Menu
Acessibilidade / Deficiência Auditiva / Direitos das Pessoas com Deficiência AUDITIVA

COMO TIRAR RG DE PCD em Minas Gerais: passo-a-passo

como tirar rg de pcd

Como tirar RG de PCD em Minas Gerais? Em MG, o órgão responsável pela emissão da Carteira de Identidade (RG) é a PC (Polícia Civil). Os agendamentos são feitos através do site da Polícia Civil de MG ou do aplicativo Gov.br. O atendimento no interior é feito na agência de atendimento UAI.

rg de pcd minas gerais

Como tirar o RG de PCD em Minas Gerais:

Aqui está um passo-a-passo para tirar o RG de PCD se você mora em Minas Gerais:

  1. Acesse esse site ou pesquise no Google “Identidade MG”
  2. Selecione a opção desejada: 1ª Via (para quem ainda não tem Identidade) ou 2ª Via (pra quem já tem/teve e/ou deseja atualizar os dados)
  3. Para agendar o atendimento você precisa ter um cadastro válido no GOV.BR. Guarde essa senha do Gov.br, pois, você precisará dela para acessar tudo relacionado ao governo, como(Receita Federal, INSS, Detran, etc, e NUNCA dê essa senha a ningúem). Se você ainda não tem e deseja criar a senha de acesso, basta acessar o site, gerar uma pelo aplicativo do Banco Caixa ou ir até uma agência do INSS, com documentos pessoais e solicitar a senha provisória!
  4. Com a senha de acesso gerada acesse esse link e agende o seu atendimento
  5. Selecione o nome da cidade onde deseja marcar o atendimento (no interior de MG os atendimentos são feitos na agência UAI – Unidade de Atendimento Integrado)
  6. Por fim, é só comparecer na unidade agendada com os documentos obrigatórios, guia DAE paga e laudo atualizado declarando a deficiência auditiva, todos originais.

No próprio site consta todas as informações necessárias para agendamento, documentos e valor a ser pago, além do site ser bem autoexplicativo.

Quais documentos posso incluir no RG de PCD em Minas Gerais?

A nova identidade permite incluir os dados listados abaixo, pra incluir deve levar todos os documentos originais ou via aplicativo:

  • CPF
  • Tipo sanguíneo (levar exame e/ou carteira que comprova)
  • N° da CNH (levar original ou por aplicativo)
  • N° da Identidade profissional (por ex. OAB, CRM, etc)
  • Nº do Título de Eleitor (levar original ou por aplicativo)
  • CTPS (levar original ou por aplicativo)

Outras dicas sobre como tirar RG de PCD em MG:

  • Feita a Identidade ela levará alguns dias para chegar no endereço declarado.
  • Após, você pode baixar o aplicativo “RG Digital MG”, escanear o QR Code no verso dela e acessar via aplicativo.
  • Em MG, o app RG Digital, ainda não consta o símbolo internacional da deficiência auditiva (surdez). Questionei sobre a presença do símbolo e esclareceram que apenas o Estado de SP esta com a versão atualizada, que pretendem, o mais breve possível, atualizar em MG.

*** Esse post foi uma colaboração da Emília Pires, membro do Clube dos Surdos Que Ouvem que recentemente tirou seu RG de PCD em Minas Gerais.

Como tirar RG de PCD no Rio de Janeiro

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem faça amigos surdos grupo de surdos oralizados

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

      1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
      2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
      3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
      4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
      5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
      6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
      7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
      8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

Não cometa ERROS ao comprar aparelho auditivo

não cometa esses erros antes de comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:

Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 





About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Iniciar conversa
    Clube dos Surdos Que Ouvem
    Clube dos SURDOS QUE OUVEM