Menu
Aparelhos Auditivos

COMO LIMPAR o aparelho auditivo e o implante coclear

Precisamos ter atenção redobrada com a higiene dos aparelhos auditivos e implantes cocleares. O suor, a poeira e a sujeira são altamente perigosos para as próteses auditivas:

COMO LIMPAR APARELHO AUDITIVO:Regra de ouro 1

A higiene das mãos deve ser IMPECÁVEL antes de tocar nos seu aparelho auditivo ou implante coclear. As mãos são as grandes vilãs. Lave-as com água e sabão antes de colocar os aparelhos pela manhã, antes de trocar pilhas ou baterias em casa e antes de retirar seus aparelhos para tomar banho ou dormir. Mãos sempre limpas – dê um jeito de lembrar disso quando pensar nas suas próteses auditivas!

COMO LIMPAR APARELHO AUDITIVO:Regra de ouro 2

Desumidificador elétrico, que além de desumidificar também esteriliza seus aparelhos auditivos ou implantes! Dou a dica dos desumidificadores elétricos há anos, porque o custo-benefício deles é o melhor – e além disso não agridem a natureza, pois bolinhas de sílica são péssimas para rios e oceanos quando descartadas.

Regra de ouro 3

O único produto que deve ser usado na limpeza de aparelhos auditivos e implantes cocleares é o álcool isopropílico. Nenhum outro. Esse álcool contém uma porcentagem de água de menos de 1%. Isso se dá já que sua cadeia maior permite que ele seja tenha menos afinidade com a água tornando assim a sua separação da água mais fácil. Isso faz com que ele seja muito útil para a limpeza de equipamentos eletrônicos, removendo a oleosidade e não comprometendo seu funcionamento

Esqueça os produtos de limpeza tradicionais, que são corrosivos e abrasivos. Se suas próteses ainda estiverem na garantia, lembre-se que usá-los configura mau uso e você perde o direito de consertá-los sem custo.

Regra de ouro 4

Algumas marcas de aparelhos auditivos vendem lencinhos anti-bacterianos. Pode ser uma boa saída tê-los na bolsa sempre, pois se você precisar tocá-los na rua (vai que a pilha acaba enquanto você vai a um banheiro público ou algo do tipo) esses lencinhos garantem a limpeza pós toque de emergência.

Abaixo, republico um post que foi ao ar aqui no site há algum tempo e segue ultra válido.

“Você sabe limpar o seu aparelho auditivo? Isso é muito importante para a manutenção e também para prolongar a vida útil, pois se trata de um dispositivo eletrônico. Convidei a fonoaudióloga Mirella Horiuti para mostrar o jeito correto de limpar cada modelo de aparelho auditivo que existe hoje no mercado.

Limpando Aparelhos Retroauriculares

Aparelhos Retroauriculares

O modelo de aparelho auditivo da foto acima é composto por duas partes:

A. O aparelho auditivo propriamente dito (parte eletrônica) – onde encaixamos a pilha.

LIMPEZA: Use somente um pano ou papel SECO. Naaaaada de paninho úmido, com água, álcool ou Veja, porque a umidade é uma vilã na vida do aparelho auditivo.

B. O molde – é aquela peça de silicone (material mais flexível) ou acrílico (material mais rígido) que se conecta ao aparelho auditivo através de um tubo plástico ( “tubinho”).

LIMPEZA DIÁRIA: ao retirar o aparelho auditivo depois do uso, limpe somente o molde com um papel (pode ser úmido) e verifique se o orifício da ponta está desobstruído. Isso vai garantir que o som passe livremente sem perda de energia. Se você encontrar um pouco de cera neste orifício, retire-a com um papel ou escovinha.

#ficadica: se você tem 2 moldes (um de cada orelha), use um papel para cada molde e descarte em seguida. Assim você vai garantir não haja contaminação no caso de um de seus ouvidos estar doente.

LIMPEZA MENSAL: somente o molde pode ser lavado com sabão neutro e água. Do que você vai precisar?

23

  • Escovinha.
  • Água e sabão neutro.
  • Bombinha de ar.

#ficadica: se o seu ouvido produz algum tipo de secreção, ou se você tem infecções frequentes, faça essa limpeza sempre que o molde estiver com um odor diferente.

Siga as instruções abaixo:

  1. Desconecte as duas partes e coloque a parte eletrônica no estojo. Em seguida, deixe o estojo fechado em local seguro e bem longe da zona de perigo, ou seja, não o deixe perto da água. Atenção: a região da pia é uma área de risco! ;)
  2. Lave o molde normalmente com a escovinha e sabão, e depois enxague em água corrente. Deixe secar.
  3. Tire a água que ficou no tubinho com a bombinha de ar.
  4. Pronto! Agora é só conectar e usar novamente!

#ficadica: Verifique se o “tubinho” está em bom estado. Do contrário, pode ser que precise ser trocado.

Retroauriculares com tubo fino

Retroauriculares com tubo fino

Esse modelo de aparelho auditivo é composto por três partes:

A. O aparelho auditivo propriamente dito (parte eletrônica) – onde encaixamos a pilha.

LIMPEZA: Somente um pano ou papel SECO. Naaaaada de paninho úmido, com água, álcool ou Veja, porque a umidade é uma vilã na vida do aparelho auditivo.

B. O tubo fino – é aquela peça de plástico que conecta o aparelho auditivo à sonda.

C. A sonda – é aquela peça de silicone flexível que se conecta ao tubo fino. É a parte que fica dentro do canal do ouvido.

LIMPEZA DIÁRIA: ao retirar o aparelho auditivo depois do uso, limpe somente o tubo fino e a sonda com um papel (pode ser úmido) e verifique se o orifício da ponta da sonda está desobstruído. Isso vai garantir que o som passe livremente sem perda de energia. Se você encontrar um pouco de cera neste orifício, retire-a com um papel ou escovinha. Caso você não consiga desobstruir o orifício, faça uma limpeza completa (mensal).

#ficadica: se você tem 2 sondas e tubos finos ( um de cada orelha), use um papel para cada lado e descarte em seguida. Assim você vai garantir não haja contaminação no caso de um de seus ouvidos estar doente.

#ficadica: se o seu tubo e/ou sonda entupiu e você está sem tempo de limpar, tenha um kit reserva sempre a mão para troca imediata. Pergunte ao seu fonoaudiólogo o seu tamanho de tubo e sonda.

LIMPEZA MENSAL: somente o tubo fino e a sonda podem ser lavados com sabão neutro e água.

O que você vai precisar?

432

 

  • escovinha
  • bombinha de ar
  • fio limpador longo
  • água e sabão neutro

#ficadica: se o seu ouvido produz algum tipo de secreção ou você tem infecções frequentes, faça essa limpeza sempre que a sonda estiver com um odor diferente.

Siga as instruções abaixo:

  1. Desconecte as 3 partes e coloque a parte eletrônica no estojo. Deixe o estojo fechado em local seguro e bem longe da zona de perigo ( perto da água). Atenção: a região pia é uma área de risco! ;)
  2. Passe o fio limpador no tubo fino e na sonda – indo de um lado para o outro
  3. Lave o tubo fino e a sonda normalmente com a escovinha e sabão e enxague em água corrente. Deixe secar.
  4. Tire a água que ficou no tubinho com a bombinha de ar.
  5. Pronto! Agora é só conectar e usar novamente!

#ficadica: Verifique se o tubo fino está em bom estado e não necessita de troca. Tubinhos que foram dobrados devem ser trocados pois o som não passa direito.

6

Retroauriculares com tecnologia RIC (receptor no canal)

Este modelo de aparelho auditivo é composto por 3 partes:

7

A. O aparelho auditivo propriamente dito (parte eletrônica) – onde encaixamos a pilha.

B. O tubo fino (com fio de metal dentro) com receptor na ponta – é aquela peça de plástico por fora mas com um componente eletrônico na ponta (parte de metal).

LIMPEZA: Somente um pano ou papel SECO. Naaaaada de paninho úmido, com água, álcool ou Veja. E por que? A umidade é uma vilã na vida do aparelho auditivo.

C. A sonda – é aquela peça de silicone flexível que se conecta ao tubo fino com receptor na ponta. É a parte que fica dentro do canal do ouvido.

LIMPEZA DIÁRIA: ao retirar o aparelho auditivo depois do uso, limpe somente a sonda com um papel SECO e verifique se o orifício da ponta da sonda está desobstruído. Isso vai garantir que o som passe livremente sem perda de energia. Se você encontrar um pouco de cera neste orifício, retire-a com um papel ou escovinha. Caso você não consiga desobstruir o orifício, faça uma limpeza completa (mensal).

#ficadica: se você tem 2 sondas (uma de cada orelha), use um papel para cada lado e descarte em seguida. Assim você vai garantir não haja contaminação no caso de um de seus ouvidos estar doente.

#ficadica: se o sua sonda entupiu e você está sem tempo de limpar, tenha uma reserva sempre a mão para troca imediata. Pergunte ao seu fonoaudiólogo o seu tamanho de sonda.

LIMPEZA MENSAL: somente a sonda pode ser lavada com sabão neutro e água. O que você vai precisar?

23

 

  • escovinha
  • bombinha de ar
  • água e sabão neutro

#ficadica: se o seu ouvido produz algum tipo de secreção ou você tem infecções frequentes, faça essa limpeza sempre que a sonda estiver com um odor diferente.

Siga as instruções abaixo:

  1. Desconecte a sonda do restante do aparelho auditivo e coloque toda a parte eletrônica no estojo. Deixe o estojo fechado em local seguro e bem longe da zona de perigo ( perto da água). Atenção: a região pia é uma área de risco! ;)
  2. Lave a sonda normalmente com a escovinha e sabão e enxague em água corrente. Deixe secar.
  3. Tire a água que ficou na sonda com a bombinha de ar.
  4. Pronto! Agora é só conectar e usar novamente!

 

8

Intracanais e Microcanais

Na verdade, nesse caso, o modelo não interfere no tipo de limpeza. Mais uma vez, repito…quando um novo usuário adquire um aparelho auditivo essa é uma parte muito importante da orientação.

Qual o motivo? Simples: a falta de informação pode levar o usuário a limpar seu aparelho auditivo de forma inadequada e assim encurtar a vida útil do produto. Este modelo de aparelho auditivo é composto por 2 partes:

9

 

  • O aparelho auditivo propriamente dito (parte eletrônica) – onde encaixamos a pilha

LIMPEZA: Somente um pano ou papel SECO. Naaaaada de paninho úmido, com água, álcool ou Veja. E por que? A umidade é uma vilã na vida do aparelho auditivo.

  • Filtro de cera – proteção na entrada do aparelho para que não entre cera na parte do receptor. Existem vários modelos de protetores de cera. Porém, preste atenção, porque cada marca usa de 2 a 3 tipos diferentes! Antes de trocar o seu, verifique se você tem o protetor de cera adequado para seu aparelho auditivo.

101112

 

LIMPEZA DIÁRIA: ao retirar o aparelho auditivo depois do uso, limpe a ponta do filtro com um papel e verifique se o orifício da ponta da sonda está desobstruído. Assim você vai garantir que o som passa livremente sem perda de energia. Se você encontrar um pouco de cera neste orifício, retire-a com a escovinha. Caso não consiga desobstruir o orifício, então faça uma limpeza completa.

LIMPEZA COMPLETA DO APARELHO AUDITIVO: troca de filtro

Do que você vai precisar?

210

  • Escovinha.
  • Filtros (protetores de cera).

#ficadica: se o seu ouvido produz algum tipo de secreção, ou se você tem infecções frequentes, então faça essa limpeza sempre que sentir seu ouvido mais úmido.

Siga as instruções abaixo:

  1. Com a ferramenta adequada, retire o protetor de cera usado. Em seguida, coloque a parte eletrônica no estojo. Deixe o estojo fechado em local seguro e bem longe da zona de perigo, ou seja, não deixe perto da água. Atenção: a região da pia é uma área de risco! ;)
  2. Descarte o filtro usado.
  3. Ainda com a ferramenta adequada, retire um protetor de cera novo e encaixe no orifício do aparelho auditivo.
  4. Pronto! Agora é só conectar e usar novamente!”

Fonte: Não Escuto por Mirella Horiuti

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

  como comprar aparelho auditivo

OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Crieir um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 



About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

13 Comments

  • Rafael
    13/05/2020 at 14:05

    Tenho um aparelho Retroauriculares com tubo fino. Ele fica saindo de dentro do canal, qual seria a melhor solução, aumentar o tubo ou só o plug que entra no canal?

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      03/08/2020 at 16:25

      Olá Rafael,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
    • Pryscilla Cricio
      27/10/2020 at 16:59

      Olá Rafael,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 16.000 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • paola
    24/10/2019 at 10:40

    meu aparelho auditivo parou de sair som limpei de todas as formas e ate troquei o bico branco onde coloca o silicone que vai pro ouvido ,,entao nao sai som o que pode estar acontecendo troquei pilha e nada de funcionar ..! parece falta de energia … oque uma revisao faz no aparelho sera que onde comprei ele mexem no som pra amplificar ele? pq nao sei o que fazer ? pago aqui e caro so pelo sus que consigo …mais sera que atravel da revisao conseguem colocar som nele?

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      13/08/2020 at 17:39

      Olá Paola,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Dicas de inglês para surdos
    08/03/2017 at 12:55

    […] A leitora Fabiana Bueno mandou preciosas dicas para quem tem deficiência auditiva e quer aprender ou melhorar o seu inglês! Vocês vão adorar, tenho certeza. Minha experiência é ter feito um curso de inglês britânico quando era adolescente (fiz de francês também) só que naquela época minha audição já ia de mal a pior e eu não queria nem saber de usar aparelho auditivo. […]

    Reply
  • Ana Caroline
    03/10/2015 at 12:08

    Onde encontro essa bombinha de ar ? Pois minha fono nunca me indicou a bombinha e somente falou para lavar e deixar secar. Queria saber, por gentileza, onde encontro.

    Reply
  • Erika
    01/06/2015 at 13:22

    Qual a diferenca do retroauricular pro retroauricular com RIC?

    Reply
    • Eduardo Guimaraens
      02/07/2019 at 14:28

      O retroauricular (ou BTE) o receptor fica no interior do aparelho e o RIC o receptor fica na ponta da sonda coberto pelas olivas/moldes

      Reply
  • Henrique
    29/05/2015 at 00:02

    Fazer limpeza do aparelho com pano seco é bom no dia a dia. Porém de tempos em tempos, tipo a quinze dias ode-se fazer uma limpeza melhor utilizando-se pano umedecido com álcool isopropílico de boa qualidade, sempre tomando cuidado para não ‘encharcar’ o parelho.

    Este álcool é usado em eletrônica para limpeza de placas e peças, seca bem rápido e não prejudica partes eletrônicas.

    Lembrem-se de não ‘encharcar’ por causa dos transdutores.

    Reply
  • Daiane
    25/05/2015 at 21:37

    a primeira imagem está com as letras “A” e “B” invertidos na legenda! :/

    Reply
  • Ana Cláudia Rufino
    25/05/2015 at 15:17

    Aparelho retroauricular

    Reply
  • Ana Cláudia Rufino
    25/05/2015 at 15:16

    Olá Paula querida!
    Eu uso aparelho retroagir colar mais simples e quando lavo o molde, eu uso a bombinha e também secador de cabelo frio para acelerar o processo.
    Quando percebo cera no molde e está difícil para sair, coloco na torneira com pressão e sai na hora a cera. Aí é só secar com secador sempre frio e bombinha.
    Eu também sempre reparo quando chego em casa se há água na mangueira do molde e uso a bombinha, pois normalmente tem. Eu transpiro bastante.
    Uma vez por semana lavo a mangueira e o molde do aparelho.
    E sempre deixo no desumidificador os aparelhos.
    Abraço Paula. Adoro seu blog. Suas experiências, sua curiosidade de vida, seu jeitinho de escrever, de se expressar e desejo muitas felicidades na sua caminhada. Beijos.

    Reply

Leave a Reply