Acessibilidade Deficiência Auditiva Post de colaborador convidado

Guia de despertador vibratorio para surdos: modelos e detalhes

Escrito por Maria de Menicucci

A maior vantagem de não ouvir bem é poder dormir muito bem! Tiramos os nossos aparelhos auditivos e temos uma noite de sono maravilhosa! Mas como conseguir acordar cedo, se não conseguimos ouvir o despertador tocar? Quem nunca acordou atrasado para um compromisso importante, para uma aula ou um trabalho?

Se você mora sozinho, como acordar? O que fazer se não tiver uma mãe ou uma pessoa querida que te acorde devagarinho, com carinho?

Cada pessoa tem o seu artifício para poder despertar na hora certa. Uns abrem as cortinas e deixam a luz entrar devagarinho no quarto. Outros possuem relógio biológico certinho. Mas como fica a turma do sono pesado? Você sabia que existe relógio despertador para surdos? Não! Como é? Coloca-se um disco vibrador embaixo do travesseiro, este faz tremer a cama. Quais são os modelos existentes no mercado?

Fiz uma seleção de modelos existentes no mercado.

Sonic Alert

A marca Sonic Alert possui um imenso portfolio de relógio despertador para deficientes auditivos que fica até difícil de escolher um só! Separei alguns modelos interessantes desta marca:

Sonic Bomb (Sonic Alert)

 

A maioria das pessoas com quem conversei possuem este modelo Sonic Bomb. Dizem que a vibração é bem forte, bom para quem tem sono pesado!

O modelo possui diferentes tipos de alarmes, de escolha do usuário:

  • – Alarme amplificado, de 113dB, com volume ajustável.
  • – Flashes vermelhos
  • – Disco vibrador para pôr embaixo do travesseiro

Possui função soneca! Ou seja, o dorminhoco que voltar a dormir após o alarme, irá repetir o alarme no intervalo programado (de 1 a 30 minutos) até que seja desligado. O alarme dura de 1 a 59 minutos. É alimentado pela energia da tomada, e possui bateria interna para casos de queda de luz da casa, assim ele continuará funcionando por horas.

 

Sonic Blast (Sonic Alert)

 

Este é outro modelo da marca Sonic Alert e tem características bem interessantes. É uma caixa de som que pode plugar um smartphone e pôr para tocar as músicas e ouvir quando quiser, também funciona como carregador de celular. Possui um projetor de relógio no teto do quarto. O dorminhoco poderá conferir as horas no teto quando acordar com o despertador vibratório.

Possui despertador com som amplificado com volume ajustável e disco vibratório. Vídeo de demonstração do despertador com projetor de horas: https://www.youtube.com/watch?time_continue=97&v=1mnvv9QsB5Q

 

 

Sonic Alert Sonic Shaker Black Travel Alarm Clock

Este é um mini despertador vibratório para ser usado em viagens. O tamanho diminutivo se torna prático para colocar dentro da mala. É ele que nos traz a liberdade de viajarmos sozinhos para onde quisermos! Ficar em quarto de hotel e não correr o risco de perder a hora, e nem precisarmos pedir a uma pessoa que entre no quarto e nos acorde, o que seria muito invasivo na nossa intimidade.

O bacana é que possui uma pequena bolsa para guardar o despertador. Funciona com pilhas. Tem alarme de som amplificado de até 90dB e vibração.

The Sonic Traveler

 

Este é outro alarme vibratório para viagem, um pouco maior do que o outro modelo, mas possui mais funções como ajuste de controle do volume do despertador, carregador para celular, alarme luminoso em flash, além do disco vibrador para ser colocado na cama.

 

Sonic Bomb Alarm Bluetooth Super Shaker

 

Este produto é somente um disco vibratório, que fica ligado na tomada e se comunica via bluetooth com o celular. Conta com um aplicativo próprio para programar o despertador. Segundo o site do fabricante, infelizmente não funciona com os modelos iPhone 10x. É preciso ter muita atenção na conectividade Bluetooth para que funcione bem.

 

Bellman & Simfon

Bellman & Symfon é uma marca sueca que tem características únicas no seu relógio despertador: possui alarme de incêndio, alarme de babá eletrônica, alarme de campainha de visita e alarme de ligação telefônica. Para ter estes alarmes, é necessário ter acessórios à parte que podem ser instalados nos cômodos da casa e se comunicam via wireless com o relógio despertador. O alarme pode ser em forma de flash, som amplificado ou vibrador, que é colocado embaixo do travesseiro. Os alarmes podem ser configurados pelo usuário de acordo com a sua preferência.

 

O relógio é ligado na tomada, conta com bateria interna que funciona em caso de queda de energia da casa, assim, não há perigo de não se despertar enquanto estiver sem luz em casa.

 

Também possui alarme anti soneca: quando somos acordados pelo despertador e voltamos a dormir, ele vibra novamente a cada 2 minutos até que desliguemos manualmente o alarme.

Estes são os acessórios que podem ser adquiridos à parte ou vir no kit escolhido do relógio modelo Visit ou Pro (o Classic não suporta os acessórios).

A marca sueca Bellman & Simfon fornece 3 modelos de despertador vibratório, com modelo mais simples ou modelo mais completo:

 

  • Alarm clock Pro
  • Alarm clock Classic
  • Alarm clock Visit

 

 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=120&v=U3kUL94nmt0

 

Relógio despertador de pulso

Hoje em dia os smartwatches são tao modernos quanto um smartphone!

Mi Band

Este relógio vibrador é configurado através do celular, pelo app Mi Fit, após ser realizado um cadastro pessoal. As horas e os intervalos do alarme podem ser programados no celular. No mercado há as versões Mi Band 2, 3 e 4. Funciona com iPhone e Android.

Há quem que ache que a vibração é boa e outros achem que é fraca. Um dorminhoco de sono pesado pode não conseguir acordar na primeira vibração, por isso convém programar mais de um alarme para ir acordando aos poucos antes da hora de levantar da cama.

Além de ter despertador, também tem alarme vibratório para mensanges de SMS ou Whatsapp, e-mail e ligações telefônicas. Ele também registra as atividades físicas como uma corrida, caminhada ou ciclismo e batimentos cardíacos; e possuí monitor do sono, que registra as fases do sono em um gráfico.

 

Apple Watch

Essa é para quem é usuário da Apple. Possui tantas as funções que seria difícil listar todas em poucas linhas.  Mas vamos ao que interessa: o despertador pode ser configurado diretamente no relógio ou no Iphone e acionar a vibração.

Onde comprar os relógios despertadores vibratórios?

Alguns modelos podem ser encontrados no Mercado Livre, já outros modelos só se encontram no exterior em sites como Amazon, Aliexpress. Gostaram das novidades? Vamos acordar pra vida! 🙂

Seja o primeiro a amar.

2 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.