O médico otorrino especialista em surdez e cirurgias da audição faz TODA a diferença se você tem – ou desconfia que tenha – perda auditiva. As pessoas não sabem que nem todo médico otorrino tem experiência extensa em surdez e cirurgias da audição – alguns focam sua prática clínica e cirúrgica em nariz e garganta e raramente avaliam pacientes com surdez. Quando você tem qualquer grau de perda auditiva, é de um otorrino expert em surdez que você precisa.
A melhor dica que eu posso te dar é: peça indicação a pessoas com algum grau de surdez que já têm um otorrino de confiança. E o melhor lugar da internet para fazer isso é o CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM, onde você vai conversar diretamente com outras 21.700 pessoas com perda auditiva que usam aparelho auditivo, implante coclear ou fizeram alguma cirurgia da audição. Outra dica de ouro: saia correndo quando vir aquelas listas de sites para os quais os médicos PAGAM para aparecer, pois a credibilidade disso é zero.
Aproveite que a Telemedicina foi liberada no Brasil para consultar sem sair de casa com o otorrino escolhido por você. Em inúmeros casos de surdez, isso é perfeitamente possível. No vídeo abaixo, eu explico melhor porque é fundamental que você não perca tempo indo a otorrinos cuja prática clínica e cirúrgica é focada apenas em nariz e garganta quando você tem (ou desconfia ter) perda de audição.
Médico Otorrino especialista em surdez
Nem todo otorrinolaringologista conhece profundamente o tema surdez – alguns são experts em cirurgia de nariz e de garganta, por exemplo, e quase não operam ouvido. Ou, se operam, nunca fizeram uma cirurgia de implante coclear, por exemplo. Há também aqueles com pouquíssima experiência em estapedectomia.
Se você está em busca de um otorrino para investigar e tratar a sua perda auditiva, precisará de um que entenda muito deste assunto específico. Não apenas na parte clínica, mas também nas novidades tecnológicas de aparelhos auditivos e próteses auditivas implantáveis e de acessibilidade, afinal, não tem nada mais decepcionante do que fazer várias perguntas ao seu médico e voltar para casa sem resposta.
Se você está em busca de um otorrino para tratar a sua OTOSCLEROSE ou fazer uma estapedectomia, nada mais fundamental do que encontrar um cirurgião que já tenha feito centenas de cirurgias como essa.
Se você procura um otorrino por causa de implante coclear, leve em conta inclusive que existem quatro marcas de implante coclear no mercado brasileiro, e é muito sensato conversar com um médico que tenha experiência em operar todas elas – ou, no mínimo, a maioria. Caso se depare com um médico que diz que “só opera a marca X”, o melhor que você pode fazer é buscar outro profissional. É preciso saber, também, quantas cirurgias desse tipo ele já fez, para ter certeza de que trata-se um profissional com a experiência cirúrgica necessária.
Otorrino especialista em surdez pelo plano de saúde
Não é tarefa fácil encontrar um médico otorrino especialista em surdez que seja credenciado a planos de saúde. O motivo é simples: uma consulta médica adequada para casos de perda auditiva dura, no mínimo, 1 hora ou mais. Os planos de saúde repassam aos médicos valores irrisórios pelas consultas (com MUITA sorte, R$80 alguns meses após a realização da consulta), o que os obriga a marcar pacientes de 15 em 15 minutos para conseguir atender o maior número possível de pessoas no menor tempo – e assim, com volume de atendimentos, tentar arcar com os gastos envolvidos num consultório. É impossível prestar um bom atendimento médico a um paciente com perda auditiva – especialmente nos casos de diagnóstico recente – em 15 minutos de conversa.
Além disso, os planos de saúde repassam aos cirurgiões valores impraticáveis pelas cirurgias de alta complexidade que duram várias horas. É por isso que qualquer médico, se pudesse, não seria credenciado a nenhum plano de saúde.
O melhor médico otorrino especialista em surdez
Algumas pessoas ficam neuróticas em busca “dos melhores médicos otorrinos do Brasil“. Quando um médico se autodenomina dessa forma, FUJA. É puro marketing, porque ninguém possui monopólio de conhecimento. Temos excelentes otorrinolaringologistas especializados em surdez nos quatro cantos do Brasil – por isso que pedir indicação a outros pacientes é FUNDAMENTAL.
Peça indicação a outros pacientes, busque o profissional nas redes sociais, leia as avaliações sobre ele no Google. Não tem mistério.
Ah, e por favor: fuja de sites para os quais os médicos pagam mensalidade para estar nas primeiras posições da pesquisa lá em listas de credibilidade altamente duvidosa. Se você der uma busca no Google sobre “melhores otorrinos do Brasil“, verá a lista paga de vários desses sites e, pior, anúncios no Google feito pelos próprios médicos que se autodenominam “o melhor otorrino” de todos. Credibilidade é bom e a gente gosta, né? OLX de melhor médico, não rola.
Telemedicina e Surdez
Graças à pandemia, a Telemedicina foi liberada em todo o Brasil. Era uma mudança mais do que necessária e esperada pelos pacientes.
Especialmente pelos pacientes com surdez, afinal, muitos estão longe dos grandes centros e não têm acesso a um otorrinolaringologista que seja de fato especializado em surdez. Isso faz TODA a diferença, tanto no diagnóstico quanto no tratamento da perda auditiva.
A Telemedicina permite que você consulte com médicos do Brasil inteiro. Aproveite para pedir uma segunda opinião ou mesmo consultar com o otorrino que você sempre quis – mas a distância e os custos de viagem impediam.
Peça indicação a outros pacientes com surdez
Talvez você não saiba, mas uma pessoa formada em Medicina pode atuar em qualquer área médica. Isso significa que alguém que se formou em Medicina mas não fez residência em Otorrinolaringologia pode atuar nessa especialidade. Por mais bizarro que pareça, isso acontece.
Quem é que checa os diplomas e credenciais fornecidos por um médico? Que eu saiba, ninguém. Eu, pelo menos, nunca chequei, e só vou a médicos após pedir indicação a outras pessoas de confiança. Na dúvida, cheque se o profissional que você escolheu tem, DE FATO, residência em Otorrinolaringologia – fellowships e cursos de extensão no exterior não contam como residência, ok?
Pedir indicação a quem já passou por isso é sempre muito bom, porque as pessoas são ou foram pacientes do médico que você está cogitando ir. Em tempos de reviews comprados, listas fajutas e afins, a melhor coisa que você pode fazer é pedir indicação a outros pacientes com surdez.
Entre para o Clube dos SURDOS QUE OUVEM – são 21.000 pessoas com deficiência auditiva por lá para indicar alguém de confiança. Eu só indico os médicos dos quais sou paciente – em qualquer especialidade – pois é muita responsabilidade indicar profissionais de saúde. Nem sempre quem funcionou para mim vai funcionar para você.
Peça uma segunda opinião de especialista em surdez
Foi num médico e o santo não bateu? Voltou para casa com mais perguntas do que respostas? Não sentiu firmeza durante a consulta? Foi só porque ele era conveniado do plano e se sentiu mal atendido? A consulta durou 15 minutos? Tem surdez moderada e o otorrino disse que não precisa usar aparelho auditivo e você achou isso muito esquisito? Acontece com todo mundo, fique tranquilo.
Nada mais natural do que ir em busca de uma segunda opinião, afinal, é a nossa própria saúde auditiva que está em jogo.
Não tenha nenhum tipo de constrangimento quanto a isso. Dou esse conselho porque, se tivesse ido atrás de uma segunda opinião quando era criança, não teria recebido um diagnóstico errado, e meu diagnóstico correto não teria vindo apenas aos 16 anos e minha infância teria sido muito mais fácil.
O consultório é acessível a pacientes surdos?
Nada pode ser mais deprimente do que ser surdo e querer marcar consulta com um otorrino especialista em surdez cujo consultório só marca…pelo telefone! Ou, pior, chegar no consultório, ver a TV ligada e as legendas não estarem ativadas.
Mas nada supera consultar com um otorrino que fala tapando a boca ou, pior, não se dirige a você quando fala, mas sim ao seu acompanhante, como se você fosse uma planta! Na minha opinião,isso é imperdoável. Estamos em 2022 e as discussões sobre capacitismo estão a todo vapor.
Tecnologias – grátis ou não – de acessibilidade existem aos montes. O mínimo que eu espero é poder marcar consulta por WhatsApp ou email, que o médico saiba se comunicar adequadamente com um paciente com deficiência auditiva, que a TV tenha legendas ativadas, que a secretária e outros profissionais da clínica sejam treinados para bem atender os pacientes que escutam mal ou não escutam.
Quem é o especialista em otosclerose?
O especialista em otosclerose é o médico otorrinolaringologista. Peça indicação diretamente a outras pessoas que têm otosclerose no Clube dos Surdos Que Ouvem.
Quem é o especialista em surdez neurosensorial?
O especialista em surdez neurosensorial é o médico otorrinolaringologista. Peça indicação diretamente a outras pessoas que têm surdez neurosensorial no Clube dos Surdos Que Ouvem.
Quem é o especialista em surdez condutiva e mista?
O especialista em surdez condutiva e mista é o médico otorrinolaringologista. Peça indicação diretamente a outras pessoas que têm surdez condutiva e mista no Clube dos Surdos Que Ouvem.
Quem é o especialista em implante coclear?
O especialista em implante coclear é o médico otorrinolaringologista com VASTA experiência clínica e cirúrgica em perda auditiva e cirurgia de implante coclear. Peça indicação diretamente a outras pessoas que já fizeram um implante coclear no Clube dos Surdos Que Ouvem.
Paula, me indica o seu médico otorrino?
Há muitos anos estabeleci a regra de indicar qualquer profissional da saúde apenas se eu for paciente do mesmo. Sendo assim, se você quiser uma indicação pessoal minha, posso te dar os nomes dos profissionais que me atendem – otorrino ou fonoaudiólogas – sem nenhum problema.
Criei o Clube dos Surdos Que Ouvem justamente para que pessoas do Brasil inteiro pudessem pedir indicações a outros pacientes que residem nas suas cidades e Estados.
E por último…
Os médicos são seres humanos, portanto, todos têm dias bons e ruins e nenhum deles é um ser iluminado que tudo sabe e não erra nunca. Não podemos exigir deles essa perfeição porque além de não ser justo, é irreal.
Você tem sua responsabilidade como paciente, sabia? Informe-se sobre o seu caso, leia muito, busque livros e pessoas em situação parecida. O pior paciente é aquele que chega no consultório desesperado e não se deu ao trabalho de pesquisar nada – e exige salvação do otorrino que lhe atender.?
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:
Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
14 Comments
Maria Eduarda
05/10/2024 at 20:18Descobri aqui o Dr. Luciano Moreira (@drlucianootorrino) que, sem dúvida alguma, é o melhor otorrino do Brasil especialista em surdez. Após perambular por ínúmeros otorrinos sem diagnóstico nem tratamento corretos, tive a sorte de cair nas mãos do Dr. Luciano Moreira. Recomendo a todos! http://www.instagram.com/drlucianootorrino
Edna
23/08/2021 at 23:14ola eu tenho uma certa deficiencia auditiva, comprei um aparelho mas não consigo entender pois eu ouço melhor sem ele.
nem uso, como se ele nao transmitisse os sons. o problema é que percebo que minha audição esta ficando cada vez mais fraca. O que fazer
ALEXSANDRE
19/11/2020 at 18:47Oi pessoal tenho surdez no ouvido direito e estou perdendo a audição no esquerdo.
Alguém pode me indicar um especialista na cidade de Santos-SP ou São Paulo-SP
Obrigado
Pryscilla Cricio
01/12/2020 at 13:22Olá Alexsandre,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 16.000 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Eliza dos Santos de Azevedo
08/10/2020 at 12:40Seria válido falar sobre o papel do fonoaudiólogo nesses casos. Uma vez que são especializados para avaliar o grau de surdez, os melhores aparelhos auditivos e fazer a manutenção e acompanhamento de todo processo de adaptação do indivíduo e de seus familiares.
Fabia
11/06/2020 at 15:46Sobre cirurgia prótese ancorada. Alguém já fez? Na surdez unilateral, atrapalha a audição boa? Muito obrigado
Paula Pfeifer Moreira
01/07/2020 at 15:19Fabia, pelo contrário, melhora.
Busque nosso grupo no Facebook onde inumeras pessoas ja fizeram!
Abraço
Pryscilla Cricio
03/08/2020 at 15:00Olá Fabia,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Uma estudante de medicina com deficiência auditiva
04/01/2020 at 22:27[…] em fazer otorrinolaringologia. Seria irônico, não? Ano passado andei assistindo a algumas cirurgias, juntamente à equipe, e me […]
Quais os critérios da lei para determinar quem é deficiente auditivo
29/11/2019 at 12:19[…] Agora você sabe como calcular se você é uma pessoa com deficiência com base nos parâmetros da legislação. Caso ainda tenha dúvidas, então fale com seu fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista. […]
Implante coclear: a história do Matheus Vicênzio
18/07/2018 at 18:30[…] na real de que tudo não era sonho e sim pura realidade. Logo o levamos para um otorrinolaringologista que o diagnosticou com perda auditiva nos dois ouvidos. Compramos os aparelhos auditivos para serem […]
Rossana
23/06/2018 at 12:08Bom dia, meu marido foi diagnosticado essa semana com surdez súbita, demorou um pouco para procurar um especialista e o lado direito perdeu total e o esquerdo mesmo apos o inicio do tratamento começou a diminuir a audição, poderia me indicar um bom especialista em São Paulo, Teresina ou São Luis?
Pryscilla Cricio
26/08/2020 at 18:00Olá Rossana,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Luciana
20/06/2018 at 21:38E se algum leitor puder indicar um otorrino especialista em surdez em Recife fico muito grata.