Menu
Aparelhos Auditivos / Não categorizado

Como escolher APARELHO AUDITIVO: 5 dicas de quem JÁ USA

Para você aprender como escolher um aparelho auditivo, a coisa mais importante a fazer é estar em contato com quem já comprou aparelhos auditivos antes de você. Quando você pesquisa “como escolher aparelho auditivo” no Google, vai se deparar com uma infinidade de posts de LOJAS de aparelhos auditivos. E imagino que você não esteja buscando conselhos de vendedores, não é mesmo?

Para aprender como escolher um aparelho auditivo você deve ler MUITO sobre esse assunto. E somos experts nisso aqui no Crônicas da Surdez – afinal, são 13 anos escrevendo sobre deficiência auditiva e acompanhando relatos de milhares de usuários de aparelhos auditivos do Brasil inteiro. Antes de comprar o seu aparelho auditivo, estude e converse com pessoas que usam aparelhos auditivos e já passaram por isso várias vezes. Vamos começar?

O que você deve saber ANTES de comprar aparelho auditivo?

A primeira coisa a ser feita, após consultar com um médico otorrino especialista em surdez, é procurar um FONOAUDIÓLOGO muito bem recomendado na sua cidade por pessoas que já usam aparelho de audição. E onde encontrar esse médico e esse fonoaudiólogo? Peça indicação a outras pessoas que já usam aparelhos auditivos – o CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM conta com mais de 21.000 membros que são pessoas com deficiência auditiva prontas para te ajudar.

Antes de comprar um aparelho auditivo, saiba que o SUS fornece aparelhos auditivos gratuitos. Por isso, se você não tem condições financeiras de adquirir do seu próprio bolso, nada de se endividar antes de conseguir um par de aparelhos auditivos do SUS. Lá no Grupo as pessoas vão te ensinar o caminho detalhadamente e te mostrar fotos dos aparelhos que receberam do SUS. E cuidado: a internet está cheia de golpistas vendendo falsos aparelhos auditivos baratos.

5 dicas para aprender como escolher um aparelho auditivo

  1. Converse com pessoas que já usam aparelhos auditivos
  2. Assista as AULAS “Não erre na compra do seu Aparelho Auditivo”
  3. Leia todos os posts da categoria Aparelhos Auditivos do Crônicas da Surdez
  4. Peça indicação de um fonoaudiólogo de confiança no Clube dos Surdos Que Ouvem porque ele é peça fundamental do processo (muito mais do que marca e aparelho top de linha,ok?)
  5. Escolha um aparelho que tenha reserva de potência caso sua surdez aumente
  6. Não ceda a nenhum tipo de pressão de vendedores

O que você deve EVITAR quando for comprar aparelho auditivo?

Evite ceder a qualquer tipo de pressão para comprar rapidamente. Evite comprar aparelho auditivo no primeiro lugar a que for, sem testar outros aparelhos em outros lugares. Anote todas as suas dúvidas e, depois que for à loja, converse com outros usuários de aparelhos auditivos para ter certeza de que foram éticos e idôneos com você.

Quais perguntar você deve fazer ao vendedor de aparelho auditivo?

Nas aulas “Não Erre na Compra do Seu Aparelho Auditivo” você aprende a lista com as PERGUNTAS DE OURO que não pode deixar de fazer ao vendedor de aparelhos auditivos de jeito nenhum!

Como não perder tempo e energia ao comprar um aparelho auditivo?

A maioria das lojas de aparelhos auditivos vende apenas uma marca de aparelho auditivo. Isso significa que, para testar outros aparelhos de outras marcas, você precisará se dirigir a várias lojas diferentes. Quem tem tempo, paciência e vontade de fazer isso? Ninguém!

A grande dica é: procure por fonoaudiólogos que trabalham de forma independente com várias marcas diferentes. Assim, você testa vários no mesmo lugar e não precisa ficar perambulando por aí e nem tendo que aturar técnicas de vendas chatas e ultrapassadas do tempo em que os consumidores eram desinformados sobre esse assunto.

Qual é o melhor aparelho auditivo para surdez leve, moderada e severa?

Quem tem competência e conhecimento para descobrir qual é o melhor aparelho auditivo para o seu caso é o fonoaudiólogo. Somente ele! Médicos não têm conhecimento técnico para afirmar qual é o melhor aparelho auditivo para você. Se algum médico insistir para que você vá a uma loja específica ou se fizer afirmações categórias sobre o melhor aparelho auditivo, desconfie. Pelo código de ética médica do Conselho Federal de Medicina, eles são proibidos de fazer isso.

Qual o melhor aparelho auditivo para um idoso?

Pobres idosos! Sempre sobra para eles as piores tentativas de venda dos aparelhos auditivos super top de linha. Afinal, muitos idosos têm poupanças e podem até pagar à vista, e a chance de que desistam de usar e nunca mais voltem à loja é grande. É por isso que os idosos são o maior alvo de vendedores inescrupulosos de aparelhos auditivos.

Se você é idoso ou ajuda um idoso que precisa comprar aparelho auditivo, siga três passos fundamentais:

  1. Consulte um médico otorrino especialista em surdez
  2. Entre para o CLUBE Dos Surdos Que Ouvem
  3. Peça indicação de fonoaudiólogo de confiança no nosso grupo
É possível comprar aparelho auditivo pela internet?

Os grandes players vendem online pilhas auditivas e acessórios para aparelhos auditivos. Ainda não temos notícia de nenhum que tenha tido coragem de vender apenas o aparelho separado dos serviços de ajuste (isso é o sonho de consumo dos usuários de aparelhos auditivos) pela internet. Fala-se muito sobre uma tal proibição de que isso seja feito, mas até hoje não encontramos em lugar algum essa “lei” ou “decreto”. Se alguém souber e quiser compartilhar, deixe nos comentários.

A impossibilidade do consumidor poder comprar o aparelho auditivo separado dos serviços e escolher ele mesmo onde irá fazer os ajustes é um dos maiores fatores de descontentamento geral das pessoas com deficiência auditiva com a indústria da audição. Você vai encontrar muitos posts de lojas e marcas falando sobre como é “perigoso”, “errado” e “arriscado” sequer pensar nessa possibilidade. Converse com outros usuários de aparelhos auditivos para saber mais sobre esse assunto.

Qual o preço de um aparelho auditivo?

Se você é novato no assunto, vai descobrir que é quase missão impossível conseguir descobrir o preço de um aparelho auditivo. Quase todas as lojas te obrigam a ir presencialmente até elas, fazer uma ‘avaliação’ e só ao vivo e a cores liberam qualquer informação sobre preço. Algumas sequer querem fornecer orçamentos por escrito por medo que você mostre-o ao concorrente.

Leia os nossos posts Quanto Custa Um Aparelho Auditivo e Porque Aparelhos Auditivos Custam Caro. Você pode descobrir o preço de um aparelho auditivo perguntando aos membros do CLUBE dos Surdos Que Ouvem.

Qual é a melhor marca de aparelho auditivo?

Não existe melhor marca de aparelho auditivo. Todas as marcas têm prós e contras. Temos um longo post Qual é a Melhor Marca de Aparelho Auditivo e recomendamos que você leia com calma e atenção.

Qual é o aparelho auditivo mais vendido?

Isso você nunca vai descobrir, porque os fabricantes de aparelhos auditivos não divulgam esse tipo de informação. O marketing fará parecer que o aparelho auditivo mais vendido é o mais caro e mais ‘top’ de todos. Abra o olho e, mais uma vez: converse com outros usuários de aparelhos auditivos antes de qualquer coisa.

Qual é o melhor aparelho auditivo recarregável?

Antes de pensar em comprar aparelho auditivo recarregável, leia o post As Desvantagens do Aparelho Auditivo Recarregável.

Fizemos esse post com base em relatos de experiências de uso de membros do CLUBE Dos Surdos Que Ouvem. É o único post que você vai encontrar na internet falando sobre os contras desse tipo de aparelho auditivo. Todos os outros posts são de lojas de aparelhos auditivos falando apenas das vantagens de comprar aparelho auditivo recarregável. Leia todos e tire as suas conclusões.

O que existe de mais moderno em aparelho auditivo?

Hoje em dia os aparelhos auditivos têm conexão bluetooth, avisam quando a pilha vai acabar, podem ser comandados através de apps de celular, podem ser recarregáveis e uma série de outras coisas.

Entenda como é o seu dia-a-dia para saber se tanta modernidade fará alguma diferença para você e atenderá a sua perda auditiva – a maioria das modernidades existentes hoje NÃO ajudam pessoas com surdez severa e profunda, por exemplo.

Aparelho auditivo melhora o zumbido?

O que acontece é simples: ao usar aparelhos auditivos, você volta a ouvir sons e barulhos que não consegue mais ouvir sem a ajuda deles. Com isso, seu cérebro presta atenção a outras coisas além do zumbido, o que lhe dá uma sensação de alívio e conforto.

Alguns aparelhos auditivos possuem geradores de ruído branco que ‘mascaram’ o zumbido. Leia com ATENÇÃO os posts das lojas e fabricantes a esse respeito e tire suas próprias conclusões: a maioria fala, fala, fala, mas não DIZ nada. Muito copywriting para pouca comprovação – e pesquisas com meia dúzia de pessoas patrocinadas pelo fabricante do produto são meio duvidosas, concordam?

Agora, se você for conversar com usuários REAIS de aparelhos auditivos que também convivem com o zumbido 24 horas por dia, ficará por dentro da realidade dos fatos. Sim, algumas pessoas relatam sentir que o zumbido melhorou após o uso de aparelhos auditivos. Outras relatam que o zumbido só melhora enquanto estão usando os seus aparelhos, piorando muito à noite quando precisam tirá-los para dormir.

A surdez é como uma impressão digital e o zumbido, idem. Entender isso racionalmente é o primeiro passo para navegar de forma segura no universo da surdez e dos aparelhos auditivos, sem expectativas irreais e sem ceder à intensidade das propagandas e do marketing.

No Grupo Surdos Que Ouvem você conversa diretamente com pessoas que têm zumbido e usam aparelho auditivo e tira as duas dúvidas.

Quanto tempo dura um aparelho auditivo?

Antigamente, um bom aparelho auditivo chegava a durar dez anos. Hoje em dia, é extremamente raro um aparelho auditivo durar mais do que uns três anos – se você duvida, basta perguntar aos membros do Clube dos Surdos Que Ouvem. Como todo aparelho eletrônico da atualidade, são feitos para durar pouco tempo e, assim, logo você terá que comprar outro. Por isso é fundamental se informar profundamente ANTES de comprar um aparelho auditivo.

 

DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e desumidificador para implante coclear e aparelho auditivo.

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

 

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply