A perda auditiva pode de manifestar de modo tão gradual que muitas pessoas sequer percebem que têm um problema. Em muitos casos, é o cônjuge da pessoa com deficiência auditiva ainda não diagnosticada o primeiro a notar que há algo errado. Se você está preocupado por achar que seu marido, esposa ou namorado(a) está ouvindo mal, conheça os cinco sinais que podem indicar que é hora de levá-lo para consultar um otorrino especializado em surdez e depois fazer uma audiometria!
SINAIS DA PERDA DE AUDIÇÃO
Estes são os 5 sinais clássicos da perda auditiva:
- Pedidos constantes de repetição do que foi dito
- TV ligada no último volume
- Isolamento social
- Dificuldade para entender a fala no ruído
- Frustração constante
1. “Repete?”
O famoso ‘hãn’ é o sinal mais óbvio de que algo pode estar errado. Se você perceber que repete demais o que diz, pode ser porque seu cônjuge tem algum grau de surdez e está penando para entender o que você fala. Não fique surpreso se ouvir as negações clássicas: “é você que fala para dentro” e “só escuto o que quero e quando quero”.
2. O volume da TV está sempre altíssimo
Se o seu cônjuge põe a TV num volume desconfortável para o resto da casa, é bem possível que ele tenha perda auditiva. Quando a audição está intacta, as pessoas não precisam de volume alto para assistir à TV.
3. Isolamento e fuga das interações sociais
Se o seu cônjuge, outrora super falante, começar a se tornar uma pessoa quieta e introvertida nas interações sociais, pode ser porque ele não está conseguindo entender o que as pessoas falam. Pessoas com perda auditiva não diagnosticada/tratada têm dificuldade real para entender o que os outros dizem e, por isso, acababam se tornando mais quietos e se isolando. Isso acontece porque precisam lidar com o stress e o constrangimento de ter que se esforçar além do normal para acompanhar uma conversa, o que é mental e fisicamente cansativo.
4. Confusão
A perda auditiva não faz apenas os sons ficarem mais baixos – ela também pode fazer com o que o som fique abafado e a fala, ininteligível. Se você perceber que seu cônjuge parece estar confuso ou desorientado no meio de uma conversa, sorrindo amarelo em vez de dar gargalhadas numa piada ou não entendendo o que alguém diz, a perda auditiva pode ser a causa do problema.
5. Frustração
É normal que pessoas com perda auditiva não tratada se sintam frustradas com aqueles que estão por perto, já que sofrem para conseguir entender o que é dito. Esse sentimento é compreensível: desenvolver uma perda auditiva é uma experiência que muda a nossa vida. Conviver com quem tem perda auditiva não tratada requer muita paciência e energia, não tenha dúvida de que seu cônjuge se sente frustrado e irritado por causa disso.
Por mais difícil que seja, tente não levar para o lado pessoal se seu cônjuge despejar sua frustração em você. Lembre-se que não é com você que ele está frustrado, mas sim com o fato de que já não ouve como antes e precisa aprender a lidar com os desafios que isso traz.
Reconhecendo esses sinais da perda auditiva, é hora de sugerir que ele/ela busque ajuda profissional. Pode ser um assunto delicado e deve ser abordado com cuidado. A única coisa que NÃO deve ser feita é fingir que a perda auditiva não existe e não impacta as vidas de vocês. Saiba o que a perda auditiva não tratada faz com o seu cérebro!
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM
Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.
São 20 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva.
Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
No Comments