Toda pessoa com perda auditiva aprende que quem ouve é o cérebro – e é por isso que fazer treinamento auditivo com fonoaudióloga e reforçar o treinamento auditivo em casa são duas coisas FUNDAMENTAIS para o sucesso da sua reabilitação auditiva. Seu cérebro não pode esperar para começar a “malhação” que vai ajudá-lo a amar e dar sentido aos novos sons que entram através das suas próteses auditivas.
Que a tecnologia nos ajuda, não há dúvidas. E para exercitar nossa capacidade de compreensão dos sons, hoje há aplicativos e sites com exercícios em forma de jogos, para crianças e adultos, que visam melhorar a habilidade de escuta e discriminação sonora. Neste artigo aqui está explicado o que é o treinamento auditivo e como ele melhora nossos ganhos com as próteses auditivas, sejam elas aparelho auditivo ou implante coclear.
Como podemos fazer treinamento auditivo em casa para reforçar o treinamento auditivo com fonoaudióloga em consultório? No Rio de Janeiro, você pode fazer treinamento auditivo na Clínica Sonora, com a fonoaudióloga Dra. Lena Dutra, especialista em treinamento auditivo.
Como fazer treinamento auditivo em casa
Aqui está uma lista com as sugestões de treinamento auditivo em casa relatadas pelos membros do Clube dos Surdos Que Ouvem. Lembrando que para todas as recomendações abaixo, o certo é você estar sempre COM seus aparelhos auditivos ou implante coclear, ok?
Lexicomix
Lexicomix é um grande banco de dados de palavras. Todas as palavras possuem áudio e imagem que podem ser usados nas atividades. As palavras podem ser decompostas em sílabas, fonemas e letras, que também têm áudio. Ele permite pesquisas sofisticadas para selecionar as palavras mais adequadas à terapia de crianças, adolescentes e adultos.
Youtube, Spotify e Audible
Treinamento auditivo com SisTHA
Totalmente gratuito, é um portal Web criado em pesquisas de mestrado e doutorado por profissionais de fonoaudiologia e informática. Pode ser utilizado por computador, celular ou tablet, pois não é um aplicativo, basta ter internet para acessar o site.
Eles esclarecem que o não uso de fones de ouvido é para que os sons sejam escutados de uma forma mais natural, como é no nosso dia a dia, distantes e com direção definida. Essa plataforma possui diversos eixos de atuação e exercícios, e começa de forma simples: ouvir sons como choro de criança, palmas, trânsito e restaurantes, para clicar na imagem correspondente. O cadastro é rápido e possui um painel para você acompanhar seu progresso.
Treinamento auditivo com Goffitunes Pró-Fono
Compatível com Android e iOS, é um aplicativo para treinamento sobre duração e intensidade de sons, onde o usuário pode escolher entre três frequências (500Hz, 1000Hz e 4000Hz) e o nível de dificuldade desejado.
Também trabalha o reconhecimento de sons complexos para quem tem deficiência auditiva, como o “ch” e “m”, e reconhecimento de sílabas tônicas, exemplo, como altera-se o sentido da frase com a entonação em determinada sílaba. É pago, custa aproximadamente 50 reais, dependendo da plataforma de compra.
Treinamento auditivo com Cocleando
Gratuito, é para crianças de 6 a 12 anos de idade, disponível para Android e iOS. É um jogo para melhorar a percepção auditiva em usuários de implante coclear.
São 14 cenários de jogos, organizados em 4 áreas de treinamento auditivo: detecção, discriminação, identificação e compreensão, e está disponível em português e espanhol.
Treinamento auditivo com Afinando o Cérebro
Este é um site voltado para exercícios mentais envolvendo visão e audição, principalmente habilidade de escuta e concentração. Os controles especiais de áudio prometem auxiliar no processamento auditivo. Tem aproximadamente 60 jogos, para todas as idades, com diversos objetivos e graus de complexidade.
Além dos painéis para acompanhar o progresso, tem um plano para profissionais em que, por exemplo, um fonoaudiólogo pode adquirir e criar um perfil e senha para cada usuário, acompanhando o desenvolvimento individual e o paciente acessa de onde estiver. Você pode testar, de forma limitada, durante um mês gratuitamente, ou adquirir planos para ter acesso a todos os recursos.
Outras formas de treinamento auditivo
Leitura de livros
Há diversos aplicativos que leem livros digitais em voz alta, para você treinar a pronúncia e a audição, podendo acompanhar a leitura junto com o áudio. Entre gratuitos e pagos, temos como exemplos: eReader Prestigio Leitor (apenas Android), Adobe Reader DC, Natural Reader, SayIt, e Balabolka (para computador).
Músicas
Para ouvir música e acompanhar a letra, o que também é um ótimo exercício, você pode usar aplicativos como o Deezer ou Letras.Mus.Br, que possuem opções para apresentar as legendas enquanto o som toca. Ambos estão disponíveis para Android e iOS, no Deezer, com versão paga e gratuita, e para ativar as letras, basta clicar no símbolo de microfone ao lado da música (nem todas possuem).
No caso do app Letras.Mus.Br, a música pode estar tocando em outro aplicativo, que ela será detectada, e até traduzida, se for a vontade do usuário. É um ótimo treinamento, para associar os sons em meio às melodias, com o significado.
Sons variados
Se você estiver buscando uma alternativa mais relaxante e com menos esforço: existem aplicativos que são “sons para dormir” – para ouvintes – e que para nós podem ser usados como treinamento também, por exemplo, Relax Melodies – gratuito para Android e iOS, que possui sons de mar, rios, flautas, vento, chuva, pássaros e outros, e o app White Noise, com a mesma função, que tem versão paga e gratuita.
O app Sleepmaker Rain tem barulhos de chuvas de diferentes intensidades, e gotas caindo em diversos materiais, como janelas, teto de carro e concreto, assim, ao selecionar a “chuva” desejada, você poderá treinar seus ouvidos para melhorar o reconhecimento destes sons. Outros semelhantes são o Rain Rain Sleep Sounds e Aquatic Sounds.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
9 Comments
Daiane
11/01/2023 at 12:43Me manda nome pra entra sistha como faço entra foi médica me passou pra estudar e aprender
Daiane
11/01/2023 at 12:45Eu sou surda deficiência mas quero aprender bastante
Aparelho auditivo é qualidade de vida: não existe cura milagrosa da surdez
23/09/2021 at 15:20[…] é a reabilitação auditiva que traz qualidade de vida para uma pessoa surda. Uns dependem do plano de saúde, outros do SUS, […]
Claudecir
14/09/2020 at 01:30Eu não sou surdo, mas , tenho uma leve queda em meu ouvido direito …. será que é por isso que não entendo o que os outros falam …. ou eu sou surdo mesmo … o que fazer ….
Desde já agradeço …. Obrigado
Pryscilla Cricio
30/09/2020 at 15:28Olá Claudecir,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Maria do Socorro da Silva
20/07/2020 at 19:44Sou avó de um garoto com 8 anos de idade , professora e psicopedagoga que vem procurando algo para trabalhar com o Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) instalado na referida criança.
Pryscilla Cricio
30/07/2020 at 17:03Olá Maria,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Edvaldo
26/11/2019 at 21:54Nao sei a cronicasdasurdez.com
Ja colocou ou escreveu uma pagina ou postou algo apenas sobre a deficiencia unilateral, oiu seja falando sobre o grau de perca, os direitos a onde ele pode se encaixar nesse universo de tantas percas de audições ultimanente devido varios motivos e também saber se os deficientes unilateral podem tambem ser encaixado na oportunidade de votas e se por acaso ja foi falado algo parecedo, semelhante ou até mesmk de outras maneiras sobre os deficientes unilateral e eu perdi essa publicacao peço desculpas por oerdir essas informações e ate sei q tramita no congresso uma pec na ccj de autoria do sebador paulo paim sobre os direitos dos deficientes auuditivo unilateral e a cronica oq pode dizer sobre esse tipo de perca q não é (bi) e sim (uni) lateral.
Obrigado Boa Noite e um abração.
Carvalho de Recife.?????
Pryscilla Cricio
06/08/2020 at 17:51Olá Edvaldo,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem