Menu
Surdez

Como a LEITURA LABIAL ativa o seu CÉREBRO

Palavras compreendidas através de leitura labial podem ser entendidas pelo cérebro da mesma forma que as palavras ouvidas, segundo um novo estudo da Universidade de Michigan. O estudo investigou como a visão ajuda a entender o que está sendo falado. Os pesquisadores usaram um tipo especial de ressonância magnética e eletrodos colocados no cérebro dos pacientes para mostrar que, ao ver alguém falar sem ouvir o som (lendo os lábios), as mesmas áreas do cérebro são ativadas como quando ouvimos a fala.

Leitura labial ativa regiões do cérebro de forma semelhante à fala real

David Brang, professor de psicologia e principal autor do estudo, explicou que vemos os movimentos do rosto de alguém geralmente antes de ouvirmos o som. O cérebro usa essas pistas visuais para se preparar para ouvir os sons que vêm depois.

O estudo mostrou que combinar o que vemos e ouvimos nos ajuda a entender melhor e mais rapidamente o que está sendo dito, o que melhora muito a nossa capacidade de comunicação. Eles usaram dados de ressonâncias magnéticas de adultos saudáveis e registros de eletrodos em pacientes com epilepsia enquanto eles realizavam tarefas de percepção auditiva e visual.

Os resultados mostraram que palavras compreendidas através da leitura labial podem ser identificadas antes das palavras ouvidas. Isso sugere que a leitura labial pode ajudar o cérebro a prever o que está sendo dito antes mesmo de ouvirmos o som, explicou Brang.

Essas descobertas apoiam a ideia de que o cérebro combina informações de palavras ouvidas e lidas nos lábios para ter uma noção mais clara do que foi dito. Brang disse que isso significa que o cérebro integra rapidamente as informações da leitura labial para melhorar a audição, especialmente em lugares barulhentos, como restaurantes. Assistir aos lábios de quem fala pode influenciar nossa percepção auditiva antes mesmo de ouvirmos algum som.

Para pessoas com perda auditiva, o uso da leitura labial é provavelmente ainda mais importante.

“Conforme a audição piora, as pessoas passam a depender mais de pistas visuais para entender,” disse Brang. “A capacidade de ver a fala e ativar áreas auditivas do cérebro parece ser um mecanismo compensatório importante.”

Isso ajuda as pessoas a manterem suas habilidades auditivas à medida que envelhecem, mostrando como a comunicação cara a cara é importante para a compreensão.

O estudo, publicado na revista Current Biology, também teve como coautores Karthik Ganesan, Cody Zhewei Cao, Michael Demidenko, Andrew Jahn, William Stacey e Vibhangini Wasade.

Fonte: Michigan University (tradução de inteligência artificial)

DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e desumidificador para implante coclear e aparelho auditivo.

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

 

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de  WhatsApp e Telegram com centenas de famílias que se ajudam mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Criei uma série de aulas rápidas que reúnem tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS e os SEGREDOS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando aparelho de audição com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM
        1. Curso A Surdez e os Relacionamentos Amorosos
        2. Curso para Mães e Pais de Crianças e Bebês com Perda Auditiva
        3. Curso NÃO ERRE na compra do seu aparelho auditivo
        4. Curso SAIA DO ARMÁRIO da surdez
        5. Curso para FONOAUDIÓLOGOS de Surdos Que Ouvem com Aparelho Auditivo

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply