O implante coclear NÃO É PERIGOSO, e se você duvida, basta conversar com pessoas que usam implante coclear. Essa é apenas uma das mentiras que gente mal intencionada te conta para que você desista de fazer um implante coclear em si mesmo ou no seu filho, para voltar a ouvir. Todo conhecimento científico e médico é limitado. Já o desconhecimento e a criatividade das pessoas que são contra o implante coclear é ilimitada. Assim, elas acabam espalhando mentiras sobre o implante coclear por aí sem a menor dor na consciência, em benefício próprio.
É por isso que, todos os dias, nos deparamos com surdos assustadíssimos com esse assunto, ou então com pais e mães cheios de medo ao ouvir do médico que seu bebê é candidato a um IC. Além disso, recebemos muitas mensagens sobre o “transplante nuclear” e mensagens e de pessoas que afirmam os maiores impropérios sobre essa cirurgia que, sabemos muito bem, é capaz de transformar vidas e permitir que surdos possam voltar a ouvir.
Assim, na qualidade de paciente implantada e médico cirurgião que faz implantes cocleares, escrevemos esse artigo num esforço conjunto de esclarecer mentiras sobre o implante coclear. Fizemos uma compilação das maiores invencionices já ditas e repetidas a respeito do IC para dividir com vocês, aproveitando para falar a verdade sobre cada uma delas!
PS: para ler depoimentos de pessoas que já fizeram a cirurgia de implante coclear (pelo plano de saúde ou pelo SUS), filie-se ao Clube dos Surdos Que Ouvem e converse diretamente com quem já usa IC.
MENTIRAS SOBRE O IMPLANTE COCLEAR
- É uma cirurgia feita no cérebro (é no ouvido!)
- É uma cirurgia perigosa
- O cérebro explode se a pessoa levar um choque
- Cura a surdez
- Nunca mais vai poder mergulhar
- É um transplante (pqp!!)
- Tem que esperar a criança fazer 18 anos pra decidir se quer fazer
- Quem faz não aprende Libras
- É coisa só de rico
- As vozes são robóticas
- Atrai raios
- É coisa de médico que quer ‘normalizar’ seus pacientes
- É uma cirurgia muito recente no mundo (hahaha, é dos anos 60)
Mentira 1: É uma cirurgia feita no cérebro
Há pouco, eu (Paula) encontrei com uma paciente na sala de espera da Clínica Sonora. Ela tinha surdez profunda, e chegou falando que tinham dito para ela que o implante era uma cirurgia feita no cérebro, e que os eletrodos eram inseridos lá mesmo após o cirurgião abrir a caixa craniana do paciente!
A verdade: O implante coclear é uma cirurgia feita na cóclea, que fica dentro do ouvido, e não no cérebro.
Mentira 2: É uma cirurgia muito perigosa e as pessoas morrem ao fazê-la
O implante coclear é uma cirurgia como qualquer outra e certamente envolve riscos. Também como cirurgia, ela é indicada após avaliação detalhada da relação entre esses riscos e os potenciais benefícios.
Os cirurgiões e anestesistas hoje em dia se cercam de inúmeros cuidados, o que faz da cirurgia do IC um procedimento muito seguro.
Quando algum paciente me pergunta se corre o risco de morrer na cirurgia, eu respondo: “Procure confiar na equipe médica e concentre-se em tomar cuidado no trajeto entre a sua residência e o hospital. Os riscos fora da sala de cirurgia são bem maiores.”
A verdade: A cirurgia de IC é um procedimento seguro.
Mentira 3: O cérebro da pessoa que tem Implante Coclear explode se ela levar um choque
Essa tem até imagens circulando pela internet com cérebros ‘explodindo’ – de onde será que esse povo tira tanto tempo para inventar mentiras e sair dissipando-as para os desavisados?
Vamos lá, preciso responder como médico. Eu poderia começar dizendo que médicos que fizessem a cabeça dos seus pacientes explodir teriam seus diplomas cassados no dia seguinte, mas vamos à questão técnica.
O implante coclear emite impulsos elétricos, assim como fazem todos os neurônios e nervos no nosso corpo. Graças a essa capacidade de simular impulsos elétricos naturais do nosso sistema nervoso, o IC consegue gerar percepção auditiva e fazer os pacientes ouvirem!
A verdade: Quem fala esse tipo de coisa não quer que você volte a ouvir.
Mentira 4: Quem tem Implante Coclear nunca mais vai poder mergulhar
Pacientes que têm alguns tipos de otites, podem ser desaconselhados a molhar os ouvidos. Entretanto, no caso do IC, a estrutura do ouvido e do tímpano está intacta e as pessoas podem nadar e mergulhar normalmente.
A verdade: Você pode mergulhar, tomar banho, lavar o cabelo, ir pra piscina…
Mentira 5: Quem faz Implante Coclear deixa de ser surdo
Ainda não existe cura para a surdez. A pessoa que faz um implante coclear vai escutar através dele apenas enquanto estiver usando o processador de fala externo.
A verdade: Você se torna um surdo que ouve, mas não deixa de ser surdo.
Mentira 6: Implante e transplante coclear são a mesma coisa
O termo “transplante” é usado para transferir um órgão ou uma estrutura (coração, rim, por exemplo) entre duas pessoas, havendo nesse caso um doador e um receptor.
Quando usamos uma prótese (no caso do IC uma prótese eletrônica), para reabilitar uma função perdida ou deficitária do nosso corpo, o termo correto é implante.
A verdade: É implante, não transplante.
Mentira 7: Deve-se esperar a criança surda fazer 18 anos para decidir se quer fazer um Implante Coclear
Esta é a mentira mais perigosa de todas e deveria ser considerada um crime.
A precocidade é fator fundamental de sucesso num implante coclear – é por isso que o resultado na qualidade da linguagem tende a ser melhor, quanto mais cedo a criança foi implantada.
Passar 18 anos sem ouvir após o nascimento é perder qualquer chance de um bom desenvolvimento da fala para toda a vida. Para dados recentes sobre isso, clique aqui.
A verdade: Quem dissipa essa mentira tem um único interesse: lhe prejudicar! A pessoa sabe que quem ‘esperar até os 18 anos’ não será ajudada por um implante coclear. Egoísmo e maldade puras.
Mentira 8: Quem faz Implante Coclear não consegue aprender língua de sinais
O IC não impede nem causa dificuldades à ninguém de aprender a língua de sinais. É mais correto dizer que a grande maioria dos que fazem IC não precisa aprender a língua de sinais pois pode se comunicar oralmente.
A verdade: Consegue, sim.
Mentira 9: Implante Coclear é coisa de rico
A cirurgia de implante coclear é coberta pelo SUS e realizada pelos centros de implante coclear espalhados pelo país. Os planos de saúde também cobrem a cirurgia desde 2005. O acompanhamento pós-cirurgia (ativação, mapeamentos, fonoterapia) de quem faz pelo SUS é gratuito.
Quando as pessoas fazem pelo convênio, devem avaliar estes custos antes para saber se terão condições de mantê-los, pois o sucesso do IC depende muito do acompanhamento fonoaudiológico – não é tarefa muito fácil encontrar fonoaudiólogos especializados que atendam pelos planos de saúde, já que os valores repassados a eles são ínfimos.
A verdade: O SUS faz a cirurgia de implante coclear
Mentira 10: O implante coclear faz as pessoas ouvirem vozes metálicas e robóticas
Paula – Posso falar por experiência própria que isso é uma mentira cabeluda. Eu, Paula, escuto com o IC do mesmo jeito que eu escutava quando tinha minha audição natural. O som foi metálico e robótico apenas nos primeiros dias.
O mais importante é saber que cada caso é um caso e que o resultado de uma pessoa nunca é igual ao de outra. Cada um tem seu tempo e cada um se empenha mais ou menos na própria reabilitação.
Luciano – Muitos pacientes descrevem a percepção de vozes metálicas ou robóticas após a ativação. Essa é uma mentira pela metade. Entretanto, passados alguns meses, o cérebro com sua espetacular capacidade de adaptação, parece se acostumar com o padrão de estimulação dos implantes, que passa a ser para eles “o normal”. Não costumamos encontrar pacientes com essa queixa 6 ou 12 meses depois da cirurgia.
Mentira 11: O implante coclear faz a pessoa atrair raios
O implante coclear é uma prótese implantável, feita de titânio ou cerâmica e não atrai raios ou qualquer outra forma de energia, da mesma maneira que os marcapassos e as próteses ortopédicas também não.
A verdade: Quem fala esse tipo de coisa não quer que você volte a ouvir!
Mentira 12: O implante coclear é coisa de médicos que querem “normalizar” seus pacientes
O implante coclear é uma maravilha da ciência (veja) aplicada à medicina e permite que milhares de surdos profundos do mundo inteiro tenham a chance de voltar ao mundo dos sons.
Ele é uma escolha do paciente, ou dos pais do paciente, quando se trata de bebês e crianças. Não é o médico quem “decide” ou “obriga” alguém a fazer implante coclear.
Da mesma maneira que os óculos, as cadeiras de rodas, as bengalas e outras tecnologias assistivas, o IC tem uma única função: melhorar a vida da pessoa que opta por ele. A audição é um sentido, e se as pessoas surdas que têm a possibilidade de voltar a ouvir fazem essa opção, ela deve ser respeitada.
A verdade: Quem diz isso quer impor a sua visão de mundo sobre você.
Mentira 13: É uma cirurgia recente que poucas pessoas fizeram
Os implante cocleares são desenvolvidos há décadas, com grande avanço nos últimos 15-20 anos. Anualmente são realizados mais de 500 implantes no Brasil e cerca de 5000 nos Estados Unidos.
Há mais de meio milhão de pessoas vivendo com um implante coclear em todo o mundo.
FIQUE ESPERTO
Não dê ouvidos a pessoas que não usam implante coclear e que militam contra ele. Quando tiver dúvidas sobre esse assunto, procure usuários de implante coclear, médicos otorrinos especializados em surdez e pais de crianças implantadas. Eles são a melhor fonte confiável para as suas perguntas! 😉
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:
Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
28 Comments
Susilene Cristina
11/10/2019 at 01:32Oiii Paula boa noite gostaria de saber se posso passar no scanner corporal num presídio ? Pois estou muito preocupada com medo de dar errado pois faz 4 meses q não vejo meu filho
Pryscilla Cricio
13/08/2020 at 17:51Olá Susilene,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Julia
17/03/2019 at 23:52Olá Paula! Meu filho emplantou dia 12 desse mês ele tem 1 ano e 9meses, mais teve paralisia fácil por conta de um nervo que estava lá, quando ele foi colocar os eletros aconteceu com isso, você acha que foi erro médico? Volta ao normal?
Pryscilla Cricio
18/08/2020 at 18:30Olá Julia,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Lívia
08/04/2018 at 22:08Olá,
Como pode ver, eu me chamo Lívia e tenho 15 anos. Eu tenho surdez profundas em dois lados. Eu nasci surda. Eu sofri muito na infância mas, poucos amigos que entendia ao meu lado. O tempo foram passando até que um dia minha mãe começou a falar sobre implante coclear, confesso que fiquei com medo porque estava acostumada usar o aparelho retroauricular (BTE). Usando esse aparelho me deixava com vergonha e sempre soltava o cabelo pra não mostrar as orelhas e as pessoas não percebiam que eu sou surda e tratavam como ser igual, as vezes perceberam e tratavam diferente. Isso me machucava e não entendo por serem assim, eu não sou uma doença contagiosa e alguns assim apenas sou uma humana com deficiência auditiva e tenho meus baixos e altos. Eu desistir usar o implante coclear, quando mais conhecimento e dúvidas tiradas, eu gostei! Foi uma cirurgia tudo tranquilo. É incrível e muito diferente o aparelho retroauricular (BTE). Eu podia escutar mais, apaixonei! Todos os dias depois da escola passava na fono e as dificuldades ficaram diminuindo.
Eu sou uma adolescência com deficiência auditiva e tenho vergonha de mostrar sim mas, eu amo ser surda!. Tem vantagens e desvantagens. Estou no ensino médio e um dia chega a faculdade estou tão com medo porque é muitas pessoas ao seu lado e muitas vozes. É um desafio! Eu pretendo ser médica, mais a minha família não acredita porque não sou capaz de salvar as vidas das pessoas durante na cirurgia e escutar o coração através do aprelho estetoscópio isso faz eu desistir. A Depressão e ansiedade ficam no meu lado cada vez mais pesado que estou sendo arrastada no chão para o fim. Muitas dúvidas, medos, insônia, etc… Eu converso com meus amigos e todos são ouvintes mas não entendam e não tenho contatos que tem surdez e gostaria muito de conhecer alguns e também as pessoas para apoiar. Tenho meu sonho mesmo sendo difícil eu sou capaz conquistar e nada vai impedir por eu ser surda, eu sou humana.
Paula Pfeifer Moreira
11/04/2018 at 09:37Entre para o nosso grupo no Facebook, somos quase 9.000 pessoas com deficiencia auditiva la!
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
bjs
Ana Paula
17/12/2019 at 09:52Bom dia Lívia,eu me chamo Ana Paula e tenho um filho surdo igualmente a vc, achei linda a sua história, porém triste. O meu filho tbm passou por alguns desses momentos difíceis q vc passou e ainda passa,mas ele superou qd começou a conviver com pessoas surdas como ele, hj ele é um homem adulto ,feliz, independente e cheio de amigos surdos. Os surdos são grupos muito unidos, são muito inteligentes e participativos na vida social. Pesquise e procure por grupos de surdos e vc se sentirá muito melhor, se informará sobre seus direitos e terá uma rede de apoio. Deus te abençoe grandemente minha linda, tudo passa nessa vida, até o sofrimento.?????
Ana Magali Pereira Dutra
10/02/2018 at 15:12O SUS faz o IC para as duas orelhas
Julinda Fernandes dos Santos
17/11/2017 at 15:50Olá Dra tenho um filho de seis anos e é implantado desde os três, tá na fase de troca de dente dele, e tenho dúvida se ele pode tirar raio x da boca, pois precisa mais tenho dúvidas…
Paula Pfeifer Moreira
21/11/2017 at 08:18Raio X pode.
Ressonancia magnética é que precisa de autorização do médico.
LILIAN FERNANDA
05/07/2017 at 19:13Respeito cada uma das opiniões acerca do assunto, acredito que as coisas não estejam funcionando com os casos que acompanho assim como foi satisfatório para você. Questões financeiras interferem e muito em certas realidades. Uma das mães que acompanho gastou, em menos de um ano, R$13.000,00 entre manutenção, bateria e pilhas… O que mais ela reclama é a mudança de comportamento do filho que retrocedeu no âmbito da aprendizagem, se tornou agressivo e demonstrava várias crises de dor aliadas a irritação. Gostaria de ter algo bom a dizer sobre, mas os casos que me rodeiam não apresentaram o que lhes foi prometido.
Anderson Messias de castro
16/06/2017 at 18:54Oi Paula boa noite,eu implantei dois IC bilateral sensorial antes eu escutava normal meu problema é q eu não tinha quase nada de agudo,usava um convencional mais não tive um bom resultado é acabei fazendo a cirurgia.Qria saber q mesmo q eu escutava antes agora depois dessa cirurgia q já faz cinco anos q uso IC se por acaso eu fizer uma cirurgia do lado esquerdo para remoção do aparelho q eu vou ter a audição q eu tinha antes. Aguardo sua resposta é muitíssimo obrigado.
Paula Pfeifer Moreira
21/06/2017 at 09:34Anderson, não. Se você fizer a remoção da parte interna certamente irá reimplantar.
Converse com calma com o seu médico.
Bjs
Ana Lúcia Joaquina
22/04/2017 at 19:54Olá Paulinha, tenho uma filha de 27 anos q tem surdez profunda bilateral ela teve meningite com 11 meses e perdeu a audição, será q eu consigo pra ela a cirurgia através do SUS será q ela vai conseguir falar e ouvir mesmo q pouco o sonho dela é ouvir a filhinha dela chamar mamãe !!
Paula Pfeifer Moreira
22/04/2017 at 21:21Ana, procure um centro de IC do SUS proximo de você, pois só uma equipe pode avaliar o caso dela!
Mil beijos
🙂
ESTER BEATRIS RODRIGUES
01/07/2019 at 01:26Eu quero saber se esse emplante resolve problema de zumbido, e surdez súbita, perdi 90 por cento da oudicao do ouvido esquerdo, e por consequência disso tenho zumbido horrível, aparelho convencional não da certo pra mim
Pryscilla Cricio
17/08/2020 at 17:47Olá Ester,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Lívia
08/03/2017 at 14:42Muito obrigada por este artigo, foi muito esclarecedor. Minha mãe fará o primeiro implante dela semana que vem, e eu estava um tanto preocupada e assustada, apesar de os médicos dela terem sido muito claros, diretos e cuidadosos até agora. Mãe é mãe, né. Mas sua postagem me acalmou bastante. Tudo de bom para você.
Irene
02/11/2016 at 16:15Tenho surdes nerossensorial bilateral, teve início na década de 80. Com o passar dos anos foi agravando até chegar a surdez total. Em 2008 soube do IC e fui para São Paulo, consultei a equipe médica da FMUSP. Após muitos exames, o resultado foi que eu não poderia fazer o implante.
Três anos depois, em 2011, fiz todos os exames novamente, e fui operada com a equipe médica em Salvador-Ba. O resultado é que ouço apenas sons confusos, nada entendo, as palavras, frases tudo é confuso. Portanto nem todos tem benefícios com Implante Coclear. Melhor consulta três médicos-cirurgião de IC, para não fazer uma cirurgia que não vai trazer nenhum resultado positivo. Como foi o meu caso.
daniel holanda xavier
31/08/2016 at 18:23Olá! Gostei muito desta matéria, ficou bem claro para mim o lado científico, mas além destes mitos que circulam na comunidade surda, tem algo que eles digam, que pode ser considerado um “motivo embasado” para o não uso do IC? aguardo sua reposta..
Paula Pfeifer Moreira
01/09/2016 at 09:52motivo embasado? a NÃO indicação de uso do IC pela equipe multidisciplinar que faz a avaliação.
e a pessoa não querer fazer.
Implante coclear bilateral: fazer ou não fazer?
09/08/2016 at 11:13[…] e muito menos audição satisfatória como eu costumava pensar que era quando passei a ouvir com um implante coclear. Dizia para todo mundo que me virava bem e estava ótima daquele jeito, e o pior é que eu mesma […]
13 mentiras sobre o implante coclear - Sons da Vida
16/06/2016 at 16:49[…] FONTE: cronicasdasurdez.com/mentiras-sobre-implante-coclear […]
Maria
23/01/2016 at 20:37Bueno! Mi hijo está implantado hace 8 años y todo va bien excepto que toooodos los años tengo q buscar bastante dinero(que no tengo) para pagar la garantía y es bien dificil. No ninguna ayuda para implantados.
elenice barbosa
20/01/2016 at 12:24Olá meu filho tem 13 anos será que se ele fizer o transplante tem chances de comunicar se com a fala perfeita, e até uns 20 anos ele já estaria falando? Tenho dúvidas sobre o transplante coclear.fora do Brasil o implante é mais barato? Qual os lugares onde se faz esse transplante? Custa muito caro? Moro em Goiânia.
Tania Regina Andrade Moura
19/01/2016 at 14:09Olá, sou implantada ha 1ano, tendo sido ativado ha mais ou menos 10 meses. Tenho desde então, acompanhamento fonoaudiologico, mas, com muita dificu. ldade na compreençao das palavras. Vale salientar que, fui perdendo a audiçao por volta de 27 amos, hj com 65. Acredito q devido a medicamentos, daí a dificuldade de me aajustar. Pois tenho na memoria os sons anteriores. Faço regularmente consultas no HCFAMUSP desde entao.
Danielli
18/01/2016 at 09:51Bom dia Paulinha, é um absurdo msm né, o povo inventa cada uma q santo pai…
Eu estou fazendo os procedimentos, exames e avaliação para saber se vou conseguir fazer o IC, quarta-feira tenho avaliação com a fonoaudióloga do hospital das clinicas SP.
Quando comentei c minha chefe sobre esse inplante, ela já veio dizendo vc é maluca, fulano me disse q sicrano falou q joana morreu fazendo essa cirúrgia, q João ficou c a face paralisada, olha vc tem muita coragem msm…
Hj quando vi esse seu post a primeira coisa q fiz foi sentar na mesa dela e ler junto c ela p esclarecer essas mentiras cabeludas… rs
E a cara dela de desinformada foi a melhor…
Pô gente hj é tão fácil a gente se informar antes de falar tanta asneira, tem o google que em 1 milésimo de segundo vc acha tudo q você precisa sem o minimo esforço fisico, mas as pessoas não sabem usar essa incrível ferramenta para o bem, usa só p cuidarda vida alheia e saber de fofocas…
Mas enfim cada um sabe oq é melhor p si…
Boa semana Paulinha… Grande abraços ?
Laíza Walter de Oliveira
17/01/2016 at 23:18Olá boa noite!
Gostei do seu post… Mas tenho algumas dúvidas sobre o IC:
Quando se implanta em pessoa adulta, o desenvolvimento e a recuperação demora muito mais que o bebê? E precisa reaprender tudo o que foi treinado na fonoaudiologia desde pequena? Sou surda profunda de nascença, ou seja, eu não posso voltar ao mundo do som pois nunca ouvi antes, será que o IC vai funcionar igual àquelas pessoas que perderam a audição mais tarde? Uso AASI nos dois ouvidos.
Outra pergunta: se eu realizar o implante, e o meu corpo sofrer rejeição posso perder toda a audição que eu tenho (tenho apenas 20% e 10% de audição) e nunca mais vou poder voltar a ouvir mesmo com os aparelhos?