Você já se perguntou se é possível saber como seus aparelhos auditivos amplificam os sons na sua orelha? Se eles estão realmente aumentando os sons da fala como deveriam? Pois este teste existe e se chama MAPEAMENTO DE FALA. Muitos membros do Clube dos Surdos Que Ouvem têm relatos maravilhosos sobre como o mapeamento da fala melhorou significativamente suas experiências com os aparelhos auditivos.
Onde fazer mapeamento da fala no Rio de Janeiro?
Você pode fazer mapeamento de fala no Rio de Janeiro na Clínica SONORA – Rua Siqueira Campos 93, sala 1101, Copacabana Medical Center. Clique AQUI para agendar o seu horário.
O que é O MAPEAMENTO DE FALA?
O Mapeamento de Fala nada mais é que o registro por frequência da fala amplificada pelo aparelho auditivo captada diretamente na sua orelha. Nele é possível observar se a fala está ou não sendo amplificada em todas as frequências, de acordo com a sua perda de audição. Se este “mapa” mostrar que a fala não está sendo amplificada adequadamente,então a fonoaudióloga responsável fará os ajustes apenas nas frequências que necessitam de mais ganho para tornar a fala audível, o que torna os ajustes muito mais precisos.
Mapeamento da fala e aparelho auditivo
Então você – ou alguém da sua família – descobriu que precisa usar aparelhos auditivos. Foi até uma revenda autorizada, fez todos os testes e adquiriu o modelo recomendado pela fonoaudióloga que te assegurou que você voltaria a ouvir muito bem a conversação, até mesmo em ambientes ruidosos. Mas pouco tempo depois você percebe que não é bem assim.
Você até entende a fala “um pouco melhor”, mas basta ter algum barulho, para que você não consiga entender o que as pessoas falam. Você então, volta até a revenda várias vezes, faz inúmeros ajustes que até parecem trazer alguma melhora momentânea, mas basta chegar em casa para perceber que o problema continua. Aí então, frustrado pelo pouco benefício obtido, você termina desistindo de usar seus aparelhos.
A história acima é muito comum entre usuários de aparelhos auditivos com poucas diferenças entre elas. Às vezes os aparelhos foram adquiridos pelo SUS e você não acredita na qualidade dos aparelhos recebidos; ou até fez a compra dos aparelhos por conta própria, mas como não pôde pagar pelo modelo mais “avançado”, acredita que este é o “melhor ajuste possível” com o modelo adquirido.
Para todas as situações descritas acima – e mais tantas outras que acontecem todos os dias – em mais de 80% dos casos (e isso são dados de pesquisas, ok?), o problema está SIM no AJUSTE dos aparelhos auditivos. E você vai entender o porquê quando eu te contar como os aparelhos auditivos funcionam.
Como os aparelhos auditivos digitais funcionam?
Se os seus aparelhos precisam de um computador para serem programados, eles são digitais. E aparelhos digitais são mini-computadores que processam, ou seja, analisam todos os sons que chegam ao microfone ANTES de serem amplificados.
Aparelhos auditivos digitais forecem mais ou menos ganho (aumento de som) conforme o tipo de som a ser amplificado. É mais ou menos assim: se o som que chegou no microfone do aparelho auditivo for classificado como fala, ele recebe mais ganho; já se esse som é classificado como ruído, recebe menos ganho. Parece simples, não é? Só que não.
Esse funcionamento não é tão simples quanto parece porque tanto os sons da fala como os ruídos chegam ao microfone do aparelho auditivo AO MESMO TEMPO. E se tanto os sons da fala quanto os ruídos estiverem numa mesma frequência de som, o aparelho irá reduzir o ganho nesta(s) frequência(s) e com isso também a fala contida ali.
Sabendo que os aparelhos auditivos classificam os sons antes de fornecer aumento à eles, você já deve ter percebido que a única forma de se avaliar se o ganho fornecido para a fala é mesmo ideal para você, seria com o uso de sons de fala durante os testes, certo? (já que avaliar o ganho com qualquer outro som levará a um resultado diferente do real aumento fornecido para os sons de fala).
É exatamente essa informação que o Mapeamento de Fala nos dá. Por meio dele, é possível identificar exatamente se a fala está sendo amplificada pelos seus aparelhos e quais as frequências necessitam de maior (ou menor) aumento, permitindo um ajuste muito mais preciso de seus aparelhos autivos em função da sua perda de audição.
Como funciona o mapeamento da fala?
O Mapeamento de Fala é feito colocando-se uma micro-sonda (um tubinho plático bem fininho) na orelha do usuário* junto com o aparelho auditivo. Em seguida você ouvirá uma gravação de fala. Essa sonda irá então captar a amplificação fornecida para a fala diretamente na sua orelha, fornecendo um mapa personalizado da fala que foi amplificada para você.
É importante esclarecer que o mapeamento de fala avalia se o aparelho auditivo está amplificando a fala de maneira eficaz para a sua perda de audição e não o quanto você compreende sobre essa gravação durante o teste. Apesar desta avaliação fornecer um “mapa” da fala amplificada, este mapa não se refere à capacidade de discriminação e interpretação dos sons pelo paciente, mas sim sobre a amplificação que o aparelho auditivo oferece sobre os sons de fala.
Numa analogia simples, na compra de novos óculos é necessário checar se as lentes confeccionadas tem realmente o grau prescrito pelo seu médico para que você possa enxergar bem. Do mesmo modo, o Mapeamento de Fala checa se os aparelhos auditivos estão de fato fornecendo o ganho necessário para que a fala possa ser ouvida por você, entendeu? Afinal, para que você possa compreender a fala, é necessário antes de tudo, OUVI-LA, porque sem audibilidade não tem como haver compreensão.
Para finalizar, gostaria muito de agradecer à Paula Pfeifer pela oportunidade de trazer ao conhecimento de todos vocês este teste tão imprescindível e ainda tão desconhecido aos usuários de aparelhos auditivos. Vocês sentem na pele todos os dias as dificuldades em compreender a fala com seus aparelhos e acreditem, isso tem solução.
Como já disse no início deste post, em mais de 80% dos casos, os ajustes realizados sem o uso do Mapeamento de fala não tornam a fala audível. Quando os ajustes são feitos de forma ideal, as dificuldades encontradas por vocês desaparecem. Por isso não desista. Você pode sim ouvir melhor com seus aparelhos!.
*No caso de bebês e crianças o mapeamento de fala é realizado com a utilização de uma medida auxiliar chamada RECD e que permite que a avaliação seja realizada em qualquer idade. Post escrito pela fonoaudióloga Dra. Luciana Garolla em 2017
ONDE FAZER MAPEAMENTO DE FALA no Rio de Janeiro?
No Rio de Janeiro, você pode realizar o mapeamento de fala com as fonoaudiólogas da Equipe SONORA, que fica no Copacabana Medical Center. O WhatsApp de contato é 21 99556 2727.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
13 Comments
Veronica Saldanha Castanheira
02/06/2021 at 23:33Onde fazer o Mapeamento da Fala, na cidade do Rio de Janeiro ou arredores? Grata
Romeu Rennó Carneiro Junior
05/12/2020 at 00:40Olá
Sou usuário de aparelhos auditivos (Resound) bilateral a cerca de 05 anos. Só que na época nunca fiz o mapeamento.
Durante esse tempo, constantemente ia à revenda do aparelho e fiz varias audiometrias, e os ajustes nos aparelhos eram feitos só com base na audiometria.
Atualmente sinto muita dificuldade de entender a fala, me disseram que aparelho já está desatualizado e precisa ser trocado por um modelo de lançamento mais recente que tem mais filtros de ruídos.
Minha pegunta é será mesmo que um aparelho cujo custo não é barato tem duração apenas de cerca de 5 anos e será que esse aparelho fica realmente desatualizado, não cabendo mais ajustes.
É possível com o mapeamento atualmente fazer os ajustes no aparelho atual ou realmente a solução é a troca do aparelho por um modelo mais atual.
Minha dúvida é pelo fato de aí entrar o fato comercial da situação, pois vender possivelmente dá mais lucro do que ajustar o aparelho atual.
Pryscilla Cricio
09/12/2020 at 15:51Olá Romeu,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 16.700 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Andréa Matos
30/04/2017 at 12:20Oi Paula,adoro seu bloco e acompanho todos os post, gostaria muito que você fizesse um ensinando como.o limpar os ICS. Recentemente fui orientada a limpar os meus com álcool isopropílico e me dei conta que não sei fazer direito. Me orientaram no dia que peguei os aparelhos e não me lembro mais. Grande abraço!
Eliane
27/04/2017 at 03:10Oii minha filha é deficiente auditiva e percebo suas dificuldades com os aparelhos… Essa regulagem só faz no IVA? Só tem em SP? Moramos no MS
Obrigada ?
Luciana Garolla
27/04/2017 at 22:45Oi Eliane.
Olha, infelizmente até o momento só o IVA oferece esta avaliação à todo e qualquer usuário de amplificação, independente da marca, ou de como este aparelho foi adquirido (se comprado no particular ou via SUS). Mesmo em SP ainda são poucas as revendas que oferecem esta avaliação, e mesmo assim sempre vinculadas à marca que representam, estando o ajuste vinculado à compra dos aparelhos.
Mas eu tenho uma boa notícia. Em alguns casos é possível fazer o mapeamento de fala sem a presença do paciente. Somente com o envio dos aparelhos. Eles serão ajustados por meio da caixa-teste do equipamento, com uma taxa de sucesso também bastante elevada. No caso de bebês e crianças, esta é a única forma do teste ser feito, portanto se sua filha for menor de 5 anos, tudo que é preciso é que me envie os parelhos e uma audiometria (ou BERA) recentes. Entre em contato pelo email ivaudiologia@gmail.com
Ana Paula
15/05/2017 at 01:29Olá, quando custa esse serviço de mapeamento?
Obrigada
valeria moreira
27/04/2017 at 01:42Existe isso no mapeamento de IC ? O meu filho fez o 2º implante em Dezembro, e ele não entende nada do que falamos, está usando o IC pq eu obrigo, mas a primeira coisa que faz quando chega da escola é tirar. No 1º IC ele fez com 1 ano e 10 meses, e foi diferente, ele conseguia discriminar o que falavamos.
Luciana Garolla
27/04/2017 at 22:50Boa noite Valéria,
Na ativação do IC já houve o mapeamento do eletrodos ativos na cóclea. Este procedimento é bem diferente do mapeamento de fala, pois no IC a estimulação acontece diretamente no nervo auditivo. Não há Mapeamento da fala, da forma como ele é realizado com os aparelhos, para o IC. Sugiro que você procure a fonoaudióloga que ativou o IC do seu filho e discuta suas dúvidas com ela.
Gerrie Ruberg
26/04/2017 at 21:10Muito interessante , gostei .!
Andrea
26/04/2017 at 17:51Oi Paula, eu passei com a Drª Luciana e posso afirmar que ela é um anjo que apareceu na minha vida. Graças a ela, hoje uso meus AASI confortavelmente e em qualquer lugar, o que é muito importante. Nenhum som me atrapalha mais e eu consigo entender tudo o que as pessoas falam para mim. Estou super feliz. Só retornarei com ela se minha próxima audiometria apresentar alterações.
Bjs
José Eduardo
26/04/2017 at 18:16Andrea, qual a sua perda auditiva? E a marca do AASI
Simone
26/04/2017 at 13:12Gostaria de dizer aos leitores do blog que tive o imenso prazer de conhecer a Dra. Luciana Garolla. Super competente. Me explicou tudo a respeito do mapeamento. Me recebeu durante o Carnaval para prestar atendimento ao meu filho, usuário de AASI. Posso dizer que tudo mudou desde então. Meu filho está muito mais calmo , ouvindo e muito mais falante. Os resultados da nova programação foram imediatos. Quem tiver a oportunidade, faça. É surpreendente a diferença.
Sempre serei grata a está profissional, que mudou a história da minha família.