Aparelhos Auditivos Implante Coclear

Amo meu aparelho auditivo e meu implante coclear

Há algum tempo atrás iniciei uma campanha na FanPage e aqui também para que todo mundo começasse a customizar seus aparelhos auditivos e implantes cocleares. Pessoalmente, detesto de um jeito muito forte toda e qualquer menção à palavra ‘discrição‘ dentro dessa indústria. Embora isso parta na grande maioria das vezes do próprio paciente, acho que o profissional da fonoaudiologia que ouve esse pedido “quero que seja discreto já que não existe invisível” tem nas mãos o poder de mudar a mentalidade e a saúde dessa pessoa. Não acho legal ser conivente com isso. Não acho legal incentivar a vergonha que muitas pessoas sentem da própria deficiência auditiva. E como a surdez é a deficiência invisível, nada mais lindo do que pessoas corajosas e orgulhosas o suficiente para lhe dar visibilidade.

Comecei essa campanha sem pretensões e hoje me arrepio toda quando recebo fotos de mães orgulhosas mostrando os AASI cor-de-rosa de suas princesinhas – e lamento TANTO pelas mães que me escrevem contando da vergonha horrível que sentem porque seus filhos têm que usar AASI ou IC. Cada vez mais a publicidade está empenhada em quebrar paradigmas e tabus, quando é que a indústria dos AASI’s vai perceber isso? Ontem mesmo vi uma propaganda na Inglaterra que mostrava uma mulher com um camarão na orelha imitando um AASI dizendo “Seus aparelhos auditivos são feios? Os nossos são invisíveis!” e senti vontade de chorar de raiva por tamanho desserviço. Na indústria do IC isso não existe, afinal, discrição não combina com implante coclear, ainda bem!

Algumas vezes, aqui na Sonora, quando um paciente candidato ao IC pede para conversar comigo, acabo ouvindo frases clássicas como ‘dá para esconder com o cabelo né?, ‘porque você prende o cabelo e deixa ele aparecendo?’, ‘ai, como é grande’. Me dá uma dor no coração ouvir essas coisas. Mas o ser humano é assim mesmo, e o único jeito de lidar com desinformação é tendo aquela paciência divina de ser um agente disseminador de informação. O tempo inteiro. Às vezes, cansa. Me pergunto por que as pessoas me fazem esse tipo de pergunta, enquanto poderiam fazer outras muito mais inteligentes – afinal, eu sou uma surda profunda que está ouvindo graças à isso que tanto os apavora por ser ‘grande e visível’. Dá até uma certa vontade de dizer: ‘Se você quisesse mesmo ouvir não teria esse tipo de pensamento pequeno e fútil. A surdez aparece mil vezes mais que o aparelho auditivo e o implante coclear que você quer tanto esconder’.

Aliás, que paradoxo bizarro: as pessoas não querem que os outros notem exatamente aquilo que fará com quem eles não notem o que mais as incomoda e perturba, que é a surdez. Pobres IC’s e AASI’s, com tanta gente sentindo vergonha deles…

Já eu sou da turma que sente ORGULHO, AMOR E ADMIRAÇÃO pela tecnologia que me permite ouvir o mundo. E mal posso acreditar na legião de pessoas que lê este blog e faz parte desta turma comigo. Emannuel, Vanessa, Isabella, Diego, Cleberson, Thayanne, Rita, Rebeca, Alexandre e todo mundo que enviou foto, só tenho uma coisa a dizer: vocês estão mudando o modo como o mundo enxerga os aparelhos auditivos e implantes cocleares. É por causa da personalidade e da atitude de vocês que outras pessoas deixarão de sentir vergonha e começarão a usar também – e isso mudará a vida e a qualidade de vida delas. Continuem assim, vocês me matam de orgulho! E um recado para as fonos e otorrinos que estão lendo este post: REVOLUCIONEM A REABILITAÇÃO AUDITIVA! Vamos juntos erradicar essa mentalidade besta que os pacientes insistem em perpetuar. VERGONHA E DISCRIÇÃO? EU DIGO NÃO!

 

Snapchat--1319267870435819373helenaicicIMG_8595IMG_8593IMG_8594IMG_8576icimage1image2 (1)FB_IMG_143259183219320150526_073847-001image1image2foto-001image1 (1)-001 Screenshot_2015-05-18-10-02-44 11112712_10202774521604586_7245953166042638199_n 6IMG_8567IMG_7698

 

 

Cliquem nas imagens abaixo e salvem em seus computadores/smartphones e ajudem a espalhar essa campanha pelos quatro cantos desse país! No Instagram usem as hashtags #cronicasdasurdez #implantecoclear #aparelhoauditivo e no Facebook, me marquem na publicação! 😀

 

cs3 cs5 cs6

44 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

9 Comentários

  • Paula, parabéns pela maravilhosa campanha. Estou lendo quase tudo neste site, e sempre me surpreendo com posts tão cativantes. Pena que não vivenciei toda essa interatividade, essa positividade, essa gama de informação na minha infância… mas não importa… que bom que a tecnologia, tanto dos aparelhos como a da Internet, estão aí para as novas gerações! Belíssimo todo o seu trabalho… e, mais uma vez, obrigada!

  • Oi Paula, ainda em fase de adaptação com meus AASI, posso dizer seguramente que após cinco aparelhos testados, este parece ser um achado! Espero que desta vez, estes AASI sejam o meu “pézinho de coelho”. Estou usando os AASI (wireless) – sem propaganda da marca. Só tenho uma queixa e é do site, propriamente dito. Lá diz: DISCRETO. Não precisa ser discreto, precisa ser EFICIENTE! Eu amo meu AASI! Estou ouvindo sons que nem lembrava mais que existiam (por isso a dificuldade em adaptação). Não quero ser discreta, quero ouvir e ter orgulho em não precisar “caçar” fios da conversa para conseguir participar de um bate papo com amigos. Já estou em busca dos adesivos para customizar meus AASI, depois te mando uma foto. Ser ouvinte total e ainda CHIQUE?! Meu bem, não tem preço!…kkkk
    Beijos à todos!

  • Oi Paula, encontrei o seu blog quando procurava por AASI. Eu não tenho o menor problema em precisar dos AASI, e digo isso logo que chego na empresa do aparelho, mas as fonos sempre dizem: este é bem discreto. Já cansada de “ouvir” esta frase e já está no 5º modelo sem sucesso, da última vez disse: discreto? legal! mas resolverá meu problema?
    Depois percebi que meu cansaço me tornou mal educada e me desculpei.
    Estou quase desistindo dos AASI, pois o barulho que ele capta, atrapalha o pouco que ainda ouço.
    Uma dúvida: a parte que fica presa à cabeça, não cai? Como prende? O amigo do meu filho fez o IC e disse que é um imã (?).
    Beijos mil pra todos!

  • A ultima vez que fui trocar meu AASI eu queria rosa Pink, fiquei decepcionada quando a fono disse que no Brasil só era coemrcializada a cor bege e preto, pedi o preto, mas só tinha disponivel o bege, fiquei brava. Ela disse que embora na Europa as pessoas usem bastante os coloridos, infelizmente na nossa cultura ainda prevalece o preconcito e a invisibilidade do deficiente auditivo. Uma pena, mas espero que isso mude. Beijão!!!

  • Esta semana passei na consulta com meu último exame e devido ao resultado e minha dificuldade no trabalho a médica me indicou uma empresa para comprar o aparelho, mas ela logo falou que hoje em dia existem aparelhos muito pequenos e quase não da pra ver, e eu disse a ela que o tamanho não me importa desde que ele cumpra com a sua função, eu quero é parar de ter que pedir que as pessoas repitam duas ou três vezes a mesma coisa, eu quero é parar de fingir que entendi o que as pessoas falaram, o tamanho do aparelho realmente é o que menos importa e não tenho vergonha nenhuma da minha deficiência pq isso não me impede de ser quem eu sou! Adoro seu blog e vc já me ajudou a entender muito sobre esse assunto!!! Bjs

  • Parabéns pela maravilhosa campanha. Surdez é sim um problema mas que felizmente os implantes estão dando a chance de a pessoa poder escutar. Agora problema mesmo é a discriminação, seja de que tipo for. Felizmente tenho uma sobrinha que nos ensina tudo sobre a surdez e a tecnologia. Sou orgulhosa dela e de como está feliz com seu implante. Parabéns Marina Brum Oliveira.

  • Paula amo o seu blog!!! Sou Fonoaudióloga e tra balho num centro de Saúde Auditiva em Santos e na minha equipe usamos muito os seus textos pra conversar com nossos pacientes!!! Toda vez que me falam que querem um AASi invisível eu falo que se eu tivesse que usar um iria querer um roxo!!!! Converso muito com os pacientes sobre essa questão de querer esconder o aparelho e ate coloco em mim um modelo retro e um intra pra mostrar a diferença !!!! Parabéns por estar divulgando dessa forma o mundo da deficiência auditiva e toda a tecnologia que está a disposição dos nossos pacientes!!!! Um dos meus momentos mais felizes foi o retorno de uma paciente de 16 anos que eu indiquei um aparelho rosa e ela retornou com ele todo customizado pq viu no seu blog que eu havia indicado pra ela!!!! Valeu e mais uma vez parabéns!!! Bjos enormes Alessandra

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.