Existem muitos mitos sobre a surdez e a deficiência auditiva, o que é normal porque nem todas as pessoas estão familiarizadas com este assunto. Neste post, trazemos DADOS e FATOS sobre a deficiência auditiva (surdez) para que você nunca mais acredite em mentiras ou ajude a perpetuar fake news por falta de informação.
Os 16 maiores MITOS sobre DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- Surdez e deficiência auditiva são a mesma coisa
- O Brasil tem 10 milhões de surdos que usam Libras
- Qualquer médico entende de perda auditiva e zumbido no ouvido
- A maioria dos surdos usa língua de sinais (Libras)
- Acessibilidade para surdos é intérprete de Libras
- A surdez é a mesma coisa pra todo mundo
- Tudo bem não escutar nada de um ouvido
- A surdez é uma coisa normal da idade
- Surdo é só quem não ouve nada
- Só quem tem surdez severa precisa usar aparelho auditivo
- Aparelhos Auditivos são enormes, feios e não ajudam muito
- Implante coclear é uma cirurgia muito perigosa
- Os aparelhos auditivos do SUS são ruins
- Esperar a surdez piorar pra buscar tratamento é uma boa ideia
- Teste da Orelhinha é uma bobagem
- A surdez não é uma deficiência, é só uma diferença cultural
Surdez e deficiência auditiva são a mesma coisa
Isso é um MITO. Existem diferentes tipos e graus de surdez e nem todos eles são considerados como deficiência auditiva pela lei brasileira.
O Brasil tem 10 milhões de surdos que usam Libras
Isso é MENTIRA. Segundo o IBGE divulgou em 2021, há 2,3 milhões de pessoas com algum grau de surdez no Brasil. Você lê por aí que o Brasil tem “10 milhões de surdos que usam Libras” porque essa é uma mentira propagada por vendedores de tecnologias de acessibilidade para surdos sinalizados.
A maioria dos surdos usa Libras
Isso é MENTIRA, e aí está o gráfico do IBGE com os dados. A maioria absoluta dos surdos no Brasil e no mundo não usa língua de sinais. Das 1,5 bilhão de pessoas com algum grau de surdez no planeta hoje, apenas 30 milhões têm surdez de grau profundo, ou seja, são prováveis usuários de língua de sinais.
Qualquer médico entende de perda auditiva e zumbido no ouvido
Isso é MENTIRA. É o mesmo que dizer que, se você tem um problema crônico no joelho e precisa operar, qualquer cirurgião resolve. Se você tem algum grau de perda auditiva, deve buscar um médico otorrino especializado em surdez.
A surdez é a mesma coisa pra todo mundo
Isso é MENTIRA. A surdez de cada pessoa é como uma impressão digital: única. Nem perca seu tempo comparando a sua perda auditiva com a do amigo, do vizinho ou do parente.
Acessibilidade para surdos é intérprete de Libras
Isso é uma MEIA VERDADE. Surdos sinalizados precisam de intérprete de Libras como recurso de acessibilidade. Surdos oralizados (surdos que ouvem) precisam de legendas como recurso de acessibilidade. Achar que Libras é acessibilidade para TODOS os surdos é o cúmulo da desinformação sobre surdez.
Tudo bem não escutar nada de um ouvido
Isso é MENTIRA. A surdez unilateral traz incontáveis prejuízos para a vida de quem convive com ela.
A surdez é uma coisa normal da idade
Isso é uma MENTIRA perigosa. Ouvir é um dos cinco sentidos humanos e, além de ser fundamental para a estimulação cerebral, também é fundamental para a segurança, a independência e o convívio social. É sério que você acha que tudo bem uma pessoa não ouvir e ficar isolada num canto sofrendo porque não consegue conversar com os outros?
Surdo é só quem não ouve nada
Isso é MENTIRA. A surdez tem graus: leve, moderado, severo e profundo. Em todos os graus de surdez usamos a palavra surdo, entretando, dois pontos são importantes: há pessoas que não gostam dessa denominação (porque associam a surdez a uma coisa ruim e não querem ser ‘mal vistos’ pelos outros) e nem todo tipo e grau de surde é considerado como deficiência auditiva pela lei. Há a surdez total (rara) e a surdez parcial. Não passe vergonha achando que surdo é só quem não ouve nada e que todo surdo usa Libras, pelamordedels.
Só quem tem surdez severa precisa usar aparelho auditivo
Isso é MENTIRA. Há aparelhos auditivos para todos os graus de surdez. A surdez não tratada traz prejuízos irreparáveis para o cérebro humano.
Aparelhos Auditivos são enormes, feios e não ajudam muito
Isso é MITO. Hoje em dia existem aparelhos auditivos de todas as cores, modelos e tamanhos. E eles são incríveis: têm conectividade bluetooth, podem ser controlados por aplicativos de celular e tecnologias absolutamente sensacionais sobre as quais você não faz nem ideia. Antigamente os aparelhos auditivos eram mesmo enormes, feios e precários. Mas atualize o seu repertório, porque a tecnologia evoluiu e estamos em 2023!
Implante coclear é uma cirurgia muito perigosa
Isso é MENTIRA. A cirurgia de implante coclear, quando feita por um cirurgião experiente, é rápida e não tem nada de perigosa como os lobistas anti-tecnologia gostam de espalhar por aí. É uma cirurgia simples feita no ouvido. Na maioria dos casos, o paciente volta para casa no mesmo dia. Há mais de 1 milhão de pessoas com implante coclear no mundo. E talvez você não saiba, mas a Malala tem um implante coclear.
Os aparelhos auditivos do SUS são ruins
Isso é MENTIRA. Os aparelhos auditivos do SUS são das mesmas marcas e fabricantes que você encontra nas lojas. É claro que o SUS não fornece aparelhos auditivos top de linha ou os mais caros, mas você receberá um aparelho auditivo com os recursos e a potência necessária para a sua perda auditiva.
Esperar a surdez piorar pra buscar tratamento é uma boa ideia
Isso é MENTIRA. Esse tipo de coisa costuma ser dita por médicos que NÃO SÃO especializados em surdez e não fazem a menor ideia do que a surdez não tratada faz com o cérebro humano, especialmente em crianças em idade de aquisição de linguagem e alfabetização. Fuja de quem lhe disser algo assim. Pior que isso, só indicar Ginko Biloba e mandar rezar por um milagre. Converse com qualquer pessoa no Clube dos Surdos Que Ouvem e pergunte se esperar a surdez piorar para buscar tratamento foi uma boa escolha e tire suas próprias conclusões.
Teste da Orelhinha é uma bobagem
Isso é MENTIRA, e do pior tipo. A precocidade no diagnóstico da perda auditiva é fundamental para o sucesso da reabilitação auditiva. Faça o Teste da Orelhinha no seu filho ainda na maternidade.
A surdez não é uma deficiência, é só uma diferença cultural
Isso é uma MENTIRA chata, datada e cansativa. A surdez é uma diferença cultural APENAS para as pessoas que a consideram assim, ou seja, para a minoria da população com surdez, os surdos sinalizados. Os militantes anti-tecnologia e muitas pessoas que tiram o seu sustento da Língua de Sinais gostam de dizer que a surdez é apenas uma diferença, minimizando os infinitos impactos REAIS que ela causa na vida de um ser humano. Para citar apenas alguns: falta de acesso ao mercado de trabalho, isolamento, depressão, etc.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:
Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
3 Comments
Um surdo em minha vida: surdez unilateral e o Cros da Signia
30/08/2017 at 12:10[…] com tudo aquilo. O Guto passou a infância ouvindo de médicos que não havia solução para a perda auditiva unilateral, afinal as próteses não possuíam recursos eficazes e, se insistisse, ele acabaria ouvindo com […]
Renata Moreira
23/08/2016 at 08:51Olá Paula, parabéns pelo lindo trabalho de orientação !!! Estou conhecendo seu blog agora, e gostaria de pedir uma ajuda. Meu filho de 9 anos, foi diagnosticado com Hipotrofia do nervo auditivo unilateral, e uma severa retração timpânica no outro ouvido, como vc já vem buscando informações a algum tempo, saberia me dar alguma referência de tratamento de estimulação no Brasil para esse nervo atrofiado?
Somos de Belo Horizonte, MG, e por aqui não tenho encontrado nada a respeito!
Já agradeço sua atenção! Abraços
Natália
14/06/2016 at 23:12nossa, muito bom esse texto.. ai já falei aqui que tenho perda bilateral. de um lado é moderada a severa e do outro é leve a moderada. neste ultimo, comecei a testar o uso do aparelho auditivo e percebi um ganho muito bom com os dois aparelhos juntos. O som ficou mais claro, consigo identificar de onde vem os ruídos ou o chamado, enfim gostei muito.. mas fico me sentido culpada, pensando se não sou fresca de querer usar um aparelho em um ouvido para perda leve. Fico me sentindo mal.. vejo os depoimentos de vcs com perdas muito maiores que a minha, que me pergunto: será que uma boa limpeza de ouvido não me fará escutar melhor? será que preciso mesmo de um aparelho em cada ouvido? acho que talvez ainda estou na fase da negação .. enfim, gostei do trecho sobre só quem tem perda severa precisa de aparelho. Cada dia vcs me ajudam mais.. Abçs