Para saber como se comunicar com uma pessoa surda, você deve esquecer a ideia errada de que surdo é só quem não ouve nada ou, pior, que todo surdo usa língua de sinais. A surdez tem graus: a surdez de uma pessoa pode ser leve, moderada, severa ou profunda. A maioria das pessoas surdas, em 2023, tem surdez de graus leve e moderado, e usa aparelhos auditivos e implante coclear.
Segundo a OMS, há 1,5 bilhão de pessoas com algum grau de surdez no mundo, e apenas a ínfima minoria usa língua de sinais. No Brasil não é diferente: a maioria da população com surdez no nosso país nunca precisou da Libras porque ouve tanto com o seu resíduo auditivo quanto com a ajuda da tecnologia.
Segundo o IBGE divulgou em 2021, há 2,3 milhões de pessoas COM ALGUM GRAU DE SURDEZ no Brasil. Conforme você verá no gráfico abaixo, do próprio IBGE, A MAIORIA destas pessoas NÃO USA LIBRAS. Dito isso, você verá que para saber como se comunicar com uma pessoa surda a primeira coisa a fazer é aprender a verdade sobre a surdez e sair do estereótipo equivocado sobre surdos no qual o senso comum ainda acredita – seja por desconhecimento, pelas fake news espalhadas pela militância e por vendedores de tecnologias de acessibilidade para surdos sinalizados ou pela pura falta de contato com pessoas que ouvem mal.
O IBGE apresentou os dados da Pesquisa Nacional de Saúde no final de 2021. Ela traz dados oficiais do governo brasileiro atestando que, no nosso país, apenas uma ínfima parcela da população com deficiência auditiva é usuária de língua de sinais. Os dados do IBGE quebram o mito de que todo surdo usa Libras e fazem um alerta importante a respeito do lobby para que ela se torne obrigatória em todas as escolas e faculdades. Além disso, mostram a DIVERSIDADE DA SURDEZ e a necessidade mais do que urgente das legendas como recurso de acessibilidade usado pela maioria das pessoas com deficiência auditiva.
Como se comunicar com uma pessoa surda?
Quando você se depara com uma pessoa com perda auditiva, comece falando da forma como você conversaria com uma pessoa qualquer. Se precisar, ela irá lhe dar pequenos toques para a melhoria da comunicação. Não precisa se sentir constrangido ao conversar conosco. Seja o mais natural possível!
Se chamar a pessoa pelo nome e ela não te responder, por favor cutuque-a ou coloque a mão no seu ombro e se coloque no campo de visão dela. Não tenha medo de uma pessoa surda não entender o que você fala. Ele se esforçará para entender e ser compreendido. A nossa meta é entender a conversa e ficamos felizes quando entendemos!
Não se apavore ao visualizar os nossos aparelhos auditivos e perceber que somos surdos. Saiba que os aparelhos são muito importantes para nós te escutarmos e te entendermos melhor! Eles são o nosso orgulho por nos proporcionarem qualidade de vida.
Quando você convida um surdo para um bate papo em um restaurante, bar ou cafeteria, procure mesas bem iluminadas. Se possível, com boa acústica, pois ambientes escuros e ruidosos dificultam o nosso entendimento.
Como se comunicar bem com uma pessoa surda
Procure falar de frente para a pessoa
Isso torna possível a leitura labial do seu rosto. Fale de forma fluída e mais natural possível! O movimento super lento de fala dificulta o entendimento.
Por favor não fale alto nem grite
Se você fizer isso estará distorcendo o som da fala, dificultando mais ainda o nosso entendimento. Os nossos aparelhos auditivos já estão amplificando a sua voz, por isso não precisa gritar conosco.
Articule bem a boca
Para que a leitura labial tenha mais qualidade possível. Nós, surdos, associamos o som da fala com a leitura labial.
Falar baixo também atrapalha
Pois os detalhes da fala ficam mais difíceis de serem percebidos. Procure falar sempre no tom normal.
Evite falar e mexer as mãos ao mesmo tempo.
Os movimentos das mãos nos distraem durante a leitura labial e também podem cobrir a boca em alguns momentos, dificultando a nossa leitura.
Dica de ouro
Caso o surdo não esteja entendendo de jeito algum uma palavra específica, escreva-a num bloco de notas ou num celular.
Se um surdo te perguntar: “do que estão falando?”, por favor explique o assunto da roda de conversa. Jamais responda desta forma: “ah, estamos falando de bobagem!”, “o assunto não é nada demais”, este tipo de resposta nos machuca e nos exclui das conversas. Se ele te pergunta, é porque quer participar da conversa, dar a sua opinião, rir das piadas, emocionar-se com os relatos.
Te ignorei? Desculpe!
Tentou chamar a pessoa de longe, fez uma pergunta e não ela te respondeu? Ande até ela e cutuque-a para chamar a sua atenção. Se não te responde, não é porque está te ignorando e sim porque não percebeu que você tentou se comunicar com ela.
Os aparelhos auditivos não são ouvidos novos! Mesmo com o uso deles, ainda terá dificuldade para ouvir em determinados ambientes ou determinadas situações.
Posso te ajudar?
Quando você for pedir uma informação a uma pessoa na rua, e essa pessoa diz que é surda. Dê uma chance para que ela possa te ajudar nas suas dúvidas. Gostamos de ajudar quem precisa!
Já aconteceram muitas vezes em que alguém veio nos pedir informação e ao saber que não escutamos direito, ficaram sem graça e imediatamente nos pediram desculpas e foram embora, sem nos dar uma chance de lhes ajudar. Você não precisa se sentir mal por nós ao saber que não escutamos direito!
Falando ao telefone?
Existem surdos que conseguem entender áudio de telefone com a ajuda da tecnologia auditiva, mas há muitos que não conseguem entender o que ouve no telefone nem com o melhor aparelho auditivo.
O som vem muito embolado e robótico. Por causa da nossa enorme dificuldade, o telefone se tornou o nosso maior terror.
Nunca envie mensagens de áudio para um surdo no WhatsApp, envie somente mensagem de texto! Mesmo que existam aplicativos que convertem áudios em textos, nem sempre as conversões são fiéis às mensagens originais.
*Por Maria de Menicucci em 2019
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Crieir um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
- Curso A Surdez e os Relacionamentos Amorosos
- Curso para Mães e Pais de Crianças e Bebês com Perda Auditiva
- Curso NÃO ERRE na compra do seu aparelho auditivo
5 Comments
Gilberto
24/07/2019 at 18:22Olá Paula!!!
Sou o Gilberto de Apucarana – Pr.
Minha esposa tem perda auditiva severa, tendo aproveitamento de 8% do lado esquerdo e 20% do direito.
Ela usa aparelho auditivo nos dois ouvidos.
Já foi feito todos os exames e foi constatado geneticamente.
Mas ela e eu temos muita dúvida e por isso queremos saber se precisa ser feito o implante ou vivendo desta forma, visto que ela se comunica ainda razoávelmente.
Fizemos os encaminhamentos para o implante, mas pelo Sus é muito demorado.
Você pode nos ajudar ??
Obrigada, fica com Deus!!
Pryscilla Cricio
17/08/2020 at 17:09Olá Gilberto,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Priscila
22/05/2019 at 01:26Obrigada pelas dicas Paula. Eu tenho mania de mandar áudios enooormes e agora vou praticar mais a escrita. Parabéns pelo projeto, está tudo lindo!
Ana Lucia Santiago
30/04/2019 at 20:44Dicas bem interessantes !!!! Valeu Paula
Pryscilla Cricio
18/08/2020 at 18:03Olá Ana,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem