Ícone do site Crônicas da Surdez – Surdos Que Ouvem – por Paula Pfeifer

Mais dicas de app para surdos

Vamos começar a semana com mais umas dicas de app que facilitam a vida de surdos? A tecnologia está aí para isso! Com aparelhos auditivos, implante coclear, um smartphone na mão e acesso à internet, você pode fazer muitas coisas legais.

Dragon Dictation

 

Aplicativo grátis que ‘ouve’ o que uma pessoa está falando e traduz em palavras. Não é perfeito mas pode ajudar muito a entender o que o interlocutor está dizendo. É uma boa mão na roda para ter no smartphone.

Netflix

Todo morador do planeta Terra conhece o Netflix – você paga uma merreca por mês e tem acesso a milhares de filmes e séries legendados para assistir 24hs por dia. Aprendi a ler lábios em inglês assistindo seriados americanos, e acho que nada melhor para aprender inglês do que ter acesso a filmes e séries com legendas. Você aumenta seu vocabulário, aprende a pronunciar corretamente as palavras e de quebra ainda aprende a ler lábios em outra língua. Fora toda a programação em espanhol e francês. Tem que ter, tanto no celular quanto no tablet e na TV de casa.

Tap Tap

O app Tap Tap custa 3 dólares e ajuda pessoas que não ouvem bem a detectar sons como portas, detectores de fumaça, campainhas, interfones, etc. Ao detectar esses sons, o app faz seu smartphone vibrar e piscar – você pode controlar a sensibilidade dele. Perfeito para pessoas com deficiência auditiva que moram sozinhas.

 

Louder TV

O app Louder TV custa 9,99 dólares e foi criado por um cara que disse que quando ia visitar a avó conseguia ouvir a TV dela antes mesmo de subir as escadas, de tão alta. Ele foi feito para funcionar como um amplificador pessoal: usando headphones com o aplicativo você assiste à TV com sua família sem perfurar os tímpanos alheios.

Play it Down

Muitas vezes quem convive com uma pessoa idosa se sente frustrado quando a perda auditiva começa a dar as caras. Para entender melhor o que o seu familiar com perda auditiva está passando, o app Play It Down acessa arquivos de músicas do seu smartphone e as toca como se estivessem sendo ouvidas por uma pessoa com deficiência auditiva. Permite ajustar a perda auditiva por idade – e vai até ‘testar’ a sua audição lhe dizendo a ‘idade’ dos seus ouvidos. E se você estiver num ambiente barulhento, serve como medidor de decibéis, inclusive.

Sair da versão mobile