Menu
Aparelhos Auditivos

5 Fatos sobre as Pessoas que USAM APARELHOS AUDITIVOS

As pessoas que usam aparelhos auditivos enfrentam uma série de desafios no dia-a-dia. Milhões de pessoas usam aparelhos auditivos no Brasil e no Mundo – segundo a OMS, mais de 1,5 bilhão de seres humanos vivem com algum grau de perda auditiva. Eu sou uma surda que ouve, hoje com implante coclear, mas que usou aparelho auditivo durante muitos anos e viver com todos os graus de surdez (leve, moderada, severa e profunda). Como testemunha das maravilhas que a rebilitação auditiva é capaz de fazer na vida de uma pessoa surda, hoje vou falar um pouco sobre pessoas que usam aparelho auditivo.

Dica importante: associe-se ao CLUBE Surdos Que Ouvem e acesse nossos grupos de surdos no WhatsApp e Facebook com milhares de pessoas com perda auditiva.

Pessoas que Usam APARELHOS AUDITIVOS

Aqui estão os 6 fatos mais importantes sobre as pessoas que usam aparelhos auditivos para você aprender sobre o que sgnifica usar uma tecnologia para ouvir melhor ou voltar a ouvir:

  1. Aparelho auditivo não é um ouvido novo
  2. A adaptação ao aparelho auditivo é um processo longo
  3. Usar aparelho auditivo faz muito bem para o cérebro
  4. Aparelho auditivo mais caro não dá o resultado que você quer
  5. Cada caso de surdez é um caso (regule as expectativas)
  6. A jornada da surdez NÃO deve ser solitária e assustadora

Aparelho auditivo não é um ouvido novo

Usar aparelho auditivo não é como usar óculos, pelo contrário. Ele não devolve a ninguém a perfeição da audição natural, mas é uma grande ajuda para ouvir melhor, se comunicar e ganhar qualidade de vida. Entenda seu funcionamento e regule as suas expectativas. Não é porque você usa um aparelho auditivo que vai “ouvir e entender tudo”.

A adaptação ao aparelho auditivo é um processo longo

Leva tempo, uso constante e diário, novas regulagens, paciência, treinamento auditivo e, principalmente, dedicação. Tem gente que passa 10, 20 anos sem tratar a surdez e acha que em 2 dias o cérebro vai recuperar o tempo perdido. Não é assim que funciona.

Usar aparelho auditivo faz muito bem para o cérebro

Cada vez mais a ciência comprova os prejuízos cerebrais da surdez não tratada. Os prejuízos em todas as áreas da sua vida são inegáveis mas, você quer mesmo privar o seu cérebro do acesso aos sons que ele precisa? Depois não adianta chorar. Nós avisamos!

Não é o aparelho auditivo mais caro que vai te dar o resultado que você quer

Comprar o aparelho auditivo mais caro da loja não é garantia de NADA. O mais importante é ter um FONOAUDIÓLOGO que seja o seu guia de confiança na jornada da surdez. Assista essas aulas antes de comprar aparelhos auditivos.

Cada caso de surdez é um caso (regule as expectativas)

Entenda que cada surdez é tão única quanto uma impressão digital.

A jornada da surdez NÃO deve ser solitária e assustadora

A minha foi assim porque eu não tinha com quem conversar sobre a minha surdez. Mas a sua não precisa ser, porque criei o CLUBE Surdos Que Ouvem para conectar pessoas com deficiência auditiva dos quatro cantos do Brasil. Associe-se e junte-se a nós para fazer amigos e tirar todas as suas dúvidas sobre aparelhos auditivos.

 

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply