Menu
Deficiência Auditiva

Três coisas que você nunca deveria fazer aos seus ouvidos

Os ouvidos e a saúde auditiva são extremamente importantes. E há um punhado de desinformação a respeito de como devemos cuidar de ambos e preservar nossa audição, nossa saúde auditiva e os níveis de cera no ouvido.

Os ouvidos são um pouco como um sistema de metrô que funciona perfeitamente – você só irá começar a prestar atenção neles quando derem problema. No entanto, isso não é desculpa para negligenciar os cuidados adequados, especialmente porque você não quer ter que lidar com as consequências do mau cuidado: perda auditiva, zumbido, etc. Portanto, aqui estão 3 coisas que você jamais deve fazer aos seus ouvidos. Amigos não deixam amigos irem a shows sem protetor de ouvido ou correr com fones que tocam música que pode ser ouvida até do espaço! 😉

1. Usar cotonete

Você deve olhar para uma caixinha de cotonetes e ficar pensando que foram feitos sob medida para colocar no canal auditivo e retirar a cera. Desculpe-me por dizer, mas você está redondamente enganado, não só sobre o que deveria colocar no ouvido mas também sobre a cera. Ela não é sua inimiga, pelo contrário, ela é necessária para o correto funcionamento dos ouvidos – e retirá-la agressivamente é um péssimo hábito.

O uso de cotonetes pode causar vários problemas ao interior do canal auditivo. Eles podem remover a cera, causando irritação e coceira, e podem danificar a audição empurrando a cera ainda mais fundo ao invés de retirá-la. Quando isso acontece às vezes é preciso ir ao médico e fazer um procedimento para retirar. E há casos de perfuração de tímpano pelo uso do cotonete.

2. Fones de ouvido nas alturas

Aquele papo de “as crianças vão arruinar seus ouvidos com esses fones!” não é chatice das pessoas mais velhas. O volume dos seus fones de ouvido pode impactar seriamente a sua audição, e vale a pena conhecer os fatos da próxima vez que você colocar seu iPod no máximo.

A perda auditiva acontece quando as minúsculas células ciliadas que convertem as ondas sonoras em sinais elétricos são danificadas ou morrem, e as evidências mostram que o volume alto da música em fones de ouvido contribui para que isso aconteça. Como você sabe se a sua música está em um volume perigoso? A regra geral sobre “muito alto” é que se uma pessoa sentada ao seu lado pode ouvi-lo, é provável que vá danificar a sua audição.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda uma regra 60:60: não subir mais que 60% do volume máximo no iPod ou dispositivo musical, e usar fones no máximo por 1h por dia. A perda auditiva induzida por ruído combina dois fatores: volume e quantidade de tempo. Gerencie com cuidado o uso dos fones de ouvido para evitar danos no futuro.

3. Não usar protetores em ambientes com muito barulho

Ok, você poderá não curtir tanto a música se estiver com protetores auriculares num show, mas seus ouvidos agradecerão se você fizer isso. Não há motivo para evitar essa proteção, todos os músicos protegem a própria audição e inclusive algumas bandas já começaram a pedir que todas as pessoas no show usem protetores!!

A exposição ao ruído alto por períodos prolongados é uma das principais causas da perda auditiva, por isso as pessoas que trabalham em ambientes ruidosos como aeroportos e construção civil são obrigadas por lei a usar aqueles protetores enormes. Acima de 85dB, estamos sob sério risco; uma conversa fica em torno de 65dB, muitos iPods vão a 110dB!! Se você deixa em casa os seus protetores auriculares quando vai a shows ou baladas, saiba que você está correndo um sério risco.

Fonte: Bustle  (tradução livre minha)

Grupo SURDOS QUE OUVEM

Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?

Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.







NOSSAS REDES SOCIAIS

LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ

Neste link você encontra os seguintes livros:

  1. Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
  2. Crônicas da Surdez: Implante Coclear
  3. Saia do Armário da Surdez

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply