Menu
Aparelhos Auditivos / Não categorizado

15 DICAS para se adaptar aos APARELHOS AUDITIVOS

Que tal algumas dicas para se adaptar melhor aos seus aparelhos auditivos? Se você for novo neste assunto, estas dicas são preciosas. O mais importante é que este site é escrito por uma pessoa (oi!) que foi usuária de aparelhos auditivos por muitos e muitos anos. Hoje, uso implante coclear nos dois ouvidos, pois cheguei à surdez profunda, na qual os aparelhos não me ajudam mais. PS: a versão original deste post é de 2012, e é revisitada e melhorada a cada ano.

15 DICAS para se adaptar aos aparelhos auditivos

  1. Entre para o CLUBE dos Surdos Que Ouvem e converse com milhares de pessoas que já usam aparelhos auditivos;
  2. Baixe as expectativas: a adaptação leva tempo, paciência e dedicação
  3. Use Netflix, Spotify e afins a seu favor para fazer treinamento auditivo
  4. Aprenda sobre capacitismo e comece a descontruir o seu próprio capacitismo
  5. Comece com conversas com apenas uma pessoa e aumente o número de pessoas aos poucos
  6. Se sentir dor procure sua fono e refaça o molde (de acrílico ou silicone) do seu aparelho, pois é impossível conseguir gostar de algo que machuca e NÃO é normal sentir dor;
  7. Preste atenção nas situações em que você ouve melhor e pior: faça um diário para levar para a sua fono na próxima regulagem, com riqueza de detalhes, isso ajudará o trabalho dela;
  8. Conseguir conversar em ambientes ruidosos (restaurantes, festas, baladas) vai ser difícil no início. Com tempo e prática, sua capacidade de ouvir nestes locais vai melhorar;
  9. Existem acessórios que ajudam a melhorar o entendimento de fala no ruído, informe-se sobre eles;
  10. Fique atento a outras pistas visuais do seu interlocutor: os lábios, a linguagem corporal. Tudo ajuda a entender e desvendar o contexto;
  11. Posicione-se perto da pessoa com quem você está falando;
  12. Esforce-se para aprender leitura labial, peste atenção nos lábios das pessoas enquanto elas falam. Os lábios fazem movimentos diferentes a cada fonema, a cada palavra. Com concentração e prática, você chega lá;
  13. Sinta orgulho e não vergonha dos seus AASI. A maior perda de tempo que existe é viver tentando escondê-los e achando que consegue esconder sua deficiência auditiva dos outros. Não caia nessa cilada! Saia do armário da surdez o mais rápido que conseguir e não perca energia com isso;
  14. Busque um telefone com amplificador para ter em casa para ajudar nas conversas telefônicas;
  15. Se seu AASI tiver conectividade bluetooth, use e abuse dela para ver TV, ouvir músicas e fazer treinamento auditivo;

Dica de OURO para se adaptar ao aparelho auditivo:

USE o seu aparelho auditivo. Quanto mais você usá-lo, mais rápido irá se adaptar a ele! 🙂

O que você deve saber antes de comprar aparelhos auditivos?

Leia todos os posts sobre Aparelhos Auditivos

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem faça amigos surdos grupo de surdos oralizados

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

      1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
      2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
      3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
      4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
      5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
      6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
      7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
      8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

Não cometa ERROS ao comprar aparelho auditivo

não cometa esses erros antes de comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:

Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 

YouTube video player
YouTube video player

YouTube video player
YouTube video player

YouTube video player

YouTube video player
YouTube video player

YouTube video player

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

17 Comments

  • […] Conselhos para novos usuários de aparelhos auditivos […]

    Reply
  • […] Seja colaborativo e compreensivo no período de adaptação aos aparelhos auditivos […]

    Reply
  • […] Dicas para se adaptar melhor aos seus aparelhos auditivos […]

    Reply
  • Leandro
    30/03/2018 at 21:18

    To usando uma prótese auditiva a 15 dias nao entendo bem as palavras .parece um som meio abafado .algumas vozes como roubo falando.será que e normal??

    Reply
  • ALBERTO
    28/12/2017 at 08:46

    Sou usuário a uma semana não tá facil mas vou persistir pois estou ouvindo tudo, muito bom ouvir de novo aparelho do sus.

    Reply
  • cesar
    04/04/2017 at 15:27

    quero imprimir essa cronica – e dar para meu pai. ele tem 90,5 anos e não está se adaptando ao aparelho e reclama de dor. Quero imprimir em letras grandes e dar para ele ler.

    Reply
  • […] um pouquinho da sua história para nós, já que a periquitinha é a usuária mais fashion de aparelhos auditivos que eu já vi. Vocês vão se apaixonar por […]

    Reply
  • ADRIANA DE SIQUEIRA BRITTO WANDERLEY
    10/06/2016 at 16:55

    Descobri semana passada que eu sou deficiente auditiva neurossenssorial bilateral com nivel moderada a severa. Comecei os testes com os aparelhos ontem, coloquei o primeiro aparelho da minha vida e fui para casa com ele. Ontem foi uma loucura, ouvindo todo mundo e sons que nunca pensei ouvi, o som entrou cortando, deu contade de diminuir o volume do mundo, achei que nao sentiria diferença em usa-lo, mas a senti logo de cara, principalmente no volume da minha voz – Detalhe : Eu nao sabia que tinha deficiencia, passei a vida pedindo que as pessoas repetissem o que elas falavam, e falava muito alto tb ( essa era a reclamação que eu ouvia do mundo, fora me chamar e eu nao responder). Fui a uma otorrino que me solicitou a audiometria, e realmente havia a deficiencia. Como a clinica tem uma equipe multidiciplinar ja fui encaminhanda para a Fono que me apresentou 6 aparelhos diferentes de marcas distintas, vou testa-los até perceber qual se encaixa melhor na minha necessidade. Algo a dizer, qdo fui dormir tive mta exaqueca ( coisa que não tenho) e o ouvido “cansado” parecia que havia saido de um show de rock pesado no ultimo volume. Dormi ouvindo o meu ouvido . Hj pela manhã ao colocar o aparelho não senti mais o som cortante das coisas, até o retirei para verificar se estava ligado ou não, pq nao senti mais o incomodo do som. Pelo visto meu organismo está se adaptando e está gostando desse meu novo aliado. Veremos como me sairei. Seja bem vindo mundo novo.. cheio de barulhos, vozes e instrumentos musicais..

    Reply
    • Kamylla
      10/09/2017 at 02:14

      Eu também sou deficiente auditiva perca moderada e severa!
      Não conseguir ainda me adaptar facilmente, comecei usar por agora e os sons q nunca imaginei, eu escuto e até incomodo às vezes pelo fato de ser irritante às vezes, porém ainda estou em processo de adaptação e aceitação e é muito difícil!
      Mais tem uma coisa q me incomoda.. parece q as vozes das pessoas fica diferente quando uso o aparelho ficam parecendo robôs falando e isso tem sido muito estranho, estou esperando meu retorno com a fono e irei falar pra ela isso…
      E também como eu acostumei muito com leitura labial antes de usar o aparelho e conversar só olhando pra pessoas acabei pegando esse hábito tanto q quando falam de longe ou tampando a boca ou virando o rosto não consigo entender o q a pessoa fala..
      porém a fono vai me passar algumas sessão para tirar esse hábito.. alguém mais se indentifica ?

      Reply
    • Gilcelia Oliveira
      03/08/2022 at 23:17

      Minha querida, sou iniciante e mim identifiquei com a sua experiência, estou um pouco perdida com o retorno da mi há voz, ao atender o celular tiro o aparelho pra ouvir melhor tem sido uma doideira, mais estou me esforçando para utilizar todos os dias……conseguir os aparelhos essa semana pelo SUS.
      GRATIDAO por sua vida!
      Gilcelia

      Reply
  • Marta Jakubiu
    24/05/2016 at 15:44

    Eu vou logo falando ,fale devagar e bem compassado que eu uso aparelhos auditivos e não vou entender se vc não falar direito.

    Reply
  • Nara
    24/05/2016 at 08:27

    Muito boa a matéria. Sou deficiente auditiva neurossenrial bilateral. Sempre usei aparelhos analógicos, hoje conseguir adquiri pelo SUS dois novos aparelhos digitais, mas ainda não estou conseguindo adaptar as configurações. Mas tenho certeza que aos pouco vai da certo. Valeu a pena pelas dicas

    Reply
  • […] semana passada, acompanhando o  blog Cronicas da Surdez, li esse post sobre dicas para se adaptar melhor ao seu aparelho auditivo. Achei tão bacana que […]

    Reply
  • […] dezenas de emails com esta pergunta todos os dias: “Qual é a melhor marca de aparelho auditivo que existe?“. Ou então: “Me indique qual marca de aparelho […]

    Reply
  • Vanessa P. Ferreira
    13/05/2015 at 18:33

    Boa tarde,

    Eu tenho Perda bilateral, leve mas sinto muita dificuldade pra ouvir…sabe é horrível! perguntei pro médico e ele me falou que não era necessário a utilização do aparelho, que se usasse não sentiria muita diferença…achei estranho, mas enfim me interessei pelo modelo DC, vc acha que seria uma idéia boa tentar usá-lo?

    Obrigada

    Reply
  • […] semana passada, acompanhando o  blog Cronicas da Surdez, li esse post sobre dicas para se adaptar melhor ao seu aparelho auditivo. Achei tão bacana que […]

    Reply
  • soramires
    28/01/2015 at 10:50

    Acho importante também citar o fornecimento de próteses auditivas gratuítas via SUS. A pessoa deve fazer cartão SUS em qualquer posto de sua cidade levando RG e prova de endereço como conta telefônica, de energia, de água, etc.
    Marcar consulta com otorrino do SUS que vai pedir audiometria feita também pelo SUS e se for o caso indicará aparelhos auditivos que serão fornecidos grátis. O processo demora um pouco mas são fornecidos aparelhos auditivos de marcas tradicionais e de ótima qualidade.
    http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com.br/2011/02/sus-pagina-para-procurar-enderecos-de.html

    Reply

Leave a Reply