEITAMENTE
No silêncio, em situações com 1 ou 2 pessoas no máximo a performance deve ser entre 90 e 100%. Os aparelhos auditivos (desde que bem ajustados) devem amplificar os sons de forma que o paciente ouça de forma confortável. A audição deve ser combinada com a visão, então, OLHE para a boca do interlocutor. Isso vai melhorar mais ainda seu desempenho com os aparelhos auditivos.
Ambientes com ruído são mais difíceis para entender conversas
Ambientes com ruído ou várias pessoas falando ao mesmo tempo chamamos de ambientes desafiadores ou com competição. Imagine só.. seu cérebro está um bom tempo sem estímulo e escutar direito e agora, de uma hora para outra o som está chegando..tudo de uma vez!. Os aparelhos auditivos, de forma geral, tem suas limitações.
Mas lembre-se pessoas com audição normal também tem dificuldades de entender em situações muito barulhentas ou com muitas pessoas falando. Então como resolver? Para MELHORAR esta situação os aparelhos auditivos de tecnologia intermediária tem um recurso chamado REDUTOR DE RUÍDO.
Quando você for testar um aparelho auditivo, pergunte ao seu fonoaudiólogo se seu aparelho tem isso e se vc pode escolher o grau de ação deste redutor ( minimo – redução entre 5 e 8 dB, médio -redução entre 9-15 e máximo – entre 18 e 24 dB, por exemplo). GARANTO que esse recurso faz a maior diferença em 99% dos casos muito mais que um monte de canais no seu aparelho auditivo.
Seu aparelho auditivo pode apitar
Isso pode acontecer, mesmo com ele bem encaixado. Quanto mais sofisticado seu aparelho auditivo, menos chance de apitar teremos. Mas, se sua perda auditiva é severa ou profunda e seu aparelho auditivo potente, há mais chance de microfonia.
Mas o mais importante:
- Você DEVE perceber o benefício de usar seus aparelhos auditivos. E quem convive com você também!
- Ficar com eles deve FACILITAR sua comunicação;
- Se isso não estiver acontecendo, tem algo errado…MAS NÃO DESISTA! Explique para seu fonoaudiólogo o que está acontecendo. Ele vai identificar o problema e resolver.
DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e deusimidificado para próteses auditivas.
Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei uma série de aulas rápidas que reúnem tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS e os SEGREDOS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
5 Comments
Andreza
25/11/2014 at 21:51Sou Audiologista e posso garantir que mesmo com perdas auditivas profundas, um bom aparelho auditivo com um molde de silicone permite ter um ótimo benefício sem feedback! A tecnologia que existe nos aparelhos de hoje me dia é fantástica. 🙂
Parabéns pelo blog!
leonardo
19/11/2014 at 15:47Olá, sou fonoaudiologo e atuo em audiologia há 8 anos. Acompanho seu blog e gostaria de parabeniza – lá pelos excelentes textos, e pela forma motivadora e esclarecedora como vc relata este “mundinho” da amplificação, ainda tão desconhecido e discriminado. Utilizo suas pastagens como uma forma de incentivo aos pacientes mais resistentes! Parabéns! !
Crônicas da Surdez
19/11/2014 at 15:51Leonardo, fico feliz de saber que de alguma forma os posts são úteis.
Seja bem-vindo!
Um abraço,
LEO WAINER
19/11/2014 at 15:05Tenho acompanhado seu blog e adorado suas informações e sua forma de transmití-las, não só por aqui, mas também pelo seu livro e entrevistas. Muito bom.
Já sou seu fã e do Dr.Luciano. Estou testando aparelhos auditivos e tem sido bom ler o que aparece por aqui. Também os comentários de todos. Obrigado e parabéns pelo ser trabalho e por você ser como é!!!
Crônicas da Surdez
19/11/2014 at 15:08Leo, seja muito bem-vindo.
Espero que sua adaptação aos AASI seja serena e tranquila.
E o que precisar, prende o grito.
Abração,