Menu
Implante Coclear

Passo-a-passo para fazer IMPLANTE COCLEAR pelo SUS

O implante coclear é uma das maravilhas da tecnologia do mundo moderno, pois restaura bionicamente a audição de pessoas com surdez severa ou profunda. E o melhor, está disponível em nosso Sistema Único de Saúde, o SUS. Como e onde você pode buscar essa reabilitação auditiva no SUS? Não deixe de ler as Diretrizes do Implante Coclear no SUS depois de ler esse post com ATENÇÃO até o final.

Para conversar com centenas de pessoas que já fizeram a cirurgia de implante coclear pelo SUS, basta se filiar ao Clube dos Surdos Que Ouvem. Nada melhor do que ir direto na fonte e tirar suas dúvidas por quem já enfrentou a burocracia, a espera e a cirurgia de IC.

Leia o Guia do Implante Coclear e o post que explica se o implante coclear é perigoso.

Perda auditiva bilateral (nos dois ouvidos) de grau severo a profundo quando os aparelhos auditivos convencionais não têm resultados satisfatórios

Para cada caso, avalia-se a idade em conjunto com outros fatores, como o psicológico, de desenvolvimento de fala, entendimento com os aparelhos auditivos (AASI) e as estruturas do ouvido, que serão analisadas pelo otorrinolaringologista com os exames de imagem.

Além da perda auditiva bilateral severa a profunda, são analisados critérios como o tipo da perda, se é pré-lingual (antes de aprender a falar) ou pós-lingual (depois de aprender a falar), o reconhecimento de fala com aparelhos, a adequação psicológica e motivação da família e o compromisso em cuidar dos implantes. 

Portanto, o quanto antes você precisa entrar na fila de espera para ter o seu caso analisado por uma equipe especialista. 

Primeiro Passo para fazer Implante Coclear pelo SUS

A maioria dos centros especializados em implante coclear do SUS aceitam pacientes somente via encaminhamento do posto de saúde do SUS, mas existem alguns que recebem pacientes por inscrição diretamente no próprio centro, por email ou pelo site.

Portanto, primeiro passo para fazer implante coclear pelo SUS: ir ao centro de saúde (unidade básica / posto de saúde) do SUS mais próximo de você para iniciar o processo. 

Quais os centros do SUS de implante coclear do Brasil? 

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Paraná

 

 

 

 

São Paulo

 

 

 

 

  • Hospital das Clínicas FAMEMA
  • Marília – Telefone: (14)34021824
  • Site: http://hc.famema.br/ OBS: Aceita pacientes de todo o país

 

  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto 
  • Ribeirão Preto – Telefone: (16) 3633-0186 (16) 3602-1000
  • Site: http://auditivo.fmrp.usp.br/ –  OBS: Aceita pacientes de todo o país 

Rio de Janeiro

Minas Gerais

 

 

 

 

Espírito Santo

Brasília

Bahia

Pernambuco

 

Rio Grande do Norte

Ceará

 

 

Piauí

Pará

Sergipe

 

 Goiás

 

Fonte: Grupo de Implante Coclear do HC-FMUSP e CNES/DataSUS

 

Você sabe de mais algum lugar que esteja ativo no atendimento de implante coclear pelo SUS ou tem alguma informação sobre a lista?

Mande pra nós para atualização do post. Uma relação completa de estabelecimentos habilitados, entre públicos e particulares, para o implante coclear você pode consultar aqui neste banco de dados do SUS. 

Implante Coclear pelo SUS: Segundo passo

O maior tesouro de todos é o número de protocolo para que você possa acompanhar o seu processo de perto. Infelizmente, a transparência não impera neste meio. Muitos centros sequer fornecem outra opção de contato além de telefonemas, o que é um absurdo quando se trata de pacientes SURDOS.

Não volte para casa sem um número de protocolo, um número de telefone e um email de contato. Entre em contato com o centro todos os meses para checar o andamento da fila. Após 3 meses de espera, indicamos que você faça denúncia na Ouvidoria do Ministério da Saúde – especialmente no caso de crianças que precisam fazer implante coclear, pois a surdez é uma URGÊNCIA MÉDICA no caso das crianças.

Não fique sentado esperando um telefonema. Corra atrás! É sua responsabilidade fiscalizar, cobrar e não sossegar até conseguir.

Principais Dúvidas

Mas o implante coclear do SUS é bom?

Há no mundo 5 marcas de implante coclear, e apenas 4 com permissão no Brasil. Então, as marcas implantadas pelo SUS são as mesmas implantadas em planos de saúde, ou seja, não tenha dúvidas quanto à qualidade.

Pode apenas mudar o modelo, às vezes pelo SUS é o último modelo lançado, e na maioria das vezes é um modelo anterior, mas todos ainda “vigentes”, ou seja, não estão obsoletos.

Sobre o profissionalismo das equipes, não há dúvidas, o serviço público conta com hospitais universitários pioneiros e com muitos anos de experiência no assunto. Não há motivo nenhum para ter receio!

Se fiz pelo SUS, tenho que ser sempre atendido pelo SUS?

Não, se você tiver um plano de saúde depois, poderá fazer todo o acompanhamento, manutenção e troca do processador externo pelo plano, como também a cirurgia do outro ouvido, caso já não tenha feito os dois lados pelo SUS.

O SUS troca os processadores dos ICs (parte externa)? 

Sim, mas este processo ainda está em implementação  no país, pois a portaria MS 375 de 2019 regulamentando a troca e manutenção dos processadores é recente.

Para a troca da parte externa, os critérios são: 

  “A troca deve se dar por um dos seguintes motivos: 

  1. a) quando o processador de fala tiver 7 anos ou mais de uso e se encontrar em obsolescência e descontinuado, devidamente oficializado pelas empresas que comercializam a prótese no País; 
  2. b) em razão de mau funcionamento atestado pelo médico e pelo fonoaudiólogo, (…)
  3. c) em caso de perda, furto ou roubo, devidamente comprovados por boletim de ocorrência;” 

Segundo as diretrizes gerais para implante coclear e implante ancorado no osso, na teoria deveria ter a manutenção de baterias, cabos, desumidificadores, ganchos, antenas, ímãs e outros componentes pelo SUS. Infelizmente, na prática são pouquíssimos os centros que conseguem atender a esta demanda.

Muitos usuários optam por tentar sempre trabalhar onde possuem plano de saúde para poder ter toda essa assistência, ou pleiteiam na Defensoria Pública. De qualquer maneira o primeiro passo é solicitar a manutenção onde você é atendido. 

Vale a pena ir longe para fazer o IC? 

Pense no seguinte: tendo a chance, seja ela grande ou pequena, de ouvir, quão longe você estaria disposto a ir? O que são alguns dias de viagem comparados a uma chance de ter muitos anos de uma audição melhor?

O implante coclear é recomendado a quem já não tem mais nada a perder de audição. Então se for preciso dar a volta ao mundo, dê! E lembre-se de pedir nos posto de saúde orientações sobre o Tratamento Fora de Domicílio do SUS, que providencia transporte, alimentação e hospedagem, quando necessário. 

Veja na lista acima que em São Paulo há 3 centros de implantes destacados em vermelho, de Ribeirão Preto, Marília e Unicamp, pois aceitam pacientes de todo o país. Você pode fazer também o Passe Livre Federal para viajar e fazer o implante, leia aqui mais informações. 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

      1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
      2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
      3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
      4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
      5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
      6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
      7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
      8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

13 Comments

  • Samira cristina marretto
    08/04/2023 at 13:41

    Tenho perda auditiva secera profunda tenho rejeição ao aparelho minha orelha sangra com o aparelho como faço pra conseguir o implante de coclear perdi 90 por cento dos dois ouvidos

    Reply
  • Juliana Carlos de Freitas
    14/01/2023 at 00:34

    Me chamo Juliana sou surda profunda sou oralizada e me comunico por Libras também,gostaria de uma avaliação para o implante coclear sou de Itapevi SP.

    Reply
  • […] Como fazer implante coclear pelo SUS […]

    Reply
  • […] Implante coclear pelo SUS […]

    Reply
  • […] chorar de emoção ao ouvir sons que já tinha esquecido… Aliás, quando você se acostuma ao aparelhos auditivos, ouvir passa a ser tão natural que você pode até entrar no chuveiro […]

    Reply
  • Adriana Ameal Capitão
    28/11/2020 at 07:26

    Tenho disacusia neurossensorial bilateral. Profunda de OD e leve e moderada de OE. Gostaria de fazer uma avaliação para cirurgia de Implante Coclear. Atualmente com esta condição de pandemia estou residindo em Juiz de Fora – MG. Vi que o Hospital Evandro Ribeiro faz está cirurgia pelo SUS. Chamo-me: Adriana Ameal Capitão.

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      01/12/2020 at 13:12

      Olá Adriana,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 16.000 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Florisia Rodrigues do Nascimento
    23/04/2020 at 19:53

    Meu Sobrinho 21 anos,
    Nasceu com Deficiência Auditiva neurossensorial de grau profundo e Bilaterais.
    Faz acompanhamento na UNIFESP desde bebê.
    Aparelho auditivo para ele não funciona.
    Fez fonoterapia por 5 anos tbm Sem Sucesso, sem Resultado.
    O IC já existia na Época q ele iniciou o tratamento e Acompanhamento, na UNIFESP.
    Mas os Médicos nunca recomendaram para ele.
    Concluiu o Ensino Médio, porém não foi Alfabetizado.
    Por que os professores não estão nem aí com o Deficiente Auditivo na sala de aula.
    Nunca teve acesso a libras.
    Os pais e familiares são Ouvintes.
    Com dificuldades em aprender Libras, a Cidade tbm não é acessível aos Surdos.
    Não existe Educação Inclusiva.
    Todos tem Direitos e Necessidades de se comunicar.
    Peço orientação para ajudá-lo.

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      04/08/2020 at 15:04

      Olá Florisia,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Ana Christina Seibt conradt
    14/02/2020 at 11:32

    Bom dia

    Sou Fonoaudióloga e acompanho todo este processo no município de Curitiba. Ao ver o título da postagem no Facebook confesso que fiquei um pouco receosa com o conteúdo, porque já vimos, lemos e mediamos tantas colocações incorretas… No entanto, fiquei muito feliz e tranquila ao ler tal publicação. O texto está muito didático, claro e com um vocabulário simples que esclarece muito em como o público pode adquirir AASI pelo SUS. Também percebi que o texto está em consonância com nossa prática e com as orientações aos nossos usuários SUS. Obrigada pela publicação. Abraço.

    Reply
  • Orlando Gordillo
    21/01/2020 at 10:38

    Buenos días a todos en verdad me alegra que que Brasil le de todas estas oportunidades a su gente y de corazon los felicito aquí en venezuela colocarse un audifonos cuesta (como decía mi abuela qepd ) un ojo de la cara y un ic costaría todo el cuerpo Saludos a todas esas personas que andamos en el mundo de los sordos y nuevamente me alegro por ustedes

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      04/08/2020 at 16:58

      Olá Orlando,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply

Leave a Reply