Menu
Aparelhos Auditivos

Quais são as 6 DIFERENÇAS entre APARELHOS AUDITIVOS?

Antes de comprar um aparelho auditivo você têm que saber de duas coisas muito importantes: os erros que você não pode cometer (para evitar ser seduzido pelas piores técnicas de venda da indústria da audição) e as diferenças entre aparelhos auditivos. Como novato no rolê da surdez, já fica um alerta muito importante: INFORMAÇÃO de QUALIDADE é tudo na sua vida daqui para a frente. Filie-se ao Clube dos Surdos Que Ouvem e fique em contato direto com milhares de pessoas com todos os graus de surdez que já usam aparelho auditivo e implante coclear. Você não vai se arrepender! Esse Clube transforma vidas desde 2010.

Não esqueça que um Fonoaudiólogo com vasta experiência em seleção e adaptação de próteses auditivas faz TODA a diferença. Em outras palavras, não adianta nada você comprar uma Ferrari se quem vai dirigir a sua Ferrari é uma pessoa que acabou de tirar carteira de motorista.

Diferenças entre APARELHOS AUDITIVOS

Para entender qual é o aparelho auditivo certo para a sua surdez, o seu estilo de vida e as suas possibilidades financeiras, você precisa compreender quais são as principais diferenças entre os níveis de tecnologia dos aparelhos auditivos. Quando você pensar num aparelho de audição (sigla AASI), pense num computador. Por fora, os computadores são quase iguais, mas por dentro é que estão as diferenças significativas entre eles. Se você for um gamer, precisa de um computador potente. Se você for aquele usuário que só usa o computador para acessar redes sociais, você vai se dar muito bem com uma máquina mais simples. Em outras palavras, o nível de tecnologia que está embutido no software de um aparelho auditivo muda bastante a experiência do usuário.

As pessoas ficam um pouco obcecadas com a narrativa que os fabricantes usam para falar sobre as diferenças entre os seus aparelhos auditivos. É muita palavrinha que não comunica nada, como “diferenciado”, “tecnológico”, “poderoso”, “avançado”, “premium”, “sustentável” e por aí vai. Eu vou descomplicar isso para você: há o aparelho auditivo que atende às suas necessidades auditivas e o aparelho auditivo que não atende às suas necessidades auditivas. Simples! Entre essas duas coisas, há diferenças na tecnologia dos softwares usados para ajustar o seu AASI, e essas diferenças que vão impactar no preço do dispositivo.

Acho importante lembrar a função PRINCIPAL de um aparelho auditivo, porque as pessoas esquecem: ajudar você a ouvir melhor já que a perda auditiva não dá ao seu cérebro o acesso direto e rápido aos sons que ele precisa. É ótimo ter acesso à conectividade bluetooth, vários programas, app de celular, redutor de ruído de vento, mas essas funcionalidades não são questão de vida ou morte para uma pessoa com perda auditiva. Em outras palavras: dois carros diferentes (um Fusca e uma Ferrari) te levam exatamente ao mesmo lugar, com um conforto diferente. É uma pena que a indústria da audição crie cada vez mais mecanismos para encurralar o usuário e fazê-lo acreditar que só o “top de linha” é o indicado. Com informação, você não é confundido pelo storytelling dos departamentos de marketing. Insisto que você assista às aulas NÃO ERRE NA COMPRA DO SEU APARELHO AUDITIVO para aprender todas as perguntas que deve fazer ao fonoaudiólogo enquanto estiver testando diferentes aparelhos de audição. Não são poucas as pegadinhas que a indústria da audição preparou para que você seja convencido a comprar o aparelho mais caro, recarregável e com vida útil cada vez mais curta.

Dito isso, tenha cuidado para não ser seduzido pela narrativa dos aparelhos “top de linha”. Muita gente me escreve afirmando categoricamente que acha que os aparelhos auditivos fornecidos pelo SUS são uma porcaria, mas essas pessoas não sabem que eles são das mesmas marcas que você encontra nas lojas. Como o SUS deve um fornecer um aparelho de audição que cumpra o seu papel (te faça ouvir melhor) e ele é custeado com o dinheiro do contribuinte pagador de impostos, isso significa que o SUS não vai comprar tecnologia top de linha.

Essa diferenciação entre básico, intermediário e top de linha faz as pessoas acharem que os “básicos” são ruins. E isso é mentira. Eles fazem o que um aparelho auditivo deve fazer. Agora, se um AASI vai funcionar melhor ou pior no SEU caso (porque cada surdez é única como uma impressão digital) você só vai saber TESTANDO. É super comum que pessoas com surdez profunda se iludam achando que comprar o mais caro da loja vai ‘resolver’ o problema apenas porque eles têm tecnologia avançada, mas essas pessoas não sabem que a maioria dos recursos tecnológicos dos top de linha não servem para quem tem surdez profunda (refinar sons agudos que a pessoa não ouve mais nem com aparelho auditivo, por exemplo, ou redutor do vento que a pessoa não ouve).

As PRINCIPAIS diferenças entre aparelhos auditivos

Há 6 diferenças principais que você precisa observar para determinar o nível de tecnologia de um AASI adequado para VOCÊ:

  1. Conforto sonoro
  2. Conectividade bluetooth
  3. Número de canais
  4. Redução de ruído
  5. Facilidade de uso
  6. Preço

Conforto sonoro

Na minha humilde opinião de ex usuária de aparelhos auditivos por longos anos que conhece todos os graus de surdez, acho que o conforto sonoro é o ponto mais importante dessa equação. Às vezes um aparelho auditivo topíssimo de linha tem uma sonoridade que não agrada o seu cérebro enquanto o intermediário de outro fabricante faz o seu cérebro pular de felicidade.

Conectividade

No mundo em que vivemos a conectividade bluetooth é o verdadeiro PLUS num aparelho auditivo, porque poder atender uma ligação telefônica, ouvir um áudio de Whatsapp ou assistir a um filme recebendo um som alto, claro e limpo direto nos aparelhos de audição é maravilhoso. Os fabricantes sabem disso, por isso, muitos só dão a opção de conectividade bluetooth nos aparelhos com tecnologia mais avançada que custam bem mais caro. Quando eu usava aparelho auditivo, a coisa que mais impactou positivamente a minha vida foi a conectividade bluetooth.

Número de canais do aparelho auditivo

O aparelho auditivo amplifica o som dentro de uma certa faixa de frequência. Um número maior de canais permite que o Fonoaudiólogo faça ajustes mais precisos no modo como esse aparelho de audição amplifica os sons de acordo com a SUA surdez.

Redução de ruído

Todas as pessoas com perda auditiva têm o sonho de consumo de ouvir e entender a fala humana em ambientes barulhentos com menos dificuldade. Hoje em dia, quase todos os aparelhos auditivos têm a capacidade de se comunicar. Tecnicamente falando, isso significa que, em vez de ter dois microfones em cada orelha, você tem quatro microfones que podem se comunicar entre si e dizer um ao outro como é o ambiente sonoro em que você está (se tem barulho ou não). Quanto mais avançada a tecnologia do seu aparelho auditivo, mais possibilidade de redução de ruído você tem.

Facilidade de uso

Quanto mais avançada a tecnologia, mais programas diferentes o seu AASI terá. Pense o seguinte: você precisa de programas específicos para as mais diferentes situações ou isso não é algo fundamental na sua vida? Estou dizendo isso porque, como usuária de implante coclear, o que é fundamental na minha vida é o ajuste automático que o meu IC faz nas diferentes situações sonoras nas quais me encontro. Ter diferentes programas não faz a menor diferença pra mim. Para saber se isso importa muito para você, TESTE.

Preço

Quanto mais tecnologia e frufrus um aparelho auditivo tiver, mais caro ele vai custar. Nessas horas, use o bom senso e a matemática. Avalie criteriosamente o seu estilo de vida. Você tem uma vida atribulada, vive fazendo reuniões (ao vivo e online), é heavy user de áudios e vídeos? Ou você vive uma vida mais pacata, passa mais tempo em casa e conversa ao vivo e a cores com duas pessoas por dia? Pense sobre isso para decidir qual é o nível de tecnologia no qual você deve investir quando possui recursos $ para isso. E a matemática entra na equação da seguinte forma: se o par de aparelhos custa R$15.000 e você vai usá-lo todos os dias por, digamos, 4 anos, isso significa que cada dia de uso te custou R$10,27. Cada um sabe de si no quesito dinheiro.

E por último…

Um aparelho auditivo com tecnologia básica ajustado por um fonoaudiólogo experiente de acordo com o mapeamento de fala é infinitamente superior a um aparelho auditivo topíssimo de linha ajustado por um fonoaudiólogo inexperiente que desconhece o mapeamento de fala. Assista com calma às aulas NÃO ERRE NA COMPRA DO SEU APARELHO e tenha toda a informação que você precisa para fazer sua escolha com segurança.

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:

Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 





About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    × Como posso te ajudar?