Menu
Acessibilidade / Histórias dos Leitores / Implante Coclear

Capacete especial para usuários de implante coclear

Capacete especial para usuários de implante coclear? Sim, existe! Neste post, Rodrigo Panceri nos conta como conseguiu o seu para andar de moto. 🙂

Uma coisa que lembro da vez em que conheci o Gui Chazan e o Rodrigo Nunes num almoço de aniversário do Gui em Porto Alegre foi na hora de ir embora: o Rodrigo tirou o aparelho auditivo para poder colocar o capacete e dirigir a moto dele. De lá pra cá passaram-se alguns anos e o Rodrigo agora tem IC bilateral.

Achei muito bacana a iniciativa de entrar em contato com a marca fabricante do capacete que ele usa e explicar que não rola dirigir com dois implantes e um capacete comum – nesse caso, só um capacete especial salvaria. Eis que, contrariando as expectativas, o fabricante se dispôs a fazer isso e criou um capacete adaptado.

Dirigir sem ouvir é bem perigoso, pois no trânsito os barulhos comandam e servem de alerta. Você pode se sentir o melhor motorista do planeta e estar direitinho seguindo as regras mas, se uma ambulância estiver vindo em alta velocidade na sua direção com a sirene ligada e você não ouvir, faz o que?

O que acontece é o seguinte: depois de voltar a ouvir, a gente não quer fazer mais nada no silêncio (a não ser dormir, hehehe). Eu, por exemplo, fico super borocoxô quando preciso tirar meu IC pra entrar na água, pra dar um mergulho no mar, pra ir pra piscina…

IMG_20141118_192712-picsay

‘Hoje fui surpreendido pelo fabricante de capacetes Starplast, empresa que conheço pela marca Bieffe. Há pouco mais de 2 meses enviei um e-mail para a fábrica, através do canal de contato existente no site http://www.starplast.com.br. Ali contei minha história de motociclista implantado bilateral e o fato de pilotar minha scooter sem poder usar o implante e sem escutar absolutamente nada no trânsito, colocando em risco a minha própria segurança.

Expliquei que um capacete comum aperta o IC contra a cabeça e também desloca a antena, desligando-o. Após diversos e-mails trocados, recebi em minha casa o capacete da foto, um Bieffe Allegro, customizado internamente pelo time de design e engenharia da Starplast. O capacete foi fabricado com base nas medidas da minha cabeça, posição e tamanho do IC, sem desrespeitar as regras de segurança.

Detalhe: o capacete foi enviado como cortesia da fábrica.

Não há a MENOR dúvida de que daqui pra frente serei totalmente fiel à marca e seus produtos, não só pela cortesia, mas pela atenção dispensada, pelos designers e engenheiros envolvidos, pela preocupação com a minha segurança, bem estar e prazer de andar de moto. É prazeroso saber que ainda existem empresas “humanizadas”. Bieffe, muito obrigado. Eu, minha esposa e meu filho agradecemos.’

Resta saber se a marca vai fazer outros daqui para a frente, mediante solicitação de motociclistas implantados! Espero que sim. E fica a dica mega útil pra vocês! 🙂

Sobre

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

8 Comentários

  • joao
    05/10/2019 at 8:40 pm

    sou usuario de implante conclear gostaria de saber como faço p compra um capacete desses

    Responder
    • Pryscilla Cricio
      13/08/2020 at 5:58 pm

      Olá Joao,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Responder
  • Luiz Antonio De Castro
    17/02/2019 at 12:44 pm

    Tô precisando muito de um capacete desse… Quem puder mim ajudar… Obrigado! ?

    Responder
  • Lucas Silveira
    16/01/2019 at 7:31 pm

    Fantástico!!!
    Porem, como adquirimos esses produtos?

    Responder
    • Pryscilla Cricio
      25/08/2020 at 1:29 pm

      Olá Lucas,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Responder
  • Rogerio de lima
    15/08/2016 at 8:49 pm

    Tenho deficiencia auditiva bilateral progressiva,gostaria de saber se a biefee,poderia me dizer se há capacete para o meu problema,pois trabalho com moto,sem essa adaptação não seria capaz de exercer aminha função,omedo de cair o aparelho ,isso me causaria um prejuizo muito alto,preciso de um capacete adaptado para a minha deficiencia,uso dois aparelhos,grato.

    Responder
  • Andresa Dayrell
    06/06/2015 at 4:29 pm

    Nossa!!!! Fantástico esse capacete especial. Já estava procurando um tempão para meu filho de 5 anos. Gostaria de colocá-lo no futebol, pois ele ama. Mas o receio do implante ainda não foi possíveL. Quero adquirir um. Como faço?

    Responder
  • Vitor Blaugrana
    16/03/2015 at 11:46 pm

    Simplesmente fantástico seu depoimento meu caro! Um atitude EXTREMAMENTE NOBRE por parte da empresa. Fiquei realmente sensibilizado pelo respeito demonstrado pela empresa.

    Responder

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.