Menu
Crônicas da Surdez

Perdendo os aparelhos auditivos

No dia em que fui pra Porto Alegre (semana passada), minha idéia era sair de casa às 8 da manhã. Acordei, tomei banho, arrumei a mala, me aprontei…e faltava alguma coisa. Ah, claro, eram meus AASI. Na noite anterior, eu tinha tirado eles e simplesmente colocado em cima do móvel que fica ao lado da minha cama. Quando olhei….CADÊ?? Foi estranho porque ninguém toca nos benditos, nem pega, nem nada. Iniciei a busca, sem sucesso. Comecei a suar frio!!! Lembrei que tinha colocado nesse mesmo móvel um suquinho de caixinha e um pote de sucrilhos, que a mãe pegou (me xingando tipo ‘não é pra deixar comida no quarto’ e tal) e levou pra cozinha. Depois de procurar os AASI literalmente pela casa inteira, tive certeza absoluta que a mãe tinha colocado eles fora achando que era lixo. Só que ao mesmo tempo isso nem fazia sentido, porque ela não é louca né? Mesmo assim, lá fui eu revirar o lixo – até latinhas de refrigerante eu cortei com faca no desespero, pode??

Duas horas se passaram. Caiu a ficha! Meus AASI já eram. Aí me deu um ataque histérico nível 10. Chorei, berrei, me descabelei, gritei, tremi. Aí comecei a pensar que o cachorro poderia ter comido eles, o que também não fazia sentido porque o bicho é pequenininho e nem alcança a altura do móvel. Mas na hora do pânico a gente pensa tudo!!! E já ouvi falar de várias pessoas cujos cachorros comeram seus aparelhos auditivos por descuido.

Quando eu já estava mais do que conformada com a fatalidade, eis que a moça que está trabalhando lá em casa me olha e diz: “calcinha“. E eu: “oi?? pirouu???”. Nisso ela abre a gaveta de calcinhas (tem o topo do móvel, onde eles estavam, e em seguida essa gaveta embaixo) e ploft….eles estavam ali. A sensação foi como se eu tivesse perdido um filho no meio de uma multidão e de repente alguém tivesse me trazido a criança de volta. Cambaleei.

Confesso: nunca me senti tão desesperada, desamparada e desprotegida na vida! Foi apavorante e assustador pensar que eu teria que ficar sem ouvir durante sei lá quanto tempo. Mas aprendi uma lição importante: daqui pra frente, meus AASI vão direto pra caixinha deles assim que saem das minhas orelhas, e de lá direto para a bolsa. Assim, não tem erro!

Que sufoco!!!!

Sobre

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

29 Comentários

  • luis arnaldo santos
    20/10/2016 at 10:33 am

    Como faço pra encontrar o dono?tem número de série?

    Achei um na rua e não sei como proceder.quero achar o dono não qualquer achados e perdidos.

    Responder
  • Carlos A Almeida
    17/08/2015 at 12:03 pm

    Perdi os meus, Siemens Pure 301 número de serie KA31075/KA93472. Não é fácil ficar sem! Se alguém encontrá-los favor me passar um e-mail!

    Responder
    • Thamires Oliveira
      27/10/2016 at 2:42 pm

      Em qual cidade Luis?

      Responder
  • Sonia
    17/07/2013 at 11:58 am

    Estou fazendo teste com 2 aparelhos auditivos de fabricantes diferentes.Ontem à noite tomei banho e esqueci de tirar o aparelho. Ele ficou mudo. Chorei muito, não dormi direito, acordei me sentindo mal. Vou na hora do almoço conversar com a fonoaudióloga que me atendeu para contar o que aconteceu. Estou muito triste e ansiosa.

    Responder
  • Analu
    30/10/2012 at 11:11 am

    Eu perdi o meu hoje de manha, mesma história, cabeceira de cama…foi bom saber que ano sou so eu que entro em panico!

    Responder
  • Aline Torres
    19/10/2012 at 2:49 am

    hahaha, Sei que foi terrível pra vc, mais rir aos montes.
    Isso pq me identifiquei muito, acontece comigo sempre, ainda pior, pq trabalho na secretaria de uma escola e não consigo atender telefone (que toca o dia todo) com o aparelho (ainda não consigo essa proeza, uso os aparelhos a quase dois anos).
    Normalmente eu, tiro o aparelho do ouvido esquerdo (que escuto melhor) deixo o aparelho na mão e assim que termino a ligação coloco de volta. Mais tem vezes que tenho de pegar caneta, papel, anotar algo, ir buscar alguma coisa em outra mesa e quando eu acabo a ligação, cadê o aparelho???
    Fico louca, desesperada mesmo, perguntando pra todo mundo, cadê meu ouvido? cadê meu ouvido?
    As outras secretárias até já sabe do que se trata quando isso acontece, mais tem sempre um estranho visitante que fica me olhando com cara de “Quem contratou essa louca?”. rsrsrs
    Acabei de encontrar o site, to adorando as novas informações que estou adquirindo para minha vida. Obrigada

    Responder
  • Zenaide de Faveri Vicente
    04/10/2012 at 1:09 pm

    Também já passei por apuros, mas graças a Deus acabei encontrando…Que alívio!

    Responder
  • isa mila garb
    16/09/2012 at 7:55 pm

    ainda bem que acho!O aasi as è muito importante para mim e tenho que sempre guardar direitinho na caixinha mais as vezes eu esqueço dele e ai fico preocupada porque não ouvo nada as conversas dos outros e a minha história é um pouco parecida com a Paula.Até mais pessoal!

    isabela milanez garboza

    Responder
  • Thiago
    05/09/2012 at 5:57 pm

    Infelizmente casos como esse são comuns aqui na clinica. Dentre alguns que tivemos no ultimo mês, em um deles o cachorro mastigou o aparelho intra de uma cliente e quase que por um milagre não afetou o circuito e nem as partes mais importantes, e conseguimos remonta-lo. Em um outro, um senhor estava na praia e entrou no mar com seus aparelhos, e quando percebeu, o mar havia levado um deles. Ainda bem que você achou os seus.

    Responder
  • Rafaela Borsato
    03/09/2012 at 9:47 pm

    PAULA , PASSEI POR ISSO COM O TOM , MAS COM A CÂNULA NO APARELHO!!!
    SIMPLESMENTE UM DIA ACORDAMOS E QDO ABRI A CAIXINHA PARA COLOCAR OS APARELHOS NA CRIANÇA CADÊ O “CANINHO”???
    REVIRAMOS TUDO! CHÃO, EDREDON, ARRANCA LENÇOL , FRONHAS E…..A MÃE DA CRIANÇA ENTRA EM DESESPEROOOOOOOOOOO E CHORAAAA!
    AQUI EM TR NÃO TEM NENHUM LUGAR QUE ME DÊ SUPORTE NESSES CASOS!ISSO EM PLENA SEXTA FEIRA! LIGUEI PRA DRA CRIS AOS PRANTOS PQ O TOM ESTAVA SEM O APARELHO NO OUVIDO ESQUERDO E ISSO PRA MIM É O CAOS!A DRA CRIS , POR SORTE NOSSA IA PARA PETRÓPOLIS NO SÁBADO DE MANHÃ E NO CAMINHO SE PROPÔS A PARAR EM TRÊS RIOS! TUDO RESOLVIDO! DRA CRIS TROUXE UM SAQUINHO CHEIO DE CÂNULAS RSRSRSRS
    MAS O MELHOR DE TUDO…DEPOIS DO DESESPERO DA MÃE E DA FONO DELE TER SE DESPENCADO DE JUIZ DE FORA ATÉ AQUI , NO DIA SEGUINTE ENCONTRAMOS A CÂNULA PERDIDA…DENTRO DE UM DOS CARRINHOS DELE! MAS SÓ DE PENSAR EM PERDER APARELHOS ME DÁ VONTADE DE CHORAR RSRSRS
    SERIA ÓTIMO SE OS AASI VIESSEM COM RASTREADOR RS
    BJSSS PAULA

    Responder
  • Raíssa
    03/09/2012 at 1:40 am

    Olá, adorei o blog. Mas o que acha de escrever um post sobre como você descobriu sua perda auditiva e suas primeiras experiências com aparelho?
    Tenho 17 anos e comecei a ter perda auditiva no começo desse ano, e agora estou me adaptando aos aparelhos..
    Beijos!

    Responder
    • Marcia virginia
      01/07/2020 at 10:34 am

      Ola, eu estou num desespero sem fim meu aparelho auditivo foi num assalto estavam dentro de minha bolsa queria protejer da chuva foi qd fui assaltada numa parada de onibus bem cedo um motoqueiro me abirdiu e o medo foi grande nem me lembrei na hora dos aparelhos e agora estou sofrendo muito mimha perda e de grau profundo …..sem palavras triste?

      Responder
      • Pryscilla Cricio
        30/07/2020 at 5:53 pm

        Olá Marcia,

        Tudo bem?

        Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

        https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

        E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

        https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

        Estamos te esperando!

        Abraços,

        Equipe Surdos Que Ouvem

        Responder
  • Rafaela
    01/09/2012 at 6:01 pm

    Maria, eu gostaria muito de entrar em contato vc.
    Me passe seu e-mail?

    Bjinhos.

    Responder
  • Maressa
    31/08/2012 at 1:56 pm

    Paula,

    Que bom que achou! 🙂 voce teve sorte ja eu…perdi meu AASI a 3 semanas no casamento da minha amiga que fui…
    agora como eu perdi? deixei na bolsa minha bolsa é tão pequena que para uma carteira…então estou ate hoje sem aparelho e imagino o que voce passou..ja eu estou no silencio de agonia e desespero..
    Agora é comprar outro o que não é barato…mais minha prima esta vendo com o governo vamos ver no que da…

    Responder
  • Maria
    30/08/2012 at 6:13 pm

    Nossa, que bom que no final deu tudo certo. Quando eu era criança usava o aparelho e meu pai fazia questãonde guardá-los sempre na caixinha. Tive de aprender isso!! Com certeza já o perdi várias vezes, mas não me recordo do momento porque não uso aparelho há anos.

    Offtopic: no momento estou na Italia e tenho uma grande história sobre um surdo italiano-suíço que é todo poderoso (falo sério!) e conhece até o Lula e princesa Diana pessoalmente!

    Responder
  • Ricardo Moura
    30/08/2012 at 5:10 pm

    1º olá a todos!!
    Bom a minha história faz mais ou menos uns 6 anos minha filha tinha creio que uns 2 aninhos.Perdi meu aparelho como sempre. Na época um daqueles intracanais( DANAVOX), coloquei a minha mulher doida comigo a procura.
    Quando olhamos prá nossa filha (UAI) o que é que ela tem na boca????
    Manu abre a boquinha minha!! Prá nossa admiração onde estava o aparelho na boquinha dela!!kkkkk
    Depois daquele bronca que a minha esposa me deu ( magina só se a pititinha engole), depois virou lenda urbana na nossa família.
    Abraços gente das Minas Gerais!!

    Responder
  • MONICA
    29/08/2012 at 11:01 pm

    Affffff, até eu me desesperei lendo isso!!!! Mais cuidado hein….fora das orelhas, devem estar nas caixinhas deles, na sílica, mais nunca em qq lugar…tenho pavor de pensar que vou procurar e nao achar…ai que panico!!!!!!!!!!!

    Responder
  • Alda
    28/08/2012 at 7:17 pm

    haha rindo prá não chorar! Achava que era só eu a dismazelada, desleixada, estabanada….

    Também aprendí a lição de cuidar do meu aparelho auditivo que custa caro.

    Contando também o meu drama…estava no computador e cansada de ficar c/ele no ouvido por estar suando(fazia muito calor neste dia), deixei-o na beirada da mesinha e ao fechar o computador, não percebí que tinha derrubado o bendito cujo(aparelho).

    Pois bem, fui dormir e ao levantar da cama no dia seguinte e pisar no chão, sentí um troço estralando debaixo do meu pé. Como ainda estava sonolenta, pensei: “uai, que isso? barata? besouro?” e ao levantar o pé, tava aquele aparelhinho todo picadinho, espatifado!

    Gente, fiquei que nem a Paula, dei um berrooooo e descabelei totalmente sem saber o que fazer e onde começar, me sentindo aleijada e impotente hehe

    Daí, corrí p/a loja para comprar outro, pedir pelo amor de deus p/baratear e parcelar mais vezes por não ter condições de comprar por causa de outros compromissos financeiros. E Graças ao Divino, o Gerente foi bacana e compreensivo.

    Ninguém merece!hehe

    Hoje, guardo “religiosamente” na caixinha que fica na gaveta do meu criado.

    Pensando bem, uma boa dica: – Vocês que usam aparelho, procurem obter outro de reserva por prevenção, para que, qdo aconter algum incidente, a gente não passará aperto!

    Beijos à todos!

    Responder
    • Crônicas da Surdez
      29/08/2012 at 12:43 pm

      Alda, nem fala.
      São muuuitos os casos de aparelho perdido, espatifado, pisado, comido pelo cachorro….rsrsrsrs
      beijosss

      Responder
  • Deni
    28/08/2012 at 12:43 pm

    Putz, achei que perdeu de fato, fui lendo com aquela dor no coração…
    Não lembro se já me aconteceu algo parecido com os AASI, mas com o IC, uma bela manhã no jobs dei falta do controle remoto; entrei em pânico, tive um bloqueio total nos pensamentos e liguei quase chorando pra mami (sempre ela pra nos aguentar…)
    Para meu alívio havia caído embaixo da cama. Depois disso comprei uma mini necessaire para guardar ele, baterias etc e tal.
    São sustos para ficarmos espertas com nossas coisinhas carinhas!

    Responder
  • Eduardo
    28/08/2012 at 12:34 pm

    Já passei por essa situação ,mas bem diferente eu tinha o auricular da danavox e em minhas ferias viajei para ilheus com uma antiga namorada ja faz 20 anos atras e ficamos numa casa de praia eu a a namorada fomos dar uma volta na praia o tempo estava bonito e aquele sol , então resolvi entrar na agua ,mas a namorada não queria entrar pra não molhar os cabelos e pedi pra ela segurar e guardar meu aparelho auditivo e avisei pra tomar 1000 cuidados .Ok fui pra agua de longe ela acenou que iria pra casa , passou o tempo veio o irmão dela e me fez companhia ,deposi de um tempo eu disse a ele vamos embora ele disse vamos esperar minha irmão voltar , eu disse ok , de pois de 2 horas ela voltou como que nada estivesse acontecido .quando retornamos para são paulo ela me contou que no momento que saiu da praia ela chegou em casa sem o aparelho ela havia perdido….e entrou em desespero então saiu todo mundo da casa umas 10 pessoas a procura do aparelho , e nada de achar depois de 2 horas ela chorando na rua e procurando o aparelho apareceu um menino que vendia sorvete e viu aquela situação tanta gente procurando e olhando pro chão na rua e na areia da praia , e o garoto perguntou o que vcs estão procurando ela disse um aparelhinho de ouvido que eu perdi , vc viu , e ele disse é esse eu achei na areia da praia ufaaaaa foi o alivio pra ela , e ate ai eu não estava sabendo de nada estava tranquilo na praia nadando e o irmão dela foi pra la pra evitar que eu retornasse e visse aquela situação , pois ja viu né rssssss

    Responder
  • Cinara
    28/08/2012 at 11:17 am

    Olá Paula, tudo bem?
    Já aconteceu algo parecido comigo já que tenho mania de por o aparelho na cabeceira das gavetas e não dentro da caixinha que deve (quando a minha mãe vê, ela xinga bastante rsrs). Ele chegou a cair atrás do movel e não FAÇO IDÉIA como é que ele caiu, imagine o meu desespero na hora de procurar? Quase tive um piripaque haha
    Sorte que a empregada achou, depois de umas horas perdidas na procura dele

    Responder
  • Ines
    28/08/2012 at 9:42 am

    Graças a Deus eu nunca perdi os meus, mas tenho a mesma mania de deixar em cima da mesinha de cabeceira (meu Salsichinha não alcança!). Mas na pressa de colocá-los já deixei cair no chão e perto do Toddynho!! A sorte é que consegui ser mais rápida do que ele!

    Responder
  • Rodrigo Nunes
    28/08/2012 at 9:20 am

    A Paula guarda os aparelhos na gaveta das calcinhas. Que sexy!

    Responder
  • Anahi GM
    28/08/2012 at 2:30 am

    Oi Paulinha,

    Chega até a ser divertido imaginar estas cenas, risos. As coisas mais engraçadas da vida são aquelas que saíram tudo errado. Mas eu também ficaria que nem tu, desesperada total. Já tive AASI roído inteirinho por poodle (ele subiu no meu criado-mudo ao lado da cama e pegou). Aí já era. Tive mais um outro AASI e mergulhei com ele na piscina de um clube lá em Tupã/SP. E só percebi que estava nadando com ele depois de um bom tempo na água. Pânico! Deixei ele secar, esperei dias e dias e voltou a funcionar, ufa!! Agora com meu IC não quero nem pensar nesta possibilidade, vou ter um ataque cardíaco se meu Thor IV (é como chamo meu IC, eheheh) se perder.

    Responder
  • Viviane
    27/08/2012 at 4:19 pm

    Paula, tudo bem? Que bom que achou… Um dos meus já foi parar no lixo do escritório. Tirei para falar ao telefone porque estava incomodando, deixei sobre a mesa junto com alguns papeis. Quando percebi tinha sumido. Entrei em pânico e comecei a pensar no que poderia ter acontecido. Olhei na lixeira e lá estava ele junto com alguns papeis que eu tinha jogado. Agora não esqueço mais… Deixo dentro da caixa. Além de serem importantes para nós, tambem são muito caros…
    Tudo de bom e fique com Deus.

    Responder
  • SôRamires
    27/08/2012 at 3:27 pm

    Que sensação horrível, de desamparo, ainda bem que os benditos foram achados. Uma vez no BB tirei um dos AASI e coloquei na mesa de trabalho, caiu no chão e meu chefe quase pisou…ainda bem que ficou no quase.Perder ou quebrar uma aparelho auditivo é como perder parte da gente.

    Responder
  • Samira
    27/08/2012 at 1:53 pm

    Paula, li o título e fiquei triste…
    ainda bem que teve final feliz.
    Sensação agora: alívio!!!!
    Caixinhas e estojinhos: always!!!!

    Ótima semana, com seus SUPER aparelhos!! 🙂
    bj

    Responder

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.