Os influenciadores surdos que ouvem estão aí para mostrar que você não sabe de nada se acha que surdez é sinônimo exclusivo de língua de sinais. A maioria das pessoas com algum grau de surdez no Brasil NÃO USA LIBRAS. Se você buscou influenciadores surdos no Google, só encontrou listas que negam descaradamente a DIVERSIDADE da surdez, como se surdez fosse sinônimo exclusivo de Libras e cultura surda. Por isso é que decidi fazer esse post! Assim, vocês vão conhecer gente nova e aprender sobre os fatos e dados da deficiência auditiva aqui no Brasil.
Vamos começar do básico: há 1,5 bilhão de pessoas no mundo com algum grau de perda auditiva, e a maioria esmagadora delas é composta por surdos que ouvem (surdos oralizados). Por algum motivo que nem Freud explica, essa população não só é ignorada, como também invisibilizada pela mídia, marcas e agências. Tá confuso porque acreditava nas mentiras populares que dizem que “todo surdo usa Libras”, “todo surdo precisa de intérprete”, “surdos são analfabetos”, “todo surdo é mudo”? Bah! Então dá uma olhada no gráfico abaixo, divulgado no ano passado pelo IBGE a respeito da população com surdez no Brasil, bebê!
Sigo muitos influenciadores surdos oralizados brasileiros e gringos, mas a lista de hoje é dedicada aos influencers surdos que ouvem que eu mais acompanho nas redes sociais e cujo conteúdo me interessa, me inspira, me faz pensar e me diverte! É bom demais poder acompanhar o dia-a-dia de quem usa aparelho auditivo ou implante coclear nas redes sociais porque isso traz uma grande representatividade e sensação de pertencimento!
INFLUENCIADORES SURDOS QUEOUVEM
PAULA PFEIFER: membro do Forum Mundial da Audição da OMS
Esta que vos fala é uma influencer surda dinossaura, criando conteúdo sobre surdez na web desde 2010! Treze anos, três livros, um TEDx Talks e centenas de palestras e eventos depois, continuo me dedicando a trazer toda informação possível sobre aparelhos auditivos e implante coclear e a tirar as pessoas do armário da surdez. Sou membro do Fórum Mundial da Audição da Organização Mundial de Saúde e lidero a maior comunidade digital de surdos que ouvem da América Latina (Clube dos Surdos Que Ouvem + site + newsletter + redes sociais + Youtube). Estou no Rio de Janeiro.
JESSYBORG
A Jessyca também está no Rio de Janeiro, e é uma ativista incansável da prevenção da meningite, além de ser uma jovem usuária de implante coclear.
Ver essa foto no Instagram
MALU PARIS
A Malu Paris está no Instagram e no TikTok com milhões de seguidores. Quase morri quando ela me chamou de “tia Paula” na Live que fizemos e me contou que me acompanha desde os seis anos de idade! Malu não tem papas na língua e vem inspirando a nova geração de #surdosqueouvem a sair do armário da surdez e buscar reabilitação auditiva.
BRENDA COSTA
Brenda é uma top model surda oralizada brasileira que mora na Europa há muitos anos. Seus conteúdos no Instagram nos levam pelos quatro cantos do mundo durante suas viagens maravilhosas. Ela posta sobre o mundo da moda, vida fitness e volta e meia também compartilha mensagens inspiracionais.
SHEILA VIEIRA
A Shine Bionica é nada menos do que uma fonoaudióloga usuária de implante coclear nos dois ouvidos que está fazendo Doutorado na UNIFESP. Seus conteúdos no Instagram são muito alto-astral e cheios de oncinhas, brilho e sorrisos. Impossível não se cativar pela energia da Shine!
BENEDITA ZERBINI
Benedita Casé Zerbini é uma surda que ouve, diretora e cineasta. Seu Instagram traz textos lindos sobre a maternidade e seu filhote Brás. Apaixonada por música, ela posta muitos conteúdos legais em shows, rodas de pagode e de samba (eu vivo dizendo pra ela que ela é a surda mais musical que eu conheço!) Junto com a mãe, a atriz Regina Casé, Bê é engajada na luta anticapacitista.
JHONNY SURDINHO
Primeiro personagem da série Surdos Que Ouvem em 2019, Jhonny é dançarino e professor de dança. Seus conteúdos no Instagram são leves e divertidos! Jhonny está numa fase de conteúdos engraçados e que mostram como é a realidade nua e crua dos surdos que usam implante coclear no dia-a-dia.
CRIS BICUDO
Cris Bicudo é uma surda que ouve que também é jornalista. Mulher biônica, ela já escreveu um livro e fala sobre acessibilidade, viagens e o uso do implante coclear.
Ver essa foto no Instagram
ISABELA COELHO
A reação da Isabela ao voltar a ouvir viralizou na internet, e ela acabou falando sobre como é ser uma surda que ouve com implante coclear em literalmente todas as revistas, jornais e programas de TV desse Brasil. Ela é mais ativa no Twitter, e como quase não entro lá, acompanho a Isa pelo Instagram!
Assisti o filme Coda (sim, só agora rs) e isso me inspirou a fazer a thread dos filmes/séries sobre surdos que pesquisei para que vocês possam assistir se quiserem, mas antes.. vou comentar sobre esse filme
SEGUE A THREAD PARTE 1 – CODA
— a surda entra em um bar™ (@isadosilencio) July 10, 2022
Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
No Comments