Menu
Acessibilidade

Estenotipia: legendas e acessibilidade digital

A estenotipia é uma profissão muito necessária e com um propósito grandioso: ela fornece legendas, ou seja, acessibilidade – seja digital ou presencial – para as pessoas que precisam entender o que está sendo dito.

A equipe da STNCaption tem sido uma parceira e tanto do movimento #surdosqueouvem. Durante a pandemia, nossas Lives tiveram legendas feitas em tempo real por um estenotipista da STNCaption, e isso nos permitiu ajudar milhares de pessoas com deficiência auditiva com informação e entretenimento.

Convidei a Teresa – diretora – e a Giovana – estenotipista que esteve em todos os Conexões Sonoras – para uma live na qual discutimos muitas questões importantes.

As normas da ABNT que regem as legendas

Desde 2017, segundo o Ministério das Comunicações, os canais da TV aberta são obrigados por lei a legendar (colocar legendas na) sua programação 24hs. Você conhece as normas da ABNT que falam sobre LEGENDAS na programação da TV aberta no Brasil? A Teresa explica isso no vídeo.

  • Trata-se da Portaria 310 de 27/06/2006 –  Recursos de acessibilidade, para pessoas com deficiência, na programação veiculada nos serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão.
  • As Normas da ABNT que regem as legendas são 15.290/2011.

Como denunciar falta de legendas na TV aberta?

Você pode denunciar a falta de legendas e também as legendas de má qualidade – muitos canais usam softwares de reconhecimento de voz de péssima qualidade, o que impede a pessoa que precisa de legendas como recurso de acessibilidade de entender o que está sendo dito.

Em janeiro de 2021, emissoras têm sido multadas pelo descumprimento da lei.

A lei garante legendas nas escolas?

A Lei Brasileira de Inclusão promove essa obrigação no art. 28, XII. Ela não faz distinção entre Libras e demais tecnologias assistivas. Se você tem aulas online e precisa de acessibilidade, contate a Coordenação da escola ou faculdade e exija o seu direito.

Você sabe o que é ESTENOTIPIA?

Como fazer para se tornar um estenotipista? Você sabe por que as pessoas acham que acessibilidade digital para surdos é apenas LIBRAS? E, pior, você entende porque as pessoas acham que acessibilidade – legendas e janela de LIBRAS – não importa, não é necessária e ajuda pouca gente?

Você já ouviu falar sobre capacitismo? E sobre surdos que ouvem? Eu e a equipe da STN Caption, empresa de estenotipia há 18 anos no mercado, conversamos sobre todos os assuntos acima neste vídeo, cujas legendas em tempo real foram feitas pelo estenotipista Wellington. 🙂

Assista ao vídeo

 

Sobre

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

Sem comentários

    Escreva um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Iniciar conversa
    Marque a sua consulta na Clínica Sonora